MENU

17 de março de 2009 - 17:56Sem categoria

Petição contra o novo regulamento

Thiago Leopoldo avisa via comentários: já existe um abaixo-assinado online contrário ao novo regulamento para definição do campeão mundial de Fórmula 1. Se você é contra, assine clicando aqui.

Honestamente, acho que não vai dar em nada. Mas não foi a FIA quem fez uma pesquisa para saber o que o público queria? A maioria disse que era a favor de mudanças e que preferia que a vitória fosse mais recompensadora. Mas precisavam levar tão ao pé-da-letra?

Se a FIA quer resposta do público, terá. Em poucos minutos, já há mais de 1.400 assinaturas de todo o mundo.

Comentários do Facebook

comentários

31 comentários

  1. [...] de tanta reclamação, inclusive de pilotos e de internautas, a FIA retirou a mudança do ar. Mantém-se a máxima de que vence quem tem mais pontos e o [...]

  2. marcelo disse:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Formula_1/0,,15011,00.html

    ta la escrito “urgente” FIA recua e deve adiar mudanças para 2010

  3. marcelo disse:

    o link para quem quiser ver essa mudança esta no globo esporte ponto com, la foi noticiado como manchete, tipo plantão da globo no site do globoesporte

  4. marcelo disse:

    Ja foi revista meus caros, a Fota deu como desculpa para não admitir o erro que como foi avisado com pouca antecedencia não seria possivel que essa regra fosse validada, ainda tem coisas a se resolver mas ao que tudo endica agora não resta duvidas que ela sera revogada.

  5. Samuel Miranda disse:

    Capelli, será que existe alguma possibilidade de a FIA rever essa decisão idiota antes de o campeonato começar?

  6. MOACYR SILVA disse:

    48 horas e já esta perto de 13500 votos…

    Acredito que de nada vai valer isso, porém fica registrado a insatisfação geral

  7. [RT f1brasil] Fãs criam petição contra o novo regulamento do campeonato de pilotos http://migre.me/acl #f1

  8. Fãs criam petição contra o novo regulamento do campeonato de pilotos http://migre.me/acl #f1

  9. Roberto Zimmerman disse:

    Não. Quem fez a pesquisa foi a FOTA.

    E dá nojo a cobertura enviesada do “jornalismo” automobilistico brasileiro. Tudo é editorializado. O órgão (jornal, site, revista, TV) tem uma opinião sobre a mudança. E só entram matérias que corroboram essa visão. Quem achava que esse tipo de coisa só acontecia na política e na economia, vê que acontece até em coisas prosaicas como campeonato de carros. Exemplo: Alonso e Briatore falaram sobre a mudança nos pontos hoje. Alonso falou mal, Briatore bem. Uma parte expressiva só publicou o que Alonso disse. Button disse que não sabe o que pensar. Acha interessante e vê a lógica na idéia, mas acha que pode ser confuso para o público. O que faz o sub-jornalismo: Dá a manchete de que Button acha que o público vai se confundir e só trata disso na matéria.

    Sério, não dá. E depois de alguns anos dá pra ver que “jornalismo” de internet é a mesma m*** do jornalismo tradicional…

  10. Thiago Leopoldo disse:

    Olhando por alto já pode-se ver que o sistema de vitórias foi publicado e a nomenclatura dos pneus ajustada.

    Estes esclarecimentos são publicados realmente todo ano pouco tempo antes das primeiras provas. Espero apenas que não tenham alterado qualquer regulamentação aerodinâmica que venha a banir os três difusores disputados. Embora eu veja isto como improvável.

  11. Thiago Leopoldo disse:

    @Capelli

    Que tal o blog manter atualizada a pontuação do campeonato não pelas regras da FIA mas sim pela tabela proposta pela FOTA?! Ou pelo menos ambas?

    A sugestão que se vê em alguns fóruns gringos é que a FOTA não deveria enveredar no caminho de uma liga independente, mas sim criar seu próprio sistema de pontuação e divulguar à imprensa a sua classificação. Desde que as equipes concordassem, claro em disputar o campeonato da FIA fazendo valer as regras da FOTA (ainda que virtualmente). A ingenuidade desta idéia está no fato de que pilotos teriam que olhar para o título oficial da FIA e ignorá-lo.

