MENU

7 de setembro de 2009 - 19:57Análises, Curiosidades

Fisichella em dois momentos

Fisichella: antes e depois

Muito interessante esta comparação publicada pelo Willian Freitas no Fórum Downforce. À esquerda, o semblante amargo de Giancarlo Fisichella em seu primeiro teste com a Force India, no final de 2007. À direita, a pura felicidade da primeira vez em que sentou em uma Ferrari, semana passada.

A oportunidade é merecida. Fisichella pode não ser um extra-classe, mas é um sujeito bacana, bom piloto e que teve vários altos e baixos na carreira. Em alguns momentos, chegou a deslumbrar, como em sua primeira passagem pela Jordan, em 1997. Em outros, deixou muito a desejar, como em sua última temporada com a Renault. Mas, bem como diz o ditado, um piloto é tão bom quanto sua última corrida. E, por essa lógica, a escolha da Ferrari para a substituição de Luca Badoer é mais do que acertada.

É o segundo renascimento de Giancarlo. Em 2003, mesmo com a surpreendente vitória no GP do Brasil, a decadência da Jordan indicava que sua carreira afundava. Conseguiu um contrato de um ano com a Sauber, fez uma temporada fabulosa em 2004 e renasceu, ganhando uma oportunidade de três anos na Renault. Acabou obscurecido por Fernando Alonso nas duas primeiras temporadas e quando teve a chance de liderar o time em 2007, naufragou. Foi dado como acabado e foi parar na Force India, pior time do grid em 2008. E agora, nasce outra vez com o brilhante desempenho no GP da Bélgica, com pole e pódio.

A temporada de 2009 ficará marcada como um ano imprevisível, que marcou o ressurgimento de dois pilotos de sobrenomes parecido, até então condenados à aposentadoria: Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella. O brasileiro já beliscou uma vitória consagradora, terá o italiano a mesma sorte?

Comentários do Facebook

comentários

34 comentários

  1. rodriguera disse:

    capelli,

    ja que substituto do substituto ja aconteceu varias vezes,
    e substituto do substituto do subistituto, ja aconteceu ?

  2. Greg House disse:

    Giancarlo Fisichella não é um excelente piloto… tem lampejos de um, como na última corrida… (que sequer venceu) ainda que estivesse num dos piores carros do grid, o fato é que nem uma vitória credencia alguém para pilotar uma Ferrari… (e, como eu disse, não foi um a vitória)… Fisico esteve em várias equipes e nunca fez nada de assombroso…

    Para correr de Ferrari não basta um currículo mediano, ter ganho corridas, sequer ter sido campeão. Na Ferrari é preciso atitude. Atitude que Massa tem de sobra, Schumacher tbm… que levou Kimi à Maranelo e que, a falta deta atitude o está afastando agora…

    Kubica por exemplo, tem atitude… mas como o GP é em casa, a “Pizza tem que ser à moda”…

    Mesmo tendo feito muito mais, pontos, vitórias, vice-campeonatos e até mesmo esnobado um último ano de contrato com a Ferrari, Barrichello é muito menos reconhecido, por exemplo… (não que tenha sido um exemplo de atitude)…

    Giancarlo Fisichella não tem atitude de piloto de Ferrari… ganhou uma “aposentadoria” de luxo….

  3. HT @gabrielgeraldo: Fisichella em dois momentos http://bit.ly/EjkNy

  4. Sérgio disse:

    Capelli, você tem certeza que essa é a primeira vez que o Físico sentou no cockpit de uma Ferrari? Pensei que ele já tivesse testado uma Ferrari nos anos 90.

  5. Sidewinder disse:

    Duvido muito que o Físico volte a deslumbrar o mundo como fez na Jordan em ’97. Parece que todo aquele talento ficou perdido no tempo. E com o carro que a Ferrari tem no momento, ele pode beliscar um ou outro pódio.
    Vencerá só se der uma zebra.

  6. J. Alves disse:

    Espero que se dê bem, nem que seja só pra embolar as coisas nos campeonatos e especulações da vida, hehe. Se ganhar em Monza, então…

    De qualquer maneira, é pra aposentar depois do fim da temporada e sair por cima.

  7. Ricardo Hilgenberg disse:

    É válido citar que Físico foi eleito pelos próprios pilotos, por vários anos, no final dos 90 e início dos “2000″ como o piloto mais habilidoso, depois de Schummy, do circo da F1… e ainda não tinha Fernando.

    Estou ansioso para vê-lo já na sexta-feira… estou torcendo por ele! Acredito que ele pode causar surpresas muito positivas nestas 5 corridas que restam. Tendo assinado como piloto de testes para 2010, estas 5 corridas serão praticamente o encerramento de sua carreira como piloto ativo de GPs… vai querer fazer bonito… e tem todas as condições para isso!

  8. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Independente de qualquer coisa, o Fisichella teve seu grande miomento, grande chance, na Renault. Mas deu azar de correr justamente do lado de Fernando Alonso. Esse dispensa qualquer comentário. ele merece essa oportunidae sim.

    O Barrichelo como já disse, não deu sorte para vencer. Mesmo se a Maclaren não tive errado, ele passaria o Hamilton na reta, pois estaria embalado, e o Hamilton estaria embalando (entenderam??).

    Agora fica aquela pergunta: será que se o fisichella for bem em monza e no resto do campeonato, a casa de maranello não iria ficar com ele e com o Massa para o ano que vem, dando um adeus para o Kimi? Seria um braqsileiro querido da Ferrari e um italiano no cockpit.

    Abraço a todos.

  9. Leonardo Borges disse:

    capelli disseram que nesta quinta aferrari vai cinfirmar a nova parceria e provavelmente tera alonso seria isso possivél uns dizem que é certo outros dize mque a multa do raikone é alta de mais eu ainda to em cima do muro…

  10. Josele Garza disse:

    Vocês falam que foi na fonte o achado, mas essas fotos foram mostradas é no http://www.f1-brasil.com, isso sim. É muito bonito copiar de algum fórum e depois falar que o fórum preferido de vocês é que achou a comparação. É claro, assim vocês dão os créditos ao fórum que vocês acharem melhor para falar que o lugar é o melhor do mundo quando na verdade não passa de um lugar onde uma meia dúzia de gatos pingados são os donos da verdade e os mandões de lá protegem os capachinhos deles!!!!!

    • Capelli disse:

      Você sabe ver horas? O Willian postou isso no DF às 11h da manhã de sexta. A Naty reproduziu o post dele no outro fórum às 17h do mesmo dia.

      Antes de acusar alguém de qualquer coisa, tenha um mínimo de atenção para não passar por babaca.

  11. Lauda disse:

    A vitória do Rubinho foi sorte? Se não pegam no pé dele diretamente, aproveitam as entrelinhas…… Olhe a chamada do GP: “Fisichella terá a mesma sorte de vencer como Barrichello?” A redação do site tem um revisor que procura oportunidades para pegar no pé do Rubinho?

  12. RMTA disse:

    Salame,

    Já houve sim o substituto do substituo na F-1, inclusive recentemente.

    Apenas para ilustrar, em 2004 o Ralf Schumacher, então na Williams-BMW, deu aquela panca em Indianápolis e ficou fora por vários GPs. Inicialmente Marc Gené o substituiu nos GPs da França e Inglaterra. Porém, seu desempenho não agradou (enquanto Montoya fez 8º e 5º nestes GPs, Gené fez 10º e 12º) e Antonia Pizzonia o substituiu nos GPs da Alemanha, Hungria, Bélgica e Itália, tendo desempenho mais satisfatório que o espanhol, com 3 sétimos lugares.

    Até!

  13. rodrigo salame disse:

    capelli,

    na havia acontecido na historia um substituto do substituto?
    substituições são normais na f1, mas substituto do substituto eu nunca tinha visto.

    abraço

    • Capelli disse:

      Houve sim… em 94, por exemplo, Suzuki substituiu Irvine na Jordan e depois foi substituído por De Cesaris. No mesmo ano, Bernard substituiu Herbert na Lotus e depois foi substituído por Mika Salo.

  14. Luiz G disse:

    Se Fisichella liderar a corrida de Monza, acho que ele desmaia dentro do carro…

  15. Willian disse:

    Ele deve dar o seu máximo pra tentar pelo menos um pódio. Seria demais se fosse já em Monza.
    =D

  16. Juliano disse:

    Já pensou se o Fisico vence em Monza de Ferrari, na sua primeira corrida por Maranello??? Segunda que vem é feriado na Itália… e digo mais, o campeonato desse ano é do Barrichello pra desespero dos que não suportam o fato dele ser o que esses nunca, jamais serão.. ACELERA RUBINHO!!! ACELERA FISICO!!!

  17. Rodrigo Rocha disse:

    Ele merecia um digno final de carreira. Sempre foi muito rápido com carros cujo objetivo era andar do meio do grid para trás, inclusive eu diria que a temporada atual é a sua pior com esse tipo de carro, já que vinha sendo constantemente mais lento que o Sutil.

  18. Bruno disse:

    Uia, nunca me atinei na semelhança dos nomes…

    Ademais, boa sorte ao Fisico!

  19. mauricio disse:

    Fisichella foi mais um, assim como Trulli e Piquet, que teve sua carreira prejudicada por trabalhar com a dupla Briatore – Alonso.

  20. Sidewinder disse:

    Só não entendi a empolgação dele de ser piloto de teste no ano que vem, se os testes são proibidos durante a temporada.

  21. Hugo Becker disse:

    Fisico merece. Ele é uma espécie de Jean Alesi dos últimos 15 anos. Um cara bom, simpático, talentoso, que surgiu de maneira fulminante e não conseguiu se converter em um grande piloto. Torcerei muito por ele na Ferrari. Ele merece.

  22. André Romano disse:

    “todo o sonho de piloto é encerrar na ferrari”. Será que Alain Prost pensou isto?
    Mas, voltando a Fisichella, torço muito para que ele consiga uma vitória com a Ferrari.
    Assim como Barrichello, é irregular, mas parece ser um cara legal, aliás, da mesma estirpe de Webber talvez. Sãos os veteranos gente boa.

  23. Mateus Fernandes disse:

    todo o sonho de piloto é encerrar na ferrari

  24. Eduardo Casola Filho disse:

    Realmente, a diferença entre os “brinquedinhos” mexe com o semblante de qualquer piloto e o Fisichella está no momento dele brilhar, vamos ver se aproveita.

  25. Diogo disse:

    Acredito que está é uma grande oportunidade para Fisichella, e muito merecida….
    só resta agora saber se ele conseguirá aproveitar essa oportunidade, para torna-la em uma possivel vaga em outro time e no grid da proxima temporada.

    Abraços!!!!

    Blogsports.com.br

  26. Emerson Pardo disse:

    RT: @ivancapelli: Fisichella em dois momentos: http://bit.ly/t6XcY . Com agradecimento a @willianfreitas .

  27. Marcela disse:

    Muito bom esse achado do Willian. O cara tá nas nuvens! Parabéns Fisiiii!

  28. Que mudança de cara? Parece criança olhando para um brinquedo velho e depois pra um novo. Hilário

  29. Capelli disse:

    Fisichella em dois momentos: http://bit.ly/t6XcY
    . Com agradecimento a @willianfreitas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>