MENU

23 de maio de 2009 - 10:45Análises

Rapidinhas da classificação: Mônaco

Foto: Divulgação/Brawn

Foto: Divulgação/Brawn

- Sexta classificação, quarta pole de Jenson Button. A fase do inglês é fenomenal, imbatível. Não foi o mais rápido nem no Q1, nem no Q2. Mas na hora em que precisou acelerar, foi lá e cravou a pole position. Sério candidato à vitória amanhã, que seria a quinta em seis corridas.

- Destaque para o renascimento da Ferrari, que está muito viva para a corida. Kimi Raikkonen, com o interruptor ligado, fez um treino que finalmente lembrou o antigo homem de gelo, aquele que ganhava admiradores pela velocidade irresistível. Perdeu a pole para Button apenas na última volta, mesmo assim por uma diferença mínima, 25 milésimos. Saindo da primeira fila, pode encerrar o incômodo jejum de um ano sem vitórias.

- Rubens Barrichello não foi mal, pelo contrário. Manteve bom ritmo, esteve sempre entre os primeiros. Mas, no finalzinho, foi superado por Kimi e Button. Sai em terceiro e tem boas chances na corrida, embora não seja tão favorito quanto Button, mesmo com o melhor carro.

- Quarto lugar para Sebastian Vettel, que passou a impressão de que poderia mais no treino. Imaginei até uma pole sua, mas, mesmo assim, um bom resultado.

- Felipe Massa sai em quinto, o que não é uma posição ruim. Porém, levou um capote de Kimi Raikkonen, mais de meio segundo atrás. Se larga bem mais pesado – o que vamos descobrir daqui a pouco -, tudo bem. Se estão em condições parecidas, realmente fez um mau treino. O que pode ser explicado pelo erro logo no Q1, quando escapou nos Esses da Piscina e quebrou o bico do carro.

- Falando em erro, Lewis Hamilton larga lá no fim do pelotão, 16º. Saiu de traseira na Mirabeau, quebrou a suspensão traseira esquerda e interrompeu o treino por alguns minutos. Não pôde mais voltar e vai sofrer na corrida. Seu companheiro Kovalainen sai em sétimo, o que mostra o potencial da McLaren. O inglês poderia, muito provavelmente, brigar pelas duas primeiras filas, mas jogou fora. Mônaco é assim.

- Nelsinho Piquet foi outro que errou, rodando logo após a La Rascasse. Não comprometeu o treino por causa disso, embora tenha caído no Q2, como de costume. Sai em 12º, contra 9º de Fernando Alonso. Não foi de todo ruim.

- Williams bem, com Rosberg em 6º e Nakajima em 10º. Gostaria muito de ver um carro de Frank & Head no pódio monegasco.

- Destaque para os fiascos de BMW e Toyota, ocupantes das últimas duas filas da corrida. Simplesmente irreconhecíveis, andaram o tempo todo atrás, perdendo até para as Force India. Da BMW, que vem mal há tempos, até se esperava isso. Os japoneses é que surpreenderam negativamente, não se encontraram em Mônaco.

- Se tudo ocorrer conforme o script, a corrida deve definir-se entre Button e Raikkonen, com larga vantagem pra o inglês. Mas como a margem de erro em Monte Carlo é mínima – para não dizer inexistente – tudo pode acontecer. Basta uma trapalhada de alguém na primeira curva para virar a corrida de cabeça pra baixo.

- Bastante provável também é uma entrada do Safety Car, que pode mudar todo o cenário. É para isso que Hamilton torce apaixonadamente.

- Perspectiva de uma boa prova amanhã. Mas, se ninguém cometer erros, será um carrossel sonolento.

