MENU

27 de abril de 2009 - 0:15Charges

Charge do Mantovani: GP do Bahrein

Arte: Bruno Mantovani

Arte: Bruno Mantovani

Comentários do Facebook

comentários

59 comentários

  1. js disse:

    Pois é Capelli,uma charge fala por mil palavras.agora o Rubens queria que o Piquet desse passagem para ele se esquecendo que era disputa por posição.

  2. qdo o Rubinho ganhar vai sair o quê?

  3. Sidewinder disse:

    Quando o Button estava na BAR em 2004, Já havia dado trabalho p’ro Barrichello mesmo este pilotando aquela super Ferrari.

  4. Jonas disse:

    Paulo Santos:

    Ele largou na frente no GP da China… o Button chegou na frente mesmo assim…

  5. PAULO SANTOS/RJ disse:

    O problema do Barrichello é classificação. Se ele se classificar bem, e na frente do Button, a sorte dele muda. Até agora ele não fez a pole. Ele tem que se esforçar mais para acertar o carro e fazer a pole. Só assim ele vai provar que é capaz. De outro jeito, a equipe vai acabar optando por da cobertura ao Button.

    Abraço a todos.

  6. Max disse:

    Nossa, parece que o povo aqui ta meio “stressado”. Relaxem o campeonato tem muito o que dar de alegrias e decepções ainda. Curtam, mesmo que os brasileiros não se superem.

    Abraços

  7. valdemir disse:

    Concordo com o Jonas. Não acho que o Barrichello é ruim, mas ele é extremamente covarde ao se esconder atrás de desculpas esfarrapadas, se fazendo de coitadinho há 17 anos. O Nelsinho não vem fazendo um bom campeonato, mas já mostrou que tem muito mais coragem e humildade que o Barrichello, pois não inventa desculpas para seus erros. Meu respeito pelo Nelsinho aumentou muito desde a semana passada, quando ele reconheceu que estava sentindo a pressão de correr num F1 a admitiu que não estava indo bem. Foi uma atitude simples e correta, de um piloto que pode até ter menos talento que o Rubens, mas é muito mais maduro.

  8. Klauss disse:

    Eu não tinha atinado com a possibilidade de interpretação para o “é muita areia pro caminhão do Barrica”.

    Barrichello Monster tá fazendo o que dá conta e ponto.

    Na verdade, o Button, que foi sempre muito elogiado na F-1 é que eu não achava aquilo tudo e que tá mostrando que realmente era aquilo que diziam.

    O Webber até podia mostrar que não era só leão de treino, mas agora ele se deu mal tendo um companheiro como o Vettel, huehueheuehu…

  9. Alan! disse:

    Pelo menos o Barrica ta em grande estilo!

  10. Marcelo Brum disse:

    Rubinho, siga o exemplo do Ronaldo Fenômeno:

    Queixe-se menos; TRABALHE mais!!!

    A sorte favorece a quem trabalha, e o Button parece já ter entendido isso – e com muito menos tempo de F1 do que você.

  11. Luiz G disse:

    Jugger,

    Pegou pesado! Realmente, se a Brawn tivésse chamado o Bruno Senna, estaria agora com mais possibilidades do que se encontra.

    Também é difícil entender por que não demitem o Barrichello por mal desempenho e não chamam o Bruno…?

    A única razão que me vem a mente é que, talvez o bom relacionamento entre Barrichello e Button façam valer a manutenção da dupla. Barrichello, com sua experiência, prepara o carro para o Button vencer…mais ou menos como nos tempos da Williams (1992) com Patrese preparando os carros para o Mansell vencer.

    Não sei se isso faz sentido ou se é um equívoco completo.

