MENU

12 de março de 2010 - 10:38Análises, Box, Colunas

Meu nome é Virgin!

* Coluna publicada originalmente na edição zero da Revista Warm Up.

Um dos pressupostos básicos do bom jornalismo é dar nomes aos bois. Por isso, não caio no joguete fácil de, como forma de protesto, chamar a Rede Globo de RG. Se a critico, não posso cair na mesma armadilha. E a maior e melhor emissora de TV do Brasil, ao não fazer uso dessa mesma premissa, joga contra o telespectador. E cria confusão na cabeça de todo mundo.

Num passado já um pouco distante, a Fórmula 1 tinha uma equipe da grife Benetton. E que assim sempre foi chamada no país, em respeito ao empresário que desembolsa uns tantos dinheiros e que apoia o esporte para, em retorno, obter visibilidade à sua marca.

Ações semelhantes de marketing são difundidas mundialmente e respeitadas em países mais sérios. Nos EUA, a Nascar é denominada Sprint Cup. Por anos, foi conhecida como Winston Cup. Na Alemanha, ninguém rebatiza a Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique. Assim como ninguém na Inglaterra resolve mudar o nome da O2 Arena ou do Emirates Stadium para não fazer propaganda. É este o nome dos locais, então é assim que devem ser chamados. É uma questão de respeito, bom jornalismo e até uma certa dose de boas relações comerciais.

Mas, no Brasil, a coisa é diferente. De alguns anos para cá, alguém na Rede Globo teve a brilhante ideia de mudar os rumos da cobertura jornalística. Aos olhos dos executivos comerciais, ações de marketing no esporte passaram a ser vistas como “propaganda gratuita”. Algo como: “Estamos divulgando demais algumas marcas sem receber nada em troca”. E as trevas começaram a surgir. No futebol no vôlei, no basquete. E mais evidentemente, na Fórmula 1.

No começo da década de 2000, quando a guerra entre as fabricantes de pneus Michelin e Bridgestone ganhou manchetes e passou a ser centro de discussões, eufemismos esquisitos apareceram. Nas transmissões globais, começaram referências a “pneu francês” e “pneu japonês”. A palhaçada terminou rápido, mas não ficou só nisso. Quando a fabricante de energéticos Red Bull comprou a Jaguar e a transformou em Red Bull Racing, em 2005, surgiu no Brasil a “RBR”. No ano seguinte, a mesma empresa comprou a Minardi e rebatizou-a de Scuderia Toro Rosso. Mas, no dicionário Global, apareceu a “STR”.

Tal política, de tão grosseira, esbarra no que se pode até supor que seja uma afronta jornalística proposital para gerar novos negócios. Pergunto: e se a Red Bull patrocinasse as transmissões, como seriam chamadas suas equipes? Estaríamos, aí sim, vivendo uma realidade inaceitável: a equipe precisaria pagar para que o jornalista fale seu nome.

Escudos da Ulbra e do Canoas: dois times totalmente diferentes

Escudos da Ulbra e do Canoas: dois times totalmente diferentes

Mais do que o desrespeito, ainda reside nessa política a contribuição para a má informação. O time de futebol da Ulbra foi tratado até 2009 pela Globo como “Canoas”. Sendo que Canoas, embora seja o nome da cidade, é outro clube. E a TV chegava a exibir o escudo deste outro time. Isso é mais do que omitir: é confundir.

A última da Globo foi determinar que a equipe Virgin não pode ser assim chamada. Alguém achou que o conglomerado britânico Virgin não merecia citação e veio então uma ordem: “Chamem de Manor!”. Para quem não sabe, Manor é o nome da equipe de Fórmula 3 que deu origem à Virgin Racing. É como se, em 1986, a Benetton continuasse sendo chamada de Toleman.

Com todo o respeito, Manor não existe. O nome da equipe é Virgin. E o brasileiro Lucas di Grassi, piloto do time, não deveria ser complacente com tal iniciativa. Na primeira entrevista ao vivo, que avisasse: “Nosso nome é Virgin!”. Quem sabe um adesivo no capacete. E quem sabe assim o público em geral perceba o descalabro informativo ao qual é submetido.

ATUALIZAÇÃO: Somente hoje, 12 de março, a Globo encontrou duas novas formas de se referir à Virgin. Durante o dia, foi “VR”. Talvez dando-se conta do mico que protagonizava fazendo propaganda para vale-refeição ou para uma grife, resolveu mudar de novo. A partir do Jornal Nacional, surgiu uma outra nova denominação: “VRT”.

