MENU

13 de novembro de 2009 - 15:16Análises

"A decadente F1" ou "Novidades a caminho"

Os leitores em geral têm se mostrado revoltados com a falta de posts aqui no blog e não lhes tiro a razão. Entendo e sei como é chato quando uma revista/jornal/blog/site que acompanhamos simplesmente para de ser publicado ou atualizado. Nos sentimos atingidos, como se nos tirassem algo a que nós é muito caro. Compreendo.

Mas o fato é que este blog, desde o início – mesmo na época das charges – pautou-se exclusivamente pela Fórmula 1. É um blog pessoal, sempre foi, mas sempre fiz questão de manter a pauta restrita à categoria que sempre vi como a melhor e de maior representatividade no automobilismo mundial. A linha de corte também serviu para facilitar o trabalho. Como a maioria que me acompanha sabe, tenho outras atividades profissionais e o blog sempre foi uma válvula de escape, feito com dedicação em meu tempo livre. Então não dá para querer falar de todas as categorias, o que demandaria muito tempo e tornaria o blog apenas um noticioso superficial. E, dessa maneira, não valeria a pena manter.

O problema é que a fórmula dá sinais de esgotamento. Soma-se a vida pessoal do blogueiro, as rápidas mudanças de costumes da audiência, as novidades tecnológicas (olha o Twitter aí) e a temporada farsesca que foi a de 2009 e tem-se o cenário atual: poucas postagens.

O GP de Abu Dhabi, no meu entender, serve como um marco e uma referência do que será a Fórmula 1 daqui para a frente. O foco não está na competição, o foco não está no automobilismo, o foco não está no cheiro de borracha queimada, no desafio e na coragem dos pilotos. O foco está no espetáculo. E espetáculo é tudo aquilo que brilha e chama a atenção. Então… grande coisa se a corrida foi uma porcaria. O hotel muda de cor! A corrida acontece ao pôr-do-sol, o cenário é lindo. É a Fórmula 1 se transformando no que o Cirque du Soleil fez com a ginástica artística. Mas pelo menos a ginástica não foi extinta. Já a Fórmula 1 só gira em torno de si mesma e, no ritmo atual, está se engolindo.

Sempre cito o sábio Panda, que desde 2003 alerta que a Fórmula 1 acabou. Virou uma palhaçada midiática, uma competição na qual o mais rápido não necessariamente é o pole, no qual chegar em segundo ou primeiro dá praticamente no mesmo, em que o título geralmente é definido na última corrida apenas por força do regulamento e não em razão de um equilíbrio real. Houve até grandes decisões de título em 2007 e 2008, mas me pergunto se vale a pena pagar o preço de um campeonato patético como o de 2009 para viver minutos de emoção. Não que o fato da Brawn ser campeã na estreia seja um demérito para a categoria, não é. O demérito está no regulamento dúbio, nas decisões políticas que levaram a Red Bull a ter um projeto similar ao da Brawn vetado e depois ver o adversário ganhar tudo com a mesma ideia. Os dois pesos e duas medidas dos dirigentes vêm marcando pelo menos os últimos anos da categoria. E se há 20 anos também havia favorecimentos, vide Jean-Marie Balestre e Alain Prost, eram atitudes pontuais. Hoje, o problema é estutural, como compararia Cléber Machado.

Sou um crítico árduo da gestão da Stock Car brasileira, mas fico pensando se o errado da história não sou eu. Bem ou mal, apostando mais no show e menos em competição, eles vêm seguindo a mesma fórmula mágica de Bernie Ecclestone e Max Mosley. Podem ficar ricos, podem ter autódromos cheios, mas essa competição fajuta certamente não é aquela que quem se acostumou a ver nos anos 70, 80 e até meados 90 entende como verdadeira.

Mas o desabafo não é para justificar o fim do blog, até porque o blog não vai terminar. Mas é uma visão mais ampla para que todos possam entender as mudanças que virão. Não sou acomodado, é preciso ousar, é preciso reagir, é preciso sair da mesmice. O blog já teve dois momentos, primeiro o de charges e depois o de notícias e comentários. E, como da primeira vez, a decisão de mudar nasce da necessidade de fazer algo diferente. As “Charges do Capelli” foram pioneiras na Internet, mas quando esgotaram-se, deram lugar a um novo formato. Quando o novo modelo entrou em vigor, no começo de 2007, havia na Internet brasileira praticamente apenas o blog do Flavio Gomes dedicado ao automobilismo. O Blog do Capelli apareceu para complementar, para mostrar um lado B da Fórmula 1, com curiosidades, bom humor e notícias que pouco apareciam. Mas isso também se esgotou. Hoje, excelentes jornalistas como Fábio Seixas, Ico, Pandini, Rodrigo Mattar e Victor Martins mantêm blogs de alto nível. Abnegados como o Rianov Albinov e o Becken Lima também. Mas a Internet está inflada de blogs de F1. Alguns bons, outros nem tanto, mas é preciso mudar outra vez.

Assim, proclamo uma pausa nas atualizações. Enquanto isso, não pensem que estou de folga. Estou trabalhando no novo formato, novo layout, tudo vai mudar. O foco segue sendo a F1, mas outras coisas vão pintar no balaio. Mas, lógico, as opiniões, as críticas, o bom humor e as curiosidades vão continuar. Afinal, é um blog pessoal e não há como fugir a características inerentes à pessoa. Uma novidade bem legal já está sendo desenvolvida por mim, Bruno Mantovani e o Robson Moraes, aquele mesmo que fez o jogo online Trunfo das Equipes. Será bem bacana.

O novo Blog do Capelli ainda não tem data para estrear, mas deve pintar ainda antes do fim de 2009. Até lá, continuem me acompanhando no Twitter, onde as palhaçadas seguem.

E não levem isso aqui tão a sério. É só um passatempo que deu certo.

Abraço a todos,

Capelli

Comentários do Facebook

comentários

108 comentários

  1. CagsCoiff disse:

    Hey I am new here. I’m sorry if this this is the wrong place for this post but I was wondering If some one here on http://www.blogdocapelli.com.br would be able to
    assist me to choose the better choice. The forums here are absolutely amazing and I love it here.

  2. Dionisio disse:

    F1 Decadente ???
    Único decadente aqui é o senhor…

  3. Ricardo Reno disse:

    Capelli,

    Concordo, afinal não é o mundo que queremos mas é o único que temos. Há um poema de Fernando Pessoa que sintetiza o que você escreveu:

    Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas …
    Que já têm a forma do nosso corpo …
    E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
    mesmos lugares …

    É o tempo da travessia …
    E se não ousarmos fazê-la …
    Teremos ficado … para sempre …
    À margem de nós mesmos…
    Fernando Pessoa

    Abraços e sucesso

  4. Emerson Brinha disse:

    A diarréia atacou o capelli novamente, todo fim de ano vem essa caganeira braba
    ou seja o mandruwá tá certo, a diarréia foi tanta que ele morreu desidratado e desnutrido…

  5. julio disse:

    no twitter ela ainda esta vivo!

  6. Mandruwá disse:

    morto por inanição

  7. julio disse:

    alguem acompanha o capelli no twiter?

  8. Seu Mário disse:

    Pessoal…o Capelli mandou avisar que só volta no dia em que o Barrichello for campeão.

  9. Paulo de Tarso Moraes disse:

    Nem a volta de Schumacher traz a volta do blogueiro.

  10. Danilo disse:

    Temo que a formula 1 vire uma categoria de monomotor. Em 2010 serão apenas 4 motores diferentes, em 2000 eram 10.

  11. Terramex disse:

    Se o Schumacher voltar, será que essa F1 que “dá sinais de desgaste” pode ressurgir das cinzas?

  12. Mandruwá disse:

    IVAN CAPELLI MORREU!!!
    LONGA VIDA.. LOGA VIDA À IVAN CAPELLIIII

  13. Paulo Renato disse:

    Marcelo,

    Eu discordo do seu comentário pelo seguinte:

    “Se um piloto ganhar as 4 primeira corridas (como foi Schummi e Button) e um piloto chegar estas 4 provas em décimo, ficaria 100×4. 96 pontos é muita diferença!”

