MENU

17 de novembro de 2008 - 10:04Notícias, Novos carros

Patinho feio

Foto: Reprodução/Adrivo.com

Foto: Reprodução/Adrivo.com

A BMW, em sua interpretação das regras aerodinâmicas para 2009, desenvolveu um carro híbrido bastante esquisito. As primeiras fotos foram feitas hoje cedo, nos testes em Montmeló.

Não sei por que, decidiram fazer do aerofólio dianteiro um quebra-mato. Bizarro.

Comentários do Facebook

comentários

37 comentários

  1. Glauber disse:

    Feio????
    HORRÍVEL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Leilton disse:

    Não entendo de aerodinâmica, mas parece que a idéia da FIA é aumentar o vácuo atrás do carro (1) com a asa traseira menor e aumentar a carga aerodinâmica na frente do carro (2) que segue atrás de outro (1) visando aumentar as ultrapassagens. Bem óbvio e simples.

  3. Verde disse:

    Armário bartira da Tamakavy… AUYHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUH

  4. Augusto disse:

    A F1 regrediu, pelo menos, uns 15 à 20 anos em design, pelo que vi das equipes até agora, os carros estão horríveis, tomara que dê resultado, pq vai ser duro de ver esses carros, feios pra caramba, na temporada de 2009.

    …. que decepção !!!

  5. Abreu disse:

    Quando a FIA proibiu o efeito-solo no final de 1983, o aerofólio traseiro perdeu largura e ganhou altura e inclinação, bem parecido com o que está ocorrendo no caso desse carro. Na verdade, e pela foto da Williams do Nakagima, achei que ia ficar pior. Agora esse spoiler dianteiro… Parece aquelas experiências malucas dos anos 70.

  6. Hamilton disse:

    agora descobri com o que o bico se parece: com o banco da Praça é Nossa!!

  7. tonhito disse:

    ficou feio demais!, parece um parachoque de caminhão!

  8. Bruno disse:

    Pensei a mesma coisa do aerofólio dianteiro, parece um cortador de grama, e parece que o carro esta sem aerofólio traseiro, pois ele esta muito estreito, parece que o carro esta a asa traseira!!!

  9. Joao disse:

    Ah, podem resgatar seus brinquedos “made in China”, essa nova configuração aerodinaminca deixou os carros com cara de “manufactured by Charlie Chan Family”.

  10. Joao disse:

    A tendencia é o retorno do carro “tubarão”. Lembraram do batmóvel da Williams (empurrada por motores bávaros), mas a frente lembra muito mais os “tutubas”…

  11. Nick Mason disse:

    A impressão é de que as rodas diminuíram de tamanho… Ficou muito feio!

  12. Érico disse:

    Essa asa é tosca e feia.

  13. calloni disse:

    fala capelli
    tava vendo essa foto no GP: http://image.ig.com.br/v5/midias/1342501-1343000/1342597.jpg
    jesus transformaram carros de F1 em Formula Ford ou Formula Renault??
    Soh falta inventarem um anexo externo pro Kers a la turbo das respectivas formulas :P

  14. Léo Engelmann disse:

    Só para comparar: http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11427152-EX,00.jpg

  15. Diego - Floripa/SC disse:

    É muito feio! Não sei se é uma questão de costume, mas não gostei.

  16. Smirkoff disse:

    A asa dianteira é assim porque o meio dela, aquela parte onde vão os suportes que conectam com o bico do carro, é padronizado para todas as equipes. O resto da asa só tem que obedecer as medidas estipuladas pela FIA, e as abas superiores são móveis. O bico largão pode ser uma opção da BMW para concentrar o peso na dianteira do carro, que agora com os slicks é vantagem. Mas isso é só um carro híbrido. De qualquer jeito, a BMW é a equipe mais entusiasmada com esse novo regulamento, acho que porque já deve ter achado alguma vantagem nele. A equipe que achar o jeito certo de lidar com as novas regras provavelmente vai sumir na frente… e aí ultrapassagem vai continuar sendo coisa de fundo de grid.

  17. Tuta disse:

    Os penduricos não foram embora. Ainda tem um monte de condutores de ar, etc…

  18. Renato Rolim disse:

    To achando que em pistas como Monaco e Cingapura, irão ficar varios pedaços de bicos nos Guard-Rails… pois se ultrapassa os pneus, alguns pilotos podem acabar esquecendo e passando colados ao muro… aí já era!

