MENU

16 de setembro de 2009 - 10:22Análises

Vingança consumada

Foto: Charles Coates/LAT Photographic/Divulgação Renault

Foto: Charles Coates/LAT Photographic/Divulgação Renault

Na roda viva da destruição de reputações da Fórmula 1, mais dois nomes entraram hoje para o rol dos defenestrados: Flavio Briatore e Pat Symonds. Acusados por Nelsinho Piquet de arquitetarem um plano maquiavélico de forçar um Safety Car no GP de Cingapura do ano passado, foram hoje demitidos pela Renault. O que parece um ato de vingança foi consumado. Mas fica a pergunta: vingança de quem?

Que os Piquet – pai e filho – queriam muito ver Briatore pelas costas, não há dúvidas. Mas, por mais que a informação que tinham em mãos fossem bombásticas, o chefão da Renault não seria derrubado se não houvesse o interesse em sua queda por parte de outros chefões.

Afinal, o escândalo de Cingapura não pode ser encarado como uma grande surpresa. Jocosamente, a suspeita já corria pelo paddock há muito tempo. Soava como folclore, não havia provas concretas, mas de fato todo mundo sabia o que tinha acontecido. Como revelou Reginaldo Leme, Felipe Massa procurou Briatore naquele próprio final de semana para, com dedo em riste, acusá-lo: “isso não se faz”. Se ninguém correu atrás de provas na época, foi porque ainda não havia o interesse em derrubar Briatore.

E se agora Nelsinho delatou e apresentou provas, foi porque tal interesse houve. O piloto brasileiro certamente não agiu sozinho, uma delação desse porte apenas por uma demissão e uma briga com seu empresário não faz o menor sentido.

Se Nelsinho foi ingênuo ou não, se se queimou ou não, teremos noção nos próximos meses. Se conseguir salvar sua carreira na Fórmula 1 e assinar com outra equipe, poderemos concluir que teve sucesso em sua vingança. Mas se realmente perdeu reputação, será possível entender que foi usado para a vingança de alguém maior.

O nome desse alguém? Difícil afirmar categoricamente, mas é inegável a sensação de que tudo isso está relacionado à divulgação de um certo vídeo erótico por parte de um tablóide britânico. É bom lembrar que Ron Dennis, desafeto do presidente da FIA, foi impelido a se afastar da Fórmula 1. Coincidência ou não, o mesmo acontece agora com Flavio Briatore.

Max Mosley não dá ponto sem nó. Ele vai embora, mas vai levar os inimigos consigo.

Comentários do Facebook

comentários

105 comentários

  1. Josele Garza disse:

    Bom, quem somos nós para dizermos se a punição foi ou não justa. O Briatore mereceu essa, mas também ficou claro que o Mosley vai levar um monte de gente junto com ele antes de deixar a cambada de FIA´s da ****. Primeiro foi o Ron Dennis, agora o Briatore. Quem será o próximo???

    O Nelsinho arruma uma vaga ano que vem numa dessas equipes novas, ou até mesmo numa Williams ou Force Índia. E daqui a um tempo, o pessoal vai se esquecer que o Briatore foi banido e quando entrar outro presidente, vai esperar um tempo e vai acabar anistiando o italiano. Afinal, se até o Roberto Rojas foi perdoado pela FIFA, porque o Briatore não pode???

  2. Briata disse:

    Falta varrerem o Eclestone. Quem sabe na justiça comum.

  3. Briata disse:

    “fui traido“
    Briata, vc não sabia que não existe amizade na f1 ( no meio da bandidagem)?
    Bandido não é amigo de bandido (Eclestone).
    “Após ser banido para sempre da F1, Flavio Briatore ainda não desistiu de mostrar que é inocente no caso Cingapura 2008. De acordo com a imprensa italiana, o italiano vai entrar com uma ação na justiça francesa contra a FIA para provar que não tem culpa no escândalo e receber uma indenização por sua imagem ter sido prejudicada publicamente.“

    A FIA ainda vai ter que fazer valer sua decisão na justiça comum caso Briata realmente recorra. Portanto pessoal, aguardem. Briata pode voltar.
    Talvez até Simons recorra.

  4. Luiz G disse:

    Para ELF:

    hahahahahahahahahahahahaa….brilhante!

  5. ELF_TL72 disse:

    Amanhã é o Dia Mundial Sem Carro. Graças ao Briatore, o Nelsinho já estava comememorando a data a algumas semanas. Já a FIA criou para a Renault o Dia do Sem Carro no Mundial…

  6. Luiz G disse:

    Pô Briata…Vocês não perdoam mesmo, né?

    Então vou pegar pesado:

    -Que piloto é santo na F1?
    -Que piloto nunca fez uma manobra suja?
    -Que piloto nunca “fechou a porta” de um carro mais rápido?
    -Que piloto nunca vetou algum nome como companheiro de equipe?
    -Que piloto nunca precisou de “favores” do segundo piloto?
    -Que piloto nunca fez uma “burrada” num dia pouco inspirado?
    -Que piloto nunca aceitou ordens do chefe de equipe, conta vontade?
    -Que piloto nunca mentiu para a imprensa?
    –Que piloto nunca agiu por baixo dos panos?
    -Que piloto nunca “mexeu os pauzinhos” pra conseguir o que queria?

    Isso pra falar só dos pilotos…..Pô gente, estamos falando do mundo (interesseiro) da F1.

    Se for pra julgarmos o valor de cada pessoa ali, acho que o Rubens sai com nota alta.

  7. Briata disse:

    Rubens: grande profissional, péssimo esportista e piloto mediano.
    Manipulou trocentas vezes os resultados, por ordem da Ferrari, parar favorecer Shumacher. Fez tudo isso por dinheiro. Mas para o cego é um santo.

    Voltando ao assunto punição do Briata ( banido de todas as competiçôes da FIA, não pode nem ir aos boxes e muito menos ser um empresario de piloto de uma competição da FIA)

    Mas na prática não sei se vai funcionar. Conhece muita gente na f1, patrocinadores, sabe de muitos podres etc. Pode não poder mais assinar um contrato mas pode muito bem usar laranjas para continuar como empresario de pilotos mandando alguém assinar os papéis em seu lugar.

