MENU

18 de junho de 2009 - 21:03Análises

O rei está nu

A Fórmula 1, do jeito que conhecemos hoje, acabou. Pelo menos é o que ameaçou a FOTA hoje, que depois de reunião na sede da Renault em Enstone, emitiu comunicado dizendo que vai organizar seu próprio campeonato e mandar Max Mosley lamber sabão. A nova categoria seria formada por Ferrari, McLaren, BMW Sauber, Brawn, Red Bull, Toro Rosso, Renault e Toyota.

É a afronta mais séria até agora, mas não acho que signifique o fim do mundo. Será que Max Mosley vai ser tonto de bancar um campeonato com Williams, Force India e mais oito novatas? Patrocinadores, certamente, pularão fora aos montes.

Pode acontecer? Ainda acho difícil, a menos que Mosley esteja realmente senil. Diferentemente no ocorrido quando a Indy desmembrou-se em IRL e Cart, não há equipes de um lado e equipes de outro. A Williams, que se garantiu na “F1″, tem um grande peso histórico, mas deixou de ser uma equipe grande já vão alguns anos. A Force India, com todo o respeito, é uma piada. Os dois times aliados de Mosley vão correr com que motores, se Toyota e Mercedes debandaram? A Cosworth teria condições de fornecer propulsores a todas as equipes do campeonato?

Max e Bernie estão isolados, sem nenhum apoio de peso. Se ao menos a Ferrari estivesse ao seu lado, tudo bem. Mas não está. Nessa queda de braço, são eles quem mais tem a perder. Terão um nome, mas não terão mais a essência. Desfilam uma bela roupa, mas que ninguém consegue enxergar.

A história ainda vai longe e me arrisco a dizer que só terminará quando Mosley for reeleito ou derrubado da FIA nas eleições deste final de ano. Como mais novo feliz proprietário de um império de nada, ele provavelmente acabará defenestrado. O processo todo começou com a desmoralização pública, que teve um primeiro capítulo com a orgia sadomasoquista do ano passado e que atinge um novo grau com o comunicado de hoje. A FOTA hoje disse, com outras palavras, que o rei está nu. Resta saber se Mosley continuará achando seu modelito apropriado.

Comentários do Facebook

comentários

53 comentários

  1. rubrns filho disse:

    um abraço EUDEMAR LAFORGA.
    Sempre F 1 ‘OUTRO MESTRE’ Assim o concidero!

  2. rubrns filho disse:

    CAPELLI vc entendeu onde seu GRÊMIO ESTIVER NA A B OU C LA VC ESTARA.

  3. Eudemar Laforga disse:

    GENTE, VAI SER PRECISO MUITO DINHEIRO, PRA FAZEREM UM NOVO CAMPEONATO DE F1, FORA DA FIA! a FOTA ESTÁ MALUCA, PENSANDO QUE ISTO VAI SER UMA BELEZA!
    VAI DAR COM OS BURROS NÁGUA, NÃO ENCONTRARÃO PATROCINADORES, COM ESTA CRISE ECONOMICA, PARA BRINCAREM DE CORRIDAS, SIM, POIS TERÃO DOIS PILOTOS, CONCORRENDO, PRA QUEM IRÃO ESCOLHER, PRA VENCER!
    SERÁ UM CAOS TOTAL!
    NÃO VÃO CONSEGUIR MONTAR CAMPEONATO, NENHUM, POIS TUDO GIRA EM TORNO, DE MAX E BERNIE, NÃO TERÃO OUTRA OPCÃO!
    OU F1 COM A FIA OU NÃO VAI TER F1 EM 2010!

  4. Sidewinder disse:

    Cisão? Duvido!

  5. Thiago disse:

    Sei não, como a FIA está querendo processar as equipes imediatamente…acho que vai ser difícil um acordo acontecer.

  6. Aderson disse:

    Posso estar enganado, mas depois que eu lí que a lista de inscritos para 2010 só sairá no inicio do ano que vem e não amanhã, começo a acreditar que não vai haver racha nenhum.
    FOTA e FIA vão discutir um novo pacto de concordia, todo mundo vai sorrir e a F1 continua.

  7. rubrns filho disse:

    A formula 1. a muito tempo não tem carros homogeneos; estando isto, sempre em torno de duas equipes ou trez. Queremos velocidade com segurança. Todas as outras Formulas buscam por isso; afinal de contas as novidades das pistas chegam em nossos carros; e para investimentos com vida não deve haver teto. Nunca li que um dos “NÚS” estivesem interesados na segurança dos Pilotos.
    Como diria um amigo meu : Vão para a baicha de la Égua.
    Mas onde meu time estiver verei a trasmissão.
    CAPELLI sempre CRUZEIRO. Eu sempre FLAMENGO e cada um com seu TIME. Na serie em que etiver. Espero que entendam.