  12. Jonas disse:

    Eduardo Malheiros:

    Se buscarmos todos os anos de Ferrari do Barrichello vamos ver que ele também sempre tinha alguma coisa. O carro estava mais pesado que o do Schumacher, não choveu, choveu demais, estratégia diferente… Ninguém aqui critica por criticar. É pura constatação da realidade. Quando ouço os reclames do Barrichello penso: então, se esse problemas não acontecessem a ele, isso significa que ele ganharia todas as corridas! Mas… sempre tem alguma coisa atrapalhando o pobrezinho. Nunca o Rubens vem e diz: errei, ou hoje não era possível ganhar… Aparentemente, ele gosta de se fazer de coitado. O narrador da Globo comprou a idéia e ajuda mais ainda nessa imagem. Parece que Formula 1 são todos contra o Barrichello, enquanto não é, e muitos nem dão bola pra ele há anos. Você comentou que o Rubens nunca reclamou de nada, mas acesse algum site de notícias de F-1 e veja. Na Austrália, segundo o Barrichello, o carro estava saindo de frente. Na largada deu problema no câmbio, que teve de ser trocado na Malásia, o que, segundo ele, prejudicou a corrida. Na China, foi o freio. No Bahrein, o calor. Vê que nada disso precisava ser dito, apenas identificado pelo piloto e ele, como profissional, contornar essas dificuldades. Gente, Gilles Villeneuve deu uma volta em duas rodas! Ayrton Senna ganhou o GP do Brasil com apenas uma marcha nas ultimas voltas! Nigel Mansell empurrou o carro dele até a linha de chegada! E isso, para uma vitória pessoal… O Vettel ganhou uma corrida com uma Toro Rosso! Ganhar, mesmo quando tudo diz que não, que é impossível. Um esportista luta contra tudo isso sem reclamar. Antes de uma disputa com outros pilotos, a Formula 1 é o piloto superar-se a cada curva, ele contra ele mesmo.

    Por fim, não vejo nenhum ato ditatório do Capelli em seu blog. E se houvesse, não há obrigatoriedade em acessá-lo, portanto, está aqui quem quer. Devido ao grande número de leitores acredito que o blog passa a idéia de que a maioria apóia, a Formula 1 que a maioria vê. Assim como o Barrichello é criticado, o Bourdais também o é, assim como o Piquetzinho. Destes, nenhum está mostrando trabalho o suficiente para não o ser. No momento em que o Barrichello começar a ficar quieto e passar a ganhar corridas. Na hora em que o Piquet parar de se esconder atrás do sobrenome e for mais humilde e sentar o pé no acelerador e marcar pontos, o elogiaremos também. Simples assim.

  13. Eduardo Malheiros disse:

    É difícil tentar argumentar quando todo mundo leva pro seu lado. Quando eu me referi a sorte não quis dizer que automobilismo é um bingo, e por favor Capelli, me admira você, comparar o automobilismo e suas adversidades com a história do Ronaldo…!?
    E outra, o Rubinho nunca reclamou de nada, ele tá numa boa ciente de que os resultados vão vir quando tiver de acontecer, quem colocou o lance da sorte na jogada fui eu. Mas não coloquei assim sem mais, me baseei no problema de câmbio da primeira prova, que por sua vez levou a troca na Malásia, então o problema de um dos freios na China (que não bastasse reduzir a capacidade de redução da velocidade ainda desequilibra o carro completamente nas frenagens) e então o fato de ficar preso atrás de Piquet e Hamilton na prova levando ele e a equipe a alterarem a estratégia. E quando a ficar preso, normal, faz parte da prova e o próprio Rubens sabe disso, quando ele gesticulou para o Nelson quis dizer pra ele usar a cabeça. Mas quanto a isso concordo com vocês que era desnecessário, no entanto, compreensível se analisarmos o, desculpa o trocadilho, “calor” da corrida.

    Sugiro que acompanhem o blog do Ico nesta semana pois o mesmo escreverá coisas muito bacanas a respeito deste assunto com o pé no chão e a imparcialidade que lhe são características.