  8. Briata disse:

    Briata: só pensa em dinheiro, como todos os “cartolas“, patrocinadores da f1. Uma vitoria da renault seria um incentivo para os executivos manterem a equipe, seria bom para manter Briata na f1, e Briata fez o que fez.Mas vai além do que alguns vão. Saiu no lucro ainda pois até a Renault poderia processa-lo pelos maus serviços ( se é que gente lá de cima da renault não sabia).
    Poderia tomar varios processos por ter manipulado o resultado: de tvs, imprensa, quem sabe até do ministerio publico espanhol.

    Vingança muito bem planejada por Piquet e NAP, contando com a ajuda da FIA. Mosley puniu dentro das regras da FIA pelo que a imprensa anda falando.
    Para finalizar fica a pergunta (S):

    Quem acredita que Alonso não sabia de nada? ( tem o beneficio da duvida mas… sei não)

    Outra:quem no lugar do Nelsinho se negaria a fazer? Sem contrato, constantemente pressionado. Era o mais fraco da cadeia e fez o trabalho sujo que a maioria dos pilotos atuais da f1 fariam também pois os pilotos estão nas mãos de empresarios, patrocinadores.

  9. Luiz G disse:

    É verdade….O Nelsinho ficou sujo e o Piquetzão, que se orgulhava de uma “malandragem” sujou o nome que lutou tanto pra construir.

    Talvez o Barrichello não tenha se tornado campeão, mas, por enquanto, se mantém na F1 de cabeça erguida.

    Na única vez que teve de de fazer uma “mutreta” na pista para seu companheiro de equipe de equipe ganhar, fez isso de forma bem clara para que o mundo inteiro visse o que estava acontecendo. Não escondeu de ninguém seu mal-estar com a situação.

    Cada vez mais vejo Rubens como um grande profissional.
    Impressionante como vida dá voltas para ensinar suas lições.

  10. Eduardo disse:

    Nelsinho…. você e seu pai são tão sujos quanto Briatore!!!!!!

  11. Leonardo Borges disse:

    pera capelli cade o mantovani com a charge animada da italia ..
    tão falando tanto da renault que foi suspensa por 2 anos adoro as charges animadas e ja estamos na semana do GP de cingapura ..
    Ou amargurate do nelsinho…

  12. Luiz G disse:

    Adeus Briatore!

    Suas mutretas não farão falta no automobilismo.

  13. Athos disse:

    Gancho em supenso, diga-se. Sem multa e sem nada! Belo lobby do presidente da Renault. Tinha que ter um jeitinho brasileiro na resolução do problema…

    Bria, fora! Como ele vai administrar os contratos que tem com os pilotos da F1? Serão rescindidos?

  14. ELF_TL72 disse:

    Gancho de 2 anos para a Renault…

  15. cacildis111 disse:

    Verdade

  16. Tempest disse:

    Alonso deveria ser punido. É para-raios de problemas

  17. Sandro disse:

    E Max Chicotinho vai se vingando de seus desafetos…
    E algum dia, Mister Dennis vai revelar que foi ele (foi ele mesmo???) que ferrou a vida de Heil Max?

  18. Mauro de Bias disse:

    http://bit.ly/2T9wdP Essa vai pra @AninhaHRamos e pra quem mais gostar de F1 e dos bastidores políticos.

  19. Mauro de Bias disse:

    http://bit.ly/2T9wdP Essa vai pra @AninhaHRamos e pra quem + gostar de F1 e dos bastidores políticos.

  20. Marcos campos. disse:

    Concordo contigo, tb acho que tem dedo do chicitinho nisso ai e, se assim for, fico feliz em saber, pq ninguem tem nada a ver com a vida intima de ninguem, se o cara gosta de usar chicote, ou de dar o dito cujo, é problema do cara, o que fizeram na epoca foi de uma invasão de privacidade sem limites, poderiam ter acabado com o casamento do sujeito, (nem sei se não acabou), uma sacanagem dessas merece toda vingança possivel, fico penalizado pelo Nelsinho, que se demonstrou um fraco, Nelsão não poderia pagar de forma mais terrivel pelas declarações infelizes que fez a vida toda sobre o Rubens, que diga-se, se não fosse um cavalheiro poderia estar se vangloriando agora da situação vexatoria em que o “piquetinho” se enfiou.

  21. Paulo Renato Pinheiro disse:

    Sinceramente….
    Não vão mudar pontuação nenhuma… e ainda bem que será assim. Não tem cabimento fazer isso. Se fizerem vai ficar pior do que já está…. Quanto mais mexe mais a merda fede….

  22. LEO disse:

    Capelli, alguma vez na história da F1 uma corrida foi anulada? Acho quase certo que apenas vão tirar os pontos do Alonso e dar a vitória ao Rosberg e aumentar a pontuação dos pilotos subseqüentes… Pra mim, o correto seria anular toda a pontuação da corrida. Mas como isso traria conseqüências drásticas para o destino do campeonato… Duvido que aconteça.

  23. Thiago disse:

    Mandruwá: Boa análise! E bem humorada também! hehehe. Daria um bom filme? Daria! Mas não acho absurda a idéia da ordem dos fatos ter sido a contrária do que realmente aconteceu não. Quer dizer, alguém da FIA ter procurado os Piquet, e não o contrário.
    É menos provável, mas não é impossível.

  24. Dionisio disse:

    Que tal mudar de assunto ???

  25. Marco Toyota disse:

    Após essa sequencia de acontecimentos, percebi em diversos blogs e outros meios, uma aflição por dar a notícia em primeira mão. O chamado ‘furo’.
    Nessa pressa para sair à frente, muitos confundiram noticiar com opinar e meteram os pés pelas mãos, pisaram no tomate, mostraram seus rancores, julgaram injustamente, viajaram em cima de suposições e erraram, mas erraram muuuito.