  8. Onyas disse:

    Independente de gostar ou não da FIA, Max Mosley, Bernie Ecclestone – e eu sou um que não gosto – nós temos que analisar friamente.

    O que a FOTA vai fazer com 8 equipes de montadoras, ou seja, cada uma mais interessada em vender o seu peixe do que qualquer outra coisa, sendo que novas equipes é algo fora de questão? Quem colocaria uma equipe nova para competir com montadoras que investem quantias obscenas em seus carros? 16 carros no grid? Espero que não. Equipes com 3 carros? Seria o mais coerente.

    Posso estar errado, mas não acredito que a FOTA possa montar uma categoria que chame a atenção tirando o nome das 8 equipes e pilotos. E se a Toyota, que teve prejuízo pela primeira vez, resolver sair da categoria nova no meio do ano, como a Honda fez de supetão? Pode acontecer. E toda a logística, patrocínios e contratos que já foram assinados? E os autódromos? Vai ter GP da Papua Nova Guiné ou coisa assim? Enfim, tanto para a FIA como para a FOTA é uma jogada de risco muito, mas muito alta.

    Eu ainda não acredito muito nessa “cisão”, não é possível que por uma guerra de vaidades ambas as partes aceitem perder tanto. Mas, se acontecer, só irão restar lembraças daquilo que foi a maior categoria do automobilismo mundial. RIP F1…

  9. meunomenaoéjohnny disse:

    ah sim, e se houvesse um campeonato paralelo, com certeza eu o assistiria.
    claro q a F1 tem historia, mas o mosley é simplesmente ridiculo. E pensar que pior que o balestre fosse impossivel…

  10. meunomenaoéjohnny disse:

    só acredito vendo.

  11. SPLASHANDGOPENALTY disse:

    Capelli,por conta da expectativa de criação desse novo campeonato das equipes dissidentes,a Rede globo será obrigada a transmitir as corridas da F1 sem as equipes principais,já que tem contrato com o Bernie?A consequência será que poderemos ter,finalmente,a transmissão da principal categoria automobilística mudando de emissora (com conteúdo melhor,se possível) ,certo?

  12. anônimo disse:

    Muito bom Capelli. Concordo plenamente. Moxley está louco. Quer brigar com a elite da indústria automobilística mundial. Se a FOTA montar um campeonato paralelo a Fórmula 1 tende a se enfraquecer extremamente e até falir. No final das contas, daqui a alguns anos, o nome seria novamente vendido às equipes, e tudo voltaria a ser como antes. A não ser pelos episódios lamentáveis protagonizados pelo desequilibrado Max Mosley. Vá fazer suruba nazista e deixe a Fórmula 1 em paz!!!

  13. Miguel Direito disse:

    Começem a comprar livros e DVDs históricos sobre F1…

    Existem uns DVDs sobre a década de setenta da DUKE, que são do melhor para se ver o mundo da F1 na zona de boxes, etc…Existem livros muito bons, como um com fotos do jornal Daily mail…

    Como Português, já estou com saudades e nostálgico…Stewart, Clark, Peterson, Villeneuve, Piquet v Prost, de Angelis, Peter Revson, Tyrrell, Lotus, Brabham…

  14. Klauss disse:

    Acho que o Mosley veio cavando há tempos seu túmulo com regras estapafúrdias a cada par de anos, sempre fazendo isso para tirar a vantagem de quem vencia para criar uma competitividade artificial.

    Só digo uma coisa – havendo o campeonato novo da FOTA, ou a derrubada do Mosley, que a nova categoria ou o novo dirigente passem a resgatar e respeitar tradições dentro do automobilismo…

    Na boa, com as regras “revolucionárias”, só faltava premiar o primeiro e o último colocados, e ir diminuindo a pontuação deixando o prejuízo pro pessoal “do meio” do grid…

    Mosley já vai tarde…

  15. MANDRUWA disse:

    Gente, o Flavio Gomes fez uma ótima análise sobre o conflito, tá no blog dele… completamente imparcial…
    A verdade é que vai virar uma bagunça de todo o jeito…
    só uma questão: teria a Fota condições de organizar um campeonato mundial, com todas as equipes sobre as mesmas regras, sem entrar em conflito de interesses?
    Conseguiriam eles se unirem em torno de um regulamento que fosse realmente isento, sem puxar a sardinha para qqr lado?? Vcs se lembram do estrago que fez um difusorzinho de merda no começo do ano??, virou um c* de maria-joana, simplemente fez todo mundo pirar…
    E a logística, e a parte comercial, e as pistas, contratos com TV, patrocínio???
    Até o Raikkonen já disse que prefere ficar na F1, mas vai com a ferrari, provavelmente por causa do contrato….
    Achava que a “F1″ ficaria do lado das equipes…
    já não tenho tanta certeza assim….

