MENU

19 de março de 2009 - 9:52Análises

Pensamento do dia

Na Fórmula 1 de Max Mosley, o pole position não é o mais rápido e quem tem mais pontos não é o campeão mundial.

Saudades do Balestre, viu…

Comentários do Facebook

comentários

56 comentários

  1. Vinny disse:

    A F-1 do Balestre já teve campeão que fez “menos” pontos e todo mundo ficou feliz.

  2. Tempest disse:

    M. Schumacher: ‘A mudança me assusta’
    Regina Duarte: “Tenho medo”

  3. Thiago Leopoldo disse:

    “Em 17 de Março, o Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA rejeitou por unanimidade a emenda proposta pela FOTA do o sistema de pontos para o Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula Um. A proposta “o vencedor leva tudo” feita pelo detentor dos direitos comerciais (A QUEM FOI DITO QUE AS EQUIPES ESTAVAM EM FAVOR)* foi então aprovada.
    Se, por algum motivo, as equipes de Fórmula Um não concordarem com o novo sistema, sua implementação será adiada para até 2010″
    ————————————————————— Declaração da FIA.

    * Esse papo de que Bernie Ecclestone foi avisado que as equipes seriam favoráveis cheira muito mal.

  4. Edgar disse:

    Seguem outras frases sobre o novo (e surrealista) regulamento, dessa vez de quem está lá dentro do circo…

    Hamilton: ‘É uma vergonha o que está acontecendo com a Fórmula 1’

    Presidente da Ferrari: ‘É negativo para a credibilidade’

    Trulli: ‘Parece que a F-1 quer morrer’

    M. Schumacher: ‘A mudança me assusta’

    Barrichello (que poderá se beneficiar dessa nova regra caso a BrawnGP tenha o melhor carro no momento): ‘Quem faz mais pontos deveria ser campeão’

    Briatore (???): ‘É uma motivação extra para o piloto’

    Frases extraídas do site g1.com.br

    P.S.: o boicote do público que vai ao autódromo ou daquele que acompanha a temporada pelos meios de comunicação seria o melhor protesto.

  5. Thiago Leopoldo disse:

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/73809

    FOTA diz que a alteraçã ono regulamento não é válida, pois viola o Apêndice 5 do Regulamento Esportivo da F1 (sobre como as alterações no regulmanto devem proceder) e também o Artigo 199 do Código Internacional do Esporte (que atesta que mudanças como esta não podem ser realizadas neste prazo de tempo sem concordância unânime das partes).

  6. Tempest disse:

    Esqueceu de dizer Capelli, que para Mosley nunca valeu tanto a máxima “Os últimos serão os primeiros”. Explico: um piloto vence 2 corridas, e quebra todas as outras 17. Fica com 20 pontos. E todos os outros pilotos conseguem mais de 20 pontos. Resumo: o campeão da temporada poderia ser o último no critério de pontos, com apenas 20 pontos acumulados, e duas vitórias.

  7. Janus disse:

    Capelli, na época dos descartes, em quais campeonatos aconteceu de o campeão não ser o piloto com mais pontos no total (sem contar os descartes)? Se não me engano, 1988 não foi o único ano (mas serviu para acabar com os descartes, na época). Teve isso em outras temporadas anteriores?

  8. jugger disse:

    será que existe, nos círculos infernais de dante, um para nazistas masoquistas??

  9. An∂ré disse:

    Sinceramente, eu acho que o Bernie Ecclestone e o Max Mosley já começaram a perder o juízo. Talvez seja da idade. Para mim eles têm agido de uma forma muito ditatorial. É evidente que as alterações têm que ser discutidas entre pilotos e equipes antes de serem aplicadas, e não é correto serem tão repentinas e tão próximas do início da temporada. Basta um pouco de bom senso. As equipes deveriam pensar em boicotar a primeira corrida se a alteração não for desfeita.

