MENU

9 de fevereiro de 2009 - 15:23Notícias, Novos carros

Eis a nova Red Bull

Foto: Getty Images/Divulgação Red Bull

Foto: Getty Images/Divulgação Red Bull

A Red Bull apresentou hoje, em Jerez, o RB5, carro da equipe para 2009. E, de fato, era aquele mesmo antecipado pela própria equipe em uma animação na sexta-feira.

Bastante esguio, com bico alto e fino, destoa um pouco dos demais modelos da temporada. O time está otimista, prometendo vitórias. Adrian Newey, que outrora acertava um ano sim e outro também, há tempos não faz um carro vencedor. Será que o projetista retorna à velha forma?

Interessante observar que a Red Bull, inventora da bigorna, abandonou o apêndice no modelo novo. Também é curioso notar que o RB5 é completamente diferente do modelo da Renault, que fornece seus motores. Um tem bico fino, o outro, largo. Um não tem bigorna, o outro tem. Será divertido comparar como cada equipe vai se sair com suas próprias soluções aerodinâmicas, impulsionadas por um mesmo motor.

Comentários do Facebook

comentários

34 comentários

  1. Mirax disse:

    Esse carro não é feio, agora dizer que é o mais bonito do grid…é pq vcs não viram o da McLaren ainda. Só pode…

    Agora, olhando os dois de cima, parece que o carro da McLaren é o menor de todos eles. Pelo menos o bico é o mais curto.

    Capelli, vc poderia publicar as fotos dos carros juntos para a gente comparar os estilos de cada equipe.

  2. Sandro disse:

    Esse bico me lembrou o Concorde…

  3. Pode surpreender, mas ficou feio “pa caraio”!!

  4. Filipe disse:

    Ylan o carro de 2005 foi criado pelo Newey e Mike Coughlan. O contrato do Newey que venceria no começo do ano foi extendido até o final da temporada 2005 para ele supervisionar o desenvolvimento do carro. A McLaren venceu 3 provas das primeiras 9, e 7 das ultimas 9 (acho que podemos ignorar Indianapolis, né?). Melhorou mesmo, mas mais do que o carro melhorar, o Montoya se adaptou a ele (3 vitorias na segunda metade contra sequer um podium na primeira) e começou a ter resultados mais similares aos do Kimi apesar de abandonar toda hora como sempre foi seu estilo na F1. O Kimi também subiu de produção, mas a diferença maior nos resultados dele é que ele quase não abandonou corridas na segunda parte do campeonato. Newey chegou na Red Bull no começo de 2006 (o site da Red Bull cita a chegada dele em fevereiro de 2006). O carro daquele ano não foi dele, só os de 2007 e 2008.

  5. Jader disse:

    esse carro vai surpreender!!!!

  6. Pedro leal disse:

    Esses “chifres” em cima da suspensão lembram as Tyrrell de 98, o bico lembra a F1-2000, e a asa traseira lembra a Jordan de 91 msm, é uma mistura de varios antigos
    =P

  7. Fausto disse:

    Olá para todos,
    A Red Bull parece que vai dar trabalho para as equipes de ponta esse ano… A dupla de pilotos é promissora… vamos ver no que vai dar… Detalhe: è impressão minha ou Vettel mudou a cor do capacete?
    Abraço a todos.

  8. Tenho uma pergunta sobre a numeração… Eu sei que o atual campeão usa o número 1 no ano seguinte e caso ele não dispute a próxima temporada, a equipe campeã (salvo engano) usa os números 0 e 2…

    Agora vamos supor que o Hamilton, que vai usar o número 1, se acidente durante o ano e tenha que ser substituído pelo Pedro de la Rosa… O de la Rosa vai usar o número 1 ou o número 0?

    Suponhamos também que Hamilton tivesse tirado um ano sabático e o de la Rosa pegasse o lugar dele… Ele usaria o número 0 durante a temporada… Aí ele é substituído pelo Hamilton, que é o atual campeão… O Hamilton usaria o número 0 ou o número 1?

    • Capelli disse:

      Boa pergunta, Erick. Eu acho que o De la Rosa utilizaria o 0. E acho que o Hamilton teria o direito de usar sempre o 1, ainda que no meio do ano fosse para uma equipe diferente.

  9. Ylan Marcel disse:

    Felipes, só lembrando que o MP4-20 foi até desenhado por Newey, mas nasceu muito mal. Só na segunda metade da temporada é que se acertou e ainda assim, quebrou demais. Em 2005, o Newey já tava na Red Bull e até agora não conseguiu dar velocidade a seus carros, muito menos confiabilidade. Não o estou chamando de incompetente, muito pelo contrário. Apenas desconfio que ele não tenha se adaptado com as últimas regras técnicas da Fórmula 1. Quem sabe com as mudanças radicais de 2009 ele nãoa certa a mão. Mas, ainda assim, prefiro ficar com o pé atrás. Lá atrás, onde a Red Bull vem andando…
    http://www.motorizado.wordpress.com

  10. Aderson disse:

    Sim, os penduricalhos são permitidos. Lamentavel é que essas asas com tantas firulas vão voar facil nas batidas.

    E o R29? Continua a mesma Mer…cadoria. O carro continua andando lá tras e com o atrapalhão do Nelsinho tá indo de mal a pior.

  11. Taffa 2CV disse:

    Esses penduricalhos na asa frontal, serão permitidos na temporada?
    Alguem sabe me dizer?

  12. Antonio disse:

    Acho que o “tio” Frank deve “tirar coelho da cartola” e trazer o Newey de volta – parte 2.

    Abraço.

  13. Felipe Mafra disse:

    @Filipe
    Bem lembradas essas infos sobre os carros do Newey, cara. Concordo contigo e também acho injusto falar que o ele não faz carro vencedor há tempos.