O mais absurdo: o nome da equipe, registrado junto à FIA, é “Virgin Racing”. Não existe o T, completamente inventado pelo jornalismo da casa. A situação ganha contornos cada vez mais patéticos.

Comentários do Facebook

comentários

257 comentários

  1. niko disse:

    no ano passado a globo teve muita dificuldade em não mostrar os patrocinios do corinthians (que eram todos relacionados ao sbt)

  2. RUBRNS FILHO disse:

    Parabens:
    *CLL nota 1000

    *Segundo a r.g: O GRANDE MESTRE CAPELLI.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. RT @faustoblanco: A manipulação de nomes da #Globo na #F1: http://tinyurl.com/ydatlfq (via @lgfischer)

  4. A manipulação de nomes da #Globo na #F1: http://tinyurl.com/ydatlfq (via @lgfischer)

  5. RT @ebhernandez: Continua a palhaçada na plim-plim: http://tinyurl.com/ydatlfq (via @kaqui, @vitorpamplona)

  6. Matheus Abegg disse:

    RT @ebhernandez: Continua a palhaçada na plim-plim: http://tinyurl.com/ydatlfq (via @kaqui, @vitorpamplona)

  7. Caio de Santi disse:

    Vale ler! A sensação é de que o jornalismo é deixado de lado! RT @ebhernandez: Continua a palhaçada na plim-plim: http://tinyurl.com/ydatlfq

  8. Caio de Santi disse:

    Vale ler! A sensação é de que o jornalismo é deixado de lado! RT @ebhernandez: Continua a palhaçada na plim-plim: http://tinyurl.com/ydatlfq

  9. Continua a palhaçada na plim-plim: http://tinyurl.com/ydatlfq (via @kaqui, @vitorpamplona)

  10. RT @lgfischer: A manipulação de nomes da #Globo na #F1: http://tinyurl.com/ydatlfq (via @vitorpamplona)

  11. A manipulação de nomes da #Globo na #F1: http://tinyurl.com/ydatlfq (via @vitorpamplona)

  12. j o n n y disse:

    RT @ivancapelli: Meu nome é Virgin! http://bit.ly/dgjIL6

  13. Márcio Vilarinho Amaral disse:

    Concordo com você, IC. Não acho que ganharemos a guerra contra a RGT se ficarmos chamando eles de RGT ou RG. Mas no GP da AUS eles mudaram. Antes do Q1, o GB chamou a VRT de Virgin e a HRT de Hispania, e depois chamou de “equipe do Lucas di Grassi e equipe do Bruno Senna”. Não ajudou em nada, pois tanto a VRT como a HRT ficaram no Q1. Mas tanto o GB como o RL (e, quando está lá, o LB) falam RBR e STR. Fico imaginando como seria se a West Competion e a Coca-Cola (patrocinadora da Nordic), que eram da extinta F3000, fossem para a F-1. Teríamos WC e CC?

  14. Marcus Sousa disse:

    RT @jose_alexandre_: Deem RT galera. A Globo tem que parar com essa PALHAÇADA! Nenhum telespectador é otário. Ótimo texto do @ivancapelli http://bit.ly/dgFvq2

  15. Deem RT galera. A Globo tem que parar com essa PALHAÇADA! Nenhum telespectador é otário. Ótimo texto do @ivancapelli http://bit.ly/dgFvq2

  16. Joao Brecha disse:

    e nao é só nos esportes. no carnaval do rio, na transmissão do desfile da Grande Rio, tinha um trecho do samba enredo que falava em “o camarote numero 1″(em alusão ao famoso camarote da brahma) e na transmissão da globo eles cortaram o áudio durante todo o desfile.

  17. Pedro Terra disse:

    Muito boa crítica. No vôlei é mais absurdo ainda. Se a marca investe no time, merece respeito e deve ter o nome divulgado. O próprio time precisa disso.

  18. EDU SARSUR disse:

    RT @eduardopelosi: Como a Globo rebatiza irresponsavelmente equipes esportivas: http://ow.ly/1ijyh

  19. Marcio Pedro disse:

    Eu concordo com a opinião deste texto, mas só uma observação: A Red Bull e A Toro Rosso, na lista da classificação oficial aparece como RBR Renault e STR Ferrari, respectivamente.
    Então, nesse caso, o narrador fala o que tá na lista oficial. Agora o caso da Hispania e da Virgin, é vergonhoso mesmo…

    Abraços, parabéns pela revista!

    • Fernando Melo disse:

      É verdade. No site oficial da F1 aparece tanto Red Bull e Toro Rosso(na lista de times e pilotos) como RBR- e STR(na tabela de classificação). Já a HRT aparece só como HRT, mas a Globo chama Hispania. Já no caso da Virgin, realmente, não tem justificativa.

