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1 de abril de 2009 - 12:53Vídeos

Trulli merecia a punição?

A geração da televisão não mostrou o incidente que levou Jarno Trulli a perder o pódio no GP da Austrália. Mas como na era da colaboração todo mundo pode informar todo mundo, um cidadão australiano fez a sua parte. Publicou no Youtube um vídeo que fez das arquibancadas mostrando o que realmente aconteceu. Assista e julgue: Trulli merecia ser punido?

O ocorrido foi: Trulli escapou da pista sob bandeira amarela e Lewis Hamilton o ultrapassou. Logo depois, segundo o próprio Hamilton (isso o vídeo não mostra), devolveu a posição, já que é proibido ultrapassar sob tais condições. E quem levou o gancho foi o italiano da Toyota. Curioso observar que Timo Glock, com a outra Toyota, também escorregou na mesma curva, logo depois. Mas não perdeu posições.

Por mais que a regra diga que ultrapassagens são proibidas sob bandeira amarela, deve-se usar o bom senso. Hamilton não deveria ser punido por ultrapassar Trulli (como não foi), mas o italiano também não merecia perder 25s, já que a posição lhe foi devolvida por Lewis, que agiu com muito fair play.

O que você acha?

Ah, a dica foi do Hugo Becker.

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comentários

90 comentários

  1. Alan McLaren disse:

    Já o Massa aprendeu! O modo como ele agiu contra o Alonso em Nurburgring em 2007 e na Espanha tbm(se não me engano), foram dignas de schumacher…

  2. Jorge Costi Knoll - advogado disse:

    - O LEWIS, HAMILTON pelo jeito é um “péssimo” aluno. Tentou copiar o seu “mestre” o Schumi, mas na primeira mentira já se quebrou. O Schumacher(Michel) sempre foi esperto, trapaceiro, e assim galgou muitas vitórias e pontos. Mas o britânico quando quiz “aplicar” uma de “João Sem Braço”, se ralou, caiu em descrédito, ainda mais agravado por hostentar um título mundial. Te fraga meu. Tu não pilota que nem Airton Senna e nem age como ele. A diferença é muito grande.

  3. felipe guimaraes disse:

    POR FAVOR, TODOS OS VIDEOS DE F1 Q VCS ACHAREM FACAM DOWNLOAD !!!

    A FIA COLOCA UNS VIDEOS DE 20 MINUTOS PESADOS E PROLIXOS Q NINGUEM(PELO MENOS EU) TEM SACO E/OU TEMPO PRA VER…

    YOUTUBE DOWNLOADER NELES !!!

  4. Edgar disse:

    Bem observado, Renato.

  5. Renato Muller disse:

    Ih, cacilda, é melhor ter um bom advogado do que dois pilotos que acelerem!!!

  6. Alan McLaren disse:

    Só digo uma coisa: A Ferrari marcou quantos pontos em Merlboune? Quantos pontos marcou a McLaren agora, com a desclassificação do Hamilton???
    Tá explicado, sem mais!

  7. PG disse:

    É, Edgar,
    Agora resultado oficial da Fórmula 1 tá parecendo sentença de processo judicial no Brasil.
    Só é pra valer depois que não couber mais recurso, ou seja, transitar em julgado.
    E quando um esporte fica parecendo algo jurídico, não é coisa boa.

  8. Jorge Okamoto disse:

    EU SÓ NÃO ENTENDI PORQUE A FOM PROIBIU O VIDEO NO YOUTUBE SENDO QUE O RAPAZ GRAVOU DA CAMERA DELE….KKKK

  9. Paulo de Tarso Moraes disse:

    Acho q precisamos pontuar melhor essa história das punições.

    Primeiro: o fato do Hamilton ter passado o Trulli quando ele saiu da pista é motivo para punição?

    Segundo: se era motivo para punição, o correto não seria devolver a posição?

    Terceiro: se o Hamilton devolveu a posição, fazendo portanto o que era correto, é justo que ele seja punido??

    Ele foi punido por ter induzido o Trulli a cometer uma infração?

    QUAL SERIA A FORMA CORRETA DOS PILOTOS AGIREM NESTE CASO?

  10. Edgar disse:

    Começou a palhaçada de bastidores, logo na primeira corrida. Podemos concluir, assim, que a corrida e a definição da classificação não terminam na bandeira quadriculada e sim quase uma semana depois em Paris. Desculpem o desabafo e espero sinceramente estar errado, mas a F1 tá virando uma vitrine de frescuras e não é de hoje.

