MENU

10 de novembro de 2008 - 16:58Análises, Especulações

Ligue os pontos

Foto: Reprodução BrunoSenna.com.br

Foto: Reprodução BrunoSenna.com.br

Observe os curiosos movimentos “isolados” na Fórmula 1.

- Petrobras deixa a Williams torna-se parceira da Honda em 2009;
- Honda anuncia testes com Lucas di Grassi e Bruno Senna, visando um substituto para Rubens Barrichello;
- Lauro Jardim informa, na mais recente edição da revista Veja, que a Petrobras negocia com a família de Ayrton Senna o lançamento da “Gasolina Senna”.

A Petrobras nega que tenha participação na escolha do nome de um dos pilotos da Honda em 2009. Diz que só pode interceder para que seja um brasileiro.

E eu, é lógico, acredito.

Dica do Fernando Piccione.

Comentários do Facebook

comentários

49 comentários

  1. Heberthy disse:

    Vamos aos fatos…
    Di Grassi é um tremendo piloto. Tá mais que provado, conferem?

    O Bruno Senna não tem metade da experiência do Di Grassi e é o atual vice-campeão da GP2 em sua segunda temporada, conferem? E se não me engano, foi terceiro ou vice da F3 Inglesa.

    Então pessoal, o sobrenome Senna ajuda muito. Claro. Mas vamos pensar como um empresa e unir o útil ao agradável que é habilidade e investimento. O Senna mostrou na pista ser um bom piloto. E mostrou fora dela, ter carisma e habilidade política, tanto quanto seu tio. O Di Grassi pode ser um tremendo piloto mas nem o Schummacher entrou na F1 sem força política.

    A F1 nunca foi um mar de rosas e não será agora.
    Senna é bom. Di Grassi, melhor ainda.

    Pra quem não disputou 1 paulista, 1 brasileiro de Kart…
    podem ter certeza que o Bruno sabe o que faz. Não será uma injustiça.

  2. rafael disse:

    Alexandre , discordo amplamente! Avaliando a mesma temporada que você citou para qualificar o Bruno, devemos lembrar que Lucas chegou bem próximo do Bruno (menos de 15 pts?) com seis corridas a menos!

    Neste momento, Lucas está mais amadurecido que Bruno. Acredito que os testes na Honda vão mostrar isto.

  3. rafael disse:

    Talvez seja melhor assim! Essa cadeira “elétrica” da Honda tem tudo para ser um novo fiasco em 2009. Os caras fizeram uma temporada pífia e comaçam mal se escolheram um piloto claramente desmotivado (Button) e o Bruno “absolutamente verde” Senna. Di Grassi deveria ir mesmo é para a Toro Rosso. Bourdais é um bom adversário para começar (bem melhor q o Alonso) e o projetista é um mago.

    O certo é que Di Grassi não pode ficar de fora. É, com absoluta certeza, a melhor promessa brasileira. Esse rapaz não pode ser disperdiçado.

  4. João Gabriel disse:

    Um tem papai famoso …
    Outro tem titio famoso e dinheiro estatal …

    Lucas di Grassi que só depende do talento acho que está fora …

    Agora Gasolina Senna ??? hahahahaha
    Maior octanagem, maior desempenho, MAIOR O PREÇO …

  5. Alexandre disse:

    O Lucas Di Grassi não é um fenômeno como muitos estão afirmando…vejamos, o que ele ganhou até agora? Fez duas temporadas de F-3 e deve ter vencido umas três corridas no máximo. Fez três temporadas de GP-2 e acho que tb venceu três corridas… Nada muito espetacular que justifique esse auê todo, e as afirmações que ele é muito melhor que o Senna, ou o Piquet. Ele merece estar na F-1? Merece sim, Foi muito bem esse ano, mas assim como ele tb merece o Paul Di Resta, o Klien, o Bourdais, o Grosjean….infelizmente não há muitas vagas disponíveis e muitos vão ficando pelo caminho….O Senna fez uma temporada, poderia ter sido campeão não fosse alguns azares…acontece, mas pelo menos mostrou que pode andar em alto nível….Vamos é torcer pelo rapaz, que pode fazer um bom papel em 2009.