    Por certo é mais aplicável do que outras alternativas ainda mais radicais. E qualquer que seja o posicionamento da FOTA (que até o momento é: não podemos ir fugir disso ou ficamos sem patrocinadores!) espero que não existam divergências entre as equipes. Pois se o que a FIA queria era gerar criar “rachas” entre as equipes, uma solução ousada pode simplesmente fazer a FOTA evaporar por desacordo das partes envolvidas.
    __________

    A propósito, a FIA publicou novas regulamentações desportivas e técnicas! Sim, técnicas.
    Segue em: http://www.fia.com/en-GB/sport/regulations/Pages/FIAFormulaOneWorldChampionship.aspx

  12. Vi a petição ontem, mas não vou assiná-la, pois a FIA já mostrou claramente que não está nem aí para o que o público pensa. Não é uma petição online que vai mudar a cabeça dos caras ou fazê-los pensar a respeito do que fizeram. E 1400 assinaturas, perto do que a Fórmula-1 tem de audiência, não faz nem cócegas nos cartolas do automobilismo mundial.

    Um protesto mais eficiente seria a queda de audiência das transmissões de TV, o que leva tempo, mas dá resultados, já que isso mexe diretamente nas finanças de Max, Bernie & Cia. Melhor ainda se o público deixar de assistir na TV e passar baixar as corridas na Internet (o que é possível).

  13. Júlio disse:

    Não consegui entender ainda o que viram de tão absurdo nesse novo regulamento.

    Duvido que o campeão será alguém que não esteja entre os 3 primeiros na pontuação geral. Essas simulações absurdas dariam o título ao piloto de qualquer maneira, não importa i tipo de pontuação. Imagine no sistema que estava em vigor, se um piloto vencesse as 8 primeiras corridas, o restante do campeonato seria uma mera formalidade, somente cumprimento de tabela…

    A única objeção que faço a esse novo regulamento é a volta do jogo de equipe, da definição do primeiro piloto em detrimento da disputa interna. Equipes que já têm seu piloto definido levam vantagem (McLaren, Williams, Renault, Brawn*), as demais estarão numa sinuca de bico para poderem definir seu piloto principal…

    *Não há dúvidas de que, se for para escolher alguém para ser o primeiro piloto, a Brawn escolherá o Button. Ele já estava confirmado no time, antes mesmo desse existir e [ainda] é o queridinho dos ingleses de Brackley.

  14. Youssef disse:

    Que é uma droga esse regulamento é. Mas olhando as etatísticas, as maiores diferenças foram em tempos de grande equilíbrio (70 a 80). De 1990 a 2008 só o do ano passado mudaria de mãos

  15. Estevan disse:

    No site da gazzetta dello sport tem uma pesquisa sobre a opinião das pessoas sobre o regulamento e está muito equlibrado. será que só nós achamos um absurdo?

    http://www.gazzetta.it/appsSondaggi/votazioneDispatch.do?method=risultati&idSondaggio=4693

  16. Renato Rolim disse:

    Assinei. Pelo menos é uma tentativa! Isso que fizeram, não existe.

  17. Roberto Taborda disse:

    Cara é revoltante ver tudo isso! Não da para acreditar que, um Massa, um Raikkonen, um Hamilton da vida com esses super-bicos nao irao tocar em alguem em alguma largada e ficar no fundo do grid, aí… Vão abandonar, obvio.! Para que correr riscos! Revoltante!

  18. Diogo Paixão disse:

    Assinei a minha!!

    I want to register my indignation for the decision of FIA, is unjust a champion of formula one is not determined for the criterion regularity. This is a disrespect to the fans of formula one.

  19. rodrigo salame disse:

    assinei!!

  20. A FIA conseguiu com sua genialidade acabar com o tesão de um campeonato que se revelava muito promissor e com essa notícia. Adeus pódios, agora só a vitóri ainteressa.

