MENU

9 de fevereiro de 2010 - 19:17Análises, Box, Novos carros

Parceira, sim. Satélite, não.

Desde que foi anunciada a parceria técnica entre Force India e McLaren, imaginava-se que a equipe indiana rumava para tornar-se uma equipe-satélite dos ingleses, tal qual Toro Rosso e Red Bull, ou como já foram um dia Sauber e Ferrari.

Mas o lançamento do VJM03, hoje, deixou claro que a Force India deseja andar com as próprias pernas. O carro foi construído pelo próprio time e guarda apenas uma semelhança com o carro da McLaren: a asa-bigorna que se junta ao aerofólio traseiro. De resto, quase nada que lembre os carros prateados, nem de 2009, nem de 2010. Talvez a asa dianteira, mas nada que possa ser considerado “construído pela McLaren”.

O VJM03 de perfil

Fotos: Divulgação/Force India

O que, no fim das contas, conta a favor do time de Vijay Mallya. Desde o começo, apesar de excêntrico, o megaempresário indiano mostrou-se bastante um sujeito sério e comprometido em fazer uma equipe de verdade. Será a terceira temporada do time, que no ano passado surpreendeu com uma pole position e um segundo lugar de Giancarlo Fisichella no GP da Bélgica.

Os propulsores continuam sendo da Mercedes-Benz e Adrian Sutil segue como piloto titular, mas tem agora ao seu lado o italiano Vitantonio Liuzzi. Último campeão da F3000, Liuzzi terá em 2010 talvez sua última chance de provar a que veio na F1. Suas participações por Red Bull e Toro Rosso no passado não tiveram o mínimo brilho, assim como suas poucas corridas pela própria Force India no ano passado, em substituição a Fisichella, que substituiu Massa na Ferrari.

O VJM03 traz como grande surpresa o bico extremamente largo, semelhante ao da BMW Sauber do ano passado. O que, no fim das contas, vem se mostrando uma tendência nos modelos de 2010. Se vai conseguir os mesmos grandes desempenhos do ano passado ainda não se sabe, mas uma coisa é inegável: a Force India, herdeira da Jordan, vem se mostrando uma equipe cada vez mais simpática.

Comentários do Facebook

comentários

22 comentários

  1. Capelli disse:

    Post novo no blog: em crise de identidade, Fórmula 1 se apega ao passado para se reencontrar. http://bit.ly/choX2z

  2. FAB1000 disse:

    A McLaren não copiou a asa bigorna da Force India. Apenas sugeriu, após a parceria se tornar cada vez mais forte, que os indianos, que não tinham nada a perder, testassem a eficiência do aparato no carro deles. Com esses dados projetaram o carro desse ano já utilizando esse artifício. Talvez porque no carro inglês do ano passado tal evolução não “cabia”.

    Paul di Resta é piloto da McLarem e da Mercedes e corria pela equipe alemã no DTM. Acho que ele está lá pra substituir o Sutil, pois como o contrato do alemão termina no fim desse ano, nada o impedirá de “voar” pra fora da equipe. O passe dele anda bem cotado e se esse ano mantiver um desempenho estável, como foi o do Nico ano passado, quem sabe não pinta uma vaguinha pra ele em uma equipe melhor?
    Quem sabe até na Mercedes caso o Schumacher resolva desistir da brincadeira de vez? Não boto uma ficha no Heidfeld e acho que na McLaren ele não terá vez ano que vem. A multa pra mandar o Button embora deve ser astronômica e no momento eles não podem ficar brincando de perder dinheiro como a Ferrari fez com o Kimi.

  3. Lucas R disse:

    A Force India tem toda a minha torcida para 2010. Não acompanhei a sua temporada de estréia, mas a sua atuação no ano passado me convenceu de que a equipe não está na F1 para brincadeira e tem vontade de crescer. Concordo com o Capelli quando ele diz que a equipe vem se mostrando cada vez mais simpática.

    No final de 2009 a equipe apareceu bastante – no começo da temporada era fácil esquecer que ela estava na pista. Se continuar com esse destaque não vai demorar muito para aparecer algum patrocinador mais conhecido estampado em sua carenagem. Aí a $ituação ficará um pouco melhor para o Sr. Vijay Mallya.

