MENU

29 de agosto de 2009 - 10:50Análises

Rapidinhas da classificação: Bélgica

Foto: Divulgação/Force India

Foto: Divulgação/Force India

- Spa é o bicho. Além de ser uma região sujeita a chuvas e trovoadas e de possuir um traçado fantástico, ainda nos brinda com corridas e treinos emocionantes e imprevisíveis.

- Não que a classificação de hoje tenha sido a mais emocionante, mas é inegável que foi muito disputada. E “imprevisível” resume bem o resultado final. Ou alguém são neste planeta apostou um dólar que fosse numa pole position de Giancarlo Fisichella com a Force India?

- É claro que todo mundo recebe uma pole position como essa com uma risadinha irônica e debochada pensando: “é o golpe do combustível”. E deve ser mesmo. Mas é fato que a Force India encontrou um belo acerto para Spa e está com um ritmo fabuloso com tanque vazio. Com tanque cheio, deve ser presa fácil.

- Mas mesmo assim, é de se louvar uma pole position de um veterano como Fisichella. Alguém que, assim como Rubens Barrichello, já foi dado como aposentado diversas vezes.

- Outro da fila do INSS, Jarno Trulli, completa a primeira fila. Os velhinhos estão dando um belo caldo. Importante ressaltar também o bom trabalho da Toyota, que pulou da penúltima fila no sábado passado para a primeira hoje.

- Em terceiro lugar, outra zebra: Nick Heidfeld. E Robert Kubica vai sair em quinto, dando mostras que a BMW também se encontrou em Spa-Francorchamps.

- Rubens Barrichello sai na quarta posição. Os pesos dos carros ainda não saíram, mas o resultado me cheira a “pole position”. Não creio que Force India, Toyota ou BMW possam brigar pela vitória. Se Barrichello fizer tudo certinho como em Valência, tem grandes chances de vitória.

- Principalmente porque seus principais adversários sucumbiram. Lewis Hamilton e Jenson Button caíram no Q2 e saem em ridículas 12ª e 14ª posições, respectivamente. A dupla da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, ficaram em oitavo e nono lugares, às voltas com problemas de motor.

- Quem pode, sim, brigar forte pela vitória é Kimi Raikkonen. O finlandês sempre anda bem em Spa e o sexto lugar não foi de todo um mau resultado, olhando quem está na frente. Meu palpite é que ele e Barrichello brigam pelo primeiro lugar.

- Mas como Spa é Spa, é bom não descartar Lewis Hamilton, por exemplo. Basta lembrar de Michael Schumacher, vencedor na Bélgica em 1995 saindo da 16ª posição.

- De resto, a destacar o mau resultado também de Fernando Alonso, 13º, e mais uma ridícula participação de Luca Badoer. Último colocado, precisava de 1.2s no final do treino para passar ao Q2. Não conseguiu e ainda rodou e bateu. Vai dividir a última fila com Romain Grosjean, cuja performance na Renault não se mostra nada diferente do que já fazia Nelsinho Piquet.

- Acredito que a Force India marca seus primeiros pontos amanhã, mas o pódio deve ser um sonho distante. No entanto, se chover ou garoar… a corrida vira uma loteria. E que promete ser uma das melhores da temporada. Amanhã, vale a pena acordar cedo.

Grid de largada: GP da Bélgica 2009

Comentários do Facebook

comentários

22 comentários

  1. Paulo disse:

    Capelli,

    O Grosjean não esta fazendo o mesmo do Nelsinho não , ele esta é muito pior, sem contar o Badoer, se o Massa estivessa lá , o Grojean seria o ultimo e o Nelsinho nunca largou em Ultimo.

  2. Tiago S. disse:

    Pois é 1ª e 2ª fila, com os principais nome a não estarem no grid no ano que vem

  3. Neto disse:

    Capelli, o Nelson foi demitido da Renault, segundo Briatore, pelo fraco desempenho. Briatore contratou o Grosjean para substituir o Nelson e resolver a questão de desempenho do brasileiro . Logo se espera que o francês faça melhor que o brasileiro fez. Não vale a desculpa que é estreante, que é apenas a segunda corrida, que tem como companheiro o Alonso. Ele foi contratado para solucionar e aceitou o desafio. Não tem desculpa.