    Capelli, gostei da análise. Simples, sem viagens conspiratórias nem rancores passados.

    Ainda deve rolar muita coisa por lá e muita gente vai morder a língua, com certeza. Mas de uma coisa eu tenho certeza: Já deu prá ter uma idéias dos blogs bons e dos ruins.

    Prá mim, o teu se encaixa na primeira opção. Parabéns!

    Os ruins? Nem vale a pena citar.
    abs

  26. Eduardo disse:

    Sugiro um ponto de vista que ninguem abordou:
    Briatore teria interesses intimos em Nelsinho, porém ele estava se relacionando com um Senhor mais velho segundo o proprio Briatore revelou. Ressentido o chefão pederasta começou a perseguir o pobre menino e o tirou da equipe.

  27. alex couri disse:

    NÃO CONCORDO COM O PTO DE VISTA. ACHO Q VIAJOU LEGAL…

    MTA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO AO MEU VER…

    OS ÚNICOS FATOS CONCRETOS SÃO: O PIQUET É UM PILOTO RUIM FILHINHO DE PAPAI E O BRIATORE UM CARA Q QUER DINHEIRO A QQ CUSTO, COISA Q O PIQUET COMO PILOTO NÃO IA TRAZER POR SER MTO RUIM.

    DEU NO Q DEU, O PAPAI TOMOU AS DORES E COM TODA REPERCUSÃO NA MIDIA A EMPRESA RENAULT NÃO QUERIA VER SEU NOME LIGADO A FALCATRUAS. DEMITIU-SE ENTÃO OS PRINCIPAIS ENVOLVIDOS.

    PONTO FINAL.

  28. LEO disse:

    Não conheço o regulamento da F-1, mas comparado a outros certames desportivos… Aqui no Brasil, que não é lá grande exemplo, quando descobriram o escândalo dos resultados manipulados pelos árbitros no campeonato brasileiro de futebol, as partidas foram anuladas. Em um concurso público, vestibular, ou certame licitatório, ao menor indício de fraude, cancelam todo o processo.

    Considerando que o tal safety-car causado por uma atitude já condenada como fraude pelo mundo desportivo da F-1 mudou a corrida toda, não só para Alonso, mas para todos os pilotos… O mais justo não seria anular toda a prova? Não acho que seria correto apenas tirar a vitória de Alonso e entregar os pontos ao 2º colocado, uma vez que se não fosse a fraude do safety-car, tudo poderia ter sido diferente… ou não, como saberíamos? O fato é que temos um fato anto-desportivo que manipulou a prova muito além do primeiro colocado.

    Porém, anular a corrida seria algo com consequencias seríssimas, pois Lewis Hamilton, que nada teve a ver com essa sacanagem toda, perderia o título mundial para Felipe Massa. Mas seria justo… Já imaginaram que talvez se o pit stop atrapalhado da Ferrari tivesse sido realizado na volta prevista, o que foi impedido pelo safety car, Massa não teria vencido a corrida, mas teria marcado mais pontos que Hamilton, o suficiente pra vencer o campeonato que perdeu por um ponto?

    Mas como bem disse Capelli… Briatore caiu devido aos interesses de outros chefões. Não vejo interesse em trocar de mãos o título de 2008, principalmente tirando ele de um inglês. Se ao menos o chefão Montezemolo entrasse nessa briga… Mas a Ferrari ainda não deu uma palavra sobre o assunto.

    Não há no regulamento da F-1 nada que determine o que deve ser feito no caso de resultados manipulados ou fraudes em uma corrida, principalmente quando a fraude influencia a corrida de todos os pilotos?

  29. marcelo disse:

    Não confiaria o meu pão com mantega na mão de ninguem da F1 enquanto busco o cafezinho.

  30. Sidewinder disse:

    O Briatore vai ocupar o lugar do Sarney na presidência do senado.

  31. Briata disse:

    O Briata ta providenciando naturalização aqui no Brasil e já mantém contatos com partidos e senadores.

    Mais um belo roteiro.

  32. Mandruwá disse:

    Meu palpite?
    Alguém graúdo na FIA descobriu isso a muito tempo, com provas concretas, e guardou o Ás no bolso.
    Quais provas? Eu não sei. Talvez gravação em vídeo, uma confissão de algum funcionário, algum dedo-duro da telemetria, ou alguém magoado… Uma equipe de F1 tem muita gente envolvida, é difícil só Symons e Briatore saberem da merda…
    Quando os Piquet começaram a ser pressionados por Briatore, esse alguém deve ter procurado os Piquet e os achacado, dizendo que se eles não entregassem Britatore, jogariam a bosta ventilador e eles se danariam sozinhos, por serem o elo fraco da corrente.
    É claro, me perguntam os caros blogueiros: se a Fia poderia ferrar eles sozinhos, por que usar os Piquet?
    Mais ou menos isso: não ficaria confessada a Vendetta de Mosley para com Briatore… é claro, tá na cara que foi isso, mas vindo essa denúncia de terceiros (os Piquet), não fica provado que Mosley enrabou o Briatore.
    Para os Piquet, tanto melhor: se fossem denunciados sem a delação, se ferrariam de verde-e-amarelo. No caso da delação, só se ferraram, com um pouco de vaselina… O povo tem a memória curta e a Fia, com dinheiro, poderia subsidiar a ida de Piquet para alguma das equipes novas (ou alguém é ingenuo o bastante para achar que a Fia, querendo não deixar a F1 na mão das montadoras, não vai dar uma “mãozinha” pros novos, para a Cosworth, ETC)
    E assim foi…
    Delírio, maluquice, invencionice, doidivanas????
    Pode ser, mas daria um belo roteiro de filme….

  33. Robson Moraes disse:

    Sei não. Achar que algo vai mudar só porque o Briatore e o Symonds rodaram, é o mesmo que acreditar que um vasinho de planta na janela vai salvar o planeta.