  11. KlauSS disse:

    Falei que eu ia esperar passar o 1º de abril…

    Sabia que estava estranha a punição pro Trulli se o Hamilton tivesse dito que tinha cedido a posição…

    Mas ainda assim a punição contrária tb tem ares estranhos… Foi-se a época em que os pilotos tb tinham consciência própria… Mas essa FIA onipotente realmente não me agrada. Parece o Grande Irmão do 1984

  12. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    Que confusão. Primeiro desclassificaram o Trulli, depois desclassificaram a desclassificação do Trulli. Mas para classificarem o Trulli desclassificando a sua desclassificação, tiveram que desclassificar o Hamilton assim desclassificando a McLaren.
    A F1 está ficando DESCLASSIFICADA.

  13. Jonas disse:

    Voltaram atrás… fizeram o justo, mas…

    Essa coisa louca que os comissários estão fazendo de querer punir tudo, tudo agora é atitude anti desportiva, manobra perigosa, condutas inapropriadas…

    O que estão fazendo com a Formula 1?? Deixem os pilotos correrem, deixem os caras disputarem uma freada, errar, bater. Agora, com carros que permitem ultrapassagens, com KERS, com pneus slicks, os pilotos terão medo de arriscar… para não serem punidos por velhotes que tratam a Formula 1 apenas como um negócio, e não como um esporte, uma paixão.

  14. Fabiano disse:

    O normal não seria devolver a 3ª posição ao Trulli e o quarto lugar ao Hamilton?

  15. Sandro disse:

    Pronto! Mudaram de novo!
    Primeiro, decidi-se que Trulli foi desclassificado.
    Depois Hamilton desclassificado!
    Caramba! Que zona, hein?!

  16. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    @ Felipe

    Eu não disse que haviam santos na F1 e acho que não tem lugar para os santos (Berger, Patrese, Damon Hill, e outros). Acho que o Barrica foi até agora, mas agora e tarde para ele mudar.
    Alguns tem a ilusão de pensar que a F1 antiga era romântica. Eu de minha parte acho que a partir do momento que criaram o campeonato de construtores a F1 abandonou o Eden.

  17. PG disse:

    Hamilton foi desclassificado. Pra consertar uma hagada, fizeram outra.
    E tiraram a punição de 25 seg para o Trulli, que voltou para 3º.
    Ué, mas punição de drive-thru não era imodificável?
    Essa Fórmula 1 tá parecendo reality show do Silvio Santos. Todo dia mudam as regras.

  18. Pedro F. disse:

    Oficial:
    Trulli de novo em 3º e Hamilton e McLaren-Mercedes desclassificados!
    Justiça!!!

  19. PG disse:

    É a segunda vez que filmagens amadoras mudam resultado de corrida. Ambas envolvendo Hamilton e safety car. A outra foi Japão 2007.

  20. Eduardo Casola Filho disse:

    Fair-play é complicado na Fórmula 1, principalmente falando de Trulli e Hamilton.

    Agora, essa história da Toyota recuar, tá me lembrando daquela utrapassagem do Hamilton ao Glock em Interlagos, será que há algo realmente ou será mera coincidência?

    E Capelli, cadê o Super-Trunfo?

  21. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    KKKKKK Danou-se!
    É o legítimo Dick Vigarista faz a sacanagens e se ferra.

  22. Thiago disse:

    “fair play” nada.. foi ordem da equipe..

    e o casao vai ser investigado denovo.. e talvez o resultado volte ao q era

  23. Ylan Marcel disse:

    Ainda bem que neste ano o Hamilton só vai andar na rabeira do grid. Assim, as decisões de punição ficam menos necessa´rias. Impressionante como esse sujeito se envolve em polêmicas!

  24. Ademar Luiz Mendonça Neto disse:

    Olha, sou torcedor da McLaren e admiro Hamilton como piloto, o cara é gênio. Mas devo discordar da idéia de “fairplay”, ele devolveu a posição por medo mesmo, afinal, tudo que ele faz na pista está sugeito a punições de lá e punições daqui. O cara respira: é punido, ele acelera: é punido, ele vira: é punido, ultrapassa: é punido, devolve posição: é punido… Resumindo: ele é punido por tudo. (Não estou dizendo que não houveram punições corretas, claro que tiveram, foi o caso da punição da França por cortar a chinkane e não devolver a posição ganha). Desta forma, com medo de ser punido por ter passado o Trulli, que estava fora da pista, ele reduziu e devolveu a posição.