    Realmente a diferença serio enorme para apenas quatro provas. Mas do mesmo jeito que em apenas quatro provas abriu-se essa diferença, em apenas quatro voltas poder-se-ia tirar essa diferença.
    O que quero dizer é que do mesmo jeito que abre-se facilmente a pontuação, pode-se facilmente diminuir essa pontuação.
    Outro ponto positivo é que atualmente a F1 está um pouco mais equilibrada (mesmo que seja um equilíbrio “imposto), então não há tanto esse risco de apenas uma ou duas equipes irem dominando o campeonato e dispararem tanto na pontuação.

    De qualquer forma é apenas a minha opnião e falando-se de pontuação cada um tem a sua…

    Abraços

  14. Edgar Guediguian disse:

    Marcelo,

    Concordo plenamente com a sua análise. Há dito popular que reza “por que simplificar quando é possível complicar”, e a FIA faz isso ano a ano. Todos, ou a maioria de nós sabemos que a pontuação foi alterada para o sistema 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1 para tentar conter o domínio da dupla Schumacher/Ferrari, que vinha ganhando título mundial de pilotos com “oitocentas” corridas de antecedência. Passada essa dinastia, a pontuação permitiu alguns campeonatos equilibrados, prestigiando a regularida às vitórias, conforme visto especialmente nas temporadas 2007 e 2008. Sou a favor da maior valorização da vitória e, em relação às demais posições, valorização dos demais lugares do pódio. Partindo deste princípio e utilizando-se de sua sugestão, creio que a pontuação poderia ser da seguinte ordem: 15, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2. Temos assim o primeiro lugar bem valorizado e o segundo e terceiro lugares com certo valor em relação aos demais, já que contemplam lugares no pódio. Um ponto poderia ser concedido ao pole-position e/ou a quem fizer a melhor volta da corrida (por isso que no meu esquema a pontuação vai somente até 2, pois estaria de bom tamanho premiar 1/3 dos pilotos inscritos). Claro, cada um pensa diferente nisso. Enfim, como a FIA decide…

  15. Marcelo disse:

    Edgar,
    Não sei sua opinião, mas achei este sistema de pontos ruim. Diferença de 24 pontos do 1o. ao 10o. pesa muito na minha opinião.
    O ideal, na minha opinião, seria 15,10,8,7,6,5,4,3,2,1. Valorizaria a vitória (não ficaria a mesma proporção como está hoje) e o vencedor não escaparia tanto na liderança como está sendo proposto pelo Todt.
    Vamos a um exemplo – Se um piloto ganhar as 4 primeira corridas (como foi Schummi e Button) e um piloto chegar estas 4 provas em décimo, ficaria 100×4. 96 pontos é muita diferença!
    Abraços a todos…

  16. Edgar Guediguian disse:

    Pessoal,

    Vamos atualizado os posts do blog por aqui mesmo. A FIA decidiu alterar o sistema de pontuação para 2010. Segue o novo modelo:

    “Na quinta, a comissão de Fórmula 1 da FIA, formada por acionistas das escuderias, promotores, fornecedores e patrocinadores, propôs uma tabela na qual o vencedor somaria 25 pontos, o segundo 20, o terceiro 15, o quarto 10, o quinto 8, o sexto 6, o sétimo 5, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1.” (Fonte – Yahoo http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-fia-muda-tabela-pontuacao-da-11122009-71.html)

    O que muda na prática? Nada, pois a proporção entre pontos ficou mantida. A única diferença é que a contemplação de pontos será estendida para a décima posição.

    Enfim, era isso. Abraços a todos!

    Edgar Guediguian

  17. Gil de Ferran disse:

    Capelli e leitores,

    Seguem abaixo algumas sugestões para algum artigo ou debates…

    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/12/10/para+pilotos+senna+e+melhor+da+historia+e+alonso+supera+fittipaldi+e+piquet+9230265.html

    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/12/10/com+13+times+comissao+da+f1+propoe+novo+sistema+de+pontos+9230292.html

    A votação dos 10 melhores da história dá pano pra manga, como é de se esperar… Os leitores podiam comentar quais são, em suas opiniões, os 10 mais… De igual forma, a pontuação sugerida pela Comissão da F1 também poderia gerar polêmicas… Eu sou contra os 10 primeiros pontuarem, mas acho válido premiar mais ao vencedor.

    Saudações a todos!

  18. julio disse:

    Anselmo veio fazer um merchan aqui !

  19. Leonardo Borges disse:

    noissa o capelli ta reformando o blog ou a rede mundial de computadores , pois é se não fosse pelos comentorios o blog taria e esta caindo aos pedaços>>

  20. fernandofn disse:

    O Ivan Capelli era o cara que gostava de ficar entre o Senna e o Prost toda vez que era o Prost que tava na frente. Não gostava dele quando era criança, só ajudava o Prost. Capelli mau.

  21. Anselmo disse:

    Caro Capelli
    Realmente me senti orfão quando não via atualizações por aqui, mas sempre entrava, na esperança de ler algo “diferente” das noticias, vc nos acostumou a isso.
    O meu Blog do Arosi, tem o Blog do Capelli e Blog do Ico como referencia, mas como não sou jornalista ou trabalho com comunicação, não tenho essa desenvoltura para escrever, mas creio que escrevo bem e gosto, pena que não tenha comentários, pois acho que deveia divulgar mais, mas tbm é só um passatempo, pois sou apaixobnado pela net e sua revolução.
    Entendo tudo o que disse, e apoio, mas espero que assim como continuo apaixonado por carros e F1 seria sua categoria máxima, vc volte com novidades e demosntre que a F1 não está decadente, mas tbm passando por mudanças.

  22. Olegário disse:

    Juro que este é um comentário não-ostensivo:
    Eu fico bastante broxado com os comentários da velha guarda sobre a “saudosa F1 dos anos 70,80…”
    Eu não duvido e inclusive concordo que ela tenha sido boa e inclusive melhor que a F1 atual… afinal os nomes mais famosos da modalidade corriam naquela época, mas me incomoda toda essa evocação pra falar da F1 atual.
    Eu só comecei a acompanhar F1 em 2002 (foi quando fiquei maduro pra tal) e a formula 1 de Schumi e pós-Shumi é a única que conheço, então é muito broxante que toda a vez que eu queria falar de f1 eu veja sempre 2 grupos, os que falam sempre de Senna, Piquet, Prost e etc e os que NÃo querem acompanhar formula 1 por que só ouvem falar que ela é chata, asséptica etc etc e pior do que a f1 de antigamente.
    Eu até gosto de certa rememoração dos anos 70 e 80, mas no momento certo, não pra criticar a F1 atual, falar dos pilotos atuais, etc etc… A f1 atual tem problemas que refletem o econômico Atual e a postura Atual de quem está nela e é isso que tem que se discutir nesse caso, então eu acho que ficar evocando a f1 das antigas pra isso é ficar (com o perdão da má palavra) pondo o pau na mesa pra mostrar que manja de f1…
    Vamos dizer que isso não é uma crítica á f1 daquela época nem a quem gosta muito daquela f1 e tem boas recordações dela, eu só queria ver isso um pouco menos no centro de discussões por que eu (e muitos outros) não tivemos a oportunidade de vivenciar essa época

    PS: Isso não é uma crítica ao conteúdo do blog nem á esta matéria em si, a qual gostei de ler, essa insatisfação minha vem mais da coluna de comentários do que qualquer outra coisa…

  23. De onde surgiu este ser chamado Rita de Cássia Lobo? Mas que comentário mais idiota. É como se o Capelli tivesse alguma obrigação em manter o blog ativo só porque quem não tem mais o que fazer na vida assim o quer. Inacreditável como certos leitores de blogs NUNCA entendem absolutamente nada.

    Maldita inclusão digital!

  24. E. Cenzi disse:

    Olha, o blog era extremamente agradável na época das charges. Era perfeito!
    Depois, tornou-se mais um e agora está respirando por aparelhos.
    Na boa, se não quer falar sobre F1, pq ela é decadente, politiqueira, etc, é só não falar.

