MENU

21 de julho de 2009 - 13:15Curiosidades, Novos capacetes

Os cascos de Alguersuari

Já que a Toro Rosso confirmou a presença de Jaime Alguersuari como piloto titular no GP da Hungria, em substituição a Sebastien Bourdais, resolvi levantar os capacetes já utilizados pelo piloto espanhol.

Ainda que tenha uma curta história no automobilismo – estreou nos monopostos há pouco mais de quatro anos -, Alguersuari já utilizou pelo menos três pinturas diferentes em seu capacete. É o retrato de uma geração que troca de casco como quem troca de cueca.

Foto: Divulgação/JAlguersuari.com

Foto: Divulgação/JAlguersuari.com

No kart, o desenho tinha personalidade. Com cores da Espanha e com desenhos lembrando labaredas, possuía um visual agressivo. Mesmo sem nenhuma cor fria para contrastar, funcionava bem.

Foto: Paul Gibson/Flickr

Foto: Paul Gibson/Flickr

Quando ingressou para o programa de jovens pilotos da Red Bull, precisou adotar a infame lata de energético em seu desenho. No entanto, manteve bastante da personalidade, com linhas originais de seu desenho anterior.

Foto: Divulgação/Carlin Motorsport

Foto: Divulgação/Carlin Motorsport

A partir desta temporada, na World Series by Renault, adotou uma terceira pintura. Abandonou os traços anteriores e partiu para quase que uma adequação completa ao formato “latinha de Red Bull”. Na minha opinião, o mais sem graça de todos.

Provavelmente, usará este na estreia, no próximo domingo. Ou será que ousará um novo desenho?

Comentários do Facebook

comentários

38 comentários

  1. Schumacher disse:

    Como exageram…

    Alguem questiona sua personalidade pela roupa ou pela gravata que voce usa no trabalho? Deixe os pilotos usarem o capacete que quiser, oras.

  2. Antonio Toledo disse:

    Eu corri vários anos de kart, e na época os capacetes eram a marca, ou a cara, do piloto. Na F1 de então era assim também. O capacete do Emerson foi o mesmo na Lotus, McLaren Copersucar, Indy. O Schumacher já pintou o dele todo de vermelho na Ferrari. O Lauda usava um todo vermelho na BRM, depois foi para a Ferrari. O do Raikkonen já mudou algumas vezes, o do Alonso ninguém sabe descrever mais, Trulli idem, e assim foi. Poucos são fiéis a um desenho ou jeitão, não se reconhece mais o piloto pelo capacete.
    A Red Bull já tem o Klien, Vettel, agora esse Jaime, tudo com o mesmo jeitão de capacete.
    Também acho que os caras venderam suas “personalidades”.

  3. Esse cara deve ser bom de largada… afinal, so pilotou F1 em linha reta :P

  4. Felipe DOM disse:

    Eu não sei se eles chegam a obrigar esse desenho da lata no capacete pois tem pilotos que não usam como o proprio Webber, o Bourdais não usava, o Coulthard tbm não, o Scott Speed também não…só os pilotos mais novos, que ficam de 4 por qualquer coisa, usam…

  5. Renata disse:

    Como eu gosto de ser chata (hahahahaha), digo pro Capelli que ele esqueceu um dos cascos do Jaime. Na verdade é uma variação do primeiro, ele só dividiu em duas metades e, numa delas, inverteu as cores: http://www.ksp.fr/photos/77748.jpg

  6. Arthur Simões disse:

    Também achei aquele lá no fundo muito parecido com o do Button, ou com o do Davidson…

    Cada vez mais eu pego antipatia por esse Jaime.

    Putz…os pilotos aparecem mais com o capacete do que o própio rosto.Não faz sentido mudar o tempo todo…e pior,com uns horríveis.

    Achei o primeiro com “labaredas” o pior.
    Detesto essas pinturas moderninhas…

    Antes de escolher o casco,esses novos pilotos deveriam dar uma olhada nos que o Patrese,Lauda,Prost,Mansell,Naninni,de Cesaris usavam…

  7. Vortec V6 disse:

    Capelli, na 1° foto, tem um capacete q é muito parecido com o do Barrichello (no fundo da foto). Será q é apenas parecido ou é ele mesmo ?

  8. Ao contrário do que já disseram aqui, o Alguersuari não andou apenas em linha reta. Segue o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=6XWky2-lAkY

  9. E ai Xará Ramos, blza????
    Jogando muito com o pessoal da Liga???

  10. Sinceramente, a identidade do piloto é seu capacete. Tudo bem que as vezes eles gostam de mudar algo, melhorar as linhas e curvas como o Massa, mas deve possuir pelo menos alguma base do layout original, mudar algumas corres. No caso da Red Bull no primeiro capacete coloraria o toro vermelho no lugar no peixe, uns degradees vermelho azul em direção ao rosto e algumas linhas em cinza… isso já muda e deixa blza

  11. Fabio disse:

    À parte a discussão sobre os cascos, que é uma marca registrada do blog e tem que continuar, o que esperar de um piloto que só andou de F1 em linha reta, numa das pistas mais estreitas e sinuosas da F1?

    Promete, hein?

