MENU

22 de agosto de 2009 - 11:00Análises

Rapidinhas da classificação: Europa

Foto: Reprodução/Adrivo.com

Foto: Reprodução/Adrivo.com

- E a McLaren reinou absoluta em Valência, confirmando a recuperação da equipe. Lewis Hamilton, com justiça, sai na pole. Heikki Kovalainen, que perdeu a primeira posição por causa de um erro no trecho final de sua última volta, sai em segundo.

- É a primeira vez, desde o GP da Hungria de 2008, que a equipe prata consegue fechar a primeira fila com seus dois carros. E, dado o bom desempenho nos treinos livres, não parece ser uma tática diferente de combustível. A McLaren está mesmo rápida e pinta como favorita à vitória.

- Abrindo a segunda fila, a Brawn de Rubens Barrichello, que demonstrou boa recuperação ante as Red Bull. Porém, Sebastian Vettel sai ao seu lado, em quarto.

- Jenson Button ficou apenas com o quinto tempo, me parece cauteloso demais a esta etapa do campeonato. Ficou à frente de Mark Webber, o que é importante, mas não vem mais lembrando o piloto dominador do começo da temporada. Tem grande vantagem no campeonato, cautela é mesmo necessária, mas o excesso dela também é muito perigoso.

- Kimi Raikkonen larga em sexto com a Ferrari. Até melhor do que se esperava, já que a equipe italiana dava a impressão de ser apenas a quarta força em Valência.

- Já Luca Badoer, que substitui Felipe Massa, conseguiu o que parecia improvável: é o pior piloto que já correu pela Ferrari. Fez treinos ridículos, voltas constrangedoras e vai largar na última posição. Pior do que a última posição: levou 1,5s de Jaime Alguersuari, o penúltimo, reconhecidamente um novato que não é nenhum prodígio.

- Segundo levantamento feito pela BBC e enviado pelo Jeff Paiva via Twitter, é um dos maiores fiascos da Ferrari na história. Nunca um carro vermelho havia sido último colocado num grid de largada sem que houvesse problemas como quebras ou desclassificações.

- Pior que isso, me lembra o pé de chumbo Carlos Henrique Moyna, só no GP do Canadá de 1980. Nele, Jody Scheckter, com Ferrari, não conseguiu tempo para alinhar no grid. E Gilles Villeneuve, seu companheiro, saiu em 22º, na penúltima fila.

- Mark Webber também não foi bem na classificação e vai sair apenas em nono. Se quiser continuar na briga pelo título, precisará fazer uma corrida histórica.

- Fernando Alonso, sétimo, fez mais ou menos o que se esperava da Renault. E o estreante Romain Grosjean, como se esperava de uma segunda Renault, sai em 14º. Não foi muito diferente do que fazia Nelsinho Piquet, mas o francês possui dois atenuantes: foi apenas sua primeira classificação e conseguiu passar do Q1, algo que Nelsinho, com alguma frequência, não conseguia.

- Robert Kubica, com a BMW, sai em décimo. É a primeira vez em quatro corridas que a equipe consegue chegar à fase final do treino. Nick Heidfeld sai logo atrás, em 11º. Uma recuperaçãozinha… boa demais para quem já está de saída.

- Adrian Sutil brilhou outra vez, levando a Force India à 12ª posição. Este rapaz já está merecendo oportunidade em uma equipe melhor. Giancarlo Fisichella, seu companheiro, sai em 16º.

- McLaren favoritaça para a corrida, Rubens Barrichello com ótimas chances de pódio. Red Bull pode até ter alguma chance na tática, embora ache improvável. No entanto, não espero uma boa corrida… no ano passado, foi uma monótona procissão. Tomara que eu queime a língua.

Grid: GP da Europa 2009

Comentários do Facebook

comentários

11 comentários

  1. Sérgio Brito disse:

    Eu não falei!! Agora vai detonar tb em SPA uma pista que ele gosta muito.

    Até a proxima

  2. Sérgio Brito disse:

    Galera, amanha vai dar Rubinho. Ele tá mais pesado e vai parar umas 4 voltas de pois. Vamos torcer!!!!!

  3. Nemosan disse:

    Completando o que disse o Lucius:
    Um piloto tem de saber aproveitar as oportunidades. Primeira qualificação da F1, primeiros Km’s a serio com este carro (os que fez foi em linha recta num aerodromo) , numa epoca em que as diferenças no grid sao mininas. Não axo que seja apenas sorte. mas esperemos por mais gp’s para ver o que acontece.

  4. Neto disse:

    Completanto o que disse o Lucius: Grosjean só passou para o Q2 devido a quebra do japonês, o desempenho do Trulli e um Ferrari saindo em último. caso contrário ficaria no Q1 mesmo. Sortudo esse Grosjean na sua estreia!!!

  5. Gil de Ferran disse:

    Saíram os pesos… http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/12901/

    Barrichello está muito bem. Colocou 2 décimos e meio no Button (e ficou bem próximo do pole) mesmo com o carro 8 kg mais pesado… Se não deixar as McLarens escaparem no início, tem boas chances de finalmente ganhar este ano e conquistar a 100ª vitória brasileira na F-1…

  6. Jose Animal disse:

    E ainda acresecento ao comentario do LUCIUS:
    ” e tambem pelo facto de a Ferrari ter corrido apenas com 1 “piloto””

  7. Lucius disse:

    Um comentário: Grosjean foi favorecido pela quebra do Nakajima e o desempenho pífio do Trulli.

  8. An∂ré disse:

    Tendo por base o desempenho do Massa este ano e o resultado que ele obteve no ano passado em Valência, era bem provável que ele estivesse metido entre as McLarens e as Brawns.

    Alguém sabe me dizer alguma coisa sobre o Marc Gené? Pelo que eu sei ele também é piloto de testes da Ferrari e tem estado pilotando em outras séries. Por que será que a Ferrari não o chamou?

  9. Felipe Maciel disse:

    A questão é: Badoer fica pra Spa?
    Lembrando que a equipe só tem direito a 4 pilotos. Como Luca foi o terceiro este ano, então é bom acertar na próxima escolha.

  10. Arthur Simões disse:

    Boa análise,mais uma vez.

    Só faço uma ressalva.O rendimento do Badoer foi terrível,mas não foi o pior da história da Ferrari (putz!Aquele carro de 1980 era tenebroso),como você mesmo disse.E nunca um piloto andou tão pouco em algum carro antes de correr um GP com o mesmo…

    O cara pode ter andado mal,mas seu desempenho,por pior que tenha sido,é perfeitamente justificável…

  11. Fernando disse:

    A pole seria do Lewis de qualquer forma,ele já vinha mais rápido pela ultima volta e abortou para entrar logo aos boxes.

    Lewis Bolt Hamilton ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>