MENU

15 de janeiro de 2009 - 12:48Notícias, Novos carros

Toyota apresenta novo carro

Foto: Divulgação/ToyotaF109, novo modelo da Toyota" width="550" height="208" class="size-full wp-image-2407" />

Foto: Divulgação/Toyota

Insossa como sempre, a Toyota apresentou hoje seu novo modelo, o TF109. O desenho do carro se assemelha muito ao da Ferrari, e deve ser assim em praticamente todos os carros da temporada. As restrições aerodinâmicas impostas por Max Mosley são tantas que ficam todos assim, cara de um, focinho de outro. O bico, ao menos, é mais afilado.

Sei que a preocupação é desimportante, mas me incomoda ver essa mesma pintura há tantos anos. Será que não estava na hora da Toyota dar uma renovada? Sempre o mesmo visual, pela oitava temporada consecutiva. Mudanças sutis nos ângulos e nos volumes das pinceladas, e só.

Não sei se é pela pintura, pelos poucos resultados ou pelos pilotos… mas a Toyota me parece uma equipe sem alma. Alguém mais sente isso?

Comentários do Facebook

comentários

42 comentários

  1. Renato disse:

    - Não sei se é verdade, mas eles falam que a pintura da toyota é deste jeito para se assemelhar a uma carpa, que é um animal muito querido lá no japão!

  2. Cassio disse:

    A Ferrari também podia mudar o layout, sempre o mesmo desde as corridas de Grand Prix.

    Aprovado um amarelão com propagandas em preto

    faria mto bem aos italianos

    Quanto a toyota porque não copiam aquela pintura de testes de 2001

    que apresenta um preto e azul invejaveis

    A Minardi,A Prost e A Arrows eram as unicas equipes que repetiam todo ano as cores
    e elas não enjoavam pelo contrario viam a cada ano uma mais bonita que a outra

  3. MARCELO disse:

    Na minha opinião, os carros que têm a pintura mais bonita são os da Toyota. É uma questão de gosto, e o ditado já diz: “Gosto não se discute.”

  4. Luis disse:

    A Ferrari também podia mudar o layout, sempre o mesmo desde as corridas de Grand Prix.

  5. Odabeb disse:

    Realmente a maioria acha que esse layout da Toyota já deu o que tinha que dar. Só que eu ainda acho um dos carros mais bonitos. Aliás, devo ter um péssimo gosto, pois acho os BMW e Williams, ao lado dos McLarens e Toyotas como os mais bonitos da F1 atual (a maioria dos comentários que vejo à respeito desses carros são positivos somente aos McLarens… os outros são bem menos cotados)… []s

  6. Leonardo disse:

    Concordo que a pintura seja sem graça e que já tenha enjoado, mas fora a Ferrari, é a unica equipe que possui uma identidade visual própria e que não faz isso em função de patrociandor. Foi comentado anteriormente que as cores são por causa da Panasonic, mas são as mesmas que a Toyota já utilizava em competições de protótipos.
    É sem graça, mas pelo menos tenta ser autentica.

  7. Jonas Rodrigues Martins Junior disse:

    Dêem uma olhada no link da foto postada pelo Elton (dois comentários acima). A pintura é bacana, mas prestem atenção em uma coisa: o carro é limpo, não possui apêndices aerodinâmicos. Vou fazer uma pesquisa no youtube pra dar uma checada nos carros que correram a temporada, já que a Toyota só treinou em 2001, porém já me fez pensar: só um carro limpo resolverá o problema da F-1 atual?

  8. Elton disse:

    Outra coisa…

    A melhor combinação Branco/Vermelho foi a da McLaren/Marlboro.

  9. Elton disse:

    A única pintura diferente da Toyota foi a do TF101, o carro usado em 2001 nos testes em Paul Ricard e que serviu de base para o TF102 do ano de estréia. A pintura da Toyota a partir do TF102 foi muito melhor do que a do seu antecessor, na época. Agora, realmente, essa pintura já deu o que tinha que dar. Já cansou faz muito tempo.

    Link da pintura do TF101:

    http://toyotatf105.free.fr/Presentation/Toyota_F1/Fichers_toyota_f1/Toyota_-_TF101.jpg

  10. “Não sei se é pela pintura, pelos poucos resultados ou pelos pilotos… mas a Toyota me parece uma equipe sem alma. Alguém mais sente isso?”

    Perfeito.

  11. “Não sei se é pela pintura, pelos poucos resultados ou pelos pilotos… mas a Toyota me parece uma equipe sem alma. Alguém mais sente isso?”

  12. Klauss disse:

    Concordo, Capelli. Tb me parece uma equipe sem alma…

    Mas apesar de vencedora, tb acho isso da McLaren… Ooops, tou confundindo equipe sem alma com chefes desalmados… ha ha ha ha ha….

  13. Onyas disse:

    É… acho que concordo com o Alexandre Carvalho. Até porque sou um fã da Minardi.