  10. João disse:

    O Max faz lembrar os “tuners” que alteram os carros só por alterar, e metem uma coisinha aqui outra acolá, e no fim ficam com uma coisa que fere os olhos, e que vão dizendo: “lindo…”, só para se convencerem.

  11. Renato Rolim disse:

    Precisão cirúrgica.

  12. Bruno Eduardo Nunez Alvarez disse:

    No Super Trunfo F1 você poderia colocar a ANDREA MODA, equipe mítica que Roberto Pupo Moreno conseguiu por no grid para o GP de Monaco em 92.
    Bom, ela tem que ser o SUPER TRUNFO, já que ela ia perder de todas em todas as categorias.

  13. Jobson disse:

    A Mais Pura Verdade!

  14. Ylan Marcel disse:

    Mandou! Um tapa na bunda do Nazi Mosley!!!

  15. Diego Vilas Boas Teixeira disse:

    Manu du Céu…

    Como jah diz o Carmoninha da Rádio Transamérica de SP….

    É a falencia dos Dirigentes tanto da FIA quanto da FOM…

    Agora é apenas esperar e ver como o campeonato se portar com essas regras…

    Não me surpreenderei se no meio do campeonato der treco no seu Mosley e voltar a traz …

    Não duvido mesmo…

  16. Filipe disse:

    Ótima, a melhor da semana.

  17. Ótimo pensamento!

    Mas Balestre e Mosley são farinhas do mesmo saco e em breve, Mosley irá pro mesmo luga rdo Balkestre. Ou não, talvez o inferno não queira mais concorrência….

  18. Mark Kweirotz disse:

    rsrsrrsrsr… ótima sacada, nunca pensei nisso!!! kkk

  19. Eduardo Casola Filho disse:

    Claudio, o sistema de descartes havia desde o começo da Fórmula 1, em 1950, acabou apenas em 1991, quando o Mosley entrou no lugar do Balestre.

    Agora, Balestre e Mosley se merecem e ponto.

  20. Josiel Luthiano disse:

    Com esse novo regulamento pode ocorrer de haver um CAMPEÃO MUNDIAL cometendo MAIS ERROS do que o 2° colocado. Quanta insanidade.

  21. João disse:

    “Na F1 de Max Mosley, o pole não é o mais rápido e quem tem mais pontos não é o campeão. Saudades do Balestre, viu…” http://is.gd/o4Wd

  22. Flavio Costa disse:

    Max Mosley & Cia., vão prá @#&*#@@@&@&#…

  23. Vermeulen disse:

    A F-1 conquistou o espaço na mídia e a consideração do público nos anos 80. Naquela época, havia pré-classificação, porque o número de equipes inscritas (e, conseqüentemente, carros) era muito grande para as comodidades dos circuitos. A F-1 viveu um período de grande avanço tecnológico, e hoje, esses velhos querem controlar até o orçamento das equipes. Mudam as regras do jogos sem prévio aviso. Durante quantos anos ouvimos a FIA dizer que assinava tudo e todos tinham de aceitar porque, segundo eles, as equipes eram incapazes de se reunir e bolar algo melhor? Este ano as equipes se reuniram e bolaram soluções interessantes, principalmente a nova pontuação. Mas os velhos precisam deixar claro quem manda na F-1 e não admitem sugestões sensatas. Para que facilitar se a gente pode dificultar? Doce vida quando tudo era tão simples: acabou o sistema de descartes, é campeão quem fizer mais pontos; uma hora de treino, o mais rápido larga em primeiro (e, não necessariamente, o mais leve). E agora nem posso falar da Motogp, pois lá fizeram a mesma coisa: o regulamento para este ano foi decidido em… fevereiro. Yamaha, Ducati, Honda, todas já tinham tudo planejado e tiveram de mudar tudo a menos de dois meses do início do mundial. Essa busca incontrolável por “redução de custos” em nada tem contribuído. Ao contrário, a cada ano, novos regulamentos, mais gastos, mais dinheiro, mais dívidas. A Williams, por exemplo, já está quase quebrando.