  16. Sérgio disse:

    Quer saber? Ao contrário de muitos, torço para que haja mesmo essa cisão. Afinal, não é exatamente uma cisão, uma vez que apenas duas equipes pouco significativas ficarão de fora da nova categoria (convenhamos: a Williams só tem nome). O importante é que teremos a chance de expurgar de vez três sujeitos insuportáveis: Mosley, Bernie e…. Galvão Bueno, já que a Globo pode ficar com a “velha F-1″!

  17. Antonio disse:

    Até suporto notícias sobre :Tsunami, crise mundial, aviões caindo no meio do mar sem explicação e o “caramba a quatro”…..

    Mas, “fim da F1″?

    ‘Cê ‘tá brincando né, Capelli?

    (vou ter de aumentar minha dose de Gardenal….)

  18. Sidewinder disse:

    E no Top 10 de hoje:
    Eu quero é ver o o-coooooo… só na mãozada deitei oito mas detestei matar…

  19. Bruno Santos disse:

    Realmente achei que tudo iria se resolver, mas como Felipe Massa já declarou, parece que esse povo todo tem 12 anos de idade, birra pra cá, birra pra lá, todo mundo fazendo beicinho e “puxando sardinha” pro seu lado, realmente achei que não dava pra piorar.
    Será que depois disso Max Mosley continuará irredutível? Será que os fãs de automobilismo vão preferir uma Fórmula 1 sem as principais estrelas? E os patrocinadores irão para qual lado? Eu sinceramente e seguramente penderia para o lado da FOTA.
    Alguém aí ja viu circo sem palhaço? cada vez mais acredito que os palhaços que estão tentando pintar somos nós mesmos, os admiradores da velocidade e de toda a tradição que tomou conta do mundo desde 1950.

  20. O Rei está nu: uma análise sobre a situação de Mosley http://migre.me/2vZZ #f1 #blog

  21. Marcos Almeida disse:

    Obaaaa. Agora é que o Rubinho não se aposenta mesmo!!!

  22. Robson Moraes disse:

    Só sei de uma coisa: vai ser uma merda fazer estatísticas da F1 daqui pra frente.

  23. Onyas disse:

    Capelli, mas será que a FOTA tem condições de montar um campeonato até o ano que vem?

    Dinheiro, patrocinadores, as equipes têm. Interessados não irão faltar. Mas e as pistas? Os contratos não são com a FIA? A FOTA então teria que correr atrás de GPs, e tem toda a questão burocrática, logística, e tudo mais.

    Mesmo parecendo ser a única opção, será um começo difícil para a suposta nova categoria…

  24. Luiz G disse:

    Pois é Capelli…Você finalizou ocm o que eu dizer.

    Isso tudo começou com o flagra da orgia em cima de Mosley. Após este episódio, ele começou a arregaçar as mangas para mostrar poder e desviar a atenção da mídia.

    Não há como saber se ele ficou de mal com a vida e quis se vingar, ou como ficou sua relação nas “internas” da F1….Ou se é apenas sede de poder mesmo.

    Mas diante disso tudo, não entendo como pode ser tão difícil expulsá-lo da FIA e pronto.

    A F1 gera muito dinheiro e interesse mundial para se curvar diante da vontade de um só homem. Se Mosley conhecesse um pouco de história, saberia que, todo o ditador, um dia, cai.

  25. Lucas Brunini disse:

    E a Globo? Tempo atrás passou até no jornal nacional um representante da globo fechando a renovação de contrato com o Bernie por mais não sei quantos anos.

    Continua na F1 ou vai atrás da Ferrari? E o contrato?

  26. Goncalo disse:

    Mandem o Max e o bernie para a reforma.
    Sinta falta da verdadeira Formula 1 em que os herois eram os pilotos e as equipes.
    Agora os actores principais deste circo que está uma palhaçada, são Max Mosley, Bernie e os patroes das equipas.
    Deixem a competicao para quem a tem no sangue ( Ferrari e as equipas tradicionais ) e vao chatear outros.
    É preciso ser mto burro mesmo para querer uma guerra com os contrutores, eles têm tudo tecnologia, meios, e dinheiro.
    Quero a “velha” Formula 1 de volta.