  6. Lucas Israel disse:

    Se aparecer alguma fábrica querendo batizar uma pastilha de freio, eu acho que já sei o nome… ¬¬’

  7. Fabrício Passos disse:

    Falando em Bruno, Honda, ING etc. Uma curiosidade… o Santander que patrocinava o Bruno na GP2 pode ir pra Renault. Enquanto o ING vai em sentido contrário.

    Vale lembrar que foi o Alonso que levou o Santander pra McLaren em 2007. O contrato provavelmente tinha o mesmo período de duração do contrato do Fernando, mas ele caiu fora antes. De volta a Renault, o piloto espanhol manteve uma relação com o banco, mas através do Universia, instituição ligada ao Santander. Esse último não poderia patrocinar a Renault, já que a equipe tinha como patrocinador principal outra empresa do ramo financeiro, o ING.

    Já estou imaginando como será o carro da Renault: vermelho com uma listra amarela do fabricante francês. Talvez haja toques de branco pra não ficar muito Ferrari.

    No caso da Honda, teríamos um carro ainda branco mas com as cores Laranja e Azul do ING. A Petrobras deve usar apenas o azul como na Willians, já que essa é a cor predominante da marca utilizada nas operações internacionais da petrolífera brasileira.

  8. Paulo Santos/RJ disse:

    Perguntas que não querem se calar:

    1) será que se o Bruno Senna ficar na honda, o Di Grassi vai para a Toro Rosso?

    2) O Bruno vem com nome e dinheiro, será que vai repetir (pelo menos na parte do dinhiro) o desempenho de Pedro Paulo Diniz?

    3) Se o Banco ING vai para a Honda, será que o Di Grassi iria também, já que ele faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Renault?

    4) por que a Honda quer fazer teste com um piloto da Renault nessas alturas? Não bastara só com o Bruno Senna?

    abraço a todos.

  9. Klauss disse:

    Uma coisa já aprendi: coincidências isoladas são só coincidências. Coincidências em “ondas”, numa enxurrada, não são apenas coincidências… Bruno Senna só não entra se for MUITO abaixo do esperado nos testes….

  10. Raphael Serafim disse:

    bem mas vale lembrar que de todos os pilotos que correram com os propulsores da honda na f1, quem deu mais vitórias e títulos?????Ayrton Senna…

    mas honestamente torço para que o Barrichello fique (caso ele se aposente, torço para o Di Grassi)…

  11. Abreu disse:

    Pelo nome o Mathias Lauda deveria estar lá também. O Nicholas Prost idem. Cada uma…

  12. BrunoDF disse:

    Se eu fosse o Di Grassi me oferecia para trabalhar de graça na equipe… pelo menos de algum jeito ele contribui para o lado financeiro, hehehe

  13. Carlos Cezar disse:

    Pelo amor de Deus, dêem uma chance ao Di Grassi! Será possível que o cara vai ser um novo Pedro de la Rosa?

  14. Ney disse:

    Na época que começou na Williams, a Petrobrás colocou Pizzonia, Bruno Junqueira, Sperafico e mais algums pra andar. Acredito que uma influência no mínimo parecida ela vai ter sim.

  15. Everton Rupel disse:

    pior heim!!!

    seria melhor o DiGrassi na Toro Rosso…
    a melhor equipe do 2º escalão!!!

  16. Rob disse:

    Bom depois desse post a vaga vai ser mesma do bruno.
    E eu nao tenho duvida alguma que ele vai ser excrado igual o piquet foi.
    O bruno pra Gp2 ja achava afoito demais, vi uma corrida dele na chuva em monza que parecia estar sentado num Kart bricando de rodar.
    A rapaiz nao tem experiençia Nenhuma de ocupar essa bomba que é o cockpit da Honda.
    Potençial de evoluçao ele tem, mas hoje lucas di grassi é piloto mais capacitado pra estrear na formula 1 em qqer equipe.
    é uma pena mesmo o tamanho grau de interesse que rege esse esporte.