    E se redução de velocidade devesse gerar uma punição,pode começar a distribuir punições para todos os primeiros colocados quando temos SCs, afinal, nas curvas que antecedem a relargada (ou seja, ainda anres do SC sair da pista), todos passam a andar a 10km/h !!!!

  25. Higor disse:

    Capelli, gostaria de fazer um pedido, que acho q muita gente tem a mesma curiosidade a respeito do Motor Home da Brawn Gp… você possui alguma imagem disponível ou sabe onde possamos ver? Desde Já grato.

  26. Flávio disse:

    Deixando claro que a punição ao Vettel foi por ele continuar na pista por cerca de 2 voltas com um carro todo arrebentado e com o perigo de soltar a roda e não pelo toque que teve com o Kubica!

  27. Flávio disse:

    Capelli, ninguém observou uma coisa: Qd o Glock escapa da pista e percebe a aproximação dos outros carros ele vira o carro bruscamente para a pista e acelera seu carro que patina e fica meio de lado devido a falta de aderência na grama e o volante virado para a pista o que deixa a entender que: a posição é garantida qd se esta na pista e não fora dela, certo?

    Se por acaso ali o Trulli fosse abandonar por qualquer problema que fosse? O Hamilton ficaria na pista esperando para ver se o carro ia parar ou não? Ele estacionaria seu carro? Outra coisa interessante do vídeo é: qd o Trulli esta na iminência de voltar para a pista mas com seu carro 100% na grama, o Hamilton esta com 100% do seu carro a frente e mais uma sobre e qd o Trulli volta para a pista o Hamilton nem na imagem esta!

    Faltou bom senso. Acho que a 3º posição é do Hamilton e dar 25 s para um piloto que não obteve vantagem indevida com a troca de posição já que não houve corrida em bandeira verde após isso é um absurdo. Eles querem aparecer mais do que as estrelas. Será que os dirigentes da FIA tomaram um curso intensivo com os dirigentes do futebol brasileiro?

  28. pierre xavier disse:

    pra mim o hamilton agiu de má fé, e é isso que vai ser investigado. a ultrapassagem do hamilton sobre o trulli valia, é lógico, trulli saiu da pista. o que não valia era o trulli retornar ao terceiro posto, o que parece que só aconteceu por conta do hamilton ter praticamente obrigado o trulli a ultrapassá-lo reduzindo sua velocidade durante a bandeira amarela. as falas do piloto e da equipe podem mostrar fairplay, má fé (minha opção) ou ignorância da regra.

  29. Frederico Cavalcante disse:

    Acho que o Hamilton agiu com fairplay, mas depois que houve a punição ao Trulli ele resolveu ficar na dele quietinho, ou seja, colocou o fairplay ralo abaixo. Acho que o Trulli deveria ter seu terceiro lugar devolvido e Hamilton em quarto.

  30. Celso M H disse:

    Realmente comeram bola com o coitado do Trulli……

  31. andre disse:

    40.7 All competing cars must then reduce speed and form up in line behind the safety car no more than ten car lengths apart and overtaking, with the following exceptions, is forbidden until the cars reach the Line after the safety car has returned to the pits. Overtaking will be permitted under the following circumstances :

    (…)

    - if any car slows with an obvious problem.

    o que Trulli disse: “When the safety car came out towards the end of the race Lewis Hamilton passed me but soon after he suddenly slowed down and pulled over to the side of the road,” said the Italian.

    “I thought he had a problem so I overtook him as there was nothing else I could do.”

  32. Hugo Becker disse:

    Valeu pelos créditos! A FIA reabriu hoje o processo e acho que teremos uma nova alteração no resultado final da prova. Assim espero!

    Abraço!

  33. Arthur Simões disse:

    COM CETREZA FOI INJUSTA!!

    A FIA só pode NÃO ter visto o que aconteceu.

  34. Filipe disse:

    Vamos por ordem e tentando entender a posição de comissarios, Toyota e McLaren.

    As regras são razoavelmente vagas. Estipulam só que os pilotos estão autorizados a passar um carro que esteja com problemas na pista (ou seja ninguem era obrigado a ficar atras do Vettel se arrastando por exemplo), mas não especifica se isto inclui saidas da pista ou não.