    Cheguei à conclusão que essa antipatia pela Toyota se dá porque é uma equipe com muito dinheiro e pouca raça. Enquanto a Minardi era o contrário: tinha pouco dinheiro e muita vontade! Por isso que eu torcia por ela (embora a minha equipe favorita de todos os tempos é a Ligier).

    Quanto à cor, uns gostam e querem que continue. Outros não gostam e querem que mude. Normal, vai do gosto de cada um.

  14. Bruno disse:

    Por mim a pintura deveria permanecer igual… e pra sempre… é com o tempo q nasce tradições né?! Olhe só a ferrari. Imagino no início da F1 todo mundo tb pensando “aff… vermelho d novo…!” Ou a Mclaren sempre com pinturas durante muito tempo (msm q por causa de patrocínio).

    quanto o problema d alma, sinto isso de todas as montadoras, exceto ferrari e mclaren mercedes.

  15. Aderson Pereira disse:

    Vcs reclamam das cores da Toyota??
    Dor no saco são as cores da Renault e sua distribuição pelo carro.

    Agora, dizer que é impossivel imaginar um F1 só com as asas dianteira e traseira, é porque não viu os carros dos anos 80.
    A Brabham BT52 era um carro maravilhoso e não tinha essas asinhas ae não.

  16. Fabio disse:

    Concordo. Toyota não tem alma porque vendeu no paddock de Interlagos pra McLaren.

  17. Ituano Voador disse:

    A Toyota corre com as cores da bandeira do Japão… pode não ser a combinação mais bonita, mas certamente remete às décadas de 50 e 60, em que as equipes corriam com as cores de seus países… por esse prisma, acho bem legal que a Toyota mantenha sua pintura; é uma forma de imprimir identidade à equipe, como a Ferrari com a cor vermelha.

  18. Flavio disse:

    Acho que parece sem alma pelo fato de nunca ter tido um excelente carro e piloto. Mas essa pintura sem graça, também contribui e muito para essa nossa impressão.

  19. Marcelo Essack disse:

    Também acho sem alma. Enchergo mais uma carenagem corredora do quê um carrão com motorzão. Ela é muito comercial. Mas também acho que se colocarem um pilotão pra fazer o carro andar e receber uma bandeirada primeiro que todo mundo a coisa muda um pouco de aspecto.

  20. Ter ou não simpatia por uma equipe independe de ela ser vitoriosa na Fórmula-1. Claro que as vitórias ajudam, mas isso não é primordial. A Minardi é um bom exemplo disso, com centenas de milhares de fãs em todo o mundo até hoje e nenhuma vitória na categoria. Eu, por exemplo, simpatizava com a Simtek e a Pacific, cujos carros (1994 e 1995, respectivamente) eram lindos, na minha opinião.

    E a Toro Rosso? Acredito que muita gente aqui goste da equipe. Se ela não conseguir mais nada além da vitória do Vettel no ano passado ela também passará a ser uma equipe “sem alma” só porque deixou de ser vitoriosa?

    Quanto à pintura da Toyota, não acho que ela seja feia. A combinação de vermelho com branco fica excelente. O problema é a programação visual, a distribuição das cores na carenagem. Isso é que já enjoou.

  21. bruno disse:

    eu gosto e sempre gostei da pintura da toyota, mas concordo, deveria mudar né? -.-

  22. Taffa 2CV disse:

    Concordo com o Silvestre Zanon (acho que somos os unicos!), mas eu não concordo que a pintura da Toyota é feia, insosa, ou outro adjetivo qualquer…

    Ao contrario dos comentarios, eu acho que a Toyota de 2009 ficou muito bela e que dentre os carros vistos até agora, o que mais consegue “camuflar” a feiura estética imposta pelas novas regras….

    Talvez a Toyota nao tenha a simpátia da maioria pelo simples fato de nunca ter despontado como uma equipe competitiva em nenhuma temporada… O que faz com que não prestemos muita atenção a ela…

    Sei lá, esta é a minha opiniao…

    De qualquer maneira, gostei do carro e espero que tambem faça bonito neste ano!

    Abraços

  23. Vinicius disse:

    Concordo com o Hasemi: houve outras que ficaram muito mais tempo e não cansou. O problema da Toyota é que o desenho não é bonito mas, acredito, isso é culpa da Panasonic, não da equipe.

  24. Silvestre Zanon disse:

    Pode ser uma equipe sem alma mas definitivamente pela pintura não é.

  25. Jonny'O disse:

    É muito feia a pintura da Toyota , nunca gostei de pintura em carro de corrida com forma assimetrica e muito menos esses rabiscos .

  26. Paulo disse:

    Entrem no site e vejam que fizeram o lançamento nos moldes de um filme de Hollywood…com trailer, bonus, entrevistas, etc……bem legal!

  27. Vitor, o de Recife disse:

    Acho que é só ela começar a ganhar – ou seja, cumprir a promessa de já não sei quantos anos – que ela começará a ter uma personalidade.

  28. Júlio Rissa disse:

    Tenho essa mesma impressão, de que a Toyota é uma equipe sem alma. Não vejo na equipe de F-1 o que vejo nos carros de rua. Diferentemente de equipes como Ferrari, BMW ou Renault.

