MENU

18 de fevereiro de 2009 - 21:02Curiosidades, Notícias

F1 em alta definição?

Montagem/Reprodução TV

Montagem/Reprodução TV

Um amigo me fez hoje um questionamento que achei interessante publicar no blog. Me perguntou ele: “Agora que aqui em Porto Alegre já temos TV digital, então vamos ver a Fórmula 1 em alta definição (HDTV)?”. Minha resposta, no entanto, o frustrou: não.

Muita gente confunde tv digital com alta definição. São coisas diferentes. Não vou entrar nessa seara técnica, existem boas fontes na Internet sobre o assunto. Mas o básico é entender que nem tudo o que é digital é alta definição. Youtube é digital, mas a imagem é ruim e pixelada, certo?

A Rede Globo, por exemplo, embora já transmita em sinal digital 24 horas nas principais capitais do país, por enquanto exibe apenas alguns programas de seu horário nobre em HDTV. É a novela das 8, o futebol, alguns filmes. A F1 poderia ser em HD? Sem dúvidas, poderia. Inclusive todos os equipamentos da FOM já fazem a geração e a gravação das imagens neste formato. Mas Bernie Ecclestone, por motivos comerciais, ainda não achou interessante liberar este formato para as emissoras de televisão. Mesmo na Europa, o sinal é transmitido em definição padrão (ou SD). O sinal HD é enviado apenas para cinemas na Inglaterra, que cobram ingresso e transmitem a corrida ao vivo. Deve ser uma experiência esquisita, ver F1 no cinema. Mas fazer isso uma vez deve ser divertido.

Enfim… o fato é que a Fórmula 1 no Brasil, e mesmo no resto do mundo, infelizmente, ainda não é transmitida em alta definição. Porém, nem tudo é ruim. Para quem tem sinal digital em sua cidade e um conversor, fica a dica: a Globo transmite em SD wide. O que significa isso? Que a imagem chega à sua casa em formato widescreen 16:9, aquele mais retangular, parecido com o de cinema. Se você tem uma TV de Plasma ou LCD, terá um campo de visão maior ao assistir às corridas.

Tomando a imagem que ilustra este post como exemplo, a transmissão padrão corta a imagem lateralmente mais ou menos na largura das rodas da Ferrari de Felipe Massa, formando uma imagem quase quadrada, 4:3. Já a digital, no formato wide, representa um ganho expressivo de área nas laterais. Você consegue ver os retrovisores, como aparece ali em cima. Pode parecer pouco, mas faz uma bela diferença durante uma corrida.

Comentários do Facebook

comentários

61 comentários

  1. @jossanaijr é. Tem uma explicação aqui: http://migre.me/1qYc0

  2. @ren4n aqui: http://migre.me/1qYc0 Eles esperavam estrear o HD em Abu Dhabi, mas algumas emissoras discordaram do padrão escolhido na época.

  3. Finalmente vou assistir a Fórmula 1 em widescreen (não é HD, ainda). http://www.blogdocapelli.com.br/2009/02/f1-em-alta-definicao/

  4. Kinsel disse:

    Muito bom o post, realmente esclarecedor, eu concordo totalmente!
    Parabéns e obrigado…

  5. Adriano Zanotelli disse:

    Qual canal tranmite a f1 sem ser a globo?

  6. nelson disse:

    e uma pena que a globo não tem 16.9 w.tela total.
    o digital dela corta para 4.3.
    so quando o dital e hdtv tem 16.9.
    uma pena né.
    quando vai resolver isso.

  7. Marcelo Z Correa disse:

    Capelli:
    Parabéns pelos comentários esclarecedores. Entretanto, gostaria de saber a diferença de HD e full HD. As corridas geradas pela F1 são em HD ou full HD? (embora saiba, agora, que Bernie não repasse tal qualidade por questões comerciais como você comentou). Tendo em vista minha situação atual (conforme comentei anteriormente, vejo pior hoje do que anos atrás), você sugere algo que eu possa fazer, sem desfazer dos equipamentos que tenho hoje? Está horrível assistir F1 com o que tenho agora. Tenho saudade da minha TV antiga de 20 anos atrás…pelo menos as letras (tempos, classificação, etc…) não ficavam com fantasmas.