  17. julio disse:

    sem nome não tem como o di grassi só não foi para renault porque tem um piquet que pelo nome consegue mais apoio dos patrocinadores, sem esse nome o nelsinho não teria acabado o ano de 2008 quanto mais renova por mais 1 ano, e agora pelo visto o nome continua valendo mais que o piloto se realmente se confirma o senna na honda.

  18. Carlos Eduardo disse:

    Esse teste da Honda é um mico: os dois brazucas nada conquistaram até agora.
    E o Seninha envergonha o tio ao tentar comprar uma vaga na F1, sem sequer ter vencido na GP2 com uma equipe de monta (a melhor salvo engano).
    A propósito: ele já terminou o curso de direção que fazia numa pista da Inglaterra??
    A bem da verdade, esse teste mostra o porquê da Honda estar no final do pelotão: busca renovação aonde não é o problema. Como disse o Button, a melhor opção disponível a Honda continua sendo o Barrichelo.
    À distância, parece-me que o problema da Honda se chama Nick Fry…
    E quer saber, diante desse teste, vou comprar o novo corola ao invés do novo civic, desde que eu não ache um lada ….
    []s Carlos Eduardo

  19. Michel de Ataides disse:

    Só espero que o Lucas de Grassi consiga uma vaga na F1 pro ano que vem ele merece estar, um bom piloto pena não ter um grande patrocinador ou alguém com grande influência que possa ajuda-lo na entrar na f1, mas vamos esperar se ele conseguir entrar na Honda, acho que ele tem capacidade para desenvolver o carro Honda, até poque o button todos sabem, ele so senta no carro e anda, não sabe nada de acerto de carro; Se não conseguir na Honda, a Toro Rosso seria uma boa opção também vamos esperar.

  20. Sheldonn Rêis disse:

    É bem complicado analisar toda essa temática de contratações da fórmula 1. Acompanhei as temporada 2008 da GP2 e da Fórmula 1 respectivamente e percebi alguns pontos interessantes.
    Realmente o Lucas parece estar mais pronto para Fórmula 1 do que o Bruno, até mesmo por que tem uma carreira mais longa e mais experiência no automobilismo, porém negar o talento do Bruno é algo que toca o desconhecimento. O Bruno não foi campeão na temporada de 2008 da GP2 por conta de um cachorro que atravessou a pista e foi colhido pelo piloto no GP da Turquia, bem como por conta de uma punição que ele recebeu no GP da Bélgica quando liderava a prova. No entanto o Bruno ainda mostrou uma certa dificuldade em lidar com a pressão de estar atrás no campeonato, enquanto o Lucas mostrou uma excelente capacidade de superação, tendo iniciado o campeonato somente na quarta prova. Isso mostra que para o Bruno falta um pouquinho mais de experiência e com isso virá a tranquilidade para se superar, enquanto para o Lucas falta um pouco mais de abertura no circo, para que ele mostre o grande piloto, bem como acertador de veículos que é. Em minha opinião o Lucas deveria ser o preferido nas equipes por tudo que mostrou na GP2, quanto ao Bruno, um ano a mais de GP2, associado a uma temporada como pilotos de teste faria uma diferença substancial em sua carreira.

  21. Maximo disse:

    1 – I want to belive

    2 – a Honda vem de carroça em 2009 de novo, e nem as Force India para andar atrás vai ter

    3 – Ross Braw não é projetista, nem Button piloto

  22. andre disse:

    Ninguém sabe se a Honda será mais uma vez horrível, no próximo ano. Há boas chances de melhora. Mas acredito que a opção mais segura é a Toro Rosso. Se Lucas conseguir uma vaga na equipe italiana, melhor para ele. Acho que Lucas está com uma vaga quase garantida para 2009.

  23. Aderson Pereira disse:

    Todo mundo tá prevendo que o carro 2009 da Honda vai ser um fiasco.
    Eu não acredito nisso.
    Ross Brawn é o projetista do novo carro, ele reorganizou a equipe por dentro, acabou com a ideia de só mostrar o “Salve o Planeta” nos carros, concentrou esforços e equipamentos visando apenas 2009 e tá batalhando junto com a Renault, uma brecha da FIA para melhoramento do motor.
    Enfim, levo muita fé que a equipe de uma grande renascida no proximo ano.