  25. igor disse:

    Cara, seu blog é perfeito do jeito que ta!!
    Quando perco um treino ou ate mesmo uma corrida que é mais dificil de acontecer
    Corro pra cá.
    Deixa ele do jeito que ta. Nesse formato!!
    So muda o layout!!
    web 2.0 arredonda as coisas!!
    Só isso! o blog ta bão demias do jeito que tá!
    Abraço

  26. Leonardo disse:

    Josele Garza, tenho que colocar um [2] depois do seu comentário. muito bom, precisamos de mais gente esclarecida pra comentar F1.

    querem um exemplo oposto? um não, vários? o povo que se sente “fodão” demais pra postar anônimo ou com nomes falsos no site do Grande Prêmio, esculachando toda e qualquer notícia.

  27. Josele Garza disse:

    Marcelo disse tudo: estão querendo comparar: o que vale mais: ser 12 vezes sargento ou 7 vezes coronel. E também é óbvio que o povo sempre vai criticar o Rubens porque tem mais apelo. Ninguém mete pau no Nelsinho apesar do papelão que fez porque é filho do homem e tem que se respeitar. O Christian era a esperança de vitórias brasileiras junto com o Rubinho, mas abandonou o barco e foi para a CART. O Rubens acabou segurando o rojão todo. E se o Rubens fosse para a CART também??? Estariam os críticos o malhando por ter abandonado a F1??? São o mesmo povinho que queria ver o Barrichello fora da Fórmula 1 no fim de 2008 para vê-lo ou na IRL (para servir de alvo de piadinhas se levasse côro da Danica Patrick) ou na Stock Car. Como não conseguiram, ficam fulos de raiva. O Hélio Castroneves abriu passagem para a Danica Patrick ganhar sua única vitória na IRL ano passado e todo mundo achou lindo. Prefiro as 2 vitórias da Bia na Indy Lights do que essa vitória manipulada da “senhora marqueteira barraqueira”, mesmo sendo uma categoria menor porque a Bia é mais talentosa que a Danica. Barrichello merece sim o respeito, afinal está na Fórmula 1 desde 1993 e segurou muitos rojões e pedras para continuar onde está e não se acovardou mesmo com os revés que sofreu.

  28. Marcelo disse:

    Fernando,
    É por isso que o Capelli e outras pessoas inteligentes querem acabar com seus sites ou blogs.
    Primeiro – pela decadente F1 conforme o Capelli teve suas opiniões pois a paixão está sendo trocada por uma categoria “enlatada”.
    Segundo – porque existem pessoas como você desprovidas de qualquer nível de inteligência e raciocínio para dar qualquer tipo de opinião – totalmente sem noção e por isso que nem seus amigos concordam com você!
    Acho que o Rubinho tem mesmo que processar todas as pessoas que falam bobagens como você!
    Cresça, tenha um pouco de conhecimento técnico / lógico para dar qualquer tipo de opinião pois a coletividade agradece!!!
    Só falta você me dizer que o Ingo Hoffmann é melhor que o Schummi pois o Ingo tem mais títulos na Stock que o Schummi na F1 (ótimo exemplo Gil)…
    E como disse o John, continue em seu botequim filosofando e procure nem tentar responder para ninguém ter ânsias…

    CAPELLI (vou escrever agora para quem interessa) – SEU SITE PARA MIM É REFERÊNCIA, O QUE VOCÊ DECIDIR TERÁ MEU APOIO! OBRIGADO PELAS EXCELENTES MENSAGENS, FICAREI ABORRECIDO SE O BLOG ACABAR MAS COMO VOCÊ DISSE ESTE É UM BLOG PESSOAL.
    ABRAÇOS…

  29. John Richter disse:

    Fernando.

    Sua implicância com Barrichello só não é maior que sua parvoice. Suas alegações infantis e desprovidas de qualquer isenção deixam claro como sua mente distorce a realidade para “comprovar” suas teses pueris dignas de gibi do Cebolinha.
    Cresca rapaz, não deixe sua já diminuta e obtusa mente cegar por suas frustrações pessoais.

    PS: Não se dê ao trabalho de responder esse post, não frequento esse blog com frequência e além disso não discuto com ignorantes e raivozinhos que se acham filósofos “irreverentes” de botequim…

  30. Brawn disse:

    Fernando,

    Vc deveria ser “tido” como uma besta que adora falar asneiras em blogs por aí. Faça um exercício de memória ou tome Fosfozol, e recorde, ó magnânima sabedoria, quem venceu o “Desafio das Estrelas” em 2008…

    Ah, lembrou? Então, meu filho, vá lamber sabão, vá…

  31. Josele Garza disse:

    Saiu a numeração de 2010:

    Sem Sauber, FIA anuncia 12 equipes inscritas para 2010

    São Paulo (SP)
    A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou nesta segunda-feira em seu site oficial a lista de equipes e pilotos inscritos para a temporada 2010 de Fórmula 1. Foram 12 escuderias e 15 pilotos confirmados.

    A principal ausência é da equipe Sauber, que deseja entrar no lugar da Toyota, cujas atividades na F-1 foram encerradas. A FIA diz que a equipe japonesa ainda está formalmente ligada ao Pacto da Concórdia e que espera um comunicado oficial para depois decidir o que será feito com relação à 13ª vaga.

    A equipe Mercedes ainda aparece com o nome de Brawn GP, entretanto há uma observação dizendo que a escuderia já indicou que irá alterar seu nome para a temporada 2010. Já a Manor Racing aparece com o nome de seu patrocinador: Virgin Racing.

    Para a FIA, a Red Bull seguirá usando motores Renault, assim como ocorreu em 2009, a montadora, entretanto, ainda trabalha com a possibilidade de trabalhar em conjunto com a Mercedes.

    Entre os pilotos, o brasileiro Bruno Senna, que acertou com a Campos Meta, foi inscrito com o número 21. Felipe Massa, da Ferrari, será o 7 e Rubens Barrichello, da Williams, o 9. Já Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, não aparece na lista, apesar do chefe de sua equipe, Franz Tost, ter confirmado a continuidade do espanhol.

    Confira as equipes e pilotos para a temporada 2010 de Fórmula 1:

    McLaren / Mercedes
    1. Jenson Button (GBR)
    2. Lewis Hamilton (GBR)

    Brawn GP* / Mercedes
    3. Nico Rosberg (ALE)
    4. Não definido

    Red Bull Racing / Renault
    5. Sebastian Vettel (ALE)
    6. Mark Webber (AUS)

    Ferrari / Ferrari
    7. Felipe Massa (BRA)
    8. Fernando Alonso (ESP)

    Williams / Cosworth
    9. Rubens Barrichello (BRA)
    10. Nico Hulkenberg (ALE)

    Renault / Renault
    11. Robert Kubica (POL)
    12. Não definido

    Force India / Mercedes
    14. Adrian Sutil (ALE)
    15. Vitantonio Liuzzi (ITA)

    Toro Rosso / Ferrari
    16. Sebastian Buemi (SUI)
    17. Não definido

    Lotus / Cosworth
    18. Não definido
    19. Não definido

    Campos Meta / Campos Dallara
    20. Não definido
    21. Bruno Senna (BRA)

    US F1 / Cosworth
    22. Não definido
    23. Não definido

    Virgin Racing / Cosworth
    24. Timo Glock (ALE)
    25. Não definido

    * A Brawn GP deverá se chamar Mercedes

    _____________

    Pois é… Bruno Senna vai usar o 21, que é o “número zicado”, quer dizer, para o Barrichello é zicado, mas para o Bruno não. Ele vai falar que é “estratégia brilhante de marketing” porque 21 é Embratel, um dos patrocinadores do Bruno.

    Não sei como ele não falou que o Barrichello vai usar o 9 e que 9 para o Brasil não dá sorte porque o Alex Dias Ribeiro usou o 9 em 1977 e não pontuou. Quer dizer: tudo é motivo para Barrichello não se dar bem na Fórmula 1. Ele e o Mantovani, além de muita gente, já davam o Barrica como morto no final de 2008 e não engoliram a não aposentadoria dele.