    • Capelli disse:

      Marcelo, FullHD são imagens transmitidas com 1080 linhas de resolução. HD, 720. Nenhuma tv digital terrestre transmite em FullHD, só HD. E as corridas geradas pela F1 não são uma coisa nem outra: são SD, com 480 linhas.

  8. Marcelo Z Correa disse:

    É uma pena não apreciar a f1 em full HD. Tenho todos o requisitos para assistir em alta definição, me preparei para ver em alta qualidade… e agora com a lcd que possuo vejo as corridas pior do as assistia há anos atrás…
    Existe alguma chance a curto prazo de vermos em full HD?
    Alguém sabe alguma coisa?

    • Capelli disse:

      Full HD nunca, porque nenhuma tv digital terrestre no mundo transmite em 1080p, somente 720p.

      Em HD, as imagens já são geradas assim, Bernie Ecclestone só não manda para o satélite por questões comerciais.

  9. danilo peregine disse:

    bom minha lcd,tem uma imagem bacana com tv digital ou nao,mais ela ja esta apropriada para o sinal digital.

  10. Felipe Porto disse:

    Capelli, muito obrigado pela ótima resposta a uma pergunta que nutria desde o ano passado, quando adquiri uma TV Hd ready. A única razão que me faz comprar um conversor é, justamente, poder assistir a nossa F1 com mais qualidade. Valeu!

  11. Felipe Drumond disse:

    “Deve ser uma experiência esquisita, ver F1 no cinema.” Imagine o delírio que foi, neste mesmo cinema da Inglaterra, quando Lewis Hamilton ultrapassou Glock e foi campeão. Deve ter sido incrível!

  12. Luiz Soares disse:

    Ola amigo! Nao sou de ficar fazendo comentario, mas eu queria parabeniza-lo pelo otimo site que voce tem! Continue com esse otimo trabalho!

  13. Eduardo Casola Filho disse:

    Esse assunto vai me interessar no dia em que eu tiver um TV dessas…

  14. Carlos disse:

    Bem,
    Posso não estar certo, mas vou ocntar a estória que li numa discussão entre algumas pessoas muito bem relacionadas. No Japão já deve existir Full HD. A primeira transmissão foi o GP do Japao de 2007. Eu tenho esta corrida. é um arquivo mostruoso 11 gigas e lindo de morrer.
    Olhando parece ser full HD, principalmente porque choveu e os detalhes são mito grandes. Mas, sem ter um parâmetro para comparar (alguma corrida Full HD de verdade) fica difícil afirmar.
    Bem, tm uma coisa Full HD: o Blue Ray do filme Grand Prix. É de chorar… mas são técnicas de filmagem diferentes.
    Um abraço

  15. Fabricio disse:

    Com certeza deve ser bacana, mas eu preferiria ter a opção de ver a corrida ao vivo em Full HD e som 5.1 em casa mesmo. E os esquemas de trocar a câmera são show de bola, poderia ter por aqui também. Ou pelo menos, uma opção SAP pro Galvão ficar quieto e ouvir só o som da corrida mesmo.

  16. F1 No cinema? Po que legal, imagina quem assistiu o GP Brasil do ano passado lá? Adrenalina pura!

  17. Capelli,

    Será ESSA AQUI a nova PINTURA DA WILLIAMS?

  18. m4rcel disse:

    aqui no Japão existem 3 canais da FUJI TV

    1- canal aberto esse trasmite a corrida sempre depois que ela acaba ou seja não é ao vivo
    2- Canal pago em SD
    3- Canal pago em HD
    sendo a diferença de imagem dos 2 canais absurdas

    não sei se o Japão possui algum contrato com a FOM mas o nome do canal é FUJI CSHD e passa em HD

  19. Julian Tavora disse:

    ROB

    A selecao de cameras on board na Europa morreu quando a ITV Digital (concorrente da SKY) faliu alguns anos atras.