    Enquanto o dinheiro mandar na F1, leia-se para sempre, teremos que aguentar Schumachers, Briatores, Alonsos e Mosleys aprontando das suas. E ainda achar tudo lindo. Até que uma nova bomba estoure e todo mundo vire santo novamente.

  34. Alonso disse:

    Alonso

    Versão 1000 x piorada de Shumacher + Balestre + Eclestone.

    Nisso…. o Alonso é campeão dos campeôes.

    obs: e tem gente que não vê até hoje.

  35. O que muitos aqui não entendem é que vingança pertence a mesma categoria e origem da justiça quando feita de forma proporcional.
    Quando alguém comete um ato desaprovado pela lei, é preso. Isto é uma vingança da sociedade que delega poderes ao Estado para punir um individuo que desrespeitas os costumes adotados pela sociedade e transformado em lei. Quando alguém numa festa, por exemplo, se comporta de maneira inapropriada, é expulso e/ou nunca mais será convidado pelos donos da festa. Isto é uma vingança justa.
    No caso do Nelsinho, vejo que foi uma atitude justa se vingarem do Briatore. Nelson era o elo mais fraco, estava pressionado constantemente, chantageado e etc. VEJO ESTA PROPOSTA COMO CHANTEGEM. BRIATORE/ SIMONDS DIZEM: VC PODE BATER? aproveitando-se da falta de renovação do contrato de N. Piquet. é uma clara chantegem, exploração, coisa de gente de péssimo caráter. Queria ver se algum outro piloto na situação do Nelson não toparia? Rubinho, burrinho como sempre, disse que deveriam puni NAP, mas se esqueceu que foi um capaxo da ferrari e shumacher por anos, por dinheiro, e com suas atitudes manipulava o resultado das corridas para favorecer shumacher. Este Briatore não flor que se cheire, tem folha, 94, Trulli, e agora esta maracutaia que colocou em risco a té a vida do piloto e espectadores. Nunca foi um bom empresario para Piquet, nunca, pelo contrario, sempre o tratou mal, pressionou, ameaçou, chantageou, etc. Por outro lado, sempre protegeu Alonso, ( que sabe de tudo desde o ano passado,(( a menos que seja uma besta, um qi de ameba)) é um dick vigarista, não é anti shumacher, é a nova versão), que é do mesmo nível…
    Portanto a justiça está sendo feita. Tchau Briatore. Ninguém sentirá falta, a não ser Alonso. Nelson vai correr na f1 ainda.

  36. andré disse:

    é realmente difícil imaginar pensar q nelson pai faria vingança e não levaria em conta em q pé ficaria a carreira do nelsinho. este ganhou a leleção premiada e será q ganhou algo mais, como uma vaga p/ano q vem? difícil imaginar também q ninguém dos grandes sabiam da denúncia do nelsão. no blog do fábio seixas tinha nota de conversas adiantadas entre piquet e willians e fabio seixas achava q eles realmente iriam fechar contrato, tudo isto depois da demissão do nelsinho e depois da denúncia a FIA em julho (será q ninguém sabia desta ?). Somado a isto, faz alguns dia o patrick heed/head , ou seja lá como se escreve o nome dele, disse q, apesar de achar q nelsinho deveria ter dito não ao pedido de briatore, considerava q 99% da culpa era de symons e briatore. Pode significar nada mas vai saber…deleção superpremiada…

  37. FELIPE GUIMARAES disse:

    concordo c o blackbird.

    os carros da renault nao me agradam. mas os peugeot conseguem ser beeeem piores.
    mas que esse papo de desonestidade é um prato cheio pros concorrentes ninguém pode negar…

  38. Eduardo disse:

    Galera será que essa história de Nelsinho manter um relacionamento intimo com um Senhor é verdade. Eu sempre achei Nelsinho com um jeitinho meio relaxado e esquisito? E acho que Briatore não ia inventar um boato desse do nada, até porque na presente ocasião, uma declaração pessoal como essa não ia influenciar a FIA em nada.

  39. Blackbird disse:

    Ah vá… pára com isso.

    Vc não compra Renault pq ou vc não tem dinheiro ou não gosta dos carros, que são, realmente, feios. O dia que a Renault fizer um carro bacana e ao seu gosto, vc não vai deixar de comprar por causa da F-1.

    Bem, talvez você… mas a grande maioria dos consumidores vão relevar a marmelada ante uma opção racional de compra.

  40. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Capelli, não era o Briatore que estava de frente na Beneton na época do ocorrido Moreno-Scumacher-Benneton?

    Me corrija se eu estiver enganado.

  41. Rafael disse:

    PARA TUDO!!Vcs estão esquecendo QUE uma das principais prejudicadas com esse escandalo é a própria Renault, que teve sua imagem e credibilidade arranhanda e perderá uns bons milhoes!Eu mesmo nao compro carro renault numca mais!E quem teria interesse em prejudicar uma montadora, lógico as concorrentes, ou seja as outras montadoras e até equipes!Assim é previsivel que além do Mosley te garantido imunidade ao nelsinho, alguma equipe ou montadora já tnha assinado com o NELSINHO, incentivando-o a fazer a denuncia!Quem sabe ele não ocupa o lugar do kovalain na Mercedez!!Façam sus apostas!

  42. @ ELF_TL72

    Só não esqueça que o Piquet pai foi punido nessa manobra do reservatório de água que esvaziava…
    E tem uma bela lista de pilotos vingados com essa demissão do Briatore, que queimou a carreira de muitos.
    No começo dessa história achei que sozinho o Piquetzinho estava ferrado. Mas de mãos dadas com Mosley, se explica tudo.

  43. Allan McNish disse:

    A meu ver, o Fernando Alonso (que com certeza sabia de tudo mas faz de conta que não sabia de nada) deveria abdicar dos pontos desta prova e do troféu, entregando-os de livre arbítrio ao segundo colocado na ocasião, que se não me engano foi o Nico Rosberg. Seria a atitude mais esportiva agora, e com certeza o espanhol livraria a sua cara de maiores suspeitas.
    Acredito que isto deva acontecer, de fato. Vamos aguardar o julgamento da FIA.