  32. Gil de Ferran disse:

    Partindo dessa premissa, Fernando, então o Matias Ekström é o melhor piloto do mundo, afinal, ganhou 3 vezes o “Desafio dos Campeões”, no qual pilotos de várias categorias mundiais se enfrentam em 4 espécies de carros…

    Ora, uma corrida é repleta de diversos fatores. Ademais, Barrichello andou sempre entre os primeiros e parecia que o kart não correspondeu. Se ele é tão medíocre assim, porque ganhou 5 vezes as 500 milhas da Granja Viana? Vai ver o mérito é só dos companheiros dele, né?

    Curioso notar que ninguém critica o Massa ter ficado em 4º lugar em 2007 enquanto seu companheiro de equipe foi o campeão (em seu ano de estréia na equipe)… Ou então, porque poucos criticam o Piquet Jr. e o Chrtistian Fittipaldi, pilotos limitados… Vai entender…

  33. Fernando disse:

    Pessoal, é mesmo de rir, mas está aí, para quem quiser ver. Sou tido entre meus amigos, como crítico implacável do Rubinho, criei inclusive um termo para definir a interminável prova de incompetência de nosso sempre “azarado” pilôto, o “FATOR BARRICHELLO”. E não há de ver que até no DESAFIO DAS ESTRÊLAS, de Kart (se é das estrêlas, não sei o que êle estava fazendo por lá), o cara mais uma vêz decepciona seus fãs, sim amigos porquê, por incrível que pareça, além do Galvão Bueno, da Silvana e é claro, de seu pai, o Rubão, êle ainda tem alguns fãs aí pelo Brasil a fora (não me perguntem onde). Bem, voltemos ao assunto, em mais uma oportunidade para que êle, o Rubinho, provace estar no mesmo nível de pilotagem que o “alemão” e o Massa, como êle mesmo sempre faz questão de deixar subentendido, o cara simplesmente e chega em 4° lugar, e todo mundo sabe que o “Shumi” está a muito aposentado. Aí, vocês hão de convir que não é simplesmente implicância de minha parte, o cara “se acha”, mas precisa se convencer que está vários degraus a baixo dos melhores pilôtos de F-1. Um pouquinho de AUTO CRÍTICA até que não faria mal, não é mesmo Rubinho?????

  34. Fernando disse:

    Pessoal, é mesmo de rir, mas está aí, para quem quiser ver. Sou tido entre meus amigos, como crítico implacável do Rubinho, criei inclusive um termo para a interminável prova de incopetência de nosso sempre “azarado” pilôto, o “FATOR BARICHELLO”. E não há de ver que até no DESAFIO DAS ESTRÊLAS, de Kart (se é das estrêlas, não sei o que êle estava fazendo por lá), o cara decepciona. Em mais uma oportunidade para que êle, o Rubinho, provace estar no mesmo nível de pilotagem que o “alemão” e o Massa, como êle mesmo sempre faz questão de deixar subentendido, o cara simplesmente decepciona e chega em 4° lugar. Aí, vocês hão de convir que não é simplesmente implicância de minha parte, o cara “se acha”, mas precisa se convencer que está vários degraus a baixo dos melhores pilôtos de F-1. Que tal um pouquinho de auto crítica Rubinho??????

  35. Rubens disse:

    Sou fã do seu blog e visito o várias vezes por semana, mesmo neste seu período inerte, concordo plenamente com as suas posições com relação a administração da F1 e o que ela está virando. Vi seus comentários sobre o circuito de Abu Dhabi, e me peguei pensando….

    O Engenheiro(arquiteto, ou sei lá o que é o maldito que desenhou esta pista) a fez cheia de curvas, quase todas de segunda e duas grandes retas, legal, desafios, ZERO, oportunidades dos pilotos demonstrarem algum talento, ZERO e me veio a pista de Monza na cabeça, uma pista simples, mas muito desafiadora e que normalmente nos rende alguma emoção nos GP’s.

    Acompanhei o desafio das estrelas, de Kart, em Floripa, não sei até onde o Di Grassi desenhou aquela pista, se foi ele sozinho, se te ve ajuda, mas até aquelas pista se mostrou mais interessante que a IMPRESSIONANTE PISTA DE ABU DHABI!

    Ou seja, a F1 virou um circo mesmo, como você disse, e caminha para um circo dos horrores, se continuar no pé que está. As mudanças do regulamento para o ano que vem parecem interessantes, devolvem um pouco da emoção, principalmente na classificação, mas temos que torcer para que não tenha restado nenhuma herança maldita do Sr. Mosley, apesar que o Bernie ainda está lá, mas este podemos tentar relevar, até certo ponto.

    Fica ai minha opinião, parabéns pelo blog e estamos esperando o NOVO!

  36. Leonardo disse:

    prefiro esse papo aberto de “dar um tempo” (ou GANHAR um tempo como uns dizem) do que blogs que ficam escrevendo coisas vazias até março.

  37. Lucas R disse:

    Calma,gente! Seja para ganhar tempo ou não, uma coisa o Capelli deixou bem claro em seu post: “O novo Blog do Capelli ainda não tem data para estrear, mas deve pintar ainda antes do fim de 2009″.

    Logo, até o fim de 2009 ainda tem bastante tempo. Vamos aguardar. Se 2009 chegar ao fim e o novo blog não estiver pronto, aí sim podemos cobrar.

  38. julio disse:

    Acho que esse papo de “Novidades a caminho” foi soh para o capelli ganhar tempo!

  39. To esperando “as novidades”.
    Já se passaram 15 dias e nada.
    Não é porque você avisa que vai sumir que tudo bem.
    É o mesmo querer dizer que uma esposa que avisa o marido que vai abandoná-lo está certa, pois “avisou”.
    Você pediu público (ao divulgar ou deixar-se divulgar em outros lugares e portais), cativou, habituou ele a seu blog, agora arque com as responsabilidades disso, não somos massa de manobra, que vem correndo quando você quer e que quando não lhe interessamos você fala “tenho mais o que fazer, era só uma bricadeira que deu certo”.
    Senão daqui a uns meses você vem com as tais novidades, vamos atrás, você nos “fideliza” de novo e tudo bem?
    Mas e se depois cançar de novo, “ficar ocupado”, vai ficar de iô-iô, nesse morde-assopra com seu público?
    Não comigo.
    Adeus

  40. ziggy-jp disse:

    Esse é um blog que acesso diariamente e tive a oportunidade de participar em dois posts sobre as reformas de Suzuka.
    Seria uma pena se o blog acabasse, mas como você já adiantou que não é o fim estou aguardando ansiosamente pelas novidades…
    Um abração!!!

  41. Arthur Simões disse:

    “..não levem isso aqui tão a sério. É só um passatempo que deu certo.”

    Pronto!Matou a pau!

    Cara,boa sorte nessa nova fase,que com certeza dará certo.

  42. Pry disse:

    Concordo com tudo o q foi dito, a F1 virou marketing puro.

    Mas ainda assim, volta logo, seu Capelli!! Seu blog faz mta falta!

  43. Leonardo disse:

    bom que você não tá correndo atrás dessas notícias doidas, Capelli.

    é contrata aqui, DIZ QUE contrata ali, desmente de lá…

    já iria ter que corrigir notícia, tipo todo mundo que foi na fiúza de Kimi na Mercedes, que o Agente do finlandês lançou e o próprio Kimi desmentiu.

    é bom só postar quando baixar a poeira e todo mundo tiver o seu banquinho, certíssimo você, Capa.

  44. Jorpaes disse:

    Caramba, fui lendo, lendo, lendo e pensando, ele vai acabar com o blog, vai acabar, vai acabar… e você escreve que não vai.

    Vê se aprende a escrever direito e para deixar a gente assustado, tá querendo me obrigar a ficar lendo o Flávio Gomes?

    Sorte e bom 2010!

  45. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Isso ai amigo Capelli,mudar sempre é bom.
    Mas vou le fazer uma critica,você em nem um momento citou que no próximo ano,nós teremos 3 equipes de pontas,que serão a Ferrari,Mclaren e a Mercedes GP Team,ou seja,três equipes que não podem ver uma a outra,que no mundo dos atomóveis são grande concorrentes(agora que a Mclaren lançou o seu esportivo,também entra nessa “balaio”,então acredito que a Temporada 2010,será muito emocionante com disputas de tirar o fôlego,porque duvido que se aparecer o Kimi(com a Mercedes GP) do lado do Hamilton(Mclaren) e o Massa e o Alonso(Ferrari),irão viver na paz eterna,vai ter muita disputa nessa história,e muita confusão também.E ainda tem a Red Bull Racing,que também deverá entrar nesse time,ou seja,no próximo ano poderemos ter 4 equipes e 8 pilotos disputando pela as primeiras posições no GP do Baheiren.Acredito que você Capelli deveria escrever um Post,sobre o que poderá ser a F1 em 2010,explicando o que a proibição de reabesticimento,e as duplas que estão se formando,poderão interverir na F1,e o que poderá ser diferente da F1 que vimos esse ano.Fica ai a dica,abraços!.

  46. Luis Antonio Mendes disse:

    Estou contigo e não abro.

    Abração!

  47. Jonny'O disse:

    Sempre respeitando o que cada um pensa ,minha opinião é um pouco diferente ,gostei do ano ,mas concordo que as pistas novas estão ridiculas , as discuções sobre regulamento são normais como no futebol.Mas gostaria de ainda de levantar outro fator .A imprensa pronta.

    Não sei se esse é um termo correto ,mas hoje a F1 tem muitas corridas o que fica cansativo ler sempre um padrão quase pronto das noticias ,totalmente descartaveis nos sites especializados.

    Pode parecer maluquice isso ,mas como não sou um profissional da area ,parece que existe uma blindagem por parte da Fia ou das equipes que deixa tudo descartavel ,ou seria pela simples falta de qualidade do reporter.

    Como exemplo ,este ano no blog do Ico ,foi um prazer enorme ler alguns posts dele quando tinha uma entrevista de engenheiro ,algum piloto ou mesmo ex piloto com foi Christian Danner .

    E como sempre gosto de vir correndo ler sua opinião sobre treino e corrida de cada GP Capelli ,espero que encontre motivação e novas ideias ,e principalmente ,não demore!

  48. Felipe Freire disse:

    - Marcos almeida,
    A F1 ja esta como um circo.
    E a tendencia é ficar ainda pior.

    Abraço.

  49. Marcos Almeida disse:

    Capelli

    Não acredito que a F1 vá se transformar num Circo de Soleil. O público não quer ver hotéis bonitos mudando de cor. O público quer ver o Kobayashi fazendo lindas ultrapassagens, por exemplo. O público quer automobilismo. Não importa se fizeram complexos magníficos com pistas ridículas, pois as corridas serão sempre taxadas de chatas por pilotos, imprensa e público.

    Quem é que aguenta o Galvão falando de lusco fusco por total falta de assunto? Ninguém!! Pode demorar, mas a ditadura dos circuitos maçantes tende a acabar, pois ninguém que não seja viciado em F1 vai se dar o trabalho de assistir a corridas do naipe de Barcelona, Magny Cours, Valencia e Hockenheim, por exemplo.

  50. Fábio Mandrake disse:

    Capelli, qto tempo para estrear a nova fase?
    vc faz mta falta!

  51. Antonio disse:

    O quê??????? (Por favor meu Gardenal!)

    Já não basta ter de enfrentar “crise de abstinência” aos domingos…

    Justo agora que o Barrica foi pra Grove?

    Abraço.

  52. Robson Moraes disse:

    Isso é tudo conversa fiada. Na verdade o Capelli ficou milionário com o seu blog e embarca amanhã para uma volta ao mundo que durará 2 anos e meio.

    Entre os seus planos de viagem está assistir a todas as etapas da F1 in loco, enviar posts de cada um dos modestos hotéis 5 estrelas em que se hospedar e levar uma faixa “Galvão, vá pro inferno!” a todas as corridas.

    Outra novidade é que ele entrará com um patrocínio do blog na Willians de Rubens Barrichello, pra dar uma força ao rapaz.

  53. Felipe Freire disse:

    - Grande Capelleta, como dizem a F1 é um circo, axo que desde que Bernie começou a adminstra-la ele trabalhou para isso, ele fez a categoria crescer muito e se organizar, mas tambem fez as equipes garagistas se enfraquecerem, a Williams continua na F1 por causa da sua historia e do esforço que faz pra se manter na F1, Bernie e Mosley trabalharam para atrair as grandes fabricantes de veiculos para a F1, como toda a grande empresa quando ocorre uma turbulencia no mercado a ordem é cortar gastos e la se foram algumas das grandes montadoras abandonando a F1 sem se preocupar com o que poderia acontecer com o circo, o incrivel é que sempre tem equipe querendo entrar no espetaculo, seria pelo amor ao esporte ou amor ao dinheiro ? ou amor os 2 ?
    Bernie so organiza gp’s se lhe pagarem o quanto quer, ele não se preocupa com tradição com a historia da F1 que é o que faz a categoria ter uma magia, magia que esta se perdendo.
    Espero que as coisas melhorem com a entrada de Todd na presidencia da Fia, mas acho dificil.

    Abraço
    Continue postando, mesmo que periodicamente.

  54. Szeliga disse:

    Capelli,

    o blog só faz sucesso porque é exatamente o que você disse: um projeto pessoal. São os seus textos e a sua visão dos ocorridos na pista que chamam a atenção do povo. Eu mesmo entro para ver o que você disse da corrida. Formar uma opinião tendo como suporte a sua.

    Então espero que o bog não páre mesmo… ficamos no aguardo das novidades, mas acima de tudo, quero continuar lendo a sua visão pessoal dos ocorridos.

    Valeu

  55. Leonardo disse:

    aceita sugestões de poostagens pra passar as “férias forçadas”? ou artigos dos leitores, sei lá?

    tava escrevendo um em inglês pra mandar pro F1 Rejects sobre o Roberto Moreno (não por ele ser reject, longe disso, mas por ele ter pilotado muitos dos carros considerados rejects), aí pensei se podia ser aplicado esse conceito no blog do Capelli, pelo menos durante esse ostracismo de Novembro-Março

  56. Leo disse:

    Capellete, eu sempre acompanho o blog (raramente comento, deixo isso pro DF) mas hj senti necessidade. Eu compreendo o que você sente. Em primeiro lugar, realmente a F1 não é mais a mesma. Não que ela vá acabar, há demanda pelo espetáculo, mas o show tomou conta mesmo. Só que eu tenho uma visão positiva. Acho que com a saída das montadoras e da necessidade iminenete de redução de custos, a F1 cai num dilema: ou muda ou acaba mesmo. Voltar ao que era, é um sonho impossível. Mas há a possibilidade real de trazer mais esporte, mais competição e menos negócios.

    Eu era pró-FOTA (mais pelo jeito ditatorial do Mosley do que pro ser apaixonado pelas montadoras). E fico muito feliz com a saída das grandes montadoras. Elas que demandam lucro e negócios, poucose importando mesmo com o esporte. Restando equipes como Ferrari, McLaren, Williams, além da novata, é mais do que o suficiente pra garantir uma boa comeptição e até um pouco de show. Pra completar, precisa-se que Ecclestone saia de cena e a FIA e equipes assumam o controle da FOM e do dinheiro. Porque só assim pra voltarem a priorizar autódromos melhores e não os que pagam mais. Chega de circuitos do Tilke na Ásia! Os carros também precisam de algumas mudanças. Mas ae é pedir demais de uma vez.

    Em suma, o espetáculo perdeu força. A platéia pede menos brilho, mais competição. E aos poucos vamos voltando no tempo, voltando às raízes. A F1 de verdade não morreu e vai se libertar.

    BTW, as vezes dar um tepo no blog é bom, refrescar, arejar as ideias. Tenho certeza que você sabe de seu tempo. Não se preocupe. Os fiéis leitores sempre estarão por aqui.

