MENU

20 de junho de 2009 - 10:45Análises

Rapidinhas da classificação: Inglaterra

- Pela segunda classificação seguida, deu Sebastian Vettel na cabeça. O alemão da Red Bull fez uma grande volta no final e superou seu companheiro Mark Webber, que parecia favorito absoluto à pole position e terminou apenas em terceiro lugar.

- Durante a classificação, ficou claro que a Red Bull está sobrando em Silverstone. Seja efeito do bico novo ou não, o fato é que Vettel e Webber despontam como favoritos à vitória. A Brawn, hoje, não foi nem sombra da equipe dominadora do início do campeonato.

- No entanto, Rubens Barrichello soube aproveitar-se de um erro de Webber em sua volta rápida para enfiar-se entre os touros vermelhos. Vai sair na primeira fila, numa pista que gosta. Me arrisco a dizer que é a melhor oportunidade de vitória do brasileiro na temporada até aqui.

- Principalmente porque seu companheiro, Jenson Button, esteve irreconhecível. Não despontou no final de semana e frustrou seus fãs correndo em casa. Vai largar apenas em sexto lugar, quatro décimos mais lento que Barrichello.

- As chances de vitória de Button parecem diminutas, mas na forma em que está, é bom não duvidar do inglês.

- Jarno Trulli, quietinho, conseguiu um belo quarto lugar no grid. Mais surpreendente do que ele, só Kazuki Nakajima, numa brilhante quinta posição com a Williams. Só resta saber se terá algum combustível na largada.

- Ferrari, ao que parece mais preocupada com o futuro da F1 do que com a corrida em si, foi bastante discreta. Kimi Raikkonen terminou em nono e Felipe Massa, em 11º, fora da superpole. Me agrada bastante a honestidade do brasileiro: “Errei na volta mais rápida, não foi culpa do carro. Dava para ter ficado entre os dez”. Sem frescuras, sem transferência de culpa.

- Já na Renault, décimo para Alonso e 14º para Nelsinho Piquet. Segundo o brasileiro, o espanhol chegou no limite do carro para passar ao Q3. O carro da Renault é realmente uma bomba, pelo menos Nelsinho conseguiu chegar ao Q2, o que não vem sendo muito frequente. Na disputa interna, Alonso abre o segundo set com 1×0. No geral, 26×0, um dos maiores capotes entre companheiros de equipe já vistos na história.

- Destaque para o péssimo treino de Lewis Hamilton, que sairá da última fila, à frente apenas de Sebastien Buemi. Mas o inglês tem um bom álibi: sua última volta rápida foi abortada em função da forte pancada de Adrian Sutil. Com bandeira vermelha e sem mais chances de retornar à pista, só restou lamentar.

- Seu companheiro, Heikki Kovalainen, sai em 13º. McLaren tem tudo para engatar sua quarta prova seguida fora dos pontos, um recorde negativo em sua história.

- Acredito que a corrida amanhã se definirá na largada. Se Vettel e Webber se aproveitarem do lado limpo da pista para pularem em primeiro e segundo, disputarão a vitória. Se Barrichello conseguir arrancar bem, em primeiro, tende a induzir Vettel a erro e passa a ter boas chances de vencer seu primeiro GP no ano. E se Button fizer uma boa largada, ganhando posições… ninguém segura o inglês.

- Ingredientes são bons, devemos ter uma bela corrida amanhã. Lembrando: a partir das 8h45, pitacos ao vivo aqui no blog.

Grid de largada: GP da Inglaterra 2009

Comentários do Facebook

comentários

27 comentários

  1. Angelo Mello disse:

    Alonso é o mais leve e sai em último, como aconteceu na turquia. A Renault é ruim demais…

  2. Gustavo disse:

    capelli, não daria pra vc editar ou fazer outro post, comentando os pesos? É um bom insight no que ocorreu no treino, como o Vettel sendo o mais pesado dos primeiros, e mesmo assim sendo o primeiro.

    Valeu!