  44. Dionisio disse:

    Capelli, muito equilibrados são os seus comentários, com muita informação e sem baixar o nível. Na minha leitura dos fatos, indignado, o Piquet pai realmente chantageou o Briatore, dizendo que ia revelar as tramóias do GP de Cingapura, naturalmente em troca de alguma coisa. A garantia de emprego do Nelsinho ou vai saber o que. E o italiano não mediu as possíveis consequências. E dançou. Vingança pura.

  45. Capelli,

    Pois é. Cada vez mais se desenha o quadro em que Max Mosley quer detonar os seus inimigos que outrora tentaram fazer o mesmo contra ele. Parece que Nelson Ângelo Piquet foi apenas um peãozinho nesse xadrez.

    Talvez o erro de Briatore foi ter executado o plano justamente com o filho do Nelson Piquet, amigo de Mosley. Se bem me lembro, o comentário do tricampeão na ocasião do escândalo neonazi-sadô-masô foi algo como:

    “Achei um absurdo… ele não ter me convidado para a festinha!!!!”

    Piquet pai não detonaria a carreira do filho, e se o orientou a entregar tudo, é porque provavelmente já tem algo costurado para o futuro dele. A delação caiu como uma luva para que tio Maxxxx saia de cena atirando seus desafetos no limbo e começo a achar que o Nelsinho não está desamparado de forma alguma.

    Quanto à atitude do Nelsinho, foi muito decepcionante. Ele pode voltar a correr e se dar bem, mas pelo menos para mim, não vai ser fácil esquecer esse cambalacho.

    Para quem gosta do esporte – e para quem era fã do pai dele – esse é um sapo que a gente tenta engolir, mas as perninhas ficam para fora.

  46. Marco Toyota disse:

    Dick Briatore e Pat Muttley seriam demitidos de qquer forma, afinal é quase certa a condenação da Renault no dia 21.

    O que acabou ANTECIPANDO a degola, na minha opinião, foi a reação desesperada de Briatore, partindo para ataques pessoais ao Nelsinho e a possibilidade de Symonds abrir a boca com a delação premiada. O estrago seria maior se a cúpula da Renault deixasse a defesa a cargo de Dick Briatore e Pat Muttley.

    O que a Renault deve tentar agora é uma administração de danos, procurando sair do dia 21, com o menor prejuizo possível à sua imagem. Caso não seja banida da F1, a Renault deve seguir em 2010 para ter tempo de “limpar” o estrago deixado pelo Dick Briatore, até porque, já devem ter o carro em desenvolvimento e existe a possibilidade de seguirem com o Alonso.

  47. Mauri Floriani disse:

    Capelli, pode parecer até ridículo, mas Piquet pai vingou nessa também seu amigo Roberto Pupo Moreno, que foi simplesmente expulso da Benetton para a entrada de um certo Michael Schumacher.

  48. Marcelo E disse:

    muito legal seu fórum capelli, comentários de alto nível, primeira vez que leio…parabéns aos participantes….quanto a tramóia, max + piquet pai é dose pra elefante…nem o venenoso e criado briatore aguentou.

  49. Rodrigo Dias disse:

    Só uma coisinha: Massa disse pro Bernie Ecclestone “isso não se faz”? Desculpa a ingenuidade, mas se eram fortes os indícios, inclusive com essa do Massa, ninguém é santinho, né?

  50. Hugo Becker disse:

    A melhor análise que já li sobre este caso até aqui. Parabéns. Para você e para o Mosley, que mostrou que tem ‘cullones’ (não que a gente não soubesse após a divulgação dos vídeos, enfim…).

  51. Silly Nick disse:

    Oi Capelli, parabéns pela sia análise.

    A mim parece óbvio que o Alonso sabia da armação – uma estratégia de parada tão cedo, numa corrida em circuito de rua, só faria sentido se contasse com um fator extra: a sorte de uma interrupção “fortuita”… ou algo previamente armado.

    Agora, por que o espanhol não é sequer muito falado pela imprensa européia como ligado à armação?

    Por causa do seu prestígio de bicampeão e por causa dos milhões. Como diz um jornalista inglês, para compreender a F1 tem que se “seguir o dinheiro”.

    Bem, graças ao Alonso a Espanha acordou para o automobilismo, já que por lá o pessoal só curtia corrida de motos. Só aií são zilhões de euros: compra dos direitos de transmissão da F1 pela TV espanhola; entrada de patrocinadores espanhóis de peso, como o Santander, a Mutua Madrilena para a F1 e para a equipe do Alonso; merchandising de todos os tipos; a venda de Renaults na Espanha aumentou até 20% em algumas regiões…

    Tudo isso para dizer o que o Capelli já disse: a FIA não dá um corretivo no Alonso porque ele representa $$$$$$$$

  52. Paulo Costa disse:

    Acompanho F1 desde 1972 e não perco uma corrida. Assim me sinto na condição de afirmar que Briatore e Nelsinho Piquet deveriam ter o mesmo destino que teve o goleiro chileno Rojas após aquela farsa no Maracanã – serem banidos definitivamente da F1- sem maiores discussões. Belo exemplo deu a FIFA naquela ocasião. Bem que a FIA poderia seguir o exemplo. A meu ver não há outra alternativa que não macule a credibilidade deste esporte.

  53. RT @jaobrunelli: A melhor análise do caso Briatore, por @ivancapelli http://bit.ly/2T9wdP

  54. Felipe disse:

    brilhante análise política.