    A unica transmicao na Europa eh mesmo a 16:9 e upscaled HD (como mencionado acima, nao eh um HD de verdade)

    Entretando a FOM ja filma a F1 em Full HD desde 2007, mas nao libera as imagens.

  20. Guilherme Rosa disse:

    Assistir corridas no cinema…
    Neste último domingo, fui ao cinema para assistir à corrida da NASCAR – Daytona 500. Não tem nem comparação! É uma experiência muito legal e o som (ou seria barulho) dos carros é de ficar “maluco”. Além dos prêmios sorteados. Aliás, a entrada foi franca, era só chegar na portaria do cinema, dizer que estava lá para assistir à corrida, receber o ticket e “correr para o abraço”. ;D
    Abraços,
    Guilherme Rosa
    Nashua, NH – USA

  21. Roberto Zimmerman disse:

    Há uma confusão aí, quando falam que na Austrália ou em Portugal se trasmite em HD. E no Canadá também. Esses canais fazem upscale da imagem SD para HD, apresentando uma leve melhora na qualidade, mas ainda é longe da alta definição de verdade. A Globo (que começou a transmitir em widescreen no GP da França do ano passado, embora pudesse fazer isso desde o começo da temporada) faz a mesma coisa. Mas é honesta e não diz que a transmissão está em HD. É só uma definição padrão em 16:9 que passa por um processo de, digamos, melhora da imagem, para ser exibida no seu canal digital. A Band, do jeito que é, por exemplo, estaria transmitindo em SD wide upconvertido e dizendo que é HD, como costuma fazer em vários programas e eventos…

    • Capelli disse:

      Bem lembrado, Roberto. Aliás, até hoje não vi um único jogo de futebol na Band realmente em HD. Eles passam um sd wide com upscaling e insistem em dizer o tempo todo que estão exibindo “um show de imagens em alta definição”. Propaganda enganosa.

  22. mwm disse:

    Não disse que por ser wide 16:9 seria HD. Mas em Portugal, F1 transmite-se em 4:3 SD e em 16:9 full HD 1920:1080 há pelo menos 2 anos.

  23. Onyas disse:

    E a minha TV? Eu tenho que dar umas bofetadas nela pra tirar o “chiasso” e mexer 200 vezes na antena pra tirar os “fantasma”. Será que pega em alta definição???

  24. Alexandre Santiago disse:

    Resumindo, sem F1 em resolução 1920×1024 por enquanto.
    Se vocês quiserem, no shopping morumbi, na loja da Panasonic tem uma plasma de 103 polegadas que tem um video de propaganda da Panasonic com os carros da Toyota.
    Por enquanto é o máximo que se chega à full hd para F1.
    Vale a pena a experiência.
    :)

    Eu baixo também as corridas da ITV e como o Capelli disse, são 16:9 e só. Nem perto de serem full hd

  25. Jader disse:

    Capelli,
    Fale um pouco dos treinos coletivos dessa semana!

  26. rodrigo disse:

    HD HS sei la oq…acho que o que importa é ver a corrida…..

  27. Ah, sim, Capelli. Fiz uma pequena confusão com as siglas e nomenclaturas. Thanks pela correção!

  28. Ok, aqui vai o comentários sem o link:

    Há um canal australiano que detém os direitos da Formula 1 e transmite exclusivamente em HD chamado ONE hd (tenho link mas o filtro do blog não deixa publicá-lo!)

    Não há ainda informação concreta se eles terão o feed em HD da FOM, mas espera-se que com a infra que eles possuem a FOM libere o sinal.

    O Alexandre Carvalho faz referência sobre a BBC mostrar esse ano em HD: infelizmente, Alexandre, nem os ingleses terão tal privilégio. Suspeita-se que a própria FOM seja a grande barreira, mas eu suspeito que as próprias TVs tenham algum tipo de restrição nas negociações com a FOM.

