MENU

1 de fevereiro de 2010 - 20:57Box, Tecnologia

MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital?

Tudo começou na última sexta-feira. Tentei mandar um link de uma notícia por MSN para amigos e a mensagem voltava. Não dei muita bola, achei que fosse erro da minha rede. Porém, hoje à tarde voltou a acontecer. Pensei, de novo: “rede instável, acontece”.

Porém, percebi que a situação tinha contornos maiores quando, agora há pouco, tentei novamente enviar um link de uma outra matéria para um amigo. Ele foi. Mas notei que, diferentemente dos que deram errado, ele não era da Globo.com. Era do IG. Tentei mandar outro da Globo: não foi.

Fiz uma breve enquete no Twitter. Dezenas de pessoas estão com o mesmo problema. Faça você o teste. Entre em www.globo.com, acesse qualquer página interna, copie o link e tente enviar para alguém por MSN. O link vai voltar. Conclusão: não é mais possível compartilhar links do portal Globo.com por MSN. A mensagem volta, impiedosamente.

Aparentemente, por algum motivo, um filtro de censura está sendo aplicado no MSN ou nas redes que ele utiliza para transferir informações de um usuário para o outro. E a pergunta é: quem está por trás disso? Brincadeira de hackers? Censura proposital da Microsoft? A URL do portal caiu numa lista negra de links maliciosos? Ou seria algum pedido da Globo?

A última hipótese me parece burra demais para ser verdade. Não faz sentido algum portal impedir que seus atalhos sejam compartilhados. A possibilidade da black list me parece mais lógica. Alguém tem alguma pista?

Comentários do Facebook

comentários

84 comentários

  1. aline disse:

    eu aline sò queria fzer um prdido ver se vcs da rede globo mim desse um emprego sou fomada do ensino mèdio entra em contato comigo pelo e-mail.

  2. William disse:

    Caro Capelli, hoje estava lendo as informações sobre os treinos de Jerez, e passei pelo site do conglomerado platinado, e vi a notícia da retirada da MANOR dos treinos… O melhor é que no site da FIA a equipe é Virgin Racing!! Absurdo o grau de autoritarismo desta grupo. O q acha disto?? Abraço… Seu blog é muito bom, parabéns

  3. Terramex disse:

    Que saudades do ICQ…..

  4. Rodrigo Monassa disse:

    Acho que posso dar uma pista. a Globo não renovou contrato de fornecimento de softwares com a microsoft, e está usando o ubuntu. questãod e economia mesmo. isso deixou o pessoal da microsoft no Brasil furibundo. descobri isso qdo acessei o site do Fantástico e tava lá um banner grande, bem colocado:”ubuntu, baixe aqui”. depois um amigo me contou que um diretor responsavel lá na globo comprou esta briga, pq as licenças novas do Vista iam ser caras (foi há uns dois anos, um pouco menos) demais e o cara trocou tudo por ubuntu. aí a Microsoft agora tenta de tudo pra ‘sabotar’ a globo. briga de cachorro grande.

  5. Marcos disse:

    Claro que não passa os links da globo no msn…a globo é um vírus, mesmo!!!
    ou vcs acham q zorra total é engraçada????

  6. [...] This post was mentioned on Twitter by Flávia Durante, Hector Lima, Francis Rosário, Vic Matos, Capelli and others. Capelli said: @menta90 @cacaug Já viram que estranho isso? http://www.blogdocapelli.com.br/2010/02/msn-e-globo-com-bug-censura-digital/ [...]

  7. Arnold disse:

    Que dia xexelento em termos de automobilismo……nada de nada!!
    e pelo jeito ninguem descobriu nada sobre “O Caso dos Links”.

    • Fábio disse:

      http://www.telaviva.com.br/News.asp?ID=165400&Chapeu=

      Deve ser por isso: Parece que empresas como a Globo cobram do governo que somente portais de internet com donos brasileiros ou naturalizado com no mínimo dez anos de residência no Brasil que podem ter jornalismo e notícias. Isso provavelmente atingiria portais como Terra, MSN, etc.
      Como a Globo está encabeçando isso (inclusive colocando notícias no Jornal Nacional a respeito desta matéria), provavelmente a MSN deva estar retaliando a Globo.