    E se o Barrichello não renovar, torço muito que o escolhido seja o di Grassi.

    Para Bruno Sena o melhor é ficar lá com o Tiozão Berger na Toro Rosso.

  24. Danilo disse:

    piquet dois.
    100+

  25. Filipe disse:

    Bem independente da veracidade da noticia, acho que isto muda pouquissimo o panorama geral. Se o Di Grassi for só um pouco melhor que o Senna, Bruno fica com a vaga, porque o sobrenome interessa aos japoneses e não por causa da empresa brasileira. A Petrobras certamente tem influencia o suficiente para dar um teste para um piloto brasileiro, mas é demais achar que ela realmente escolhe quem é o piloto. A unica razão pela qual inevitavelmente ou Di Grassi ou o Bruno levam a vaga é porque não tem nenhuma outra opção no mercado (a não ser que a Honda entrasse na frente da Toro e contratasse o Bourdais), e não porque a Petrobras quer um deles.

    Agora eu gosto do Di Grassi, que sem dúvidas tem talento e é hoje melhor preparado que o Bruno, mas a é preciso colocar um pouco de perspectiva na ótima temporada passada dele. O Lucas fez todo o desenvolvimento do chassis novo da GP2. Ele tinha uma vantagem sobre os demais pilotos já que o carro foi pensado para ele. Não é uma questão de desmerece-lo, mas acho que muitos tem expectativas muito pouco realistas.

    • Capelli disse:

      Filipe, não que a Petrobras necessariamente indique quem será o piloto. Mas o movimento de procurar a família para lançar um gasolina com o nome Senna indica, no mínimo, que ela já sabem quem a Honda escolheu.

  26. romeu disse:

    Se existisse algum Di Grassi campeão mundial de F1, acho que o Lucas já teria uma vaga garantida.

  27. Elton disse:

    Qualquer um dos dois corre o risco de estragar a carreira correndo pela carroça da Honda em 2009. Antes estivessem disputando uma vaga na Toro Rosso, então eu torceria pelo Di Grassi, que não tem sobrenome famoso mas tem muito mais talento que o Bruno Senna.

    Afinal, o Bruno disputou a GP2 com o melhor carro do grid e terminou em 2º, Di Grassi, com uma carro bem mais modesto, disputou seis (é isto mesmo? ou foram oito?) corridas a menos e garantiu o terceiro lugar.

    Bruno Senna ainda não está preparado para a F1. Creio que os testes com a Honda mostrarão isso.

  28. Diego Borges disse:

    Mas é claro que eu também acredito Capelli…afinal de contas, o Gepetto trabalhava na Petrobras né?…hoje o filho dele é o atual porta-voz!..rsrsrs…eu falei para ele..faça uma Gaveta! será muito mais eficiente!..mas ele quis fazer um boneco…deu nisso!…um porta-voz que mente na cara larga…rsrsrs…

    abraço!

    E Da-lhe Bruno Senna!..

    Ps.: Tenho minhas dúvidas se não seria mais interessante ir para a Toro Rosso…tendo em vista o desempenho da última temporada e o Projetista deles…o que vc acha?…

  29. Letobus disse:

    Capelli, estava olhando os arquivos do blog quando me deparo com esse post:
    http://www.blogdocapelli.com.br/2007/07/pesquisas-bizarras-junho/
    Repare na primeira linha da seção “Tuuuuuudo a ver”
    Vc ja tinha percebido isso antes? Incrível não?

  30. Bruno disse:

    buenas.. mais um aqui pra entoar o coro pró-Di Grassi. eu só espero que Lucas detone o Senna nos testes da Honda.. não pra ficar com sua vaga, mas pra abrir bem os olhos do Gerhard Berger. Dizem que os engenheiros do Lucas da GP2 falaram maravilhas do rapaz pro Berger, e ele ficou entusiasmado co garoto. problema da Toro é grana. eu ja venho com essa idéia desde que começaram a pipocar rumores sobre a estadia do Nelsinho na Renault, e algo me diz que vai rolar.