  57. gabriel disse:

    vc é o cara !
    total apoio…

  58. Seu Mário disse:

    Capelli, vc é um fenômeno; consegue manter as pessoas assíduas mesmo não estando constantemente presente. Eu mesmo, por várias vezes, me desanimei com os seus “sumiços”. Mas quem falou que consigo ficar longe daqui por muito tempo!

  59. Marcius disse:

    Twitter é um porre, se um blog atualiza de menos, o twitter atualiza demais. Como pai-de-família-sem-tempo, fico com o blog (o seu e vários outros). Até a volta, estaremos por aqui com certeza! E que no novo formato tenham mais ‘transmissões ao-vivo’, foram bem legais!

  60. Se não fosse potencialmente ruim para você eu poderia ajudar com alguns textos nonsense. Mas, óbvio não é o caso. Fica o desejo pelo novo, e que você sinta-se bem na nova empreitada.

    Confiança em si! Agora deixe-me ir pois tal e qual um Tele-Tubbie (dinovo,dinovo) tenho que encarar um aeroporto no domingão.

    Abs

  61. Tempest disse:

    Só espero, e peço pelo amor aos céus, que não comece a seguir a linha Flávio Gomes, com papinhos de comunista de buteco, demonização dos EUA e do capitalismo e etc…

  62. Leonardo disse:

    oh droga, me sinto um neandertal por me negar a ter um twitter…

    então, fico no aguardo do Blog do Capelli versão 2010. e espero tb que a F1 “do Todt” (como eu ouvi por aí) ajude também, outra temporada maçante não dá.

    bom “descanso” (relativo, mexer com layout é uma porcaria mesmo), continuarei vagando por aqui caso haja alguma atualização =)

  63. Salve, Capelli, vc é um gênio. Não acabe com o blog. Grande abraço!

  64. Roberto Taborda disse:

    Fala Capelli! Apoiado cara! Se tem que descansar e pensar em algo novo, vá em frente! Agora, A F1 realmente não é mais a mesma… Mas a culpa não é do espetáculo e sim do excesso de informações e das informações em tempo real. A F1 dos anos 70 e 80 lembras? Tinha que esperar o venerado Sinal Verde para saber de algo, no Globo esporte dava a classificação dos brasileiros, e algum fato muito importante, e tinhamos que esperar até as 19:00 pelo programa. E hoje o que acontece: Temos Live Timming, temos treino ao vivo no Tv, na Internet, comentaristas de tudo quanto é lado e aí se a Force India trocou um patrocinio no rodapé do aérofolio traseiro todo o planeta sabe, enquanto isso nos anos 80 as vezes ficavamos sabendo que o Moreno tinha pre classificado a Coloni mas não tinha passado da 29ª posição… Não é so o Show Capelli que mudou, é a perda do charme da surpresa das noticias que acabou com a F1… Abração de Uruguaiana, estamos a beira dos tres anos de programa, e vc foi o primeiro Falando com as Feras!!!! obrigado!!!

  65. Bruno Peres disse:

    Capelli, já pensou em arrumar um parceiro ou colaborador para contribuir exclusivamente com as atualizações do Blog? Como um colunista especial, ou rotativo. Um ou mais. Essa pessoa poderia incluir vídeos, dicas de sites, papéis de parede, comentários breves, pitacos, imagens curiosas… E continuar com o legado do blog, faze-lo mais constante e manter a clientela. Manter o “chão encerado” do pequeno mascote no topo desta página. Dessa forma, manteria o movimento por aqui, para que ninguém perdesse o hábito de visitar sempre. Quando estrear o novo layout, voltarem as atualizações constantes feitas por você, e a temporada de 2010, já todos estariam aqui. Abraço.

  66. Rafa (Mac) disse:

    Seja lá o que vc fizer do blog, vai ser inteligente e se tornar costume ler.

    O trabalho da gente é foda, toma muito tempo e cansa a cabeça. Juntando com as palhaçadas que rolaram esse ano, dá uma brochada mesmo. Eu nunca fiz blog nem escrevi nada em lugar nenhum porque eu sei que dependo muito da empolgação e de tempo + disposição.

    Mas vc, que é um abnegado tb, consegue fazer isso e faz bem pra cacete. Escreve uns negócios aí que eu venho aqui ler.

    Rafa

  67. Anthony Toini disse:

    É isso mesmo Capelli, já há algum tempo que a Fórmula 1 acabou. Tolos somos nós, espectadores e telespectadores que ainda acreditam que ela é a mesma de 20 anos atrás…

  68. Ylan Marcel disse:

    Bravo, Capelli! Aguardamos ansiosamente as novidades!

  69. marcos disse:

    Capelli, acho que como muitos seu blog inspirou alguns outros que falam de automobilsimo. Existem pencas por aí, que falam a mesma coisa, é dificil ser diferente, mas acredito que você sempre conseguiu ser. Meu blog sempre falou de F1, mas de uma maneira mais humorística, que até acho muito mais dificil afinal é mais fazer chorar do que fazer rir. Mas sempre espelhei em você, que levava um lado legal, diferente sobre o mundo da F1. Realmente Abu Dhabi mostrou que a F1 não quer ter a velocidade como principal atrativo. Quer o espetáculo, o dinheiro envolvido corrompeu a esportividade, agora tudo se briga, se entra na justiça, ameaça-se não ter campeonato, enfim 2009 foi caótico nesse aspecto, eu sinceramente estou muitos pensamenot pessismistas sobre o futuro da F1. Estou em uma fase parecida, eu que postava diariamente, reduzi drasticamente meus posts, pra tenta rme reinventar, afinal tenho quase 2 e meio de blog e e a gente acaba se repetindo em algumas vezes. Resumindo tudo, espero que o o blog do Capelli volte, renovado e estruturado pro futuro, te desejo toda sorte

  70. Juliano disse:

    Pegando carona no fato da falta de atualização do venerável blog, por que a Rádio GP acabou???

  71. Jonathan Pires disse:

    Capelli, por favor, só não fique igual ao seu amigo Flávio Gomes falando besteira em termos de política internacional ou postando comentários acerca de suas viagens pessoais. Como seu leitor assíduo, peço-lhe encarecidamente que o blog se resuma a falar de corridas.
    Grande abraço,
    Jonathan.

  72. Luiz G disse:

    Capelli, sua explicação parece a de um garoto dizendo pro mundo que está virando adulto e “descobriu a verdade da vida”.

    Se decepcionar com a falta de esportividade da F1 e comparar a categoria com os anos 70 e 80, é um atraso de muitos anos.

    A sentença de que a F1 está deixando de ser um esporte parar virar um show que só enriquece alguns, é o maior clichê da categoria.
    A F1 já virou um negócio há muito mais de 20 anos.
    Se você só percebeu agora, então nunca acompanhou a F1.

    …Mas eu acho que você entende pacas de F1 e sempre soube disso.

    Acho que seu desligamento com o Blog não tem a ver com a situação da categoria, nem com a comparação com os outros blogs, nem com a evolução dos meios de comunicação.

    A verdade é que manter um blog custa tempo, esforço e dedicação e você se cansou um pouco deste esforço e ficou um pouco “de saco cheio” de se dedicar a um blog que não te dá nenhum retorno direto.

    Eu entendo isso completamente.

    No entanto, as queixas de seus leitores foram muito coerentes, pois a internet é o meio de comunicação que hoje confiamos e temos á disposição. E leva tempo acharmos um blog ou site que faz um trabalho sério ao qual podemos confiar.

    Você se propôs á esse trabalho e o fez com competência, mas na hora de parar, esqueceu que estava lidando com o tempo e a confiança de seus leitores.

    Ninguém ficaria chateado se você tivesse postado essa sua longa explicação no começo de Novembro. Todo mundo te compreenderia e te daria a poio, pois seus leitores são gratos á você e estão do seu lado.

    ….mas eu acho é que a verdade é que você estava em dúvida sobre o que faria e deixou o blog pra lá, negligenciando um monte de gente que contava com seu trabalho. Esse é o tipo de coisa que pode, até, queimar você profissionalmente.

    Então fica a lição de que somos, verdadeiramente responsáveis, pelo que fazemos e pelo que criamos.
    …Independente de nossa intenção.
    Pense nisso.