    Assim como vários outros comentaram aqui também achei esse o carrinho mais apresentável até agora. Só ainda não tenho coragem de falar que é bonito porque passa longe disso.. é o menos feio até agora. :)

  14. Filipe disse:

    Capelli é meio injusto com o Newey dizer que o cara não faz um carro vencedor faz tempo. É verdade que o ultimo titulo de um carro do Newey é o do Hakinnen em 99, mas a McLaren disputou o titulo com chances reais em 2000, 2003 e 2005 (alias o MP4-20 ganhou 10 das 19 etapas em 2005, se isto não é carro vencedor…). O unico carro realmente ruim foi o de 2004 (ano em que a McLaren ficou num distante quinto nos construtores e gastou 14 corridas para ir ao podium). Os dois Red Bulls/Toro Rossos que ele fez até agora certamente estavam dentro do que a estrutura da equipe permitia (o RB3 até sugeria bastante velocidade mas quebrava toda hora e o RB4 entre a regularidade do Webber na primeira metade e o desempenho da Toro na segunda deixou claro que o carro não era o problema). Exceção feita ao RB3, o ultimo carro que o Newey projetou que não ganhou uma unica corrida foi a March de 90.

  15. Joslei disse:

    axei mt lindo o carro… espero q Vettel sente o porrete nos adversarios.
    onde estava a bigorna da uma especia de bigorna parecida com os caro da a1gp.
    axo q é bom esperasmos pra ve essa bagaça andando.

  16. Ylan Marcel disse:

    Como os últimos modelos do Newey não andaram nada desde 2001, não aposto uma ficha de poker no RB5.
    http://www.motorizado.wordpress.com

  17. Lvcivs disse:

    Já é campeão na questão beleza. O Adrian Newey é o cara, o carro parece que é rápido só de olhar. Algo me diz que vai dar trabalho pra muita gente.

  18. Manuel dos Santos disse:

    Gostos não se discutem… por isso… cada um com a sua ideia e… gostos…
    Parece “simples”,… mas é capaz de ter algumas soluções interessantes… Vamos ver o que anda…

    MS

  19. BrunoDF disse:

    Até agora, o carro mais bonito já apresentado.

  20. Herik disse:

    Ao contrário de quase todos, não achei o carro tão diferente assim. Pelo menos em relação à Ferrari. São os dois carros mais bonitos, com desenho mais limpo e suave. O resto é só bagaço.

  21. Silvestre Zanon disse:

    O mais bonito de todos até agora.

  22. Muito me agradou o design do RB5, diferente das demais , mas como disse o Eduardo , a Renault e acho que outras equipes ainda mudarão alguma coisa aqui outra acolá. A Tampa bigorna então, na minha opinião, deve ser a peça que mais vai “aparecer” e “sumir” nos modelos de todas as equipes durantes estes treinos coletivos e no decorrer da temporada.

  23. Eduardo Casola Filho disse:

    Até agora o mais bonito, e se a Renault mexer na aerodinâmica, tomara que melhore tanto esteticamente, quanto tecnicamente

  24. Aderson Pereira disse:

    Vale lembrar que a Renault virá com diversas alterações aerodinamicas nesses testes de Jerez.
    É provavel que muita coisa que tinha no carro usado em Portimão esteja bem diferente.

  25. Alejjandro disse:

    Rapaz, eu até achei ele mais bonito que os outros…

  26. Júnior disse:

    Esse carro me lembra muitos outros antigos da F1. O bico fino, alto e seguindo um desenho que sobe e depois desce, lembra bastante a Ferrari de 2000. As saliências, ali pelos braços das suspensões dianteiras, lembram a McLaren de 2000. A tampa do motor tem o mesmo desenho da Williams de 91. E, por fim, a aleta lateral traseira, lembra e muito a Jordan de 91. Bem, nesse anos de carros horrorosos, a Red Bull ficou até elegante. Espero que ande.

  27. Diego Camargo - Floripa/SC disse:

    Gostei do carro, mas estou gostando muito mais é da diferença de um carro para o outro, esse início de temporada promete. Só vi esta foto, mas do lado do carro onde tem o número 15 parece que tem alguma coisa diferente, o que seria?

    E ví no “A mil por hora” que o Sébastien Bourdais vai disputar as 24 Horas de Le Mans pela Peugeot. Faz tempo que um piloto de F1 não disputa uma competição importante ao mesmo tempo com a F1. Fica minha sugestão pra você escrever alguma coisa sobre isso.

    Abraço!

  28. mauricio von abel disse:

    com sobras é o mais bonito do grid!!!!

  29. Jonas disse:

    Ficou muito bonito, pena que só andou 14 voltas e teve que parar…
    Está parecido com os carros da equipe na IRL…

  30. Um dos carros menos feios que vi até aqui. Por mim tá batendo a Williams, o mais bonitinho até então.

    Gostei muito do efeito estético desse bicão alto e fino.

  31. Onyas disse:

    O Capelli descreveu bem a sensação de quando olhamos esse RB5: esguio.

    Principalmente se comparado à certas equipes…

  32. Mateus Fernandes disse:

    quem vai ser o 14 e o 15 ?

    na lista da FIA, é vettel de 14 e webber de 15, mas nas fotos do lançamento, ta o contrário, inclusive os números estão novamente impressos nos macacoes.

    alguém sabe ?

  33. Romulo disse:

    tah maneiro,a red bull eh outra que quase naum muda quase a pintura eu sugiro um carro com a pintura da lata de energeticos,meta de azul e prata de um lado,e prata e azul no outro,e apena o touro na frente do carro!ficaria criativo e bonito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *