MENU

29 de agosto de 2009 - 13:16Análises

De cabeça para baixo

Todos os prognósticos para o GP da Bélgica viram de cabeça para baixo. Saíram agora os pesos dos carros para a corrida. Confira o peso dos top 10 do grid, do mais pesado para o mais leve. Entre parêntesis, a posição de largada.

Nico Rosberg 670.0 kg (10º)
Sebastian Vettel 662.5 kg (8º)
Mark Webber 658.0 (9º)
Jarno Trulli 656.5 (2º)
Nick Heidfeld 655.0 (3º)
Kimi Räikkönen 655.0 (6º)
Robert Kubica 649.0 (5º)
Timo Glock 648.5 (7º)
Giancarlo Fisichella 648.0 (1º)
Rubens Barrichello 644.5 (4º)

– A Brawn realmente não está bem. Chances de vitória para Barrichello? Ao que parece, só se chover.

– A Force India deu mesmo o golpe do combustível. Mas parece ter chances de pódio, sim.

– Jarno Trulli é o favorito à vitória. Resta ver como os pneus da Toyota vão se comportar.

– Kimi Raikkonen é a minha segunda aposta para vitória. E Nick Heidfeld deve fazer boa prova.

Comentários do Facebook

comentários

34 comentários

  1. Alan Gaspar disse:

    Não vejo a hora de chegar a temporada de 2010, quando todos vão largar de tanque cheio.

  2. LEO disse:

    Sim, a diferença entre os 10 primeiros do grid são algumas voltas. Realmente… algumas voltas que não são diferença suficiente pra fazer uma parada a menos, a não ser que encham o tanque na primeira parada pra fazer apenas 2 na corrida, mas aí tem a questão dos pneus…

    Mesmo assim, me lembro que na última vez que optaram por 3 paradas com o Rubens e 2 com o Jenson, os dois terminaram a corrida praticamente juntos, com o inglês na frente, sendo que esse tinha largado atrás. Mas cada pista é uma situação diferente… A estratégia de 2 ou 3 paradas pode dar certo ou não dependendo de outros fatores. Basta um safety car pra mudar a situação. No caso de chuva, que parece ter uma boa chance de acontecer durante a corrida, aí as 3 paradas podem ser uma vantagem. Olhando por esse lado, a aposta dele parece boa.

    Só que essas voltas a mais na pista ajudaram muito o Rubinho na última corrida. Foi praticamente nas voltas a mais, que ele fez muito bem, que conseguiu “ultrapassar” as McLaren. Minha impressão é que ele tem mais facilidade em ser o mais rápido da pista sem ninguém na frente dele do que ter alguém na frente mais lento e precisar ultrapassar. São dois “fundamentos” diferentes, parece que ele é muito mais forte no primeiro. Nessa corrida, pelo jeito, ele precisará muito do segundo. Ficar com o carro mais rápido e não conseguir ultrapassar o mais lento que está na frente pode custar caro.

  3. ander disse:

    [LEO disse:

    Pelo jeito, lá vem o Rubinho com aquele papo de 3 paradas que nunca funciona… Repararam como o carro dele tá mais leve que o do Button? ]

    Não só o Rubens mas como todos os 10 primeiros do grid né?
    Nico Rosberg vai dar o que?Umas 5 ou 6 voltas a mais,e o Kimi Räikkönen então???
    Esses dai só vão dar o primeiro stint mais longo,mas pelo tanto de combustivel não da pra fazer 2 paradas nem ferrando!

  4. LEO disse:

    Pelo jeito, lá vem o Rubinho com aquele papo de 3 paradas que nunca funciona… Repararam como o carro dele tá mais leve que o do Button?

    Sei não… Acho que quem pode se dar bem é o Raikkonen, assim como Trulli. Heidfeld Vettel tem boas chances de pódio.