  55. Giordano disse:

    Perfeito! RT: @ivancapelli Demissão de Briatore: a vingança consumada. Mas… de quem? http://bit.ly/2T9wdP

  56. Allan McNish disse:

    Olha, tô começando a pensar uma coisa aqui:
    Imagina se no primeiro título do Schumacher em 1994, aquela manobra de jogar o carro em cima do Damon Hill pode muito bem ter sido a mando do Briatore que, desesperado e vendo o campeonato ir por ralo abaixo, disse no rádio: “quando Damon passar perto de você, joga o carro em cima dele e provoque um acidente!!”…
    Putzgrila, imagina se tiver como pegar a telemetria e as gravações daquela corrida e, de repente, ver que o primeiro título do Schumi foi pura sacanagem também?
    Aí sim seria jogar cocô no ventilador, iria sobrar pra todo mundo…
    E nisso a reputação de “Dick Vigarista” do alemão estaria comprovada, tendo como mestre e tutor Flavio Briatore…

  57. RT @jaobrunelli A melhor análise do caso Briatore, por @ivancapelli http://bit.ly/2T9wdP

  58. João disse:

    A melhor análise do caso Briatore, por @ivancapelli http://bit.ly/2T9wdP

  59. Luiz G disse:

    Tudo faz sentido Capelli.
    Pra começar, nada na F1 acontece por acaso.

    Sua análise sobre a queda de Briatore é brilhante.

    …Mas, é fato que vemos o fim de uma era da F1. Foi-se Jean Todt, foi-se Ron Dennis, e agora, Briatore.

    Só resta Frank Williams da velha guarda.

  60. Iron disse:

    O Briatore agora é página virada na F1. Provavelmente ele deve se naturalizar brasileiro, morar em algum estado do nordeste (pode ser no sul, no norte, no centro-oeste e sudeste também), fazer carreria política no Brasil para depois ser denunciado em alguma CPI. A secretária que denuncia-lo vai ter dois filhos com ele e vai posar na Playboy. Com o passar do tempo, o nosso “Bria” vai entrar em acordo com a galera para não entregar ninguém porque todo mundo terá rabo preso, e depois vai morar em alguma cobertura em Fortaleza ou no Rio de Janeiro. O futuro desse cara é no Brasil. Muito whiske e muita mulher!!! NÃO DEIXEM ELE SABER DESSA POSSIBILIDADE!!!!!! Um abraço!!!!

  61. Athos disse:

    Grande texto do Capelli e ótimos comentários dos visitantes. Concordo com a conta agora: fecha direitinho com NAP em uma escuderia novata em 2010.

  62. Rodriguera;

    É verdade, você tem toda a razão. Eu só quis fazer piada, pq o Fry além de ser um chato de galochas é exibido e quis se livrar do Rubens mais de uma vez. Mas com certeza ele está em uma escala bem inferior à do Briatore e do Dennis.

    Abs

  63. Leonardo Borges disse:

    é como dizem capelli “eu voltarei ” mosley vai embora mas fora da presidencia da FIA ainda vai mandar em muita gente , e destruir muitas carreiras ainda……

  64. ELF_TL72 disse:

    Pelo que se pode concluir, se Nelsinho assinar com alguma equipe novata para o ano que vem, a conta fecha. Aí fica subentendido qual equipe deve favor ao Max, qual foi a forma de pagamento, e qual foi o motivo do tomá-lá-dá-cá.
    É mais uma prova de que nessa hora, o nome pesa. Acho que se fosse um Buemi qualquer envolvido na trapaça, este nunca mais sentaria em um F1. Já Nelsinho conta com o respaldo do sobrenome do pai.
    Aliás, Piquet em seus áureos tempos também foi um grande mutreteiro. Está certo que não fez nada tão grave quanto o filho, mas quem não se lembra do “lastro” de água que era eliminado durante a corrida, deixando ele bem mais leve?
    A diferença está aí. Enquanto Piquet trapaceava para ganhar a corrida, Nelsinho teve que trapacear para ajudar outro a ganhar. Seria a prova da “involução” da espécie…

  65. Daniel disse:

    Agora as peças se encaixam…

    Além da garantia de imunidade no caso, o Mosley deve ter garantido ao Piquezinho uma vaga em alguma das novas equipes, “selecionadas” por Mosley.
    Isso sim, deve ter convencido o Piquezinho a finalmente assimur a delação, que já deve ter sido sondada a muuuuito tempo, meticulosamente esperando por sua declaração oficial para não virar tiro n’água.

    Estranho o interesse da Campos, por exemplo… com tanto piloto muito melhor no mercado…
    E tem a Lotus tbm… que entrou estranhamente de última hora, inchando o grid com a desculpa de que a BMW não se definia.
    Seja onde for, é óbvio que o anúncio vai ser láááá pra frente, pra evitar suspeitas…

    E se a cabeça de Alonso não interessa à Mosley, a da Renault tbm não. Essa demissão pode até ser fruto de algum acordo de garantias no julgamento, entre Mosley e Ghosn…

  66. Rodolfo Matos disse:

    Max não levará todos os seus inimigos consigo. Luca di Montezemolo continua firme e forte.

  67. Querem saber como vai acabar a história do muro de Cingapura? A FIA tem interesse na continuidade de Renault na F1. Sua saída é perda certa. Portanto, não haverá punição. Piquet é um sobrenome de prestigio dentro da categoria. Três títulos mundiais. Certamente, tem um lugar reservado para ele em uma das equipes que estarão no grid em 2010. A imprensa caberá fazer muito estardalhaço em cima da matéria. Nós vamos esquecer tudo, como esquecemos as outras vezes…

  68. FELIPE GUIMARAES disse:

    ACHEEI

    no blog do motta, aqui está um pedaço do que ele disse.

    “se for apontar uma arma na minha cabeça, é bom ter certeza que tem balas”

  69. Edster disse:

    Tem muita coisa por baixo desses panos… Mosley e Piquet sempre quiseram destruir o mafioso do Briatore, só estavam esperando o momento oportuno. Mosley está de saída, então se fosse pra acabar com o Briatore, a hora era essa. Nelsão guardou a carta na manga até a demissão (justa, diga-se) do Nelsinho, e usou o momento pra atacar. O Briatore provavelmente vai tocar algum negócio da Benetton por aí, o Symonds vai ter que arrumar outro emprego, e o Nelsinho não pilota mais nem carrinho de autorama. A não ser, como foi dito, que alguma das esquipes deva um grande favor a Mosley, e o velho Max poderia dar uma força aos Piquets, que contribuíram, e muito, na eliminação do Briatore. É a única chance do Nelsinho continuar pilotando, senão é melhor fazer um cursinho e tentar um vestibular pra Administração ano que vem.

  70. FELIPE GUIMARAES disse:

    capelli, me lembrei de uma coisa que o mosley disse tempos atrás: se você apontar uma arma pra mim, me mate. não aponte a arma sem ter a certeza de que você irá me matar. foi algo mais ou menos assim… e ele disse que tinha ideia de quem quis o incriminar.

    será que isso tem o dedo do Max???

    alguém mais lembra disso ou eu to louco???

  71. Thiago disse:

    Olhando o estado atual das coisas, já começo a me perguntar: e será que o Max sai mesmo? Das montadoras (odiadas montadoras, para ele) estão ficando Ferrari e Toyota, caso a Renault seja punida pelo fato.
    Sei não…

  72. Mark disse:

    O cemitério do Bruno Mantovani no final do ano estará cheio de ”gente boas”, do tipo Briatore, Symmonds, Nelsinho, BMW……

  73. Rodrigo disse:

    Capelli, para mim já não é de hoje que o Alonso merecia tomar uma punição! não acredito que ele seja santo nessa história não. acho ele até falso demais!! e tenho certeza, que na equipe ferrari ele se lasca! pois os italianos são serios demais e, adoram pilotos como Shumi e, Massa. A quanto a Briatore, Nelsinho e pat? kkkkkkkk os tres patetas!! nota, 0

  74. PAULO SANTOS/RJ disse:

    As coisas não acontecem por acaso. Se lembram do episódio da Beneton, quando deram uma rasteira no Roberto Pupo Moreno para colocarem o Schumacher? Pois é, quem estava por de trás? Além da Renault? Ele mesmo.

    O Piquet Junior vai correr sim, pois todo mundo sabe que ele estava sendo coagido e precisava do cock pit para correr, pois haveriam poucas vagas em 2009, ou quase nenhuma. Ele passou por uma pressão psicológica muito grande e estava muito sensível a ponto de aceitar um absurdo desse. Errar, ele errou, talvez por ser novato. Mas isso não desabona o quanto ele é bom piloto.

    Agora, o Briatore está pagando por ser uma pessoa estremamente antipática e arrogante, pensando ser o dono do mundo da F1.

    Abraço a todos

  75. Celso Vedovato disse:

    Postei no Blog do Gomes e com a sua permissão faço o mesmo aqui Capelli, pois tenho opinião e dúvida, parecida a sua
    Não consigo acreditar que os Piquet´s fizeram isso apenas numa decisão de cabeça quente após a demissão e somente para se vingarem de Briatore.
    Por mais que planejassem “estariam” sozinhos na história.
    Na minha opnião foram solicitados a fazer tudo isso, ou no mínimo manisfestaram sua intenção e contaram com total apoio e mais …garantias. Não falo de imunidade, mas de apoio a continuidade da carreira de Nelsinho na F1.
    Há algo nessa história que ainda pode pesar. Nelsinho deve permanecer por contrato como piloto representado por Briatore, para evitar qualquer problema ou até discussões judiciais, creio que os Piquet só se manifestarão em relação a nova equipe, onde quer que isso ocorra, no fim desse contrato ou na certos de o mesmo encerrou-se.
    Alonso deve uma manifestação séria e responsável.

  76. Pra mim a + completa opinião sobre Singapura2008, @NelsonPiquet, e seus desdobramentos, por @ivancapelli. http://bit.ly/3kt4Cr

  77. Edivaldo disse:

    Nelson Piquet e Mosley derrubaram Briatore.Um sem o outro não teria conseguido.Nelsão é um gênio,é um guerreiro de fato.Prejudique-o e ele o amassa.Briatore ousou acabar com seu filho,Nelson o destruiu.

  78. Marco Toyota disse:

    … e desce o pano, digo, a guilhotina!!!
    Depois do espetáculo, a festa rola solta nos salões de Paris e Maranello!

    Alguém ainda acha que o a carreira do NAP foi pro vinagre? :)

  79. Roberto disse:

    Acrescentando ao que o Anthony Toini disse, eu gostaria de lembrar a todos que Piquet na época dizia que estava meio segundo mais lento. A explicação dessa situação era referente ao acidente que Piquet teve na malfadada curva Tamborelo do circuito de San Marino . A mesma que veio ser a última curva que nosso magnifíco e saudoso Tricampeão Airton Senna faria.
    Portanto, isso se confirmou após 1987. Na lotus Piquet reclamava da sua dificuldade nas aproximações das curvas. Ele afimou enumeras vezes que perdeu o tempo.
    Malandro como Piquet era, se ele tivesse no auge teria queimado o Schumi rapidinho.
    Um abraço.
    Roberto.

  80. Henrique Sousa disse:

    Dando sequencia as especulações, qual seria a equipe que deveria favores a Max Mosley???

  81. Seria Mosley o homem + velho citado p/ Briatore (mesmo que mentira)? RT @ivancapelli Vingança Consumada. Mas.. de quem? http://bit.ly/2T9wdP

  82. Sidewinder disse:

    Tentaram derrubar o rei, e este, poderoso e vingativo, foi guilhotinando os nobres conspiradores um após outro.
    A nós, plebeus e bufões da corte, resta gargalhar e aplaudir o teatro dos vampiros.

  83. Anthony Toini disse:

    Só comentando o que colocou o Eduardo Cruz. Em 1991 a Benetton “provocou” a saída de Nelson Piquet, tudo bem. Mas dizer que o tricampeão levou um banho já é exagero. Embora fosse mais veloz nas qualificações, Michael Schumacher errava muito em corridas, e nelas o brasileiro tinha um bom ritmo. Posso estar enganado mas o Piquet, enquanto correu com o Schumacher, somou mais pontos que ele (mais ainda se considerarmos que a pontuação em Adelaide foi dada pela metade).