    E Capelli, sei que na condição de teu blog (afinal de contas é o blog “DO” Capelli) tens todo o direito de dar tuas opiniões, inclusive, deves. No entanto, considerando as proporções que este blog atingiu, julgo que no que diz respeito a de assuntos mais polêmicos poderias ser menos ditatório para que possamos dar possibilidade a todos de se expressarem suas opiniões, bem como contribuir para o fomento do esporte, e não o contrário.

    Por fim acreditem, não sou nenhum fã do Rubinho, com a morte do Senna me acostumei a torcer para equipes e não mais pilotos, no entanto, acho que devemos cair menos nas armadilhas da mídia e seus boatos diários infundados e nos atermos as coisas boas do esporte que tanto gostamos. Isso vale pro Rubinho quanto vale pra qualquer outro piloto, equipe ou situação.

    Abraço!

  14. Luiz Sergio disse:

    Calma pessoal, nossa realidade é só uma, Rubinho não vai disputar o título, mais como sempre ele vai fazer um ótimo papel de coajuvante.
    Para quem nem ia disputa essa temporada, ele está muito bem.
    Seu erro é não ver a realidade, colocar culpa nos outros, mais muitas pessoas são assim.
    Ele foi, e é um ótimo piloto, perguntem a equipe dele se estão arrependidos dele ser o segundo piloto da equipe Branw.

  15. Cassius Clay Regazonni disse:

    Sorte é a conjunção da competência com a oportunidade.

    Barrichello não é o pior, mas, com certeza é o piloto mais ridículo da história da F1. Seus defensores vivem em uma realidade paralela onde todos tentam sacanaear Barrichello e esse é sempre um coitadinho perseguido. Gardenal nessa turma!!!

  16. jugger disse:

    e pensar que agora o Brawn poderia estar com o Senna e seus patrocinios lá… pior que o Ruinzinho o Senna não é, e ainda teria uma verba para desenvolver o carro…

  17. Marcio disse:

    Tendo comprovadamente o melhor carro do campeonato, o Barrichello só subiu uma vez ao pódio graças a lambança entre Vettel e Kubica.
    E o Button, em quatro corridas, subiu em todas!!

    Não entendo aonde a experiência do Barrichello está para justificar sua contratação

  18. Luiz G disse:

    Conforme escrevi em outros blogs:

    Como crítico do Barrichello, acho justo citar que o que eu gostaria é que ele VENCESSE o campeonato!

    Eu não acordo ás 8:00 da manhã, nem fico acordado até as 3:00 ou ás 4:00 pra ter o prazer de vê-lo perder só para criticá-lo.

    Eu queria vê-lo VENCER e poder vir aqui e dizer que valeu a pena ficar acordado….

    Mas ficar acordado e vê-lo perder de forma ridícula, é irritante! Eu adoro esse esporte e vou continuar vendo…..mas cada vez, com menos boa vontade com o Barrica.

    Mesmo não tendo vencido ainda, se ele tivesse feito 4 segundos lugares, eu não o criticaria….mas não chegar nem no pódio?….E não esquecendo que, na primeira corrida, ele só chegou ao pódio por um acidente que tirou dois carros que estavam a sua frente.

    Não fosse isso, ele não teria feito nenhum pódio ainda……O Barrichello abusa da boa vontade de seus torcedores…

  19. jns disse:

    A situação do Rubens está complicada,agora não entendi ele gesticulando para o Piquet ele se esqueceu que era uma disputa de posição.

  20. FOX MULDER disse:

    rubinho para de comer poeira e ser um chorao e se aposenta logo !!!!!!!!!!!!

  21. ELF_TL72 disse:

    Eu sempre achei que em esportes de competição a palavra que ditava o campeão fosse “superação”. Já para os defensores do Rubinho a palavra é “sorte”. Se for assim, bingo foi elevado à categoria de esporte de alto nível.