  31. Everton Rupel disse:

    Di Grassi é mais piloto, pelamordeDeus!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. pezzolo disse:

    também não boto AQUELA fé no Bruno… mas o Hamilton também era “cru demais pra guiar uma Mclaren” … e deu no que deu.

  33. Leonardo disse:

    Melhor pro Di Grassi… começar na F1 pilotando aquele cocô ia só queimar o filme. Vai que dispensam o Nelsinho no meio do ano que vem? Já começaria numa situação bem melhor!

  34. Bruno disse:

    Di Grassi merece mais…

    putz interessante!

  35. Leandro disse:

    Uma pena o Di Grassi ficar sem vaga. É um baita piloto.

    A questão é, quem vai para a Toro Rosso? É uma das equipes que mais evoluiu nesse fim de campeonato.

  36. salame disse:

    ahhhhhhh caramba!

    o di grassi vai acabar ficando sem vaga!

    que pecado cara, colocar o bruno que é um verdão pelo di grassi!

    putz!

  37. Eduardo Buchholz disse:

    Capelli, sou um dos poucos que crava que essa vaga na Honda será do di Grassi.

    Agora, após essas ultimas informações, passei a acreditar em B. Senna

    Só uma pergunta…
    O banco ING vai pra Honda, Luca di Grassi é atléta patrocinado pela ING… isso não poderia ajudar o brasileiro com sobrenome menos importante?

  38. Alexandre de Aguiar disse:

    A revista MAD é mais verossímil que a Veja.

  39. Diego - Floripa/SC disse:

    Uma pena o DiGrassi ficar bem por fora na briga em uma equipe, ele tem jeito de estar no ponto pra entrar na F1. Mas sabemos que na F1 a grana que está agregada a um piloto fala muito alto. E isso o Bruno tem de sobra atualmente.

  40. BrunoDF disse:

    Fico muito triste pelo Di Grassi, essa guerra dos sobrenomes é fogo! O Nelsinho e o meu xará são pilotos bons, mas o Di Grassi com certeza é melhor!

  41. Tuta disse:

    Ah, esqueci de dizer, com a cúpula da Honda decidindo tudo lá do Japão, 2009 é fiasco na certa. É Batata, sabor sushi.

  42. Francine Vieira disse:

    Vou acrescentar um detalhe, o Bruno Senna falou em seu site que admira Jenson Button.

    Várias pessoas perguntaram se o Rubinho precisa fazer essa campanha para ficar. E eu pergunto, o Bruno Senna precisava disso?

  43. Tuta disse:

    Bão, os produtos hoje tem apelos inimagináveis no passado. Existe amaciante de roupas com “Aromas da Infância”, sabonete com “Ímpeto”, aromatizador de ambientes com “cheiro de roupa limpa” iogurte com “Zinco, fósforo e potássio”, a Pepsi dizia “Arrisque mais”, então a Gasolina Senna chega a ser um conceito bem ingênuo.

  44. Renato Rolim disse:

    Na boa? Não gostei.

    Di Grassi atualmente, é mais piloto que Bruno.

    Está amadurecido e parece saber desenvolver melhor um carro do que o Bruno.

    Se a escolha for essa, a Honda já começa mal 2009.

  45. João Gabriel disse:

    Se a Honda tiver em 2009 o mesmo desempenho (ou a falta dele) de 2008, Bruno Senna vai acabar estragando uma carreira promissora. Era melhor ele esperar mais um ano, para disputar um vaga numa equipe melhor.

  46. Rodrigo disse:

    Sinceramente…? Ainda nao confio no Bruno. Nao acho ele preparado. Acho uma judiação o Lucas Di Grassi ficar de fora. É um baita piloto….. Bem superior ao Nelson Piquet Jr. Iria incomodar bem o Alonso na Renault…. Por isso devem ter renovado com o Nelsinho, p/ evitar atrito.

  47. Ulisses disse:

    Gasolina Senna……………
    Pelo preço que anda, o brasileiro vai começar a odiar ele rapidinho hahaha

    “Senna f.d.p, cara pra kct!” =p

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>