  84. Allan McNish disse:

    É, meu caro Ivan…
    Na verdade, o Nelsinho foi só um bode expiatório para que Mosley finalmente pudesse colocar em prática seu plano já a muito caraminholado. Max sempre quis tirar Briatore na F1, mas nunca teve como fazer isso e agora veio a oportunidade, bastou Nelson Piquet-pai querer se vingar de Briatore pelo que fez com o filho. Ele com certeza chegou no Max, disse o que queria fazer e ele deve ter respondido algo do tipo: “Então vamos fazer o seguinte: você denuncia o fato, eu isento o seu filho de qualquer responsabilidade e a gente pega o cara…”.
    Com certeza Nelsinho vai voltar aos palcos da categoria, por porque isso deve ter feito parte do pacote: isenção de culpa e apoio de Max, nos bastidores, para a volta dele a um cockpit.
    Mas, com certeza, a F1 está podre. Futuramente mais escândalos virão…

  85. Eduardo Cruz disse:

    Posso estar redondamente enganado no que penso à respeito, mas a aposentadoria forçada do Nelson Piquet (pai) também pode não ter sido muito bem digerida, e Nelsão costuma guardar rancores das coisas passadas (vide o que malha Barrichello até hj, sempre que tem uma chance). Pra quem não lembra, Nelsão foi convidado a se aposentar, por conta do banho que tomava na pista de um jovem alemão, que veio a ser, simplesmente, o maior vencedor da categoria tempos depois. Não nos esqueçamos que o Schumacher começou ganhando, primeiramente, o espaço dentro da Benetton. Depois é que fez história. E o chefe de equipe, já era, então, o Briatore, que, na época, malhou bastante o Nelsão, dizendo que ele não tinha motivação, era piloto em fim de carreira, etc, etc, etc.

  86. Sinceramente? Eu adorei a vingança de Mosley. Ele vai embora mesmo, que leve mais “laranjas podres” com ele. Desavenças a parte Mosley mostrou que é poderoso mesmo.

    Se bem que estou achando que foi muito “fácil” essa. Não sei não…

  87. Leonardo Eloy disse:

    Da #F1 inteira. RT: @ivancapelli: Demissão de Briatore: a vingança consumada. Mas… de quem? http://bit.ly/2T9wdP

  88. Quando eu soube da notícia, só me bateu uma frase na cabeça:

    MAX MOSLEY WINS!!

  89. Marcio Pedro disse:

    Capelli,

    É uma das várias versões que podemos constatar a respeito deste assunto. Mas na verdade, eu acho que o Briatore deve mesmo sair da F1. Tá certo que existem muitos casos de deslealdade que nem ficamos sabendo.. Mas ele tem muitas evidências claríssimas de picaretagem durante sua carreira. Basta lembrar que um desses incidentes foi em 1994 no caso da bomba de combustível que quase matou Jos Verstappen e metade do time. Ele tem histórico. Tem curriculo. Deve sair da F1 e não voltar mais.

  90. Rodriguera disse:

    [Xara Bezerra]
    o nick fry nao parece ser do tipo “todo poderoso” como eh o briatore e como era o dennis…pq esse tipo todo poderoso acaba gerando enfrentamentos, embates e criando inimigos como foi o caso entre eles e o mosley
    o fry apenas eh ruim no que faz como o nelsinho era
    entretanto, acho q na brawn ele assumiu um papel, digamos assim, apenas comercial ou seja, ele fica responsavel por fazer contatos, contratos e relacionamentos…e de repente nisso ele pode ser bom……..

  91. Eu não gostava do Mosley.Aliás, continuo nao gostando. Mas isso não impede de bater palmas para ele. Será que ainda dá tempo de mandar o Fry passear por algum motivo?

  92. Rodriguera disse:

    capeli…

    eu adoro essas noticias de bastidores…mas essa do dedo em riste do massa no briatore eu nunca fiquei sabendo…isso foi divulgado? pq eu devoro todas as leituras em F1…em portugues e ingles…e nao li nada referente a isso…

    essa historia poderia afetar a ida do alonso pa ferrari?

  93. Verde disse:

    Que se matem. O Mosley, o Briatore, o Ron Dennis (esse, com um pouco menos de crueldade), o Bernie, o Symonds, o Nelsinho. Que se matem todos. De mãos dadas. Se atirando da ponte de São Francisco.

  94. [...] This post was mentioned on Twitter by Kureb. Kureb said: http://bit.ly/2T9wdP O Capelli fez o melhor texto sobre esse calhorda. Confiram aí! [...]

  95. Kureb disse:

    http://bit.ly/2T9wdP O Capelli fez o melhor texto sobre esse calhorda. Confiram aí!

  96. João Marcelo disse:

    concordo com gênero, número e grau. quem mais da fórmula 1 teria conexão com as prostitutas britânicas? briatore!!! adeus dennis, adeus briatore. não leva junto o montezolo porque afinal de contas ele não é apenas da F1 e só tem presença quando as coisas esquentam. agora o que vai sobrar para o piquet? uma coisa eu sei, passar fome não vai.

  97. Rodrigo Fonseca disse:

    Capelli, apenas complementando sua análise… coincidência ou não, mais uma vez temos Alonso no centro do escândalo… será? porque ele não foi acusado de nada??? se até o engenheiro de box contestou a tática maluca do pit stop antecipada, porque Alonso sequer veio ao rádio para perguntar/questionar como fez o membro da equipe??? o silêncio é assustador… acho que há muito mais de podre no reino da Dinamarca.

  98. Jonas Martins disse:

    Bem lembrado Capelli, o tal vídeo erótico fez com que o Mosley perdesse muito de sua credibilidade. Acredito que Piquet tenha um contrato e corra ano que vem com alguma equipe que, curiosamente, deva favores a Mosley. Tipo o Vito Corleone, ele vai pedir um ultimo favor a alguém… É uma pena que um esporte tão bonito como a Formula 1 ainda esteja sujeito a esse tipo de gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>