Grid GP de Mônaco 2009

Comentários do Facebook

comentários

34 comentários

  1. vitor disse:

    helton ai no brasil a transmissao dos GPs deve ser diferente da ca para portugal…
    na q2 o massa tb foi perturbado em sua ultima volta????? ele na q2 e na q3 ficou a meio segundo do kimi!!
    o kimi para ter as duas ultimas voltas limpas, na primeira queimou tempo, tudo uma questao de estrategia…e este ano o resultado em qualificaçao vai em 3-3…ambos ja c o mm erro da equipa e ficarem fora logo na q1…
    e se fores ver os pesos de ambos para a corrida, so quando o massa arrancou de 16 e que estava mais pesado que o kimi, de resto em todas as outras o kimi esta ou c o mm peso ou c mais…

  2. Guilherme disse:

    Capelli, uma pequena dúvida. Não é no GP de Mônaco que o Rubinho vai se tornar o piloto com maior número de voltas em corridas, superando o Schumacher???

    Abraço!

  3. KBK disse:

    Ótima volta do Button, mas creio que Raikkonen tem ritmo de prova melhor. Se o finlandês assumir a ponta na largada, deve ganhar. Senão, Button.

    Se a corrida for chata, pelo menos a paisagem é boa.

  4. Juliano Lima disse:

    Desculpem-me “cornetas” de plantão, mas amanhã vai dar Barrichello!
    Já vou adiantando:
    - kimi pula na frente
    - barrichello e button andam juntos até o reabastecimento
    - button volta atrás de alonso (ou nakajima) e padece…

    p.s: e o “gavião” na narração: “eu disse que ia dar button!” (é muito cara de pau…)

  5. Elton disse:

    Capelli, o Massa naum fez um treino ruim, ele foi atrapalhado em sua volta rápida… a 3ª e ultima volta, que deveria vir muito boa foi atrapalhada pelo Webber, dah pra ver claramente q ele tem q tirar o pé…
    Massa teria feito a pole se naum fosse por isso…
    mas alguns ainda poem o Iceman na sua frente, desculpem amigos, mas Raikkonen está morto, aquele cara que disputava forte com Alonso e com Schumacher não existe mais…
    Massa foi mais rapido em todos os treinos e classificações desde o início do campeonato, e foi mais rápido ano passado tbm… Raikkonen tem é q aproveitar, teve sorte… tanto Barricas quanto Massa quanto Vettel estavam em condições mais rápidas e melhores pra tirar essa segunda colocação dele… mas veremos a corrida, veremos de ele vai continuar em segundo… Vencer eu duvido…. ficar em segundo tbm vai ser difícil… é bem capaz dele se cansar e parar pra tomar um sorvete…

  6. Gente boa, esqueçam o barrica, com o ross brawn dirigindo a equipe, e tendo escolhido, como primeiro piloto, o button, ele com certeza vai ganhar o campeonato, se os outros pilotos não conseguirem acompanhar o ritmo da brawn gp.
    Mas, em mônaco, sendo aquele tunel estreito, para os pilotos correrem, muita coisa pode acontecer, com o sesenrolar da corrida. Mesmo o button, se o kimi conseguir acompanhá-lo como o segundo, vai ter pressão do homem-de-gelo, que está tinindo e com sede, para sair da zica, em que ele se encontra.
    Trulli e glock e toyotta, kubica e heidfeld e bmw parece que engataram marcha-a-ré, ou esqueceram o freio-de-mão puxado, ou quem sabe estão pisando no freio e não no acelerador do carro.
    Estão precisando do barrica para acertarem a toyotta. Pagando bem ele é capaz de topar acertar a toyotta para depois levar pau do trulli ou do glock!
    Eu que torcia pro barrica, depois de alguns gps, perdi a esperança de ver ele cumprir o que falou, no inicio da temporada! Foi só começar prá valer para ele mostrar que não aprendeu nadinha, nos seis anos em que esteve ao lado do schumacher!
    Por decência e dignidade, se não corre para vencer o button, repito, vencer o button em todos os gps, que restarem,pegue o seu boné e vá curtir a família e jogar golf com os filhos! Seu tempo já passou e a idade não a “estrela” é que está fazendo seu carro, estar mais pesado, para tomar o vexame que lhe dá o button!