    Acho que os japoneses ainda não conseguiram passar para a F-1 a filosofia de trabalho presente nas fábricas de automóveis, nem conseguiram passar para os torcedores a mesma confiança que a marca traz aos clientes.

    Uma renovada no visual, já seria um grande avanço…

  29. Willian disse:

    Mesmo com as mesmas cores de sempre, o carro ficou muito bonito. Ficou assimétrico, bem legal.

  30. Hasemi disse:

    a lotus ficou quase 15 anos com a pintura preta e ate hoje ela eh lembrada de forma positiva. a mclaren west ficou 9 anos, e trocaram pelo cromado que eh parecido. a mclaren marlboro ficou por 23 anos e tambem eh elogiada. eu acho legal essa identidade que a toyota cria com a pintura do carro

  31. É Capelli!!! Provavelmente todos os modelos serão bem parecidos, mudando basicamente o bico.
    Com relação a Toyota, acho que todos temos o mesmo sentimento. Pintura praticamente igual aos modelos das temporadas anteriores. Provavelmente, o desempenho tende a ser o mesmo. Dupla de Pilotos…. hummmmm…. medianos. salvo raros momentos de inspiração feitos no passado( entenda-se para o Jarno Trulli).
    Ou seja, o ditado Vim, Vi, Venci para a Toyota ainda não se aplica!!! Vamos ver durante este ano, pra ver se a Toyota sai da mesmice!!!

    Abraços,

  32. Guilherme Luccia disse:

    Realmente é um carro sem graça!!!

    Se a equipe não conseguir as vitórias desejadas provavelmente será seu ultimo ano na F-1!!!

  33. Onyas disse:

    Acredito que o que mais falta à Toyota é um piloto com personalidade, por isso ela parece “sem alma”. E quanto à pintura, eu acho legal eles manterem a mesma ao passar dos anos. Isso refoça a imagem, todo mundo reconhece uma Toyota quando vê na pista. Se fosse assim, então a Ferrari também sofre desse mal, mas ninguém fala nada.

    Eu também não simpatizo muito com essas equipes de montadoras. Eu gosto é de independentes como a Williams. Mas no caso da Toyota o problema é falta de resultados e bons pilotos, não uma falta de “alma”.

  34. Igor,

    Ainda existem o que se chama “blind spots”, ou pontos cegos que a regra que restringe a aerodinâmica não cobre. É tão flagrande esse ponto que e a Ferrari e a Toyota exploraram justamente os mesmos locais dos carros.

    Eu acho que a FIA enfiaráuma emenda à regra e também banirá esses apêndices, é so questão de tempo.

    Abraços!

  35. Silvia disse:

    Pelo visto a Toyota continua na mesma…antes de sair o carro a gente já sabe como vai ficar…

  36. Gabriel Lima disse:

    Eu sinto isso também, entra ano sai ano a Toyota é sempre mais uma equipe, não fede e nem cheira, bem como vc disse, sem alma!

  37. Talvez manter a pintura tenha justamente a função de reforçar a sua identidade, eu acho. Eu não sei se a equipe parece sem alma, talvez seja apenas o caso de não ter tradição…

    Mas eles renovaram o patrocínio com a Panasonic até ni mínimo 2012, promessa de que a médio prazo eles estarão pela Formula 1.

    Não têm a tradição da Honda, mas ao menos parecem mais espertos e minimamente focados….

    Abs

  38. Mateus de Oliveira Fernandes disse:

    Acredito que deva ter conscessões quanto aos apêndices, pois fica impossivel imaginar um carro 100 % com desenho limpo, só com bico e aerofólios

  39. João Carrieri disse:

    Claro que sim Capelli ! pensei a mesma coisa quando vi pela primeira vez. Nada muda, mais sem graça do que dançar com a irmã ! Pra ser sincero torço pelo fim desse time, que na minha opinião nada acrescentou na F1. Quanto aos carros, eu já estou começando a gostar desses modelos 2009, a frente ficou legal, deve ser interessante vê-los em uma reta ao nivel do solo, como em Monza, reta oposta de Interlagos. A traseira ainda parece estranha mas a “limpeza” na aerodinamica também melhorou o visual.

  40. igor otoni disse:

    Eu so não entendi uma coisa… Pode ou não pode colocar apendices aerodinamicos? Se pode, o que pode? A Ferrari pelo menos usou como desculpa o suporte dos espelhos, ja a Toyota tacou lá aqueles quadrados horrorosos nas laterais, sem a menor cerimonia. Já não to entendendo mais nada! Alguem sabe me responder isso?

  41. Você tem razão. Ontem mesmo, ao ler uma notícia qualquer sobre a Toyota, pensei exatamente sobre essa questão da pintura, que as equipes vêm mudando muito pouco de um ano para outro, a não ser quando mudam o patrocinador principal. No caso da Toyota, não diria que a equipe é “sem alma”, mas essa pintura já enjoou faz tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>