    Obrigado por tudo que você ofereceu com seu blog. Foi um trabalho brilhante.
    Boa sorte em suas próximas empreitadas.

  73. Lucas R disse:

    Em primeiro lugar, Capelli, obrigado por nos expor o que realmente está acontecendo com o blog. Deixar os leitores à par de tudo também é fundamental para pelo menos sabermos o que esperar e se devemos esperar por algo.

    Assim como outros colegas comentaram, o que faz a diferença no seu blog é a maneira como são expostas as suas idéias. Eu acompanho as notícias da mídia, mas sempre fica a sensação de que está faltando algo, que estão escondendo alguma coisa ou que a história não está contada exatamente como aconteceu o fato. O seu blog esclarece isso, sempre trazendo algo a mais, um novo ponto de vista a ser explorado.

    Aguardo anciosamente as novidades. Aliás, o importante é que não fiquemos sem atualizações por muito tempo, pois aqui é o único lugar que é capaz de compensar esse recesso da Formula 1.

    Abraços.

  74. Elton disse:

    Capelli, não esquece disso. Para os leitores, segue links da “Olimpíadas do Capelli” e “Charge do Capelli” (momento nostalgia, como diria o Rianov)

    Olimpíadas do Capelli:
    http://blogdocapelli.blogspot.com/search/label/Olimp%C3%ADada%20do%20Capelli

    Charge do Capelli (no final da página, clique nos posts mais aintigos pra morrer de rir):
    http://www.blogdocapelli.com.br/category/charges/page/5/

  75. Elton disse:

    Capelli, tenho acompado o teu blog há alguns anos, desde as charges, ainda no blogspot. Como leitor assíduo do teu blog, mais uma vez me entristeço pela tua decisão de mudar, mais mais uma vez também fico esperando pela novidade. Quando você deixou de lado a idéia das charges para focar na informação, não gostei muito (até hoje sinto falta das charges, que, para mim, eram a excência do blog), mas me acostumei com esse novo formato e gostei do que vi, inclusive dos chats durante as corridas. Sinto falta também do Desafio do Capelli, do “Do Baú”, entre outras coisas, mas compreendo que é importante mudar, principalmente nesta época do ano em que a F1 vive seu recesso, com notícias vagas e muita expeculação.
    Mais uma vez fico aguardando a novidade, esperando que seja realmente boa, embora eu saiba, que independente da minha impressão inicial, vou me acostumar.

    Desculpe pelo desabafo. Dá-lhe Capelli!

  76. Eduardo Casola Filho disse:

    Siga firme Capelli, faça a escolha certa para o Blog voltar com força total, e claro, essa época de entresafra, ainda mais depois de uma temporada fraca, não sai muita coisa desse balaio, mudar um pouco o foco é bom as vezes. Mas que o blogo volte a ser aquele bem-humorado, com as tiradas espetaculares e com a Fórmula 1 voltando ao caminho da emoção do esporte pois essa é a razão do sucesso da categoria e não essa dinherama absurda com pistas mediocres.

    E que a razão do surgimento deste blog e do seu renascimento faça com que a razão de gostar de Fórmula 1 seja aquela que nos fascinou até 1994.

    http://www.youtube.com/watch?v=VkgdGuKN3uU&feature=player_embedded

  77. Rodolfo Gaspar disse:

    Realmente deu medo do blog sumir.
    Mas espero ansiosamente a “nova era do Capelli”, como disse Fabio Mandrake.
    No aguardo…

  78. Gabriel disse:

    Seja novo ou velho, estilo novo ou velho…o importante é que vou continuar a receber notícias importantes por aqui…
    e aposto que vai continuar azul, preto e branco (Da-lhre Grêmio!!!)

  79. Fábio Mandrake disse:

    Capelli, mudanças são bem vindas é a evolução!Mas peço que não mude uma coisa, a imagem do March do Capelli feita pelo Mantovani!!
    E outra coisa não mude seu humor e críticas sempre bem escritas e suas colocações sobre esse esporte ao qual somos todos “viciados”.
    Também estou retomando meu blog LegendF1.blogspot.com que estava parado por total falta de tempo, minha ultima postagem foi a 2 anos atrás e contribuo com coisas do baú com o Rianov e espero continuar também interagindo com seu blog, que está no topo dos meus favoritos, logo acima do Flávio Gomes.

    Estou esperando a “nova era do Capelli”.
    Grande abraço e bom trabalho.

  80. pezzolo disse:

    pois é capelli, não está fácil manter um blog em tempos de twitter , até escrevi umas linhas lá no meu sobre isso , para os leitores é mais fácil ” consumir ” sua idéia em 140 caracteres, o blogueiro que se vire pra caber um raciocínio nesse espaço.
    http://www.jpezzolo.com/2009/07/twitter-e-blogger-amigos-pou-rivais.html

    eu , como leitor seu de antes do grande premio, espero que volte em 2010 com idéias novas. boas idéias, como vc sempre nos trouxe!
    e não deixe de gostar da F1 não! as vezes escrever/ trabalhar sobre um assunto evidencia todas as arestas dele. deixa seu lado espectador vir a tona um pouco mais, se deslubrar pelas cores de abu dhabi sem pensar que elas são falsas… sei lá!

    Abraços

  81. Daniel Gomes disse:

    No meu entendimento, blogs devem ser uma alternativa à chatíssima e atrasada mídia convencional.

    Blogs são a saída, no âmbito da internet, encontrada para a tendência mundial do jornalismo de seguir para a seara opinativa, coisa que antes era sacrilégio, principalmente no jornalismo americano, que em 99% serviu de base para o brasileiro.

    A opinião só pode ser “formada” com vários pontos de vista. Se há um só, a opinião é “deformada” ou, na pior das hipóteses, “moldada”. E, claro, a mídia convencional sempre travestiu seu ponto de vista como “jornalismo imparcial”, que está morto e enterrado há mais de 30 anos, graças a Capote.

    Dito isso, dos blogs sobre F1 no Brasil, sem dúvida o melhor, o que mais se encaixa no conceito de ‘complemento à mídia convencional’, é o blog do Ico e, em um segundo momento, o blog do Felipe Motta.

    Mas o Ico foca no mais bonito, foca no lado que nunca vemos da F1, foca em detalhes que jamais teremos acessos como consumidores do automobilismo de televisão. Seus textos, suas fotos, suas observações e considerações, suas entrevistas, tudo serve para complementar o que vemos em preto e branco na TV. Luis Fernando Ramos traz cor à F1.

    Já o Motta traz mais os bastidores das negociações e as belas entrevistas que ele sempre cava com muita competência e com assuntos sempre pertinentes.

    Ambos complementam o competente trabalho que fazem em seus sites de notícias, esse sim com o objetivo de informar os fatos pura e simplesmente.

    Pra mim, ambos definem a blogosfera automobilísitca no Brasil principalmente por um motivo: estão lá a cada corrida. Têm acesso direto e irrestrito.

    Fábio Seixas, Flávio Gomes e outras estrelas de fundo de quintal do jornalismo esportivo brasileiro não contribuem muito, mas tb não comprometem. O blog do Flávio ainda dá pra dar risada, pois o cara não se leva a sério e muito menos seus leitores, mas o do Fábio já encheu um pouco por sua pretensão visionária e suas opiniões “contundentes” em cima de “fontes de MSN” (imagina se eu confiaria em fonte de MSN???). Fábio peca por se levar muito a sério e Flávio peca por não levar nada a sério.

    O resto dos blogs têm de rebolar pra fazer conteúdo relevante, e aí entra este blog do Capelli, que é muito competente embora, como bem lembrou, sua fórmula tenha se esvaído nos últimos meses com os chatos “pitacos” de corrida, que TODO BLOG tem.

    Aplaudo a iniciativa de mudar e de buscar inovar, como este blog fez anteriormente, e aguardo com ansiedade o que virá, pois manter um blog desta envergadura como hobby é para poucos e isso tem de ser devidamente reconhecido.

    Parabéns pelo trabalho, mas confesso que acho sua participação no Twitter bem chatinha na linha Fábio Seixas/Flávio Gomes. Acho que dava pra inovar por lá tb, pq tornar o Twitter uma extensão do seu blog é o melhor que vc pode fazer para tornar este blog ainda melhor.