  22. Sandro Freitas disse:

    essa ficou jóia!
    perfeito o trocadilho

  23. Luke disse:

    E o que foi aquele gesto pro Nelsinho? E a justificativa do Barrichello “ele deveria ter saído, pois estava muito mais lento, e sabia que não ia chegar na minha frente de jeito nenhum”. Ok sabidão, já que você tem o dom de adivinhar o resultado das corridas, deveria adivinhar que nunca vai ser campeão. E sinceramente, alguém aqui imaginou o Massa dizendo “As Force India deveriam abrir passagem, pois não tinham como chegar na minha frente”.
    Ao menos se despeça com dignidade Barrichello.

  24. Sidewinder disse:

    Rubinho sempre demorou para reconhecer seus defeitos, como por exemplo, quando corria pela Jordan. Na época, o carro dele vivia quebrando a embreagem, até que ele, ou alguém do time descobrir que ele pilotava com o pé descansando sobre o pedal da embreagem. Pô! Até eu que não dirigia ainda na época, sabia que não se dirige com o pé descansando sobre o pedal da embreagem.

  25. Flavio Costa disse:

    Pare de chorar e acelere Ruquinho chorão!!! Se bem que seu número 23 é micado…

  26. Sérgio disse:

    Capelli, não sei se você viu meu post anterior, a respeito das calotas que o Rubinho não utilizou. Ficaria muito grato se você puder esclarecer esse fato.

    • Capelli disse:

      Sérgio, é uma opção que cada piloto e seu engenheiro fazem no acerto do carro. É como usar uma asa diferente, ou uma regulagem de suspensão. Só isso. Não é uma “inovação” que um tem e o outro não.

  27. Corredor X disse:

    É verdade Jonas e Capelli.

    E o senninha falou isso hoje ou ontem em entrevista. Que o senna era um grande piloto pq se adaptava melhor ao carro. E que ele tenta seguir isto.

    O barrichello acho que foi acometido pela velhice hehehe, ficou rabugento. Só gosta das coisas do jeito dele. Pena que não tenha ficado mais maduro. Vejo no nelsinho um cara muito mais consciente e maduro ao falar dos próprios erros e desempenho.

  28. Jonas disse:

    Bem dessa… e para provocar um pouco. Hamilton estreou na F-1 em 2007 ao lado do bicampeão Fernando Alonso. Poderia ser segundo piloto, se contentar em chegar em segundo e ninguém iria criticá-lo. No entanto foi conquistando a confiança da equipe e dos torcedores, encarou o campeão e melhor piloto do grid de igual para igual, não reclamou que não conhecia os circuitos, não reclamou quando os espanhóis foram preconceituosos. Quando errou assumiu o erro. Brigou pelo título até o final e o perdeu por seus próprios erros. Passou o ano de 2008 correndo e esperando a chance de ganhar aparecer. Foi punido na Bélgica e no Japão por incompetência dos fiscais da FIA. Mesmo assim foi campeão, superando tudo e todos. Esse ano, pilota um carro ruim, mas de corrida em corrida vem mostrando um grande desenvolvimento, e sempre que pode agradece a equipe pela ajuda, e nunca põe a culpa em nada. Esse é o perfil de campeão.

  29. Jonas disse:

    Pois é… falta de sorte foi a desculpa de anos anteriores. Acredito que poucos carros são perfeitos e sem problemas um final de semana inteiro. Os grandes pilotos enxergam o problema e rapidamente aprendem a competir com os mesmos. Em épocas passadas era muito fácil ver carros com problemas graves de freio, pneus extremamente desgastados, marchas quebradas, fazendo voltas rápidas e ganhando corridas. Com toda a modernidade que há hoje em dia, reclamar deveria ser o último recurso de um piloto, e não o único e exclusivo.

    • Capelli disse:

      Ser vencedor é superar as adversidades. Olha o Ronaldo aí. Ele podia se arrastar em campo e reclamar de dores no joelho, no pé, no carinha que deu um carrinho desleal nele…

  30. Thiago disse:

    Falta de sorte?