  19. Luiz Felipe disse:

    Aí q saudade dos penduricalhos…….

    Esses fórmula marters(GP3) são muito estranhos…pq ñ copiaram os carros da GP2??
    O carro parece q só tem nariz e esqueceu a bunda em algum lugar ;(

  20. splashandgopenalty disse:

    Com o aerofólio dianteiro muito largo desse jeito,o carro todo ficou antiestético.Até foi boa a idéia de estreitarem a asa traseira,mas não precisava ser TANTO ASSIM…!E deveriam também reposicioná-la mas para trás,como era até o ano de 2004.Sinceramente,acho que a FIA errou feio com esse novo regulamento técnico,masi esdrúxulo até que o de 2005,quando subiram em 15CM as asas dianteiras e recuaram a traseira.

  21. Gabriel Pedreschi disse:

    me lembrou a Williams 2004, a Williams Bat-movel : http://downforcef1.files.wordpress.com/2008/03/williams-2004-walrus.jpg

  22. Carlos Malfitani disse:

    O que falar….

    Enfim, ficou muito feio, eu que achava os carros dos últimos anos muito semelhantes às X-wing do Star Wars, já estou sentindo saudades…. para ficar feio tem que melhorar muito…. Essa asa dianteira….essa asa traseira….meu deus…..acho que prefiro menos ultrapassagens…do que esse visual caricata….

    Essa asa dianteira mais larga….acho que teremos mais delas quebradas ano que vem, afinal, estão mais largas, e em disputas de posição, acho que muits vão para o saco….junto com alguns pneus dos carros adversários…

    comentários sarcásticos:

    Se basearam nas proteções dos kart indoor, para fazer essas asas dianteiras?

    E a traseira? é inspirada num armário bartira, que era vendido nas lojas Tamacavi?

    Essa belezura toda, que as novas regras pregam, teriam a mão do Chris Bangle (já que a bmw ajudou no novo pacotão aerodinâmico da FIA) , aquele que é chefe de estilo da BMW, e destruiu o visual dos carros de rua da marca (vide BMW série 6 e 7)

    Seria essa asa dianteira uma justa homenagem ao bigodão do Mario Thissen?

    Carros como a Token, Trojan, as March dos anos 70, ficaram mais bonitos, pois os carros do ano que vem devem ser fundo de escala no quesito, beleza…..

    E o pior é que além da aerodinâmica, os freios tbm são vilões da falta de ultrapassagens…. E nos freios parece que ninguém mexeu, ou melhor, com pneus slicks ano que vem, a tendência é que a capacidade de frenagem dos carros até aumente….Na minha oipinião enfeiaram o negócio todo, e não irá adiantar de nada..

    Grande Abraço.

  23. João disse:

    Achei o carro bonito. A ausência dos apêndices me fez lembrar os carros da década de 90 (só espero que as corridas não voltem a ser a chatice que eram na década passada) e esse bico largo é a cara da Williams de 2003.

    Abraço.

  24. Antonio disse:

    Putz! Acabei de ver as fotos postadas pelo Lima F1 e,……..Vixe Maria!!!!
    Tenho a sensação de que fui enganado!!!

    Quem é que vai se atrever ultrapassar alguém e correr o risco de tomar uma “estocada” de um “negócio” daquele (Até nisso a Williams conseguiu ser “mais elegante” – como talvez disesse o dono deste site – apesar do carro não ser definitivo também como esclareceu anteriormente o colega acima.).

    Esse pessoal do famigerado “grupo de ultrapassagens” só pode tá de brincadeira!!!
    Imagina “dividir” uma curva com um “bigode português/quebra-mato ou seja lá o que se chame isso”, porque aereofólio/aileron/asa não é mesmo!!!

    Como disse o Capelli!!! Bizarro!!! E ainda é pouco pra classificar o que apresentou a BMW.

    Abraço.

  25. E como terá sido o desempenho desse carro?

    http://f1around.wordpress.com/2008/11/17/tempos-dos-testes-em-barcelona/

    P.S.: Sorry for the plug, Capelli, but I cant resist!