  27. Luiz Sergio disse:

    Molley e FIA, vão fazer parceria com a Formula Indy, por 4 motivos:
    CARROS RÁPIDOS, FORTES, PILOTOS COM NOMES QUE SÓ PERDEM PARA OS FAMOSOS DA F1 E O MAIS IMPORTANDE É O QUE Molley quer atualmente “CARROS BARATOS “.

  28. Aderson disse:

    Apenas completando: a Cosworth forneceria motores para todas equipes novatas, alem de Williams e Force India.

  29. Aderson disse:

    Quem deve estar rindo com tudo isso é a Cosworth que passaria a ser a unica fornecedora de motores da categoria.
    E as equipes novatas que não conseguiram ser aceitas pela FIA.
    Prodrive, Lola e companhia estariam automaticamente aceitas para que haja um grid cheio em 2010.

  30. Sheldonn Rêis disse:

    O suposto fim da F1 faz com que cheguemos a algumas importantes conclusões.
    É uma pena que uma categoria que começou com ideais tão românticos e disputas tão acirradas termine de uma forma tão torpe. Dirigentes que estão pondo em primeiro lugar interesses pessoais em detrimento do que realmente importa e faz com que eles sejam importantes, que é a própria categoria esportiva, a F1. Mais um exemplo de ganância desmedida.
    No entanto não pensemos que a queda de braço FIA x FOTA é uma luta de bem contra o mal, muito pelo contrário. Enquanto de um lado temos Bernie Eclestone e Max Moley do outro temos Luca de Montezemollo, Flavio Briattore e Ron Dennis (que apesar de tudo certamente está sim envolvido nessa sem sombra de dúvidas, até pq é uma forma de retornar triunfalmente à categoria). Todos nessa briga estão lutando por seus interesses e infelizmente me parece claro que a desportividade está em segundo plano tanto para FIA quanto para a FOTA .
    Agora algumas dúvidas me perseguem e não consigo tirar conclusões exatas. O que a FIA na figura do Eclestone e do Mosley ganhariam com essa redução de gastos das equipes? As mais atingidas são as próprias equipes que parecem não se incomodar com esses gastos; aparentemente não faz sentido, pois está pondo a galinha dos ovos de ouro da dupla em risco.
    Outra. Caso o cisma permaneça, quem liderará a nova categoria? Se tivesse em umm mesa de apostas jogaria todas as minhas fichas no Montezemollo, aí veremos tudo mesmo voltar ao que é. Será que as outras dicidentes não temem isso?
    Esse assunto realmente tem panos para manga e não se esgotará aqui. Eséro que algum amigo possa solucionar esses questionamentos.

  31. Maicon Libardoni disse:

    Torço para a nova categoria se tornar a vedadeira f1 e fazer assim uma categoria sem politicagens e suas regras serem feitas pelos pilotos e equipes e não por pessoas que não estão com suas bundas fétidas em um carro e andam com gravatas e fazem orgias sem convidar o nelson piquet heheh(nelson piquet ficou brabo pq naum tinha convidado ele heheh).

    Max e Bernie, esses caras mataram a f1 para entrar na história.

  32. RODRIGO SALAME disse:

    capelli,

    uma coisa que não consigo entender… a CVC não é a detentora de quase totalidade das ações da f1 ?? digamos assim, donos? então porque eles não interveem em nada disso?
    impossivel uma empresa ver bilhões de dolares escoando pelo ralo e nunca fazer nada.. nunca dar nenhum pitaco sequer…

    não sei de que modo eles poderiam intervir, mas que a “briga” seria outra, isso concerteza.

    basta vc pensar assim… se vc fosse dono de uma empresa gigante, vá lá um santander, você iria arriscar patrocinar uma f1 com williams e times desconhecidos, ou um campeonato novo com varias montadoras e cheio de atrativos que também vai rodar o mundo?

    eu não pensaria 2x… a resposta é meio obvia.

    na minha opnião, agora derrubam moxley, com certeza.

    abs

    • Capelli disse:

      Ainda é cedo, mas provavelmente a CVC vai entrar com uma ação contra as equipes por quebra de contrato ou algo assim. É uma forma de recuperar parte do prejuízo.

  33. Will disse:

    Perde a F1, perdem as equipes, perdem os fãs.
    A única que vence e a ignorância.

  34. Gabi disse:

    Pink e Cérebro se deram mal.