    O Rubinho precisaria largar muito bem e ultrapassar os carros mais lentos e pesados logo pra fazer tempo antes de parar na 9 volta. O problema é que ultrapassar parece ser uma das maiores dificuldades dele. Na última corrida, largou atrás com o tanque mais cheio, fez tempos de volta excelentes, mas não precisou ultrapassar ninguém. Bom… com o carro leve, pelo menos ele teria, em tese, como conseguir os melhores tempos antes de parar. O problema é o trânsito na frente dele…

  5. alexandre disse:

    Também aposto no Heidfeld amanhã. Barrichello deve chegar em quinto. E, se chover, até o Badoer pode surpreender.

  6. LEO disse:

    Alguém aí saberia me dizer quais equipes usarão o KERS na corrida de amanhã? Algumas quase sempre usam, outras usam em algumas pistas, outras não…

    A BMW, por exemplo, dispõe da tecnologia mas nem sempre usa, principalmente com o Kubica, por causa da distribuição de peso.

    Tenho a impressão de que o KERS pode ser determinante na largada. Me parece, nesse caso, que Kimi levaria uma grande vantagem se a BMW não tiver o KERS amanhã. Entre os primeiros do grid, seria o único com o dispositivo a seu dispor.

    Vindo de trás com o KERS, em uma pista em que costuma pilotar muito bem e com o carro pouco mais pesado que os outros… Raikkonen é realmente uma boa aposta pra amanhã.

    Mas como o circuito tem suas particularidades… não duvido que Fisichella ou Trulli levem essa. Algumas vezes leva mais vantagem um carro bem ajustado do que um carro efetivamente superior.

    Aliás… uma dúvida, Toyota e Red Bull já estão usando o Kers?

  7. Lucas Paulo disse:

    Continuo acreditando numa boa corrida do Barrichello… Se as coisas derem certo na largada, ele vai poder optar entre duas e três paradas… Ou para partir para a vitória ou para conseguir uma posição melhor… Além dele, só o pessoal que tem até 650Kg vai ter essa possibilidade… Para o quem fizer pit a partir da volta 14, não vale muito a pena.
    Sem contar que é Spa, né! Chuva, barbeiragens, Safety Car… Pode acontecer de tudo… Só não aposto mais em vitória do Badoer… Nem se ele largar com uma volta de vantagem!

  8. Tiago S. disse:

    Por incrível que pareça acho que vai dar Heidfeld

  9. Ridson disse:

    convido a todos a compartilharem comigo suas opiniões lá no Historias e Velocidade

  10. Ridson disse:

    Algo muito me preocupa…parece que estou vendo uma carambola na largada de Spa. Espero que não.

    Rubens´não é candidato à vitória, mas pode arriscar um pódio. O problema será superar os riscos da largada, Trulli e Heidfeld no processo, duros de ultrapassar.

    O problema de Rubens é ter de ser rápido com carros na frente bem mais lentos. É uma corrida para tirar pontos do Button e só.

    Cuidado com o Vettel e o Webber. Eles estaõ mal na fita, mas nem tanto. O curioso é saber pq ficaram tanto p/ trás num circuito que os favorece tanto.

  11. Juliano Lima disse:

    20°C, amanhã em Spa, ou seja: mais quente que hoje… Barrica tem chances, mas tem que voar no 1º stint! Não esqueçam da largada, aquela complicação!!!

  12. Pedro disse:

    Há exatos 4 meses, no Bahrein, houve uma dobradinha com carros asiáticos, no caso, a Toyota. Até então era a única da história.

  13. Ricardo disse:

    Puxa…uma primeira fila só com carros asiáticos. Quantas vezes isso aconteceu antes?

  14. Sidewinder disse:

    E o Fisico como sempre, perderá a ponta antes da segunda curva.

  15. Sidewinder disse:

    Se o Trulli fizer jus à fama de osso duro na largada, segurará o pelotão da frente por um bom tempo, proporcionando uma corrida interessante com algumas disputas de posições.
    Tomara…

  16. Lucas disse:

    Capelli, uma pergunta:

    Esse ano já tivemos 6 equipes diferentes marcando a pole. E isso ainda pode aumentar.
    Tens idéia de qual foi o maior número de poles de diferentes equipes numa única temporada de F1?