    Existe um precedente recente da punição do Trulli: o Massa levou um drive trough por isso naquele GP do Japão disputado sobre temporal em 2007, no caso dele saiu da pista e perdeu duas posições no processo, mas ultrapassou os dois carros de volta. O caso do Trulli tem a complicação do próprio Hamilton ter assumido que devolveu a posição.

    A Toyota desistir do recurso não tem nada a ver com admissão de culpa. As regras estipulam que ninguém pode reclamar de um drive trough (pelas mesmas e óbvias razões que nenhum time de futebol pode reclamar na justiça por conta de um penalti mal marcado) e a FIA decidiu ano passado após a confusão de Spa que o acrescimo de 25 segundos e drive trough são a mesma coisa (um enorme absurdo já que rovogar qualquer punição de acrescimo de tempo não muda em nada o que aconteceu na pista). Se a Toyota insistisse so ia gastar tempo e dinheiro a toa. Para quem não se lembra apesar de todo espetaculo da midia, o recurso do Hamilton após Spa não foi julgado, só desconsiderado por questões técnico, o mesmo aconteceria com o Trulli. Caso eles pudessem apelar, certamente argumentariam que como o carro do Hamilton estava lento e se encaixava na descrição da regra de quando a ultrapassagem sob amarela é valida.

    A razão pela qual a McLaren disse que concorda com a punição apesar de assumir publicamente que mandou o Hamilton diminuir é porque eles provavelmente planejavam entrar com um recurso contra o Trulli depois da prova de qualquer jeito usando o argumento de direção perigosa (o regulamento abre margem para a escapada dele durante a amarela ser encaixada ai). A posição defensiva da McLaren provavelmente era de que seria melhor garantir cinco pontos e tentar ganhar mais um depois do que correr o risco de levar uma punição. Ninguem nunca foi punido por ganhar posições em amarela assim, mas ninguem nunca foi punido por uma largada como a do Japão ano passado antes também, concordando ou não com as punições recentes do Hamilton é fácil perceber porque a McLaren é hoje cautelosa (para não dizer paranoica).

    Ou seja, não existe competição com regulamento tão confuso e obscuro como a F1 e a FIA não faz o menor esforço de esclarecer nada para os participantes. A coisa toda só aconterceu porque nem os pilotos, nem as equipes tinha certeza sobre como proceder.p

  35. Léo Engelmann disse:

    Meu, um tremendo de um furo isso.

    Ninguém da imprensa gravou. Mereceria um troféu quem gravou isso.

  36. Thiago Leopoldo disse:

    Sepang + fim de tarde + tempestade = !

  37. Gustavo Cristofolini disse:

    A pergunta é: “O que voce acha?”

    Eu acho horrivel o horario da corrida… Percebam no fina do video divulgado pelo australiano gente boa a posição do sol…

    Acho interessante que o Pinky e o Cerebro apenas se preocupem com o horario que a corrida será transmitida “nazoropa” (europa) por conta da audiencia e blah, blah, blah, mas, poxa vida, fazer os pilotos correrem a 300 km/h com sol na cara não dá!

    Ai agora fica essa lenga, lenga de que o Trulli ultrapassagem o Robinho, digo, Hamilton, punição pra lá, puniçao pra cá… Quem deveria ser punido é o cara que inventou da corrida ser no final da tarde, isso sim… Sei que não tem nada a ver com o assunto do post, mas acho que deveria ser comentado (afinal, já existe uma chiadeira por parte dos pilotos em função do horario da corrida na australia e em Sepang).

    Abraços.

  38. Thiago Leopoldo disse:

    Essa quinta se resolve tudo (acho):
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/74137

  39. Lucas Brunini disse:

    Absurdo!

  40. Impressionante é como as duas Toyotas saíram da pista no mesmo lugar sob bandeira amarela. Será que o rádio não avisou que o safety car tinha entrado?

  41. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    @ José

    E o que acontece se vc tira o pé? O piloto de trás não passa?

  42. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    Melou tudo!
    Farão a revisão da decisão. Este talvez venha a ser o mais longo GP da história, pois ainda não acabou.