  7. Sidewinder disse:

    E atenção! Agora o burrinho deu um ultimato ( é, mais um ) no jornal The Mirror que vencerá a corrida e calará a boca de algumas pessoas. Como sempre, rápido no microfone, já nas pistas…

  8. Júlio Cesar disse:

    Olha, se você parar para ver, o Barrichello largou melhor que o Button em todas as corridas (exceto na Austrália, quando teve problemas de câmbio na largada), então quem sabe ainda pode buscar a liderança já na largada, pois ele larga no lado limpo e por isso tem alguma vantagem sobre o Raikkonen. Mas é esperar para ver, ninguém sabe.

  9. Button tá sobrando,se a regra de quem vencer mais valesse esse ano, ele já seria campeão!

    E a Williams tem que ir pro pódio! Go Williams Go!!!

  10. Luiz G disse:

    Barrichello só ganha se tiver muita sorte….infelizmente, sorte não é o ponto forte do Barrichello.

    …mas eu preferia ver um brasileiro mais digno do que Barrichello sucedendo Senna.

  11. MARK disse:

    Fui só eu que notei que Hamilton e Heidfeld fizeram o mesmo tempo no Q3?
    As propalbilidades de alguem dar uma de Derek Daly em 80 na primeira curva são altas.

  12. s3th disse:

    só o button melhorou o tempo no Q3… todos os outros foram melhores no Q2

  13. Sidewinder disse:

    Se a F1 é um circo, então que fique o tartaruga. É ele quem faz nossa alegria toda vez que põe a boca no microfone. Sorry Barrichello’s Fan Club.

  14. Felipe Fugazi disse:

    O ‘X” da questão é:
    Quantos carros perderão suas enormes asas dianteiras amanhã na Saint Devote?
    Porque com essas trapizongas enormes na frente do carro, se do terceiro pra trás tiver um toque…se eu fosse piloto, e largasse lá atrás (Hamilton, Piquet Jr., Glock…) largava dos boxes, com tanque lotado, pra contorna-la por dentro. Tenho certeza que vai ter Safety Car amanhã.

  15. ELF_TL72 disse:

    Esse meio kg de diferença entre Button e Barrichello, seriam de lágrimas?

  16. Ridson disse:

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/treino-classificatorio-gp-de-monaco.html

    divulgando o blog neste ótimo blog, o blog do capelli…
    meu blog é novo, tem uma semana ainda, e engatinhando, tem como objetivo falar de História e de f1; podendo articular as duas coisas, melhor ainda.
    se puder, dê uma visita..convite a todos que leem este blog …
    o link é do último post, com pitacos e reflexões sobre a classificação…abraços

    em relação a este post…massa decepcionante, rubens bem, raikkonen bem, e button detonando…o homem está numa fase…impressionante.
    hamilton entretanto…

  17. Cassius Clay Regazonni disse:

    EXTRA!!! EXTRA!!! Acabo de lançar a campanha FICA BARRICHELLO!!! Vamos em uma corrente por todo o Brasil garantir Barrichello ano que vem. Sem ele a F1 vai perder a graça…

    Basta os amigos depositarem R$ 10,00 (dez reais) cada um em minha conta bancária e eu prometo que irei a todos os GP’s até o fim do ano com uma placa de motivação “SEEEEEEEEEEEEEEENTA A BOOOOOOOOTA RUBIIIIIIIIINHO!!!!” para nosso melhor piloto de todos os tempos continuar na F1 até os seus 50 aninhos e mais de 500 grandes prêmios!!!

  18. KBK disse:

    Impressão minha ou é a primeira vez que alguém larga com mais de 700kg?

    Cassius, to aceitando notebooks.

  19. Cassius Clay Regazonni disse:

    Conexão banda larga R$ 130,00.
    Notebook de última geração: R$ 5,000,00.
    Ver os fãs puxarem o saco do Barrichello e depois ver Jenson Button calando a matraca dos Puxa-sacos e do segundão: NÃO TEM PREÇO!!!!

    A GALERA QUE GOSTA DO BARRICA DEVIA FALAR PARA ELE MUDAR DE CATEGORIA, a F1 e Barrichello, definitivamente não combinam. Viva o medíocre Barrichello!!!! Ele só me dá alegrias, HAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!