  26. Lucas Israel disse:

    Nossa “Qualquer” separado é de doer hein!? Desculpa aí, galera.

  27. Lucas Israel disse:

    Qual quer semelhança com a Benetton de Piquet, Schumacher e Patrese é mera coincidência?

  28. Eu pus um bom número de fotos em meu blog para complementar o post do Capelli:

    http://f1around.wordpress.com/2008/11/17/bmw-para-2009/

    Sobre o carro da BMW, bom, Capelli, dessa vez eu não diria que em termos de aerodinâmica, esse carro seja híbrido, como realmente era o da Williams da semana passada. Talvez em termos mecânicos sim, mas como estamos todos muito afoitos em saber como será o visual geral dos carros para 2009, eu acho que esse carro é realmente o modelo para 2009.

    Em termos gerais, eu o achei bonito…

    Com relação ao “quebra-mato”, o meu chute é que o dispositivo tem como função dissipar alguma turbulência nas rodas dianteiras, que é muito afetada pelo fluxo de ar gerado pelas asas (As “Wheel rins” inicialmente usadas pela Ferrari, e que todo mundo achava que tinha como função primária dissipar o calor gerado pelos freios, na verdade é um artefato puramente aerodinâmico!)

    Sobre o fato de a BMW ter trabalhando com a FIA no desenvolvimento da nova regulamentação técnica para a aerodinâmica de 2009: pelo que eu sei havia gente de todas as equipes, até da não nascida PRODRIVE, mas o que eu sei é que esse Grupo Técnico foi chefiado por Pat Symonds da Renault, Rory Byrne da Ferrari e Paddy Lowe da McLaren.

    O interessante no caso é que na verdade toda essa aerodinâmica foi estudada e desenvolvida em Woking, para ser mais exato, no Quartel General da McLAREN, que tem o mais avançado simulador para medir performance aerodinâmica da Formula 1. Todas essas regras foram exaustivamente testadas por Pedro de La Rosa, talvez hoje o melhor piloto de testes da Formula 1.

    Tudo isso quer dizer que se tem uma equipe que entendeu a nova aerodinâmica e que tem uma bela base de dados para trabalhá-la a fundo e criar um carro competitivo de novo, essa equipe definitivamente é a Mclaren.

    Abração

  29. Parace mais um limpa-trilho… Heheheh…

    Abraços…

  30. Renato Rolim disse:

    Depois dessa asa dianteira gigante, to achando linda a asa traseira!

  31. Nossa Capelli, tem certeza que é F1 mesmo esse negócio? Acho que as F BMW que correram na preliminar do GPBrasil eram 10x mais elegantes.

  32. Antonio disse:

    Putz! Quebra-mato foi muito boa, Capelli……..

    É…..,bem……

    A carenagem “limpou” de vez, mesmo! Mas os pneus…..(Bem,..desculpe,….é teste, né? E o carro é híbrido……)

    Os “penduricalhos e afins”, ao que parece, renascem nas extremidades dessa asa dianteira “King size”. (Bem, pelo menos pra mim!!!!!)

    E, ninguém avisou qualquer coisa sobre mudança nos traçados atuais!!!
    (Ô loco!!!! Se um “trambolho” desse quebra, vai criar uma “zebra” bem no meio da pista.)

    Abraço.

  33. Aderson Pereira disse:

    Que papel é aquele embaixo do bico, proximo a roda esquerda?

  34. Mauricio Von Abel disse:

    pode parecer estranho, mas com certeza esté BEM MELHOR que no ano passado!

    a unica coisa que não gostei desse pacote 2009 foi a asa traseira mais curta, ficou estranho!

  35. Bruno disse:

    é. é feio. é quadrado. é estranho..
    mas foi a BMW-Sauber que trabalhou com a FIA pra desenvolver as regras do novo pacote aerodinâmico.
    então, se tem alguém que sabe bem o que tá fazendo, acredito que seja a BMW.

    mais isso não faz o carro menos feio. pra mim ele continua lazarento.

  36. Henry disse:

    Capelli,
    Nesse video da BMW Sauber, você pode acompanhar um pouco da metamorfose:
    http://www.youtube.com/watch?v=F57zPfyi2rI

  37. Hamilton disse:

    a asa dianteira parece feita de madeira… lembra aquelas cerquinhas brancas de jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>