  17. andre disse:

    vitória tranquila do vettel.

  18. Alexandre Hoelz disse:

    Rubinho terá mais chance se chover. No seco aposto em Raikkonen. De qualquer forma o brasileiro deve diminuir a diferença para Button, o que jogará mais lenha na disputa pelo título. Quanto ao circuito, não há nenhum que chegue perto de Spa. Garantia de boa corrida!

  19. Juliano disse:

    Palpite para amanhã

    1- Raikkonen – Ferrari
    2- Barrichello – Brawn-Mercedes
    3- Fisichella – Force India-Mercedes
    4- Vettel – Red Bull-Renault
    5- Rosberg – Williams-Toyota
    6- Hamilton – McLaren-Mercedes
    7- Trulli – Toyota
    8- Alonso – Renault

  20. Leonardo Borges disse:

    Amahã concerteza chove aposto mesmo no raikonen e rubens porque fisichella não tem carro e kubica e heidifield além de terem um carro peximo ainda tem o heidfield desanimado igual o coulthard ano passado so kubica pode dar trabalho ao 4 e 6 no grid mas se chover vettel pode vir com tudo com o RBR com motor de geladeira……..

  21. valter disse:

    Hamilton vence se aproveitando da entrada do SC e explorando a sua habilidade em pilotar na chuva.

  22. Por isso eu gosto tanto de Spa. Um treino incrível!
    Imagina se chove amanhã, que confusão não vai ser.
    Sinceramente, eu gostaria de ver uma vitória do Fisi…
    Embora eu torça pelo Barrichello, é claro!

  23. Acho que o hino da Finlandia (que em Pequim-08, na prova de arremesso de disco masculina, tocou pra um estoniano) vai voltar a tocar na F1…

  24. Leandro Neves disse:

    Apesar da Brawn não ter o mesmo ritmo da corrida de Valência, continuo achando que Rubens tem chance, ainda mais se largar bem.

    Tenho dúvidas quanto ao ritmo de corrida da BMW, Toyota e Force India, principalmente se fizer calor. Fisichella, Glock e Kubica devem parar somente uma volta depois. Raikkonen, Heidfeld e Trulli devem ter duas a três voltas a mais de combustível.

    Continuo achando que Raikkonen é o principal adversário de Rubens nessa corrida. Seja como for, Rubens deve ter como meta o pódio, porque dificilmente Button marcará pontos nesta prova.

  25. Vinicius disse:

    Capelli,
    você acha que o Rubens tem chance de diminuir a diferença de pontos para o Button nessa corrida ?

  26. Albert disse:

    Por que o Rubinho insiste em tentar 03 paradas? É muito arriscado…um safety car mata a corrida dele amanhã.

    Resta torcer. Go Rubens!! Go!!

  27. capelli. a pouco vi um video de senna em uma vitoria dele. na comemoração um fiscal entregou uma bandeira do brasil. cena classica daquelas vitórias. pergunto: há uma proibição? se sim, desde quando?

    • Capelli disse:

      Sim, é proibido desde meados dos anos 90, sob a interpretação de um item do regulamento que diz que o piloto não pode receber “assistência externa”. É meio absurdo, mas tornou-se proibido sim.

  28. Gustavo disse:

    Qual o consumo em kgs? Por volta em Spa? Qual a previsão de parada nos boxes??
    Sera que o Rubens não esta com um stint curto para pneus moles no inicio e dois stints longos com pneus duros?

  29. Marcelo Marsh disse:

    Complicou. Chama chuva RT: @ivancapelli: Divulgação dos pesos vira os prognósticos para a corrida de cabeça para baixo. http://migre.me/64xt

  30. Capelli disse:

    Divulgação dos pesos dos carros vira os prognósticos para a corrida de cabeça para baixo. http://migre.me/64xt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *