MENU

3 de outubro de 2009 - 12:53Análises

Rapidinhas da classificação: Japão

Foto: Clive Mason/Getty Images/Divulgação Red Bull

Foto: Clive Mason/Getty Images/Divulgação Red Bull

Depois de problemas técnicos e com um belo atraso, eis as rapidinhas. Até que valeu a pena demorar para falar, já que o grid virou de cabeça pra baixo.

- De longe, o treino de classificação mais zoneado dos últimos tempos. Se bobear, de toda a história da Fórmula 1. Pelo menos nos últimos 20 anos, não me recordo de nenhuma classificação que tenha sido interrompida com três bandeiras vermelhas. Recorde absoluto.

- E o grande volume de acidentes e interrupções (a saber: acidentes de Jaime Alguersuari, Timo Glock e Heikki Kovalainen) acabou não só por atrasar o treino como por bagunçar o grid como um todo. No final do Q2, após a interrupção do acidente de Glock, Sebastien Buemi também escapou da pista, perdeu a asa dianteira no meio do circuito e provocou bandeiras amarelas locais. E uma turma não respeitou o aviso e não reduziu a velocidade, entre eles os postulantes ao título: Jenson Button e Rubens Barrichello. Resultado? Gancho! Cinco posições perdidas para cada.

- Fernando Alonso foi outro punido, como praticamente todo mundo no treino. No grid mais cheio de asteriscos da história, bizarrices como a décima posição de largada de Jaime Alguersuari, que havia ficado com o último tempo do Q2. Vai chegar o dia em que o pole position será o único que não saiu dos boxes. Podem acreditar nisso.

- Mas a pole, pelo menos isso, foi preservada. Sebastian Vettel foi o mais rápido do sábado e sairá no primeiro lugar, ao lado da Toyota de Jarno Trulli. Lewis Hamilton sai em terceiro. A briga pela vitória deve ficar entre Vettel e Hamilton, já que as duas Brawn vão sair lá de trás: Rubens Barrichello em nono e Jenson Button em 11º.

- A má posição de largada das Brawn pelo menos garante uma corrida movimentada. Pontos de ultrapassagem não faltam em Suzuka e os dois devem fazer boas provas de recuperação.

- E o título parece que não será decidido no Japão. Com base no grid, dificilmente Button conseguirá abrir cinco pontos para Barrichello, a menos que chegue em quarto e o brasileiro abandone. O campeonato deve se encerrar em Interlagos, a nao ser que Barrichello consiga reduzir bem a diferença na corrida dessa madrugada.

- Vale a pena ficar acordado, Suzuka sempre rende grandes corridas. E, se acontecer nela metade do que houve no treino, pelo menos uma entrada do Safety Car é provável.

- Abaixo, o grid corrigido, que roubei do Grande Prêmio.

Reprodução/Grande Prêmio

Reprodução/Grande Prêmio

Comentários do Facebook

comentários

15 comentários

  1. Vitor disse:

    Galera os brasileiros tem que se unir para sabotar Button de alguma maneira nesse gp do Brasil para o Rubinho ser campeão.

  2. Alf disse:

    Eu quero ver a análise da corrida de Suzuka e também a avaliação positiva e negativa!

  3. Thiago disse:

    Se for que nem o Ico explicou, com Barrichelo em sexto e Button em nono, sera a última chance do Barrica emplacar uma corrida excessão.

  4. Igor Padrão disse:

    Agora que percebi, o Nakagima deve estar com um tanque extra acoplado. 695KG!!!!