  43. Jose disse:

    essa quem joga o rfactor mata de primeirra, no jogo -que é um simulados de corridas, portanto reproduz todas as regras do real- apareceria a mensagem “Driving too Slow” e o “pilotos tem que dar pasagem, perdendo por tanto a posição, os comissarios provavelmente tomaram a dicisão baseados nisso, sendo assim o Trully realmente nao poderia ter retomado a posição!
    tanto que a Toy-ota abdicou do recurso!!

    háá

  44. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    @ Ricardo Talarico

    Concordo com você. Ridicula a penalização ao Vettel, queriam que ele fizesse o que. Queriam que ele freasse o carro e deixasse o Kubica passar. Se é para ser assim podem por qualquer um para pilotar, é só dizer agora pode passar que o da frente vai parar.

  45. Don Victor disse:

    Renato Muller, em tentativa pró-ferrari a fia deu ganho de causa a essa pseudo-escuderia na ultrapassagem de Hamilton, e por incompetência de seu piloto, perdeu a posição pra Hamilton na mesma manobra… azar deles… a lei da formula-1 desde qdo comecei a assistir eh a do mais rapido… em ambos casos Hamilton devolveu!!!!

    Sou branco, e pouco me importo com raças e credos, (não falo d vc renato) mas mtos aki estão julgando a cor dele… eh ridiculo isso!!! Eu gosto de Hamilton pq o kra eh f*** corre mto, e msm assim tem esses momentos de fair-play, e msm assim td mundo cai de pau em cima dele!!! Keria ver se o schumacher fizesse isso, ninguem aki iria reclamar!!!! E pq??? Pq a f-1 hj para os brasileiros se resulta somente em duas coisas, ferrari e pilotos brasileiros!!! Já para mim, curto qm corre mesmo… Hamilton, Vettel e Kubica tem dado um show em tds os outros oponentes, independente de suas equipes e nacionalidades!!!

  46. Don Victor disse:

    Lewis Hamilton foi mto polido ao até diminuir a velocidade como podem notar… ele passou mto mais lento naquela variante de baixa velocidade comparado aos demais a seguir no video, e depois de passa-lo continuou em velocidade normal apropriada iniciar a reta de alta velocidade… e segundo ordens da cúpula Mclarista Hamilton inseguro devolve a posição, até ai nada de anormal… Mas a bandeira amarela é clara e ninguém deve ultrapassar durante a mesma, salvo se este tiver envolvido em acidentes e ou com o carro totalmente fora da direção correta da corrida…

    Em suma, como podem reparar no video o Trulli errou e pro azar dele ele perdeu a posição… azar o dele… agora perder 25 segundos acho mta pilantragem da FIA… esta q deveria reordenar o carro de trulli para atrás de hamilton (motivo obvio e justo) e assim todos seguiriam seus caminhos felizes e sem maiores problemas!!!!!

  47. Alan McLaren disse:

    Ah, e faltou dizer que, o Raikkonen jogar o cara pra fora foi completamente normal, naquele gp de Spa. Quer dizer, se o Hamilton n corta a chicane e deixa bater, provavelmente fariam ele largar de ultimo na corrida seguinte, se corta a chicane tem que devolver, devolveu de forma “sacana”, devolveu, mas o Raikkonen na hora de defender foi um “santo”, né? A isso ninguém vê… O Raikkonen tinha muuuuuuuuuuuito espaço por dentro, mas ele vai espalhando e deixando o Hamilton sem espaço, sendo que, eles estando lado a lado, com a proxima curva a favor do Lewis, qualquer um veria que o Hamilton sairia na frente, a menos que o Raikkonen fizesse o que fez.

    Tipo Schumacher x Villeneuve em 1997, só que em menores proporções… Isso, NINGUÉM VÊ!!!

  48. Alan McLaren disse:

    No Japão do ano passado, eu disse, o Massa bateu nele e levou a mesma punição que ele levou por errar o ponto de freada na largada, msm sem ter acertado ninguém! Ano passado, se alguém for capaz de provar que o Hamilton mereceu todas as 6 punições ano passado, eu paro de falar, até pq vai comprovar que, mesmo sendo punido a rodo, o cara ainda sim foi campeão, sem ficar “devendo nada”! E só falta virem falar que teve favorecimento do Glock.

  49. KlauSS disse:

    “Tome cuidado com o que você vier a ler ou ouvir hoje… ”

    Vou pensar até amanhã pra ver… heuehuehuehue. O Hamilton que devolveu posição mesmo?