    Assinei tb a petição não deve dar em nada,mas mostra o nível de revolta dos amantes da F1

  21. Renato Ornelas disse:

    O que todo mundo já deve ter esquecido é que a vitória do Hamilton em SPA foi tirada dele.. Se fosse um fator para decisão de campeonato, será que os comissários teriam peito para tanto?

  22. Aderson disse:

    A FIA e o Bernie não querem atrair mais o interesse do publico para as corridas??
    E como é que fazem uma bos#@ dessas no regulamento?
    O Alonso deve tá P da vida nesse momento. A ideia dele era pontuar bem nesse inicio de campeonato pra depois tentar reagir e lutar por vitorias. De que adianta fazer isso agora?
    Tem que haver uma pressão da FOTA e dos pilotos pra acabar com essa ideia de jeca.

  23. Luiz G disse:

    Sou a favor da FIA valorizar a vitória, mas não de acabar com o pódio, afinal, o segundo lugar não vale mais nada. Deviam apenas aumentar a quantidade de pontos para o vencedor e pronto.

    Abraço.

  24. Emmanuel disse:

    Mas meu Deus, tanto se fala do campeonato decidido na Alemanha não sei pq??? Se fosse por pontos, e alguém ganhasse todas essas corridas também seria apenas uma formalidade confirmar tal soberania

  25. Arthur Simões disse:

    Já assinei.

    “Given the timeframe and the way in which these modifications were decided upon, we feel it is necessary to study closely the new situation and to do everything, especially in these difficult times, to maintain a stable framework for the regulations without continuous upheaval, that can be perplexing and confusing for car manufacturers, teams, the public and sponsors.”

    Em resumo:
    Ele sabe que é uma merda mas não vai acontecer nada para mudar essa nova regra.

    REVOLTANTE TUDO ISSO.
    Estão acabando com a F1.

  26. Ylan Marcel disse:

    Tomara que consigamos. Pensei num abaixo-assinado desses na hora, mas não imaginei que fossem fazê-lo!

  27. Tiago S. disse:

    Eu fiz minha parte lá, acho que não vai dar em nada, mas fiz. Porra como pode o cara fazer uma mudança dessas tão em cima do campeonato começar? Tipo as organizações não podem se manifestar? Afinal o que vai ser do público nas corridas se o campeonato foi decidido na Alemanha? Pode ser que pra esse ano o impacto seja pequeno já que os ingressos boa parte já foram vendidos… mas pros próximos anos, vai saber.

    O campeonato que foi ótimo no ano passado, tem tudo pra voltar a ser um lixo. Vamos supor que a Brawn esteja como nos treinos, e o Rubinho leve as primeiras 5 corridas. Quantas equipes vão se preocupar em continuar desenvolvendo o carro pro campeonato?

    Foi a atitude mais ridícula que já vi nos últimos anos de F1.

  28. Speeder_76 disse:

    Apesar de saber que isto pode não dar em nada, decidi fazer a minha parte: assinar a petição e espalhá-la a quem de direito.

    Quanto a aquilo que o Thiago colocou, das declarações do Luca di Montezemolo. não quer dizer que a FOTA abandone as coisas já, mas a hipótese fica a pairar, não acham?

    P.S: seja bem-vindo ao Twitter, Capelli!

  29. Thiago Leopoldo disse:

    Para quem ainda não pode ler, Luca di Montezemolo fala sobre a conduta a ser tomada pela FOTA, que precisaria estudar com cuidado a nova situação:

    “Given the timeframe and the way in which these modifications were decided upon, we feel it is necessary to study closely the new situation and to do everything, especially in these difficult times, to maintain a stable framework for the regulations without continuous upheaval, that can be perplexing and confusing for car manufacturers, teams, the public and sponsors.”

    Preocupações de quem realmente vê a repercussão das medidas e também o quanto seria danoso abandonar a saia da FIA no momento.

    A FIA provou hoje que não importa-se muito com o dinheiro investido dos patrocinadores e a imagem do esporte. O que claro, nunca foi nenhuma novidade.

  30. Thiago Leopoldo disse:

    Capelli, obrigado pela menção.

    Coletei a petição no fórum da revista autosport inglesa, sinceramente não me iludo com nenhuma repercussão da mesma.

    Ainda assim, segue para interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>