  4. Mandruwá disse:

    iVAN cAPELLI É cOLORADO E O NOME DELE É fLÁVIO

  5. thiago disse:

    Capelli essa bigorna se vc ver ela esta desde a corrida de cingapura de 2009….pode ser q a mclaren tenha é copiado essa bigorna ao invés de fazer satélite na force índia ..kk

  6. Cadê o Capelli? Já sairam imagens da Red Bull e tem algo da Lotus na rede, enquanto isso nada por aqui. Está virando terreno improdutível!

  7. Felipe Guimaraes disse:

    eu li uma pergunta la no pergunte ao capelli sobre uma nova regra sobre jogo de pneu nos treinos. agora eu tenho uma pergunta: se chover nos treinos do Q3, o cara vai com pneu de chuva. aih faz sol no dia da corrida. serah q ele vai ter q sair pra corrida com pneu de chuva?

  8. Felipe Guimaraes disse:

    cade as previsoes capelescas pra 2010???

    e as comparacoes das previsoes de 2009 com a verdade???

    vai ter esse ano, capelli?

  9. Fabrício Passos disse:

    É Capelli, tá meio atrasado. A Force India apresentou o carro ontem e só saiu aqui hoje. Rs. Brincadeiras a parte, poderia rolar uma comparação com o carro da McLaren, no esquema meio a meio.

    Aqui, a Red Bull apresentou hoje. E no Grande Premio falam de um revoluncionário bico em “V”. O que tem de revolucionário nisso? Além das formas obviamente. Quero dizer qual será a função desse recurso?

    Outra coisa, acho que foi no Blog do Ico que apareceu uma informação de uma possível parceria da Petrobras com a Red Bull. Um amigo que trabalha na estatal também falava muito nisso, que era uma equipe com o perfil jovem que a empresa buscava. Pelas imagens disponibilizadas a Total, petrolífera francesa, é uma das patrocinadoras, ou seja, não rolou o esquema com a BR. Seria por causa dos motores Renault?

    • felipe disse:

      que função tem eu não sei, mas de revolucionário não tem nada, pq a Red Bull tem desde 2009 e já apareceu em mais uns três ou quatro carros nesse ano….

      • Pois é tá todo mundo copiando e o texto coloca isso aqui:

        “Tal desenvolvimento é notado principalmente pela ousadia no bico, de desenho mais agressivo, em V, e pela intrincada asa dianteira. O duto de ar criado pela elevação das bordas do bico, inovação em 2009 copiada em 2010 por quase todas as equipes, está presente de maneira mais incisiva.”

        E o título:

        “Red Bull lança RB6 com ‘asa-bigorna’ e arrojado bico em ‘V’ em Jerez”

        Se o negócio já vinha sendo utilizado ano passado e apenas foi modificado, como uma evolução. Não sei bem onde está o “arrojo”. Bom “incisiva” já vai, mas “arrojo”? Para mim deveria ser pelo menos algo novo, revolucionário. Bom, isso foi revolucionário ano passado. Os caras ficam falando das formas etc. mas não procuram falar da função. Design é forma e função. Não é estética.

  10. Sabe o que é mais bacana? É que eles estão mesmo resgatando o sentimento que a maioria tinha pela saudosa Jordan. Só gostaria de ver eles também como fábrica de novos pilotos, como o time do querido Eddie fazia nos anos 90. Não concorda Capelli?

  11. Temes disse:

    e VIVA a Force India!!!!

  12. Gabriel Pedreschi disse:

    Vale lembrar que a Force India introduziu essa tampa no motor no GP de Singapura em 2009, ou seja, a Mclaren que copiou hehe :P

    Bom, mas esses indianos sabem fazer carro bonito pra caramba!!! 3º carro deles show de bola!!!

  13. jugger disse:

    E a ‘NEW LOTUS’?
    Bonitinha é… mas será ordinária????
    ………….

  14. jugger disse:

    E a ‘NEW LOTUS’?
    Bonitinha é… mas será ordinária????

  15. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Essa com toda a certeza será uma grande parceria,mas ao contrário da Red Bull e Toro Rosso,a Force India terá uma certa indepedencia.E quando a Mclaren passar a fazer os seus próprios propulsores,acredito que a FI tambem os utilizará.
    Tomara que a FI tenha um ano muito bom!!!!

  16. Guito disse:

    Será que essa parceria pode resultar numa futura vinda de Sutil pa ra a Mc Laren.
    Soy muito fã dele e gostaria de ve-lo em uma equipe grande.

  17. Capelli disse:

    Enquanto eu passeava em Olinda e me entupia de siriguela, a Force India apresentou seu novo carro. Pitacos atrasados: http://bit.ly/choX2z

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>