  50. Não sei porque acho isso (odeio ser irônico! Hahaha), mas acho que quiseram favorecer um certo inglês que não conseguiu o pódio…

  51. Ricardo Talarico disse:

    Na F-1, não são pilotos e carros que disputam posições.
    São comissários que decidem o resultado final.
    Prá tudo tem que vir alguma punição. Quase tudo tá na lista do “NÃO PODE”.
    PORRA ! Deixem os caras correrem e disputarem as posições !!
    Ridícula a punição, já que foi uma “retomada” de posição original, devolvida pelo Hamilton, que era o interessado.
    Na verdade, nem o Hamiltom deveria devolver. Se o cara é ruim prá sair da pista, seja em “amarela” ou não, azar dele. Quem mandou ser bração ?
    Ridículo também é a FIA, ou quem quer que seja, querer apontar culpado na batida entre Vettel e Kubica, e em várias outras.
    Deviam deixar rolar. O espetáculo seria beneficiado.
    Abrax !!

  52. Paulinha disse:

    A situação dos pilotos e equipes neste caso, é bem difícil, pois qualquer decisão tomada por qualquer um dos envolvidos, gera muita discução entre regras e bom senso .
    Mas, acho realmente que o grande vilão dessa história toda é a própria FIA, pois não haviam câmeras cobrindo todo o autódromo. Como podemos verificar. (Para quem não sabe o Diretor de Prova e todos os comissários, assistem e aplicam as penalizações pelas imagens geradas pela tv local). A FIA também monitora todas as conversas entre equipes e pilotos… Por este motivo me causou estranheza a penalização do Trulli qdo vi o vídeo do espectador e a solicitação a Hamilton pela MCLaren
    Qto à MCLaren dizer achar certa a penalidade, estão vendo seu próprio lado. Quem faria diferente?
    Agora a Toyota não se pronunciar… Isso sim, é estranho. Até não recorrer tudo bem, mas não cutucar a FIA pelo erro… Interesses ou Politica, vai saber?

  53. andre disse:

    a mclaren agiu de má fé, o que já é comum.

  54. Olavo disse:

    O Hamilton passou, agora se o Hamilton passou e fosse punido, o Rubinho também passou o Vettel, em condições parecidas (está certo que estava tripé) que ainda estava na pista, ou seja punição pra ele também.

  55. Thiago Leopoldo disse:

    @Andre
    Tem gente dizendo que isso aí é 1º de Abril também.

    ________________

    Regulamento Esportivo da F1 Art 40, Safety Car (página 24): http://argent.fia.com/web/fia-public.nsf/B875CF540CCF75E5C125758300329A2B/$FILE/1-2009%20F1%20SPORTING%20REGULATIONS%20(Showing%20Alterations)%2024-03-2009.pdf

  56. Renato Muller disse:

    Em Spa o Hamilton foi garfado? Pela entrega de posição mandrake????

    No Japão ele foi garfado? Por parar o carro e fazer o Vettel bater?

    Fala sério…

  57. Fabio disse:

    Se fosse o Hamilton que tivesse saído da pista, teria um tratorzinho pra trazer ele de volta. Tem muita gente que ganha com a imagem dele, naum só na Inglaterra como aqui na Alemanha também, onde a TV que transmite tem dado enorme cobertura e apoio à sua carreira. Pela FIA e patrocinadores, ele vai ser campeaum 8, 9 vezes. O bolso deles agradece. Esporte? em segundo plano.

  58. Madruwá disse:

    f1 anda ridícula…. tudo vai pro tapetão, tudo é passível de punição, tudo vai pro tribunal, jub-judíce e o caramba…
    ridícula punição…

  59. Alan McLaren disse:

    Como alguém pode dizer que “começou o favorecimento ao britânico???”
    Ano passado foi ridiculo, Spa, Japão, etc… Garfaram o cara a torto e a direito! O Massa acerta o cara e leva a mesma punição que o Hamilton, que não bateu em ninguem, e foi punido por passar do ponto de frenagem…

    Queriam mais o que? -5 pontos pro cara cada vez que ele vencesse? Eu, hein…

  60. felipe disse:

    @ Emilio

    gozado que todos os Dick Vigaristas da Fórmula 1 foram campeões com um brasileiro sendo vice… por que será?

  61. Andre disse:

    Capelli, dê uma olhada em : http://tinyurl.com/cm4p7r

  62. Athos disse:

    Pra mim, o Hamilton não devia mesmo ser punido ao ultrapassar o trulli quando este estava na grama: isto é fato.
    o erro foi da equipe Toyota, que deveria ter orientado o Trulli a esperar atrás da Mclaren até uma melhor avaliação, se tivesse tempo hábil, ou então terminar em 4º e depois apelar do resultado.