  24. Eduardo Cruz disse:

    triste fim da F1, chegar à constatação de que Balestre faz falta…

    O Trulli é que tá certo: tão matando a F1

  25. Alex alvim disse:

    O que vcs esperavam de um cara que fica pelado de 4 pra levar tapa? Não querer misturar mas é um desiquilibrado obvio…

    E o anão Patinhas Eclestone?… casado com uma mulher que é dobro da altura e 1/3 da sua idade… outro demente…

  26. Grün disse:

    Sabe aquela história de que algo sempre pode ficar pior? Mesmo quando você acha que a parada chegou ao fundo do poço, eles se superam e te provam que são capazes de algo mais grotesco.

    Engraçado como isso acontece até nas coisas mais simples. Experimente ir acampar, por exemplo. Se der tudo errado, jamais – nunca, em hipótese alguma – diga a frase “só falta chover”. Será uma questão de minutos para começar a pingar…

  27. andre disse:

    que é isso, gente! vocês estão extremamente irritados e estressados com um campeonato que nem começou! vamos esperar pelo menos algumas corridas para ver se vai ser tão ruim assim mesmo. relaxem!

  28. Paulo de Tarso Moraes disse:

    pra que inventar TANTO assim????

    era só aumentar a diferença de pontos entre o 1o e o 2o colocado!!!!!

    esses velhinhos da f-1 estão ficando gagás!

    essa regra nova me irrita!!!! PQP!!!!

  29. Miguel Pedro disse:

    O Pole Position vai ser quem fizer mais voltas na Qualificação………

  30. very ape disse:

    「Xbox360『Halo: Reach』がアメリカにて事前予約でミリオン達成、あのMW2を超える勢いに ほか : はちま起稿」 http://bit.ly/dpf0a0 / SF系FPSはあまり得意では無い。ピョンコラ動くからだろうか。

  31. Biason disse:

    Gostaria de saber, qual é a dificuldade de somar pontos e dar o título ao vencedor.
    Pensem bem … se querem fomentar as vitórias, por que não dê ao vencedor +2 pontos, ou seja, passaria de 10 para 12, abriria uma vantagem em relação ao segundo colocado. Só isso bastava.

    É por isso que o futebol é o que é … qualquer babaca entende o regulamento de pontos corridos.

    Que saco, estão matando a galinha dos ovos de ouro.

    Bull shit

  32. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Eu acho que são cartas marcadas. Teve uma reunião em que eles decidiram não implantar as regras de medalhas para o pódio. Logo depois (me corrijam se estiver errado) é anunciado a compra da Honda pelo Ross Brawn. Todo o foco daquela reunião foi tirado de cima da decisão da reunião, para ser posto em cima da expectativa da Brawn GP ir para a pista. Aí, pronto! Ela foi para a pista, o mundo inteiro colocou holofotes sobre o desempenho arrasador da Brawn GP, e se esqueceram da idéia “fabulosa” de titio Bernie. Agora, como estamos a poucos dias da estréia da temporada de 2009, eles anunciam uma pontuação que parece (coincidente ou não) com a das medalhas.

    Muito estranho essa administração atual da F1.

    Espero que esteja errado, mas está aprecendo cartas marcadas.

    Abraço a todos.

  33. Claudio disse:

    Bom Capelli, é ridicula essa posição da FIA, más não podemos sentir saudades do Balestre, pois em sua época, Senna ganhou em 88 com menos pontos que o Prost, levou por ter mais vitórias e pelo não menos ridiculo, sistema de descartes…
    Saudades sim dos 10,6,4,3,2,1 ….

  34. Mosley faz Balestre parecer membro da Résistance. Na presidência da FIA e tambem em outras funções…

  35. Herbert Lacerda disse:

    Vai ver ele está apostando mesmo na força da Brawn, e no Button…. na bolsa de apostas, claro! ^^

    Resolveu dar uma ajudinha com o regulamento…!!

