MENU

15 de janeiro de 2009 - 13:03Curiosidades, Novos carros

Comparativo Toyota: TF108 x TF109

Foto: Montagem/Divulgação Toyota

Foto: Montagem/Divulgação Toyota

Há quem prefira os modelos rebuscados que tiveram seu auge em 2008, mas não escondo minha clara preferência pela aerodinâmica limpa desta temporada. Como ponto negativo, os aerofólios, que são realmente desproporcionais.

Comentários do Facebook

comentários

22 comentários

  1. Paulo de Tarso Moraes disse:

    Vou descordar do Pedro Ivo: essa dupla de pilotos atual da Toyota é excelente! De ponta mesmo! Trulli e Glock lutariam por vitórias e até mesmo por títulos se estivessem nas melhores equipes! Principalmente o Trulli!

  2. Klaus – Sim, a Toyota divulgou mais fotos!

    Aqui, nesse LINK, há uma galeria com mais fotos do novo carro.

  3. Klauss disse:

    A Toyota não divulgou fotos tiradas de cima do carro como a Ferrari?

  4. Holy Diggio Bop! disse:

    E mais uma vez eu percebo que tem algo que lembra um apêndice areodinâmico. Foi assim com a Ferrari, é assim com a Toyota.

    Será uma tendência, provocada por uma brecha no regulamento, ou eu tô viajando demais?

  5. Opala disse:

    Essa pintura realmente já enjoou todo mundo.
    Mas o incomodo será por pouco tempo, a equipe que entrar no lugar da Toyota ano que vem, com certeza, terá outras cores…
    Pra mim não passa desse campeonato.

  6. Matheus Araújo disse:

    Esse bico me lembra muito aquele bico da Arrows A23 (2002).
    Um bico muito alto com as pontes entre bico e asa muito compridas.

  7. Lucas Brunini disse:

    Lembra uma Gilette!

    Um cortador de gramas também!

  8. Lucas Brunini disse:

    Caramba! já não bastava a

    - Benetton bico de tubarão do Schumacher,
    - O bico tamanduá da Mclaren
    - Boca de bagre das Mclarens (bico),
    - Bico de gilette da BMW Williams,
    - Orelhas de dumbo da Honda
    - Aquele lança tipo peixe espada colocada nas carenagens dos carros na última temporada,

    E agora inventam um bico que lembra aquele tubarão de aquário!

    É muito bixo pra minha cabeça!

  9. Pedro Ivo disse:

    Concordo com sua opionião sobre a falta de “alma” da Toyota, Capelli. Entre bons pilotos e pilotos medianos, a escuderia nipo-germânica tem passado de temporada em temporada com poucos resultados expressivos. Pra mim, os melhores pilotos que passaram por lá até hoje, todos foram demitidos, que foram Mika Salo, Cristiano Da Matta (que se tivessem ficado poderiam ter rendido melhores resultados) e atualmente o Timo Glock tem me parecido razoável.
    Quanto à pintura, esse esquema “opa, caiu um balde de tinta vermelha em cima do chassi branco novo” já cansou, pois todo ano fica a mesma coisa. Até a falecida BAR, depois de três temporadas (2000, 2001 e 2002) mudou completamente a pintura do carro, enquanto os japoneses estão há sete temporadas sem uma mínima mudança no carro…
    Essa pintura apresentada no modelo 2001, q nunca chegou a correr, me parece até mais bonita que a atual http://toyotatf105.free.fr/Presentation/Toyota_F1/Fichers_toyota_f1/Toyota_-_TF101.jpg
    e sobre o que falaram da aerodinâmica comparada com a da Williams, o modelo que foi projetado por uma mulher se chamava FW26 e a mulher se chamava Antonia Terzi. Na verdade os bicos não se parecem muito, pois o da Williams era bem mais grosso e as hastes que suportavam a asa dianteira pareciam presas. A frente lembrava vagamente uma boca de arraia ou uma cobra com a boca aberta em ataque, enquanto o da Toyota é bem afilado e as hastes são meio projetadas para a frente.

    • Capelli disse:

      Pedro, eu costumo brincar que a Toyota é uma fábrica de aposentar pilotos. Sem exceção, todos os pilotos que correram pela Toyota até hoje ficaram sem emprego ao ir embora.

  10. Ever Rupel disse:

    ah, Capelli e outra: a pintura esse ano é assimétrica, como eram os 1ºs Toyotas…
    se não me engano a dos 2 ultimos anos não era assimétrica

  11. Dudezi disse:

    A frente me lembra o da Williams FW26 de 2004 como foi mencionado pelo Mateus de Oliveira.

  12. Ever Rupel disse:

    concordo contigo Capelli…
    aerodinâmica limpa é ótimo…mas as asas…medonhas!

  13. Realmente parece que o aerofólio traseiro da Toyota ficou mais proporcional ao carro, do que o F60 da Ferrari. Com relação ao Layout do T109, me agrada mais a pintura comparando-a com ao T108.
    E com certeza, tenho como preferência um visual mais limpo. Chega de carro com chifre!!! hehheheh

    Abraços

  14. O que eu estava observando, Capelli, é que os carros estão ficando retrô, mais simples, o que no fundo não dá mais a impressão de que estão na categoria mais avançada em termos tecnológico no automobilismo mundial.

    Pode-se reclamar do que a super complexa aerodinâmica fez com os carros dos últimos anos, mas eels pareciam, de verdade, muito mais modernos. Pela novidade que são e pela curiosidade que provocam, os carros de 2009 são interessantes, mas em termos visuais, eu prefiro os complexos carros dos últimos anos.

    Eles pareciam bichos com uma infinidade de detalhes que nós jamais vimos. Eu gostava mais…

    Outro ponto é que poderíamos especular o que estava fazendo a diferença de performance: uma asa dianteira em ponte; uma asa traseira em “W”; um “sidepod” duplo e por aí ia…

    Agora, esse diferenciais de performance possivelmente ficarão escondidos na parte mecânica do carro, aonde as equipes rarmente deixam a imprensa ter acesso a qualquer informação.

    Isso será um pouco chato!

  15. Nóbrega disse:

    Eu não acho.. eu acho que esse carro da Toyota está o mais bonito dos que vi até agora. Não falo da pintura, digo dos aerofólios.. olhem bem a outra foto inclinada.

  16. Mateus de Oliveira Fernandes disse:

    Deve ser o bico de 1995 ou 2004, anos ao qual o Williams trocou de bico no meio da temporada

  17. Onyas disse:

    É impressão minha ou a Toyota deste anos está menor, assim como a Ferrari F60 em comparação com a F2008?

    Também me agrada mais a esses modelos mais “limpos”, Capelli. Mas estética não ganha corrida, então com o passar dos anos as equipes foram colocando mais e mais apêndices aerodinâmicos, deixando os carros parecidos com um canivete suíço (aberto). Me lembro muito da Tyrrel de 97, que tinha umas “aspas” feissimas (que, por sinal, não ajudaram muito). Por isso acho positivo essa freiada imposta na regra.

  18. Guilherme Luccia disse:

    Na pista vai ficar mais feio ainda.rsrsrsrs

  19. Dudezi disse:

    Sou só eu que estou achando a ponta do bico parecido com o da Willians de uns anos atrás. Um que foi desenhado por uma mulher e foi tirado no meio da temporada.

  20. Mateus de Oliveira Fernandes disse:

    Quanto ao bico acho que vai ser como o Tubarão: no inicio parecia um desenho deslocado, desproporcional, mas com o tempo adecuou-se ao desenho do carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>