  5. Igor Padrão disse:

    O site oficial publicou um grid provisório assim

    1. Sebastian Vettel, Red Bull, 658.5kg
    2. Jarno Trulli, Toyota, 655.5
    3. Lewis Hamilton, McLaren, 656
    4. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 660
    5. Kimi Raikkonen, Ferrari, 661
    6. Rubens Barrichello, Brawn GP, 660.5
    7. Nico Rosberg, Williams, 684.5
    8. Adrian Sutil, Force India, 650
    9. Robert Kubica, BMW Sauber, 686
    10. Jenson Button, Brawn GP, 658.5
    11. Heikki Kovalainen, McLaren, 675
    12. Jaime Alguersuari, Toro Rosso, 682.5
    13. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 665.4
    14. Giancarlo Fisichella, Ferrari, 661.5
    15. Kazuki Nakajima, Williams, 695.7
    16. Fernando Alonso, Renault, 689.5
    17. Romain Grosjean, Renault, 691.8
    18. Vitantonio Liuzzi, Force India, 682.5
    19. Mark Webber, Red Bull, n/a

    Se for confirmado esse grid, as chances de Barrichelo ter um bom resultado, em relação à Button, são muito grandes. Vai parar na mesma volta que os dois a sua frente, e depois dos três primeiros colocados. Se largar como em Cingapura, tem até chances de vitória. Já Button tem Kubica e Rosberg quase 30 quilos mais pesados. Fica mais complicada para o inglês. O “pirráia” tem grandes chances da terceira vitória no ano, já que a RedBull parece absoluta em Suzuka.

  6. Josele Garza disse:

    Vou aguardar e ver o que vai acontecer, mas nessa corrida pra mim tem dois favoritos: Hamilton e Vettel. Vamos ver no que vai dar.

  7. Perdeu um dos treinos mais ‘interessantes’ e movimentados dos últimos tempos, Luiz G. Se eu tivesse perdido, não estaria tão feliz…

  8. marcelo ivo disse:

    Castigo para as Brawns…
    o treino já estava zoneado e os caras deixam pra marcar tempo só no final…assumiram um risco desnecessário…

  9. Luiz G disse:

    Vale a pena ver a corrida só pelo prazer de assisitr os carros andando pela pista, pois o resultado só é decidido mesmo depois das diversas punições já comuns ao fim de cada treino ou prova.

    Qual foi a última vez que o resultado de um treino permaneceu intocável?

    Desta vez, pelo menos, eu não perdi tempo assistindo a classificação. Fui dormir e acordei feliz por ver que o resultado real só apareceu de manhã mesmo.

    A F1 é patética!

  10. Cao Raivoso disse:

    Estive lendo em outros sites e parece que a lista com a ordem de saidas definitiva so sai amanha, domingo.
    E porque?
    Parece que a FIA esta meio confusa no modo como aplicar as penalizacoes. Passo a explicar: A ordem de saida que esta aqui neste post, foi calculada com base no final da qualificacao, aplicando depois 5 posicoes de penalty aos pilotos referidos. Pois bem, na nova interpretacao, a FIA esta pensando em aplicar com base na ordem cronologica em que as penalizacoes ocorreram. Eu sei que eh meio confuso, mas amanha nao se estranhem se tivermos um grid assim:
    1ª fila: Vettel, Trulli
    2ª fila: Hamilton, Heidfeld
    3ª fila: Raikkonen, Barrichello
    4ª fila: Sutil, Rosberg
    5ª fila: Button, Kubica
    Mais explicacoes em: http://blog-do-ico.blogspot.com/

  11. Caramba, se o grid permanecer assim, teremos 9 equipes nas 10 primeiras posições!

  12. Paulo Blanco disse:

    O Button tem direito a abastecer o carro, tendo caído pra 11°?

  13. FELIPE GUIMARAES disse:

    que droga, perdi o treino…

    mas a corrida eu nao vou perder nao!!!

    uma estrategia com previsao de entrada de safety car seria uma ótima pedida, né nao???

  14. Vermeulen disse:

    Muito esquisita a estratégia da Brawn de só ir para a pista nos minutos finais de cada parte da classificação. Assim, só podiam dar uma volta rápida, estourando duas, sem direito a contratempos. Se qualquer um errasse, pegasse trânsito ou alguma bandeira amarela (como foi o caso), já sairia no prejuízo. Se Vettel vencer e a Brawn não fizer nada, o alemão já empata com Barrichello na tabela. E vejo, em Interlagos, uma chance para Vettel vencer de novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>