  36. Mosley e Ecclestone cagando o campeonato, removendo etapas que sempre proporcionaram boas corridas, só pensando em $$$$$$$$$$$$$$$

    Tilke & cia estragando todos os circuitos legais e criando outras coisas insossas. Não entendo a devoção e a admiração por Istambul, por exemplo.

    Que saudade de Jean Marie Ballestre!

  37. Aderson disse:

    Que bom acompanho a F1 desde 1981 ;) /

  38. Nasci na época errada.
    Por não 20 anos antes?

  39. Celso disse:

    saudades daquele “nazi” do balestre? é ruim, hein… :p

  40. Thiago Leopoldo disse:

    Capelli,

    Com as regras de restrição de orçamento, a F1 de Max Mosley será aquela onde os melhores engenheiros são mal pagos e os melhores pilotos correm em carros ruins.

    Esta história sim… ainda vai render muito.

  41. Tuta disse:

    Este é o mundo da Paris Hilton, onde imagem é tudo, a essência das coisas é assunto de nerd ou de “loser”. Ser superficial é a regra, a F1 iria, mais cedo ou mais tarde se transformar num reality show onde surgem regras de uma hora para outra. É ou não é?

  42. Nando disse:

    Balestre puxou o tapete do Senna =/

  43. Antonio disse:

    Capelli,
    Bom dia!

    Uma dúvida….

    A “manobra” de Hamilton sobre Raikkonnen em SPA/2008 foi punida, a meu ver, com rigor excessivo.

    Como ficaria o caso pelas novas regras.

    Na mesma? Porque obteve vantagem ilegal de tração?
    Será que “eles” teriam coragem de tirar a vitória dele naquela ocasião, sob as novas regras?

    Com tanta “coisa maluca” acontencendo nessa última semana, ainda não sei se os “comissiotários” de pista têm o mesmo poder de decisão numa prova.

    Obrigado.
    Abraço.

  44. Luiz G disse:

    hahahahahahahaha…brilhante!

    Formula non-sense.

  45. KlauSS disse:

    Capelli eu pensei EXATAMENTE A MESMA COISA qd recebi a Notícia!!!!

  46. Como eu já disse antes… Que encerrem estes dois velhos senis num manicômio!!

  47. Carlos Eduardo disse:

    “Que nada… a partir de agora a Force India deixará de fazer corridas burocráticas e vai, com faca nos dentes, disputar a vitória com a Ferrari e com a Mclaren” rsrsrsrsr
    Brincadeiras a parte, de fato, é preciso mudar: tanto a presidência da FIA quanto o dono da F1, digo, presidente da FOM…

  48. É sério: o sentimento quando da saída da Honda da competição e da iminência do grid só alinhar 18 carros foi bem ruim, mas superável. Aí veio a Brawn, vieram os testes, a queda da McLaren, a ascenção da Toyota, as melhorias na Renault, e tudo parecia caminhar pro campeonato mais legal dos últimos anos.

    Aí vem o Max Mosley e faz… isso. E parece que jogaram TUDO no lixo.

  49. Saudade desse (#@&#@(*$&*[email protected]*(@&(*# não digo, mas que realmente o Max ficou louco e não percebeu, ficou. Olha que fácil um campeonato:

    - Supondo que a Brawn seja real e o Rubinho realmente vá pro tudo ou nada e engula o Button, vença as 4 primeiras provas. Lá pela 5ª etapa já estarão de volta à Europa e o grupo se nivela.

    - Rubinho, com suas 4 vitórias, pode se dar o luxo de correr com o motor no giro máximo, sem pensar no equipamento, já que pode ganhar corridas e quebrar na seguinte sem medo de comprometer o título. E será campeão porque foi quem mais venceu.

    Eeeeeeee maravilha

  50. Rodrigo Meira - Niterói RJ disse:

    Excelente, viu Capelli.

    Sensacional.

  51. Arthur disse:

    Perfeito o pensamento.

  52. RaDs disse:

    Matou a pau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>