  3. Caique disse:

    Pois e Capelli espero que o mantovani venha com a cherge de Vettel vencedor Barrica em 2º(como sempre) e o Button la no fundo

  4. Thiago disse:

    Convenhamos, “Barrichello” e “conseguir arrancar bem” não combinam…

  5. Sidewinder disse:

    Neto, Nelson Piquet ficou dois anos na Lotus e quem viu, sabe o que aconteceu. Quando o bólido é muito ruim, não há muito o que fazer, senão dá um pé na bunda do responsável, como ocorreu com o projetista da Lotus em ’88.

  6. Neto disse:

    Klauss, o Alonso está dois anos na Renault e , até agora, não mostrou nenhum resultado.

  7. Vettel deve ter se acabado de rir ao ouvir Webber reclamando do Kimi. O alemão e o finlândes se dão muito bem fora das pistas, jogam badminton juntos, moram pertinho um do outro na Suíça e Sebi até já pegou carona no jatinho de Kimi.

    O Raikkonen foi mui amigo…

  8. Pinheirinho disse:

    Novo bico deu certo e alemão conquistou a pole em Silverstone.
    Estou muito contente pelo Barrichello ter conseguido largar na primeira fila numa pista que ele ama. Espero que ele fique numa posição acima amanhã.
    Rubinho, fez um bom treino e, mesmo com um carro não tão veloz como o da Red Bull, conseguiu um lugar na primeira fila.
    Felipe Massa (Ferrari) e Nelsinho Piquet (Renault) não conseguiram avançar à última etapa do treino e ficaram respectivamente em 11º e 14º lugares.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. – E-mail: [email protected]

  9. Klauss disse:

    A performance do Barrichello pra mim é daqueles exemplos que você comentou no post “Quando um carro bom é ruim”, Capelli. Pode ser um daqueles casos em que ele pode faturar sim…

    A propósito, essa falta de performance súbita da Brawn (que tinha sido a ÚNICA equipe a não sofrer com isso ainda), faz minha atenção se voltar a uma característica curiosa nessa temporada de 2009: Não está existindo um carro absoluto na temporada. Tem carros que simplesmente voam numa pista e não rendem em outra – Já aconteceu com Red Bull e até a Toyota, que se não em engano em Mônaco (se for em outra corrida me corrija), andou na rabeira, e depois voltou a andar entre os 10 primeiros…

    Quanto ao recorde negativo histórico da McLaren, ainda duvido que ela estaria assim se não tivesse agido daquela forma tão “bairrista” (na falta de adjetivo melhor), naquela encrenca entre Hamilton e Alonso há 2 anos… Eu já dizia que com a saída de Alonso eles ainda poderiam andar bem mais um ano ainda em conseqüência do trabalho feito em 2007 (tanto que foram campeões), mas que depois iriam penar pra andar na frente. Só não esperava Hamilton largando na última fila… Mas essa surpresa certamente foi causada pela mudança de regulamento esse ano. Todas essas mudanças foram piores pra ela, BMW e Ferrari mesmo…

  10. Leonardo Borges disse:

    Foi so eu ou alguem mais viu o white stig do programa top gear da BBC dando um tchauzinho pra camera …………
    silverstone vai deixar saudade não gosto de donington ouvi dizer que bernie disse que pode manter silverstone por causa dessa brigaiada toda alguem sabe se isto é verdade..???

  11. Tempest disse:

    Capelli, já que vc falou, proponho um desafio para você. Queria saber se algum piloto levou 26 a 0 de algum companheiro de equipe (Mazzacane correu 26 corridas? É um bom começo. Assim como de Cesaris). Aliás, não precisa ser 26 a 0 de um mesmo companheiro de equipe, e sim de companheiros de equipe. Exemplo (Nakajima levou 16 a 0 do Senna e depois 10 a 0 do Piquet). Não precisam ser as 26 primeiras corridas, e sim 26 derrotas consecutivas.
    Abraços

  12. Sidewinder disse:

    Cada vez que vejo o Vettel disputando uma posição, imagino um deja-vu, um flash back do Schumacher. Torço muito para que a Red Bull evolua mais o carro para que haja uma boa disputa entre o Tião e o Botão na pista.