  63. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    Pessoal! Vcs estão esquecendo que o Hamilton diminuia velocidade e por isto, e só por isto o Trulli passou. O Hamilton é que deveria ter sido punido por haver diminuido a velocidade. Esta é a regra.

  64. Luc disse:

    Amigos,
    1- Na F1 não existe Far-play, isso é uma competição de muitos milhoes de dollares !!!!
    2- O Trulli errou, lamentavelmente, mas errou, e com isso perdeu a posição
    3- A Toyota é que tinha que avisaar ao Trulli para não passar o Hamilton e com isso termunaria em 4th.
    5- O Hamilton, escaldado, lavou as mãos, ou seja passa aí Trulli !!!!

  65. Daniel disse:

    Ppara o Renato Muller: em 2008, quem foi punido 6 vezes foi o inglês e mesmo assim foi campeão.

  66. Aderson disse:

    Ué? Então era pro Hamilton parar total qdo visse o Trulli na grama e esperasse o italiano voltar a pista?
    Qual é? Não tinha como o Hamilton fazer isso. A ultrapassagem do Hamilton foi uma consequençia da saida do Trulli.

  67. Kadu Nogueira disse:

    Punição ridícula. A “ultrapassagem” não foi em disputa por posição, tremenda cagada dos comissários.

  68. Alexandre Santiago disse:

    Capelli, falando em vídeos no youtube, olha isso, que tosquisse do Kimi Raikkonen. http://www.youtube.com/watch?v=4HHUkHbgAtM&e deixou o cara da iTV sem jeito.

  69. andre disse:

    primeiro a mclaren pede para o hamilton devolver a posição (ou hamilton devolve porque quer, tanto faz), depois os comissários entendem que trulli ultrapassou hamilton por vontade própria e o punem. em vez de a mclaren esclarecer as coisas, ela dá entrevistas dizendo que é a favor da punição ao italiano? tem algo aí que não encaixa.

  70. Thiago Leopoldo disse:

    @Dudezi
    Não surpreenda-se!

    @Leandro
    Tranquilo!

  71. Ricardo Silva disse:

    Bons eram os tempos em que a corrida terminava com a bandeirada.

    Mas um dia a Ferrari decidiu que iria vencer entrando nos boxes. E no ano passado na Bélgica ela conseguiu que corridas fossem ganhas até mesmo depois do podium.

    O resto é conseqüência.

  72. Leandro disse:

    @ Thiago Leopoldo.

    Não seria questão de corrigir. Agora já tá feito e é assim que deve ficar. Eu digo (e nem sei se seria possível, como por exemplo, considerar a volta anterior), que o “mais justo” seria manter a quarta posição pro Trulli.

  73. juan Paul montracy disse:

    No limite passou o Hamilton devolvendo a posição pro trulli, foi na área do acidente do nakajima, a imagem q passou foi da câmera on-board do trulli…

  74. Dudezi disse:

    Acho injusto o Trulli ter sido punido pois Hamilton recebeu ordens para deixar o Trulli passar, e como o próprio Trulli disse, Hamilton estava tão lento que ele não tinha outra opção se não passar pois achava que o inglês tinha algum problema com o carro.

    Mas o que achei pior em tudo isso foi assistir uma entrevista de Martin Whitmarsh depois da corrida aonde ele não menciona que a McLaren mandou Hamilton deixar o Trulli passar e diz que a posição da equipe é que a FIA deve punir Trulli pela ultrapassagem com o safety car na pista.

  75. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    @ Julio

    O fair play do Hamilton realmente me relembrou imensamente o GP do Japão 2007.
    A Fórmula 1 não pode existir sem um Dick Vigarista.

  76. Thiago Leopoldo disse:

    No momento é mais interessante pensar em reclamar sobre isso daqui:

    http://uk.weather.com/weather/10day-Kuala-Lumpur-MYXX0008

  77. Thiago Leopoldo disse:

    @Leandro

    Tentar corrigir o problema concedendo um P4 seria uma aberração maior.
    Deixa como está, a própria Toyota já abriu mão.

  78. Felipe Fugazi disse:

    Deveria imperar o bom senso, o Trulli escapou da pista, mas não foi aquela escapppaaada, ele retornou e o fair-play do Hamilton foi correto.
    Curioso é o fato que no finalzinho do video, podemos ver que embora o Vettel estivesse sem bico, sem suspensão e com a roda pendurada, estava em movimento, e todo mundo passou ele, podemos ver o Alonso fazer isso, e ninguem foi punido.
    Dois pesos e duas medidas?