  8. @Tonobohn – Isso já está rolando faz tempo… o @ivancapelli escreveu no blog dele isso semana passada. Muito estranho! http://bit.ly/cUVjne

  9. alex disse:

    acho que não é bloqueio proposital não. Aliás as duas são bem parecidas. Em termos de ética e honestidade uma é, no setor de mídia, exatamente o que é a outra no setor de informática…

  10. RT: @mariovitu: Isso é verdade gente? RT @ivancapelli: MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital? http://bit.ly/9T7la5#censura #facts

  11. Mário Victor disse:

    Isso é verdade gente? RT @ivancapelli: MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital? http://bit.ly/9T7la5

  12. Realista disse:

    A globo ganha dinheiro justamente com clicks, que são convertidos em contagem de audiência. Entao, quanto mais seus links sao divulgados, mais a globo gosta.
    Esse texto é sem fundamento.
    O bloqueio de links é simplesmente filtro de spam e virus do MSN.
    Voltem a trabalhar, por favor.

  13. RT @vicmatos Fiz o teste aqui e num é que é verdade, menine?/ @hectorlima e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  14. Muuulin disse:

    RT @hectorlima: e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  15. RT @hectorlima: E essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  16. Paty Colombo disse:

    Poxa, e eu achei que só fosse cmg. RT @hectorlima E essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  17. nossasinhora. rt @flaviadurante RT @hectorlima E essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  18. Paulo Sérgio disse:

    RT @hectorlima: e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  19. Vic Matos disse:

    Fiz o teste aqui e num é que é verdade, menine?/ @hectorlima e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  20. RT @hectorlima: e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  21. John Pereira disse:

    RT @hectorlima: e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  22. Ruan C. disse:

    RT @hectorlima: e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  23. RT @hectorlima: e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  24. Hector Lima disse:

    e essa do MSN não enviar links da Globo.com? http://migre.me/iBFo

  25. Léo Cass disse:

    Realmente… Tentei mandar um link do Rubinho falando pro ‘Bobosberg’ cair fora, e o lonk volta com a mensagem: A mensagem a seguir não pôde ser entregue a todos os destinatários

  26. Censura digital no msn? Briga de forças? Ou será apenas um bug rotineiro? http://tiny.cc/Pokxp

  27. HT @gabrielgeraldo: MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital? http://bit.ly/cu03lG

  28. Igor Otoni disse:

    Pior aqui, que tenho Velox. Tem um mês que peno pra entrar em vários sites, só entra com facilidade os sites da google, tipo orkut, google, etc. E ninguém resolve nada!

  29. Eduardo Casola Filho disse:

    Essa é a Globo manipuladora de sempre…

  30. Diogo Coelho disse:

    RT @ivancapelli: Botei lá no blog um pitaco sobre o estranho evento MSN e Globo.com: http://bit.ly/cUVjne .

  31. Lucas Silva disse:

    Aqui voltou de boa.

  32. Ever Rupel disse:

    pelo G-Talk funciona….MSN, não…se tirar o http:// vai

    • Mauricio e Ever, foi a solução dada acima, mas por causa da preguiça alheia, foi execrada. Parabéns aos dois pelo senso de improvisação.

      • Fabio Cabral disse:

        A questão em discussão não é encontrar uma forma de conseguir enviar o link pelo MSN (a sua solução é óbvia demais, inclusive) mas, sim, o problema que passou a existir e qual seria a causa do mesmo.

        Preguiça é um problema. Achar que é mais malandro que os outros também.

  33. Mauricio disse:

    Tive este problema tbm..
    só consegui enviar tirando o http:// do começo do link… aí foi normal!!

  34. Vittorio Brambilla disse:

    Vindo das organizações Globo, que anda borrando nome de patrocinador e chama equipe de F1 por meio de siglas ( STR, RBR ) eu não duvido de nada!! [2]

  35. RT @ivancapelli: MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital? http://bit.ly/9T7la5

  36. Arnold disse:

    Vindo das organizações Globo, que anda borrando nome de patrocinador e chama equipe de F1 por meio de siglas ( STR, RBR ) eu não duvido de nada!!

  37. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Olá amigo Capelli ontem aconteceu uma coisa semelhante comigo,mas não foi com o site da Globo,e sim com o Youtube.Eu enviei um link pra uma pessoa amiga minha,mas ele pegava e voltava,dai eu tinha de colocar novamente,e ele aparecia duas vezes,mas foi meu dificil enviar o link.Não sei se o problema é com a minha Internet,ou com o própio MSN.Vou fazer esse teste da Globo.com.
    E se esse foi realmente um pedido da Globo.com ou de qualquer outro site,a mesma merecia punição.