  20. João disse:

    Pesos:

    1. Jenson Button 647.5
    2. Kimi Raikkonen 644.0
    3. Rubens Barrichello 648.0
    4. Sebastian Vettel 631.5
    5. Felipe Massa 643.5
    6. Nico Rosberg 642.0
    7. Heikki Kovalainen 644.0
    8. Mark Webber 646.5
    9. Fernando Alonso 654.0
    10. Kazuki Nakajima 668.0
    11. Sebastien Buemi 670.0
    12. Nelson Piquet 673.1
    13. Giancarlo Fisichella 693.0
    14. Sebastien Bourdais 699.5
    15. Adrian Sutil 670.0
    16. Lewis Hamilton 645.5
    17. Nick Heidfeld 680.0
    18. Robert Kubica 6960
    19. Jarno Trulli 688.3
    20. Timo Glock 700.8

  21. KBK disse:

    RBR não tem o mesmo rendimento em Monaco, parece.

    Preparem-se para o trem do Fisico amanhã. Ali deve dar uma bandeira amarela…

  22. Sidewinder disse:

    Sempre achei o Button um piloto de ponta, mas nunca o imaginei como favorito ao título. Só é difícil torder p’ra ele por causa do estilo muito limpo dele guiar, que lembra muito o do Prost. Não lembro de nenhuma disputa empolgante do Jenson para ganhar posição.
    Torço mesmo é para o Vettel que, mesmo demonstrando alguns erros bisonhos, é do tipo que empolga pela ousadia. Será ele o Schumacher de amanhã?

  23. Felipe Maciel disse:

    Quanto ao Massa, o problema não foi exatamente combustível. Ainda não saíram os pesos mas com certeza o problema foi o tráfego, a TV mostrou que ele teve Mark Webber à sua frente quando foi abrir a volta mais importante. “Mais importante” no caso é a terceira volta do pneu, que é o momento x da Ferrari. O Massa nem mesmo terminou aquela volta, recolheu direto para os boxes e teve de se contentar com o tempo da segunda volta.

    Assim como o Felipe, o Vettel também pegou tráfego, só não me lembro quem estava à frente dele. Mas dava pro alemão ter se saído melhor.

    Sorte de quem teve espaço, azar de quem foi atrapalhado. O negócio agora é se virar na Saint Devote. E a Brawn ainda não é nenhum ícone de largada, sempre tem um dos dois carros perdendo posição, por isso o Kimi tem alguma chance. Mas o grande favorito claro que é o Button, que pode coroar o auge da carreira com uma vitória em Monte Carlo. Aí depois ninguém segura mais…

  24. Caique disse:

    Sei nao hein capelli acho que dessa vez se a ferrari no fizer cagada a corrida e do raikonen e so ele andar como andou no treino

  25. Aderson disse:

    Putz, quem é consegue parar o “MIG22″ do Button.
    O inglês tá voando baixo com esse avião.

  26. Helder disse:

    Tenho uma duvida, a Ferrari já estreou o novo difusor?

  27. Jobson disse:

    A Toyota está realmente achando motivos para deixar a categoria! E a BMW já está pensando no carro de 2010?

  28. Will Bill disse:

    E todos os brasileiros ficaram atrás de seus companheiros de equipe.
    Tomara que eles tenham melhor sorte amanhã…

  29. MANDRUWA disse:

    Capeleta, seu palpite sobre a briga política: FERRARI, acerta as contas com a FIA ou vai abrir uma F-Ferrari?

    • Capelli disse:

      Eles brigam, brigam, brigam, mas sempre dão um jeito de se entender. Todo mundo perde com uma cisão. Nem toco no assunto porque é chato, cansativo e antigo.

  30. Fabio disse:

    Do Barrica nem falo mais… Achei péssima classificação do Massa, se comparado ao Kimi. Se o finlandês ganha, ou mesmo faz um bom pódio, toda aquela ladainha que o Massa fica falando que ama a Ferrari, blabla, de nada vai adiantar. Segunda-feira mesmo já colocam o Alonso no lugar dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>