  79. Emilio - um gaúcho que fugiu do frio disse:

    Os comissários comeram bola, pois se é proibido ultrapassar com o carro de segurança também o é diminuir a velocidade. Portanto se o Trulli foi penalizado por ultrapassar o Hamilton também deveria ter sido por diminuir a velocidade.
    Quando o Hamilton ultrapassou o Trulli o carro de segurança ainda não havia entrado, pois se observarmos na filmagem da reta veremos que mais alguém é ultrapassado após a escapada do Glock.

  80. Leandro disse:

    Eu concordo que o uso do bom senso. Mas aí caímos em algo subjeivo (e já houve vários “erros assim” no passado tbem.

    Eu não concordo com a punição, principalmente pelo fato de ter todo mundo cruzado a linha junto, ou seja, os 25s foram, de fato, muito tempo e fez o italiano despencar sua posição de chegada.

    Porém, o Trulli escapou da pista. Escapando da pista significa (obviamente) q está fora – momentaneamente – da corrida. Por isso não há problema na “ultrapassagem” do Hamilton. No entanto, o Trulli consegue voltar pra corrida, mas aí já na quarta posição, que é onde deveria ficar. Se o Hamilton deixou-o o ultrapassar por fair play (por ordens da equipe), a Toyota deveria se prevenir e informar ao seu piloto ficar por ali mesmo.

    Vale lembrar. Se um piloto bate, ou quebra, sob bandeira amarela, ele será retirado da corrida e perderá suas posições. Sob a bandeira amarela, a corrida continua, porém não pode ultrapassar. Falo isso somente pra reforçar o fato de que se algum piloto sair da pista, rodar, etc, ele será ultrapassado, e não poderá recuperar as posições posteriormente.

    Resumindo: Achei injusto pela corrida q o Trulli fez, e por essa “besteirinha”, terem acrescido 25s quando todos chegaram juntos. Mas acho que o terceiro lugar caberia mesmo ao Hamilton. Não sei se teria como, mas se pudesse, eu daria o quarto lugar pra Toyota em função desse “desentendimento” todo.

  81. Júlio disse:

    O Hamilton ainda disse que “devolveu” a posição por instrução da equipe…
    Hamilton é muito “esperto” às vezes, lembram-se do Gp do Japão de 2007, em que ele tirou o Vettel e o Webber da corrida?

    Segundo o regulamento o Trulli passou o Hamilton em bandeira amarela, fato, tomou punição. Se foi merecida ou não aí é outra história, mas que foi justa foi, até porque quando Hamilton o passou ele tinha saído da pista…

  82. Thiago Leopoldo disse:

    Drive through’s não podem ser questionados.

    E pelo o que a Toyota deu a entender em seu comunicado, a afimativa acima seria utilizada sempre que tentassem justificar algo. Então desistiram.

    Parece que Toyota e Williams andam concedendo um certo crédito às regras da FIA e as decisões sobre apelações. Além de que Nick Fry andou agradecendo B. Ecclesntone em entrevista.

    Hmmm… por que será?

    [/polêmico mode]

  83. Matheus Araújo disse:

    Lucas, era o Vettel.

  84. Lucas disse:

    Impressão minha, ou a Red Bull que passou estava sem bico?

  85. Ontem no Limite, eles mostraram Onboard com o Trulli e Hamilton o momento em que o italiano passa o inglês e ”recupera” o 3º lugar. Procurando esse momento…

  86. Vands disse:

    Punição injusta. Mas o estranho é a Toyota desistir da apelação contra essa punição.

  87. Renato Muller disse:

    Começou… primeiro favorecimento ao britânico em 2009. Vamos ver até onde vai a lista…

  88. Capelli disse:

    Vídeo mostra incidente entre Jarno Trulli e Lewis Hamilton na Austrália. Será que Trulli merecia ser punido? http://migre.me/ii4

  89. andre disse:

    a história foi explicada pela metade. eu ainda não tinha lido nada sobre o fair play do hamilton. se foi isso que aconteceu mesmo, a punição a trulli foi extremamente injusta. agora, os fiscais também provavelmente não puderam perceber que hamilton devolveu a posição por fair play, então hamilton teria a obrigação de avisá-los disso, assim com certeza a punição ao italiano seria retirada.

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