  38. Nina disse:

    Anderson. Claro que se tirar o http:// da frente funciona. Daí vira um texto comum e não um link. É o mesmo que vc escrever “Oi.”

    • Uai, vocês queriam solução para passar ou endereço ou resolver a preguiça de vocês em copiar e colar o bendito no navegador? A preguiça é o mal do mundo…

      • Paulo Travaglini disse:

        Preguiça, nós usuários????

        Vocês que são micreiros é que tem preguiça de fazer programas decentes, que funcionem do jeito que devem funcionar.

        Link é link, ctrlc ctrlv é gambiarra.

        A informática não evoluiu quase nada para os usuários nos últimos 10 anos: todos os programas travam, e os que funcionavam bem não podem mais funcionar devido aos hackers e criadores de virus e das cópias piratas de programas.

  39. Nina disse:

    Capelli. Eu uso Linux e no emesene também dá erro ao enviar. Ou seja, não é programa MSN que tá bloqueando. É um tipo de black list mesmo lá no msn.com. Muito estranho.

  40. Capelli, se você tirar o “http://” da frente do link funciona.

    Exemplo:

    Com erro: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1472841-15011,00-COMISSAO+DA+F+APROVA+MUDANCA+NO+SISTEMA+DE+PONTOS+E+ALTERACOES+TECNICAS.html

    Sem erro: globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1472841-15011,00-COMISSAO+DA+F+APROVA+MUDANCA+NO+SISTEMA+DE+PONTOS+E+ALTERACOES+TECNICAS.html

    []’s

  41. Confirmado. Links da Globo.com não são enviados pelo MSN.

  42. bill gates disse:

    havia um link com virus correndo na rede do msn, e nesse link tinha globo no meio, com foto do BBB pra td mundo clicar, aí mandei bloquear tudo com esse nome :)

  43. Ricardo Rocha disse:

    pode ter sido um erro no registro de endereços maliciosos. no passado isso já ocorreu com o youtube.

    http://www.istartedsomething.com/20080510/windows-live-messenger-blocks-wwwyoutubecom/

  44. JC disse:

    Capelli, essa é uma cag… hum… pepino dos filtros do MSN. Já aconteceu outras vezes, numa delas com o Youtube: http://www.istartedsomething.com/20080510/windows-live-messenger-blocks-wwwyoutubecom/

    Uma dica é usar um encurtador de URL como o tr.im ou migre.me, e outra dica é colar o link sem o http://

  45. Robson Costa disse:

    Censura digital, ou também uma guerra fria… #tenso RT @tplayer: MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital? – http://bit.ly/b2yo0B

  46. Está parecendo bloqueio de domínio mesmo, já que os links do G1 vão normalmente.

  47. Lucas Bernard disse:

    RT @tplayer: MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital? – http://bit.ly/b2yo0B

  48. MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital? – http://bit.ly/b2yo0B

  49. Sanzio disse:

    É só entrar no tinyurl.com e criar um link curto pra algum site da globo… Um pouco mais complicado, mas quebra o galho…

  50. Sanzio disse:

    tinyurl.com neles!

  51. João Marcelo disse:

    já tentou utilizar o tiny url ou algum serviço do tipo? não responde à sua pergunta, mas é uma solução.

  52. MSN está bloqueando links da Globo.com: http://bit.ly/cwBfRK

  53. Hoje tentei por vários minutos copiar e colar uma matéria do GloboEsporte no MSN. Não rolou

  54. Filipe Nino disse:

    RT @ivancapelli: MSN e Globo.com: Bug? Censura Digital? http://bit.ly/9T7la5

  55. No blog do Capelli esse estranho BUG: @ivancapelli
    Botei lá no blog um pitaco sobre o estranho evento MSN e Globo.com: http://bit.ly/cUVjne

  56. Flaviz disse:

    Capellão, num sei o que acontece. Mas até hoje cedo, eu não conseguia entrar em nenhum site da Globo.com aqui em Miami. Nadinha. Ficava carregando infinitamente. Pode ter relação com o evento…

  57. RT @ivancapelli: Botei lá no blog um pitaco sobre o estranho evento MSN e Globo.com: http://bit.ly/cUVjne .

  58. Aconteceu comigo tbm… RT @ivancapelli: Botei lá no blog um pitaco sobre o estranho evento MSN e Globo.com: http://bit.ly/cUVjne .

  59. Capelli disse:

    Botei lá no blog um pitaco sobre o estranho evento MSN e Globo.com: http://bit.ly/cUVjne .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>