    Falta é competência e noção da realidade quando passa a responsabilidade integral aos problemas no carro. Como se o carro do Button sempre estivesse perfeito…

  31. Eduardo Malheiros disse:

    É muito chato ver como o Barrichello, por ser hoje um avatar criado pela mídia, e não um ser humano como qualquer outro é tão facilmente taxado negativamente por algumas pessoas. O fato é que o Barrichello é um grande piloto, um dos melhores da fórmula 1 atual especialmente no que diz respeito “leitura” e trabalho de evolução dos carros, situação na qual será muito utilizado pela Brawn nos próximos meses.

    Barrichello teve problemas nas quatro primeiras provas, algo triste sim, mas que não pode ser usado contra ele já que a sorte, ou a falta dela, não é escolhida, pode apenas ser constatada. O Rubens tem andado de igual para igual, e muitas vezes até melhor que o Button em alguns treinos livres e isso não foi refletido na pista até o momento por pura falta de sorte. Tivemos aí problemas de câmbio nas duas primeiras provas, uma em decorrência da outra, problemas com freios na segunda e a quebra da aleta móvel do aerofólio dianteiro na quarta. Nada a ver com preferências da Brawn ou algo do tipo, simplesmente falta de sorte. Mas ela não pode durar para sempre e quando as situações forem novamente (e ao menos) normais, tenho certeza que o Barrichello dará ainda mais alegrias para a torcida brasileira… Não que boa parte dela mereça.

  32. Klauss disse:

    Legal o trabalho do Mantovani, mas pra mim são mais caricaturas que charges…

    E entro no coro da galera que quer ver as Charges do Capelli de volta!!!! :-D

  33. Célio disse:

    A charge não condiz com a verdade, Rubens tem o mesmo carro do Button, o problema é que ele é ruim para caramba, não é piloto vencedor, é segundão mesmo, esse é o papel dele.

  34. Sérgio disse:

    Um detalhe que passou despercebido na charge: o Button correu com aquelas calotas traseiras, pintadas com canetinha marca-texto, ao passo que o Rubinho correu durante todo o final de semana sem nenhuma calota nas rodas de trás. Capelli, por favor, você sabe qual é a finalidade das calotas traseiras, que nem todas as equipes têm usado? Por que só uma das Brawn utilizou o artefato?

  35. O pior é que assim fica dificil defender o rubinho rsrsrs

    So lembrando que a estratégia de tres paradas não é definida apenas pelo piloto. Agora é certo que se Rubinho parasse de falar as “desculpas” dele depois dos treinos/corridas muita gente não pegaria no seu pé.. se ele dissesse coisas do tipo “errei hoje” ou “não consegui um acerto bom para mim na corrida” seria melhor do que as desculpas como o calor por exemplo, apesar de que muita gente tb reclamou, mas não colocou como fator para algum resultado.

    Mas apesar de tudo não acho que ele venha fazendo uma má temporada.. afinal ninguém que é vice líder pode estar fazendo uma má temporada.. (isso é mal de brasileiro) o problema de Rubinho é que Button está realmente iluminado rsrsrs

  36. Seu Mário disse:

    Já estou ansioso para ver a animada!!

  37. Aderson disse:

    Pra mim, a charge disse tudo:
    “É muita areia pro caminhãozinho do Barrichello.”
    Defendi muito a volta do Rubens mas hoje já acredito que esse carro nas mãos do Bruno estaria rendendo mais.

  38. Luiz G disse:

    Não gostei da Charge!!

    A qualidade do trabalho do bruno é, somo sempre, impecável…..mas a idéia soou mal. Parece que Brawn deu um carro bom pro Jenson e um caminhão pro Rubens…

    Rubens tem o mesmo carro que ensosn, só que Jenson pisa no acelerador e Rubens no freio.
    Acelera essa carcaça Rubens!!!!