  4. Abreu disse:

    Falou e disse Cassius Clay Giuseppe Regazzoni.

  5. Sidewinder disse:

    Que os deuses da velocidade te ouçam, Capelli. Não tô afim de acordar cedo de novo só p’ra ver uma disputa de pit stop.
    Encherei a cara hoje à noite e amanhã assistirei a corrida de ressaca. Hehehe…

  6. Lucius disse:

    Será que o “velhos” estão indo bem na segunda parte do campeonato em face da proibição dos treinos? A experiência estaria fazendo a diferença?

  7. Aderson disse:

    Mas a Renault é mesmo uma bela titica.
    Alonso não passou para o Q3 e a RBR teve outro motor (Renault) danificado. Praticamente dando adeus a briga pelo titulo.
    É lamentável ver a BMW desistindo da F1 e essa bos#@ francesa ficando.

  8. Gil de Ferran disse:

    Xiii, Barrichello é o mais leve… Por isso ele disse que estava com uma estratégia agressiva. Vai ter que partir para cima de Trulli (o carro mais largo do grid) e Heidfeld… De toda forma, na corrida o carro pode render melhor, sobretudo se a temperatura for maior.

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/13111/

  9. Gil de Ferran disse:

    Bem lembrado, Mauricio! Afinal, o próprio Button afirmou hoje “que os carros dos 2 estavam com acertos diferentes, mas nada que justificasse os 5 décimos de diferença”… Se rachou, a coisa vai pegar pro inglês, que nunca foi bom acertador de carros… Acho que Button não termina a corrida, vai se envolver em algum enrosco na largada…

    Vamos aguardar os pesos dos carros, mas concordo com Capelli. Barrichello tem o favoritismo para amanhã…

  10. Pedro disse:

    Meu pai falou que em 1984, no Brasil, no Rio, Alboreto e de Angelis dividiram a 1a fila. E ele estava lá.

  11. Juan disse:

    hahaha, minha reação ao ver o resultado foi exatamente essa descrita. Pena ter perdido o treino hoje…

  12. Pedro disse:

    Mais uma do Galvão. Foi comentando durante o treino, que Hamilton estaria barrando a ida de Nico Rosberg para a equipe McLaren. “Estou qurendo não acreditar”, “Que coisa feia!” foram duas das frases usadas pelo locutor para descrever o episódio.

    Ora ora ora…ano de 1986. Lotus. Quem que barrou mesmo a ida de Derek Warwick para a equipe? Quem?

    O mestre e ídolo do locutor: Ayrton Senna.

    Que memória curta…

  13. Mauricio disse:

    Há 4 corridas Button vem andando mal.
    Há 4 corridas, em Nurburgring, Barrichello teve o chilique do Blablabla.
    Será que o fraco desempenho do inglês é apenas fruto de pressão psicológica ou será que, depois do GP de Nurburgring houve uma divisão da equipe e Barrichello e seu engenheiro decidiram não passar mais seus acertos para Button?

  14. Caique disse:

    com essa pole o fisico acho que começa nos boxes de tao vazio que vai largar deve na volta 10 ou 11

  15. rodriguera disse:

    luca, how BADoer ?

  16. Eduardo Casola Filho disse:

    Hare Baba!

  17. Robson disse:

    Capelli, vc que é bom em estatísticas, desde quando 2 italianos ocupam a primeira fila? Deve fazer bastante tempo. E o Barrica tá bem pra amanhã.

  18. Mauro disse:

    Amanhã vai ser legal a corrida…Tambem acredito que a vitória vai ficar entre Raikkonen x Barrichello

  19. Cassius Clay Regazonni disse:

    Não podemos esquecer que Grosjean tem apoio total de Flávio Briatore…

  20. calloni disse:

    ah spa… um dia volto la ;)
    liege, viviere, lindo lindo :)
    olha soh, aquele teu post do barrichelo quanto mal melhor ta fazendo cada vez mais sentido hein
    agora que a brawn piorou … ele melhorou e o button sucumbiu aos problemas do carro
    ganhando amanha quem diria… ele vira favorito ao titulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>