    Há alguns dias atrás Bernie Ecclestone abriu publicamente a informação de que a culpa pelo pouco crescimento da categoria na internet é das TVs s não da FOM. Ele procura defender os direitos de quem os paga. Como nem todas a TVs no mundo que transmitem a F1 estão com suas infra estrututas em HD bem evoluidas, podem haver algum entrave por parte delas mesmas nas negociações com a FOM, vai saber…

    Mr “S” – A transmissão da GLOBO é digital, mas o sinal original que parte da FOM não, o que em tese não configura uma transmissão totalmente digital com os recursos e benefícios que ela traz.

    • Capelli disse:

      Becken, sua explicação para o Mr “S” foi quase perfeita. :)

      Quase porque o sinal que parte da FOM é digital sim, mas não é em alta definição. A transmissão é 100% digital, mas em definição padrão.

  29. Fugindo do assunto… Estava vendo este tópíco…

    http://www.blogdocapelli.com.br/2008/11/numeracao-da-formula-1-em-2009/

    E estava analisando como seria a numeração dos carros HOJE pelo sistema antigo de numeração, que correu até 1995… Achei uma possibilidade em:

    http://downforce.com.br/forum/viewtopic.php?t=22173&highlight=numera%E7%E3o

    O resultado:

    McLaren – 1 e 2
    Honda – 3 e 4
    Toyota – 5 e 6
    Williams – 7 e 8
    Renault – 9 e 10
    Red Bull – 11 e 12
    Force India – 14 e 15
    Toro Rosso – 23 e 24
    Ferrari – 27 e 28
    BMW Sauber – 29 e 30

    Será? Será?! SERÁ?!

  30. S disse:

    Vc está enganado. O sinal da Globo digital estava em alta definição em várias corridas no ano passado.

    • Capelli disse:

      Desculpe, mas não era HDTV. Era um SD Wide, como citei. Ainda não existe transmissão HDTV da F1 em TV aberta, muito menos no Brasil.

      As próprias emissoras criam confusão, associando erroneamente imagens em widescreen (16:9) com HDTV. Nem toda imagem wide é HD, embora a grande maioria das imagens em HD seja wide.

  31. Luiz G disse:

    Olá capelli….você está muito calado sobre a situação do Barrichello e do Bruno Senna….Nada a declarar ?

  32. Jose disse:

    como pode o Massa estar melhorando o proprio tempo e descendo o S do senna, tem coisa errada aí!! :-D

  33. Capelli,

    Eu pus um simples linkezinho no meu comentário anterior e o AKISMET barrou. Tem informação interessante lá…

    Abração!

  34. Há um canal australiano que detém os direitos da Formula 1 e transmite exclusivamente em HD chamado ONE hd.

    http://www.tvtonight.com.au/2009/02/one-hd-to-launch-march-26.html

    Não há ainda informação concreta se eles terão o feed em HD da FOM, mas espera-se que com a infra que eles possuem a FOM libere o sinal.

    O Alexandre Carvalho faz referência sobre a BBC mostrar esse ano em HD: infelizmente, Alexandre, nem os ingleses terão tal privilégio. Suspeita-se que a própria FOM seja a grande barreira, mas eu suspeito que as próprias TVs tenham algum tipo de restrição nas negociações com a FOM.

    Há alguns dias atrás Bernie Ecclestone abriu publicamente a informação de que a culpa pelo pouco crescimento da categoria na internet é das TVs s não da FOM. Ele procura defender os direitos de quem os paga. Como nem todas a TVs no mundo que transmitem a F1 estão com suas infra estrututas em HD bem evoluidas, podem haver algum entrave por parte delas mesmas nas negociações com a FOM, vai saber…

  35. Tb gostei da ideia da F1 no cinema hueheuhe

    Show..

  36. Agora entendi! hehe…
    Seria excelente poder assistir em 16:9 aqui…
    AInda vai demorar um pouco.
    Valeu pela explicação Capelli!!

  37. Nemosan disse:

    Boas

    Aqui na europa ja existem varios canais com emissões exclusivas em HD.
    Em Portugal, por exemplo, os Jogos da principal liga de futebol são em HD, os jogos da Champions e UEFA Cup são em HD, a Liga Inglesa, entre outras.
    A F1 teve no ano passado os primeiros teste em HD em Portugal e este ano o campeonato sera todo ele transmitido em Full HD na “SporTV HD”

    Aliás Na Europa as Emissões em Full HD e canais exclusivos em Full HD estão num forte crescimento.

    A Emissora Nacional de Portugal RTP adquiriu à 2 anos os mais modernos Carros de Exteriores para emissoes em Full HD, equipamento esse que foi alugado no ano passado aos chineses para as emissões do jogos olimpicos.

  38. Iverson disse:

    Fiquei mais entusiasmado com a idéia da F-1 em um cinema na Inglaterra.

    Deve ser legal, sem as interrupções da patroa e sem Galvão Bueno.

  39. Rodrigo Dias disse:

    Também vou ter que me contentar com a televisão normal.

  40. mwm disse:

    F1 há alguns anos que já é HD. Os países é que a recebem e cortam para transmitir em 4:3. Se pegarem nas transmissões da iTV que vêm em widescreen, vêm que eles metem todos os icons como o tempo, ordem de pilotos, etc, num “quadrado” no meio da imagem para ser adaptada às transmissões 4:3. A SporTV transmite F1 em exclusivo em Portugal e transmite em SD e em fullHD.

    • Capelli disse:

      Amigo, 16:9 não é sinônimo de HD. As emissoras recebem o sinal em definição padrão (SD) 16:9, e cortam para 4:3. No exemplo que citei aqui, a Globo Digital transmite no 16:9. Mas não são imagens de alta definição.

  41. salame disse:

    interessante…

  42. As imagens das câmeras on-board disponíveis na Europa são interessantes somente para que se possa consultar um momento ou outro da corrida de dentro do cockpit de um dos carros. É possível assistir a corrida inteira assim, mas é chaaato demais. Fiz isso uma vez com o GP de Mônaco – só o ronco dos motores, sem narração – e quase peguei no sono.

  43. Guto disse:

    Pena que ainda não dá pra assistir a F1 em HD ainda. Eu ainda não tenho uma TV compatível para tal, mas quem sabe em breve…

  44. Eusébio Sachser disse:

    Bom, eu que nao tenho uma TV dessas ainda, vou esperar por um ofertao e comprar pra assistir, valeu pela informaçao Capelli!

  45. walter disse:

    A Indy gera as transmissões em HD, porque o sistema americano de tv digital é compatível com a alta definição (HD – High Definition).
    Na Europa não há nem haverá HD porque o padrão europeu de tv digital não comporta o HD.
    Isso deve ter influenciado a decisão do Eclestone.

    • Capelli disse:

      Walter, já existem modificações no DVB que permitem HDTV no padrão europeu. Só não sei se a coisa já “pegou” por lá. Se não pegou, faz sentido a atitude conservadora do Bernie.

  46. Rob disse:

    o capelli, como o publico europeu consegue fazer seleçao de cameras on board?
    Isso só é possivel com o sinal digital, certo?

    • Capelli disse:

      Rob, posso estar enganado, mas a seleção de câmeras onboard é via pay per view. São diferentes canais, um para cada carro. É digital, mas aí estamos falando em operadoras de tv a cabo e DTH, o que é diferente de transmissão digital terrestre.

  47. Já faz algum tempo que tenho visto várias corridas mais recentes no formato widescreen, pelos arquivos que baixo da Internet, com as transmissões da ITV, que sempre foram excelentes. São cerca de duas horas e meia de transmissão com imagens espetaculares. Espero que este ano a BBC mantenha esse formato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>