  39. Fabio disse:

    Eu acho fantástica essa eterna referência nas charges ao “sangue nos olhos” dito pelo Barrichello no início da temporada.

    Quanto à qualquer teoria conspiratória com relação à tática, influenciada pelo locutor oficial, esqueçam. Um cara que larga leve e tem por estratégia andar rápido o tempo todo, não pode deixar de ganhar posições na largada, e muito menos perder 4 voltas atrás do carro-paralelepípedo da Renault.

    O Barrichello deveria ter mais juízo em suas declarações e menos dentro da pista. Esse é o grande problema.

  40. Hamilton disse:

    sei não, essa pick-up Ford tem cara de que poderia andar bem na areia… ou não?

  41. Marcius disse:

    Os olhos vermelhos são de zumbi, porque ele já tava “morto” (fora da F1 com o fim da Honda) e “ressucitou”. Charge show de bola, como sempre.

  42. Corredor X disse:

    Aliás, tem uma justificavita pro olho vermelho: a poeira que o button faz ele comer, cai no olho também.

  43. Heitor disse:

    Rubinho vai ser o terceiro brasileiro a ir pro espaço.
    O primeiro vai ser o Nelsinho, no maximo em três corridas.

  44. Corredor X disse:

    Na verdade o mantovani tá sendo bonzinho com o barrichello ensinuando que o carro dele é diferente. Deveria era fazer o barrichello como o Tiranossaura, com os braços curtinhos. Visto que o que falta ao barrichello é BRAÇO! E tirar esses olhos vermelhos, pois de raiva e faca nos dentes ele não tem nada.

  45. Jonas disse:

    E como falar do Barrichello é irresistível a gente acaba esquecendo, mas o Button está mandando muito bem, fez uma corrida perfeita, foi arrojado quando precisou e muito constante depois que assumiu a primeira posição. É muito bacana ver isso, pois o pessoal acaba torcendo para os brasileiros instintivamente, e assim não percebe que há muita qualidade em outros pilotos. O Button é uma prova de que a Formula 1 precisa se equilibrar mais. Muitas vezes não damos bola a pilotos de equipes menores, que correm lá atrás. Mas há muita habilidade em equipes pequenas também. Button, assim como Barrichello, já era dado como carta fora do baralho, e agora, é favorito ao título, e o mais importante é que não dá nem pra dizer que ele é líder apenas pela equipe. Seu intrépido companheiro de equipe trata de mostrar o quanto Button é superior.

  46. Aluado disse:

    Rubinho, o SEGUNDO brasileiro a ir pro espaço uauhhauhauhau

  47. Jonas disse:

    Hahahahaha… muito boa a charge! E mesmo o Barrichello falando que tinha optado por fazer três paradas tem gente pondo a culpa no Ross Brawn. O que o Barrichello faz para os seus fãs serem tão dedicados?? A verdade é que, com ou sem Piquet na frente, 2 ou 3 paradas, o Barrichello não passaria deste quinto lugar, que aliás, só veio porque o Glock teve problemas, senão o Rubens chegaria onde largou.

  48. Francisco disse:

    aposenta rubinho!

  49. Luke disse:

    Já já vem as Barrichetes chorar que só pegam no pé do 1-B.

  50. Fábio Mota disse:

    Todo piloto tem o seu capacho favorito!! O do Button a gente conhece.

  51. pezzolo disse:

    capelli, rubens foi , FOI um ótimo piloto. principalmente em 1997, 1998, 1999. só acho q passou o tempo dele. só isso. tá passando vergonha esse ano. o que acha? escrevi disto no meu blog

  52. pezzolo disse:

    depois sou eu que odeio o rubinho… contra fatos não há argumentos!

  53. Thiago Reda disse:

    triste isso.. parece q o Ross gosta de usar o Rubinho como cobaia de estrategia..

  54. Rommel disse:

    Como sempre perfeita! Parabéns ao Mantovani!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>