MENU

27 de novembro de 2008 - 22:29Curiosidades, Vídeos

Medalha de Ouro

Recebi e-mail de Mateus Fortunato, que indicou um vídeo no qual nunca tinha prestado muita atenção, com o pódio do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 de 1991. Fora o fato de Ayrton Senna ter simulado um tapinha no rosto de Jean-Marie Balestre, que também foi vítima de brincadeiras de Nelson Piquet, chama a atenção a premiação da prova.

Tal qual Bernie Ecclestone pretende implantar na F1 em 2009 (mas não deve conseguir), Senna recebeu como prêmio pela vitória uma medalha de ouro, em vez dos tradicionais troféus.

Comentários do Facebook

comentários

31 comentários

  1. Woody disse:

    Me parece que o Senna não quis simular tapa, mas sim puxar a cabeça do Belestre junto a sua cintura – se é que me entendem, em continuação a sacanagem do piquet que o ficava alisando.

  2. Milton disse:

    Bom, só sei de uma coisa: Essa história toda de medalhas me fez relembrar as (infames e) MARAVILHOSAS olímpiadas do capelli, e sua (mais infame ainda) trilha sonora…rsrsrsrs
    Que até hoje são motivo de risadas minhas qdo revejo os posts com andrea de cesaris, emanuelle pirro, etc…

  3. Everton Rupel disse:

    Quem levamtou a idéia das medalhas foi o mau perdedor: Montezemolo.
    É ridicula essa idéia.
    O campeão tem q ser quem soma mais pontos e pronto.

  4. Sandro disse:

    Phoenix 1991 : ultima vez que tres campeoes subiram ao podio!!!

  5. Concordo com o Diego Carmago.. se quer valorizar a vitória aumente a diferença de pontos do primeiro para o segundo.. como fez o futebol a alguns anos e como era antigamente na própria F1. Não entendo como alguém pode ter chances de ser campeão ganhando seis vezes e batendo/ abandonando o resto da temporada toda.

    É arriscado incentivar tanto assim uma vitória, possa ser que vejamos manobras absurdas nas pistas só para tentar garantir algo. Não estou dizendo que é errado.. só estou falando que é arriscado.

    Falow galera!!

    http://www.paddockonline.com.br

  6. PG disse:

    Quem acha que Alonso será TRI-CAMPEÃO em 2009?

    Responda lá no site do Automobilismo em Debate!

    http://www.automobilismoemdebate.zip.net

  7. ADRIANO AUSTRALIANO disse:

    É A PONTUAÇÃO DE MEDALHAS Q ELE QUER COMO NAS OLIMPIADAS.. DA UM TROFEU PRO CARA se for o caso E UMA MEDALHA PELA VITORIA.. ELE QUER VALORIZAR A VITORIA.
    NÃO É SÓ O FATO DE DAR UMA MEDALHINHA NO PODIO de presente.. É A PONTUAÇÃO QUE ELE QUER NO SISTEMA DE MEDALHAS.

    MEDALHAS PARA SUBSTITUIR OS PONTOS E NÃO OS TROFEUS’TROFEIS’
    SEI LÁ COMO ESCREVE.

  8. Diego Camargo - Floripa/SC disse:

    Sinceramente não sei o por que do Bernie Ecclestone querer chamar a atençao com isso. Afinal para deixar mais justa a pontuação era só deixar como estava antes, que o primeiro levava 10 e segundo 6. Cada esquisitisse que o chefão fala que dó por deus, deve querer fazer uma fábrica de medalhas…hehehe

  9. Felipe Weber disse:

    O Piquet era muito bala, tirou uma onda com o velho despota Ballestre e ainda foi repreendido… :)

  10. Paulo Santos/RJ disse:

    Particularmente falando, essa premiação do Senna foi ridícula. Receber uma medalha no pódio é como numa churrascaria rodízio você pedir uma lazanha. Não dá.
    Abraço a todos.

  11. EDUARDO DE CAMPOS disse:

    O Senna assinava uma coluna na revista Quatro Rodas e mencionou que achou muito estranho receber uma medalha no lugar de um troféu.E lamentava tê-la esquecido no bolso do macacão no motorhome da MacLaren.

  12. O Flavio Gomes publicou um post com informações a respeito de como ajudar as pessoas em Santa Catarina:

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/11/28/20-x-10-200/

    Eu também havia feito isso em meu blog no início da tarde e aqui vai a página do Estadão com mais informações:

    http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid284728,0.htm

    Quem puder, ajude!

    Abraços!

  13. O cambada, o Piquet tava de barraca armada atras do Balestre dai ele ficar alisando o tio velho e a moçada ficar rindo ao fundo…
    simples assim…

  14. Eu também acredito que esse sistema de medalhas não será implantado. Eu acho que geraria muita confusão.

    Capelli, se você puder visitar o meu blog chamado Fórmula1 Eterna, eu iria agradecer muito. Caso você goste do blog, toparia fazer parceria?
    O link é: http://www.formula1eterna.blogspot.com

    Desde já agradeço!
    Abraço!

  15. Filipe disse:

    Capelli, em Barcelona 92 também houve medalhas no GP. Era o ano dos Jogos Olímpicos na cidade catalã e o GP integrou o programa dos JO…..
    Ab.

  16. Gucesar disse:

    Capelli, no próprio site do Senna, falava que em Phoenix é comum esse tipo de premiação (Inclusive o Senna perdeu a medalha, ou “troféu”).

    No geral, acho que essa idéia de medalhas não passa de um devaneio maluco.