    Abraços!

  82. Rodrigo Rocha disse:

    Concordo em partes com o que disse. Acho que a Fórmula 1 caminha há alguns anos para um lado perigoso e ela mesma entende isso, tanto que várias mudanças no regulamento, “revolucionárias” e “que resgatariam a competição”, como a qualificação numa só volta, com tanque cheio, com o combustível que os pilotos começariam a corrida, sem warm-up, etc. foram sendo trocadas… pelo que já havia antes!

    Mas independente de tudo isso, torço para que o blog continue com esse “toque extra” que nenhum veículo de comunicação nos trás.

    E uma piadinha: A perda do blog seria mais sentida que a da Toyota para a minha Fórmula 1!

  83. Como blogueiro e utilizador de novas mídias, estou bastante curioso para saber como será esse novo formato do blog. Sou tributário deste espaço, ele foi importante para que eu adquirisse uma boa dose de conhecimento sobre Fórmula 1.

    Não sou dos anos 70, 80 e a metade dos 90 ainda era bastane imaturo, mas mesmo assim concordo, em termos, que a F1 dos últimos cinco ou seis anos quebrou diversas cláusulas de seu pacto com o espectador. Tudo, ironicamente, em nome do espetáculo.

    A F1 seguem em rota de colisão com o “espetáculo” no sentido que Guy Debord deu à palavra em sua obra mais famosa. “A Sociedade do Espetáculo” é aquela na qual o capital suplantou o inconsciente social. Claro, hoje tendemos a olhar essas teorias como ultrapassadas junto com a ideologia de esquerda, mas no fundo o esporte a motor não poderia ter um diagnóstico mais exato: ligamos a tv no último GP de Abu Dhabi não para ver uma corrida, mas para ver pessoas que investiram bilhões de dólares num evento obterem um lucro exponencial. A arquitetura de Yas Marina é a arquitetura da ostentação, da grana investida para mostrar a grana investida e enaltecê-la. O espetáculo do pôr-do-sol não é da natureza, como você afirmou, mas da caríssima iluminação artificial que tornou a corrida possível.

    “O espetáculo é o capital que olha a si mesmo”, escreveu Debord, em 1967! Yas Marina pode ser um circuito opulento, mas novo ele definitivamente não é.

  84. Verde disse:

    É muito chato ler tudo isso, mas é uma consideração das mais realistas que já li.

    Bom retorno, Capelli.

  85. Rafael disse:

    Salve Capelli.

    Concordo em grande parte dos comentários. Infelismente mesmo hoje tá mais pra ‘show’ do que corrida mesmo.

    Não concordo sobre os jornalista citados, não os acho tão excelentes assim, e normalmente são arrogantes, algumas vezes ao extremo. Digo que o BlogDoCapelli é o único blog de jornalista que eu realmente sigo. Conheci a uns 8 meses, e desde então diariamente eu abro pra ver se tem blog novo, o que não acontece nos últimos tempos como citado no post hehehehe…

    Mas aguardo com ansiedade as novidades, pq por mais que a F1 não seja mais a mesma, é foda esperar até ano que vem pra poder ver uma corrida novamente. Enquanto isso, temos que ler blogs como o seu, sites como o Grande Prêmio e Tazio e assistir corridas antigas.

    Abraço.

  86. Cara, me desculpe, mas eu descordo de 90% do que vc disse.

    Não acho a F1 morta. Na década de 80 a AGS jamais teria um desempenho como a Force India. Entre 80 e 90 a disparidade de sempenho entre equipes com motores turbo vs aspirado e suspensões convencionais vs as ativas rendia 6 segundos de diferença por volta. Jamais um Vettel teria surgido, um Kubica, um Kobayashi.
    As politicagens são eternas em qq esporte, não é exclusividade da F1. E pra mim nem Flávio Gomes nem Fabio Seixas são fantásticos, aliás, bem longe disso. Pra mim a velha guarda é fantástica, e falo de Reginaldo Leme e Cláudio Carsughi. Dos novos eu destaco Felipe Motta, esse sim é excepcional.
    Eu poderia escrever uma bíblia, mas qria só deixar registrado como grande amante, colecionador e seguidor assíduo do esporte que a realidade da F1 não é bem essa como está sendo fomentado aqui.

    Abraços,
    André Mansano
    http://andrevhmansano.wordpress.com
    http://horadobrainstorm.wordpress.com

  87. É isso aí, Capelli. O mundo é dinâmico, as necessidades mudam.
    Estou certo que o que vier, virá bem feito.
    Fico no aguardo.
    Marcelo.

  88. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by ivancapelli: “A Decadente F1″ ou “Novidades a caminho”. Um post esclarecedor sobre o futuro do Blog do Capelli. http://bit.ly/3Hqt2F

  89. Apoio sempre terá, porém é uma pena que essa válvula acabe ou deixe de ser o que sempre foi, mesmo com alguns abandonos durante o ano.
    O Blog do Capelli está entre meia duzia de sites que tenho que entrar todos os dias, caso contrário o dia não será o mesmo.
    Foi nele que eu nunca li meu nome certo

    Triste esse fim ou esse intervalo, mas como diria Barrichello, #tamojunto

  90. Excelente texto (como todos os outros textos) de @ivancapelli http://tinyurl.com/yzngu5f #FF para ele.Abraço e um bom fds para ti!

  91. RT @ivancapelli: "A Decadente F1" ou "Novidades a caminho". Um post esclarecedor sobre o futuro do Blog do Capelli. http://bit.ly/3Hqt2F

  92. RT: @ivancapelli: "A Decadente F1" ou "Novidades a caminho". Um post esclarecedor sobre o futuro do Blog do Capelli. http://bit.ly/3Hqt2F

  93. Germano disse:

    concordo contigo…há muitos blogs sobre F1 e as coisas começam a ficar redundantes

    teu blog serviu meio que de inspiração pro meu…mas eu optei por seguir um outro caminho

    boa sorte…e estamos no aguardo! =D

  94. Speeder_76 disse:

    Caro Ivan, de uma certa forma concordo contigo. Uma das politicas do meu blog foi de nunca agarrar na mesma “vaca leiteira”. Como foste sempre uma das minhas referencias, sigo-te atentamente desde o teu inicio como blog de charges sobre F1. E concordo contigo quando esta Formula 1 está decadente, ou em coma. Mas continuo a seguir porque, como disse certo dia o Nelson Piquet: “Quero ver o circo a pegar fogo”.

    Uma das politicas do meu blog, por exemplo, foi de variar nos assuntos. Não falo só de F1. Tendo crescido na Europa, fui abençoado com outras categorias como os Ralies, Sport-Protótipos, Turismos de pista, e as categorias de acesso.

    Quanto às novidades de futuro, como é certo, acompanharei. E sei que tu vais safar bem nesta nova etapa. E gosto do teu novo desenho feito pelo grande Mantovani. Abraços!

  95. RT @ivancapelli "A Decadente F1" ou "Novidades a caminho". Um post esclarecedor sobre o futuro do Blog do Capelli. http://bit.ly/3Hqt2F

  96. RT @ivancapelli "A Decadente F1" ou "Novidades a caminho". Um post esclarecedor sobre o futuro do Blog do Capelli. http://bit.ly/3Hqt2F

  97. Não leve nada tão a sério gente, ouça o Capelli. Isso é fato!!!
    E espero ansiosamente o novo formato do blog! Abraços!!!!

  98. Pedro Liguori disse:

    Tem meu apoio. Mas seria realmente uma pena se o blog terminasse… Esperemos a Nova Revolução Capellesca =D

  99. Comp Bio disse:

    @candh_sugar is awesome! RT: @ryanopaz: Jancis: "Dinosaurs like me a chocolate porcaria do Capelli. http://bit.ly/3Hqt2F

  100. Capelli disse:

    "A Decadente F1" ou "Novidades a caminho". Um post esclarecedor sobre o futuro do Blog do Capelli. http://bit.ly/3Hqt2F

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>