  12. Rommel disse:

    Esse muda muda de casco é uma droga. Cada vez mais difícil de identificar o piloto. Palmas pro Barrica, que apesar de muita decepção em todos estes anos, no máximo so alterou em algumas corridas as cores do capacete. Gostei bastante qd ele abandonou a pintura “marca texto” da Brawn e voltou a usar o vermelho e branco. Só que o Barrica ainda pegou o final do tempo que o capacete era a marca registrada do piloto.

  13. Paulo Renato Pinheiro disse:

    Também acho que deveria manter somente o touro da red bull, ainda mais que o touro poderia remeter à Espanha. E ao invés de usar esses cinzas e pratas da red bul usasse algo parecido com o primeiro casco dele.

  14. Will disse:

    Pelo que escreveu há alguns dias sobre o espanhol, esse parece mais um da série “Heidfeld”: rápido, constante e meio sem graça, sem grandes disputas na pista e que costuma trazer o carro de volta para o box “limpinho”, sem uma marca de pneu ou sujeira de óleo de outros carros.

  15. Felipe disse:

    Acho também que é meio exagerado essa preocupação com capacete…

  16. Eusébio Sachser disse:

    Alguersuari foi o cara que ano passado passou reto numa curva do Race of Champions em Wembley hehehehe

  17. Andersson disse:

    É, schumacher…

    Se não fossem estes tópicos, o blog do capelli não seria um dos mais visitados do Brasil. É justamente por inovar, que pessoas como você e eu, que nem conhecemos o cara (eu acho) entramos e postamos aqui…

  18. schumacher disse:

    Qual o problema de usar um ou outro capacete? O cara ja é obrigado a usar uniforme, tem que unioformizar os capacetes tambem? Se até time de futebol tem 2, 3 as vezes 4 uniformes diferentes, não vejo nada demais.

    Ah, isso sim pra mim é um tópico sem motivo pra existir, mas o blog não é meu.

  19. Leonardo Fox disse:

    Capelli, agora faço uma pergunta:

    O Bourdais foi embora porque não apresentou resultados na F-1, embora tenha um passado vitorioso nos EUA.

    Esse espanhol já ganhou o quê?

    Abraços

  20. juan Paul montracy disse:

    Se eu pudesse escolher 3 capacetes para mim escolheria: um padrão red bull, um igual ao do Patrick Lemaire e um outro com a bandeira da Macedônia

  21. Raphael disse:

    Saudades dos capacetes de caras como Prost, Senna, Gilles, Mansell, Berger, Piquet, Lauda, Rosberg, agente reconhecia de longe. Realmente essa rapaziada de hoje em dia não tem personalidade.

  22. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Acho que esse espanhol foi mais um tapa-buraco da Toro Rosso. E essa de trocar cor de capacete é muito estranho. Você se acostuma a temporada inteira a identificar o piloto pelo casco, e de repente ele troca. Bem, o que falar do Trulli, hein?

    Abraço a todos.

  23. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Sei lá pra mim a Red Bull deveria deixar os pilotos criarem os seus capacetes,do que ficar colocando esse padrão “latinha de energético”,é só exigir que eles coloquem o Toro Vermelho nas laterais.
    E o melhor dos cascos dele é o do começo da carreira,porque os outros dois são muito sem graça,principalmente o Terceiro.
    Quero ver se ele consegue mostrar algum resultado,se ele for melhor do que o Bourdais já tá bão.

  24. Pedro Ivo disse:

    N falo nada sobre essa constante troca de capacetes, mas acho q o Jaime n-sei-lá-o-q tem grandes chances de ser um “michael andretti versão 2″, ainda que seu companheiro de equipe nem de longe seja um campeão mundial.
    Outra coisa que colabora pra isso é q, pelo q eu soube, o Jaime n-sei-lá-o-q vai alternar a temporada da World Series com essa temporada na F1…

  25. D. A. F. disse:

    Mas Capelli, vamos ao que interessa… o que esperar de um piloto que somente andou de F1 em linha reta?

  26. Hamilton disse:

    Massa já mudou de casco, sim. Antes não predominava o amarelo, e sim o verde com azul.

  27. “Essa geração que troca de capacete como quem troca de cueca”… 3 em 4 anos. Melhor que o Massa, que nunca trocou de cueca.

    Podemos falar do crescimento do “valor de marca”, que fez a economia de mercado determinar o capacete dos pilotos, não apenas grudar adesivos neles. Mas eu prefiro acreditar que essa nova geração já não acredita mais ser necesário manter identidades para o resto da vida, seja ela a pintura do capacete, o casamento ou a cor do cabelo.

  28. aposto que vai mudar….aposta comigo capelli?
    valendo uma latinha de red bull hehehe

  29. anônimo disse:

    O Capelli tem uma fixação com capacetes!

  30. Eu acho isso muito ridículo…acho o casco do piloto a sua marca…representa ele…acho uma sacanagem a red bull “obrigar” os seus pilotos a usarem a lata na cabeça…
    Sei lá, acho q sou meio caxias com isso, pra mim, o capacete do piloto é sagrado…umas atualizações ou modernizações ainda vai, mas mudar radicalmente como eles estão se acostumando, acho muito caído!!!!

  31. Esse último é feio demais. Não tem ”vida”.
    Se é pra usar no ”estilo Red Bull” que use o segundo.

  32. Capelli disse:

    Os diferentes capacetes de Jaime Alguersuari. http://bit.ly/5zYrJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>