  13. Maurício disse:

    Zeuxis:
    Quem disse que o Burrinho não tira o máximo do carro?
    Na última corrida, por exemplo, ele tirou o bico.

  14. KBK disse:

    Button e Rubinho com mesmo peso, alguém andou ganhando uns quilinhos na Brawn hein…

  15. KBK disse:

    Vettel mais pesado que Webber….impressionante, pelo Q1 e Q2 eu poderia jurar o contrário.
    Grande volta do alemãozinho.

  16. Will disse:

    Na minha opinião esse foi um dos melhores treinos da temporada. Além do mais mostrou que a Red Bull está bem preparada para a corrida.
    Não fosse o Kimi atrapalhar o Webber e provavelmente ela teria feito os dois primeiros lugares no grid.
    Aliás, esse grid que se formou foi bem interessante. Pode agitar as coisas um pouco no campeonato. Principalmente se o Button e o Nakajima se “pegarem” logo na largada.
    O que, convenhamos, seria bem legal…

  17. pablo disse:

    Eu tava assistindo o treino pela BBC One (moro na Europa) e perguntaram para o Hamilton se dava para passar ao Q2 naquela ultima volta. Ele foi curto e grosso: “No”.

  18. Aderson disse:

    Não se animem, amanhã vai acontecer alguma zica com o Barrica (rimou) e ele não vai ganhar a corrida.
    E, numa remota hipotese, se ele estiver liderando com o Button em segundo, Ross Brawn vai dar um jeito pra que o inglês vença a corrida e dispare no campeonato.

  19. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Acho que não tem como bater as RedBull em Silverstone. Mas o Rubinho é capacitado. Se ele não errar e/ou o caro não apresentar qualquer poblema, poderemos ter, enfim, uma vitória brasileira esse ano.
    O Massa disse que errou. Isso é que dá tentar fazer uma volta rápida no fim do qualifing. Tanto Massa, quanto Hamlton se deram mal. Nunca se pode prever uma saída de pista ou uma interrupção no final da quassificatória.

    Abraço a todos.

  20. Massa assuminda os erros! Evolui a cada ano. Muito bom!
    O ideal seria uma vitória dos RBR e Button não pontuar pra dar uma animada no campeonato.

  21. Zeuxis disse:

    A dupla Webber e Vettel, é bem melhor q a dupla da brawn, basta ver como webber e vettel buscam o limite, dando tostadas fora da pista, trazendo o carro de volta qndo da uma abanada, agora Button e Barrichello se benefecia de ter o melhor carro, ja que os dois anda como se tivesse passeando, vc não ve eles tirando o maximo do carro, se a red bull conseguir equipara com o carro da brawn, seus pilotos faram a diferença, fácil, fácil.

  22. Luiz G disse:

    Bem….Com o Button em sexto, esta é a chance do Barrichello ganhar UMA!

    Se bem que, também é a chance de uma dobradinha Red Bull com Barrichello em terceiro…ou quarto….Talvez a equipe o mande ceder a posição ao Button….

    Espero que, ao menos, ele engate a marcha certa na largada.

  23. Marcelo disse:

    O Button mostrou um lado fraco, não resistiu a pressão dos compatriotas e falhou, agora e so o resto do ano inteiro o Rubinho fica gritando em ingles Let’s Go Button que ele amarela em todas….

  24. Capelli disse:

    Pole de Vettel, Barrichello segundo, Button mal, Hamilton pior ainda. Pitacos lá no blog: http://migre.me/2zr0 .

  25. Guilherme disse:

    Capelli, você viu a coletiva depois da corrida?

    O Webber estava puto da vida com o Raikkonen e chegou a dizer: “Eu não sei se ele estava tomando vodka ou alguma outra coisa”. Genial, mas pode complicar para ele, não?

    Abraço

  26. Fabio disse:

    Estaria Hamilton caminhando para ser o pior número 1 da história da F-1?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>