  35. ELF_TL72 disse:

    ax tinha que vestir seu pijaminha da SS, ir para a caminha com suas “babás” e se aposentar da F1.
    Na minha humilde opinião, o cara que que tinha que tocar isso aí era o Berger. Ele é o Marcão da F1, todo mundo gosta dele. Desde os mecânicos, aos pilotos e dirigentes das equipes. Já guiou, liderou a associação dos pilotos, já foi diretor da BMW, dono de equipe e sabe tudo de negócios e bastidores.
    Max e Bernie, que ficarão com o restolho, deviam ao menos respeitar a marca “F1″ e criar outro nome para essa sobra. Pode ser F1/2-boca.
    Já a nova categoria, se sair do papel, vai ter que arrumar outro nome, pq a dupla gagá com certeza não vai abrir mão da marca.
    Como só ficaram os times top de linha, sugiro Top One, ou T1.

  36. Renan disse:

    Bem… pilotos??? Eu to aki!!!!

  37. MANDRUWA disse:

    Em meio a muita merda, só sei de uma coisa: ande estiverem essas 8 equipes, estarão os patrocinadores… estará o dinheiro… e estarão os pilotos…
    é aí, caros, que estará a verdadeira F1…ao lado de carros e pilotos..

  38. Vic Menezes disse:

    O Balestre podia ser um nazi-fascista filho da p**a, mas ele ao menos sabia o que era melhor para o esporte.

    Espero que as oito rebeldes façam uma brecha no novo campeonato para disputar as 24 Horas de Le Mans, ou as 500 Milhas de Indianapolis (ou ambas!).

  39. Gabriel Pedreschi disse:

    A primeira corrida da F1 foi em Silverstone e o anuncio do começo do fim foi realizado em Silverstone…
    F1 não pode acabar D:

  40. Jean Gustavo disse:

    Não entendo esse Max, porque sera que ele mesmo não monta o seu campeonatinho de corrida de jegues no nordeste do Brasil e nao aplica a cada 2 meses as “novas” regras que pingam no restinho de massa cinzenta que tem na cabeça desse cidadão. Eu to com as equipes da Fota.

  41. Filipe disse:

    Capelli, quando houve a divisão nos EUA só a Foyt e a Galles (que disputou os 2 campeonatos) foram para a IRL, a Cart ficou com todo o calendário (salvo por Indianapolis), quase todas as equipes e pilotos.

  42. rodrigo disse:

    se e para ser que seja feito um novo campeonato pos todos que gostam de f1 como ela e acompanharam as equipes e deixaram sen nada a “dupla dinamica” da f1 que tanto fez e consequiu acabar com 60 anos de historia mas para o bem dos amantes da f1 as equipes retomaram a historia limpando dela toda a colera

  43. Bruno disse:

    Uma pena o que está acontecendo. Mas na realidade o que vai acontecer é que vamos continuar assistindo o mesmo campeonato de todos os anos. Mas agora com outro nome…

    PS: o velho está ficando gaga!

  44. Herik disse:

    Não acho que tenha acabado por aí. Mas o que mais me chamou a atenção no comunicado da FOTA foram as alfinetadas no Tio Bernie. É com ele que está, como sempre, a peteca. Max Mosley, penso, está mais para um louco Nero, colocando fogo na “sua” Roma.

  45. Gustavo Cristofolini disse:

    Eu apenas acho muito triste. 60 anos de história para, derrepente, por milindre (do pinky e cérebro) acabar assim. Pior é que parecia que a F1 conseguia voltar a encontrar um norte. Tivemos corridas com algumas ultrapassagens neste ano, diria até que vem sendo divertido, apesar das insistencia do Button em não deixar mais ninguem vencer corridas. Vai surgir outro campeonato?? Ótimo. Max Mosley e Bernie Ecclestones que vão pra PQP!!

  46. Mais sobre a nova categoria no blog do @ivancapelli http://migre.me/2tZU #Fim da F1?

  47. RT @ivancapelli: FOTA gritou hoje: "o rei está nu". Mosley continuará desfilando seu lindo e imaginário modelito? http://migre.me/2tZU

  48. Paulo Blanco disse:

    Não acho que seja só uma ameaça, parece até o desfecho mais lógico depois que as negociações afundaram nos últimos dias, principalmente com a carta da FIA xingando a FOTA pelos quatro cantos.

  49. A casa caiu, no dia 18 de Junho de 2009 a F1 se desmembrou e acabou com uma história de quase 60 anos.

  50. Capelli disse:

    FOTA gritou hoje: "o rei está nu". Será que Mosley continuará desfilando seu lindo e imaginário modelito? http://migre.me/2tZU

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>