  17. [...] Novembro 2008 Lendo mais um post do Capelli eu acabei percebendo que a analogia com as medalhas que o Bernie está usando para explicar o seu [...]

  18. Antonio' disse:

    Opa!
    Idéia do Ecclestone (desculpa galera!!!).

  19. Antonio' disse:

    Esqueci de comentar : em que pese o próprio Balestre ter tido a idéia bizarra das medalhas, né?

  20. Antonio' disse:

    Bem,….

    Com relação à premiação – sou conservador: tem de ser troféu, mantém a tradição, é mais elegante e tem mais valor (em que pese ser mais caro, acho!).

    Com relação ao sistema de pontuação/eleição do campeão – Ressuscitem o Balestre, pelo amor de Deus!!!!!

    Se os pilotos correrem só pela quantidade de medalhas para ser o campeão, o campeonato poderia acabar no meio da temporada (na absurda/remota/difícil hipótese de algum piloto já tiver ganho metade das provas da temporada).

    O Balestre deve ‘tá se revirando no túmulo a essa hora!!!!!!

    Acho o sistema atual mais justo, estende mais a disputa pelo campeonato (na minha opinião!!!!).

    Abraço.

  21. Ao mesmo tempo que o sistema pode ser bizarro, não deixaria de ser interessante e mudaria muito a concepção que temos do estilo de pilotagem que vimos, por exemplo, nesse ano.

    - Lewis Hamilton que lutou por vitórias, desnecessariamente para alguns, em quase todos os GPs seria visto sob outra luz, considerando-se o quanto a vitória seria valorizada.

    - Mas Kubica, que foi regular e cometeu menos erros que Lewis e Massa, e disputou até o penúltimo GP o título, seria um reles coadjuvante.

    - Dificilmente a McLaren teria adotado uma estratégia conservadora em Interlagos. A equipe teria posto Lewis bem mais leve e deixado ele correr para vencer no Brasil.

    - Massa teria que ter lutado pela vitória em SPA ao invés de ficar de expectador enquanto Lewis e Kimi se engalfinhavam pela vitória lá na frente.

    O BOM é que o sistema penalizaria, como bem disse o Massa, os pilotos bundões. O RUIM é que seria terrivelmente prejudicial aos pilotos que tem como características a regularidade e erram menos.

    Eu acho que o placar geral seria mais ou menos assim:

    Pos PILOTO G S B

    1 Raikkonen 1 0 0
    2 Hamilton 1 1 0
    3 Massa 1 0 0
    4 Kubica 0 1 1
    5 Heidfeld 0 1 0

    Abs.

  22. Hummmm… Eu acho que está havendo um certo mal entendido história das medalhas e as pessoas estão interpretando a analogia das MEDALHAS literalmente. O Bernie está usando a analogia para que o sistema que valoriza vitórias ao invés de pontos seja claramente entendido.

    As medalhas seriam apenas para efeito de tabela de campeonato. Exemplo:

    FELIPE MASSA………..6 GOLD – 3 SILVER – 3 BRONZE
    LEWIS HAMILTON…..5 GOLD – 2 SILVER – 4 BRONZE

    Os pilotos, na cerimônia de premiação ao fim de cada prova, receberiam troféus como sempre receberam e receberão.

    Abraços

  23. [...] idéias “geniais”. Mas o engraçado é que essa idéia não é nova, como mostrou o Blog do Capelli, e eu reproduzo aqui. Ayrton Senna no GP dos Estados Unidos de 1991 recebeu uma medalha de ouro [...]

  24. Sheldonn Reis disse:

    Engraçado o védeo, mas sinceramente não entendi a graça do Piquet, muito menos a do Senna. Se bem que sabendo da rivalidade Senna X Balestre a intenção do Senna deve ter sido provocar o Francês (que Deus o tenha). De qq forma o vídeo é fantástico.

  25. Mateus disse:

    Pena que não temos mais pilotos como o Piquet que estava sempre zoando em uma categoria que é tão seria e tensa como é a formula 1.

    Encontrei esse video por acaso fuçando videos da decada de 80 e 90.

  26. Antonio' disse:

    Medalha?! É brincadeira, né?

    Já que é pra economizar nos troféus o tio Ecclestone devia mandar confeccionar um do “Mutley” pra dar pro campeão/coitado que vai colecionar as ditas cujas (já que o “Dick” se aposentou mesmo!).

    Pra completar a festa do pódio só falta trocar o Champagne da vitória por algum energético….

    Abraço.

  27. Rodrigo Bonilha disse:

    Nossa que Podium de respeito, na proxima temporada poderemos ter novamente um podium com 3 campeões…qual sera que foi o ultimo podium com 3 campeões mundiais? Alguem sabe qual foi a ultima temporada que tivemos 3 campeões mundias correndo juntos?

    abrs

  28. Al Unser Jr. disse:

    que podium de respeiton hein hein hein??? Gremista, qdo foi a ultima vez que tivemos 3 campeões no podium??? Sds, Tricolores.

  29. salame disse:

    realmente medalhas tiram o brilho do espetaculo final que é o podium!

    fica mto sem graça.
    o piloto tem que erguer um trofeu. não tem jeito.

    abraço

  30. Denis Melatto disse:

    Lembrando que nesse dia o Senna ganhou a medalha , guardou no bolso do macacao e esqueceu dela. tempos depois acharam a medalha no macacao quando alguem colocou pra lavar , nao me lembro ce foi o proprio Senna ou outra pessoa. Informacao do Livro do Lemyr Martins Uma estrela chamada Senna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>