  20. Alexandre disse:

    A partir do ano que vem, provavelmente, esta palhaçada também vai começar no futebol paulista. O time do Pão de Açucar tem chances de subir para a série A1 do paulistinha,assim como o Red Bull, que está na A3, caminha pra estar na A1 em 2012. Será que eles vão chamar o time de futebol do Red Bull de RBRFC ? hahaha… Abraços !

  21. Alexandre disse:

    A partir do ano que vem, provavelmente, esta palhaçada também vai começar no futebol. O time do Pão de Açucar tem chances de subir para a série A1 do paulistinha,assim como o Red Bull, que está na A3, caminha pra estar na A1 em 2012. Será que eles vão chamar o time de futebol do Red Bull de RBRFC ? hahaha… Abraços !

  22. JCCyC disse:

    Acontece também nos noticiários. Se falam de um assalto num
    McDonald’s, entra “assalto numa lanchonete da Zona Sul do Rio…” Podre.

  23. Marcelo disse:

    Vários esportistas aparecem nas emissoras reclamando da falta de apoio ao esporte, mas como um empresário vai patrocinar o atleta se várias emissoras de tv não mostram a marca na tela? Simplesmente ridículo!. As emissoras são muito egoístas, só pensa em dinheiro, poder e status, o Brasil é o país onde só “meia dúzia” tem vez, onde poucos tem muito e muitos tem pouco, já até me acostumei, afinal se não for assim não é Brasil!

  24. FÁBIO disse:

    Imaginem se isso for utilizado em todas as mídias,sem citar nomes e inventando siglas, sem mostrar imagens dos patrocínios…

  25. Gustavo Malheirs disse:

    Simplesmente lamentável!! Ao invés de ajudar o esporte, mostrando os nomes “dos bois”, fazendo assim com que mais e mais empresas invistam em patrocín, a RG vem com essa e palhaçada, entre outras… Já notaram o superhipermegaclose que dão nos pilotos para não mostrarem as propagandas nos bonés?!?!
    É simplesmente lamentável!
    Fora RG!!!

  26. Emerson disse:

    Já mandei um e-mail para o próprio Galvão Bueno sobre isso. A GLOBO tá cada vez mais podre nessa história de trocar os nomes. Enganando o povo e perdendo audiência.

  27. Velho é ridiculo oq a "glóbulo" faz com os nomes das equipes,times e etc… RT @caparica1975 "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/aOkxSr

  28. Marcelo disse:

    Sabe porque Di Grassi não vai fazer isso? Porque se ele enfrentar agora, daí a Globo não enaltece ele. E aí ele não fica famoso no país, aí não vai ser o entrevistado especial do Galvão no “Na estrada”. E, por fim, depois não vai ser convidado pra ser comentarista da Globo. Então, melhor se fazer de bobo e não falar nada da babaquice da Globo e garantir o futuro. Aliás, já vi por aí: RGT (Rede Globo T), GBT (Galvão Bueno T) e RLT (Reginaldo Leme T). Talvez seja por aí mesmo!

  29. @cv2c Variation sur le même theme do seu brand analytcs: Globo, F1, brandisrespect, birra comercial: Meu nome é Virgin! http://migre.me/ovf6

  30. Haroldo disse:

    Galera vamos todo mundo reclamar… segue o site de raclamaçoes da globo..
    http://falecomaredeglobo.globo.com/
    Não custa tentar..
    Abraços

  31. Szeliga disse:

    Tudo bem, a Globo ta pegando pesado com a Virgin, mas RBR e STR aparecem no nome da equipe na transmissão da FOM. Não foi a Globo quem inventou.

  32. @filipebd lê isso aqui depois: http://bit.ly/anUkS7 Globo muda os nomes da equipe da F1, tipo Red Bull vira RBR e Virgin vira VRT.

  33. Marcus Lira disse:

    muito interessante.. e eu nem sabia q estava sendo enrolado haha http://is.gd/aEE3p

  34. Neto Teixeira disse:

    Meu nome é Virgin! Sobre a atitude lamentável da globo em relação a F1: http://bit.ly/cdQI8W

  35. RT @vcunha Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7 ,,,,,,,

  36. Eduardo disse:

    Igual aconteceu com o atlético paranaense.

    Quando a Arena da Baixada recebeu o nome de Kyocers Arena, a Globo jamaisssss escreveu dessa forma, com o nome comercial.

    Imbecis

  37. RT @Morroida: Eu ia comentar sobre isso -> RT @rafael_gm: @morroida Você já viu isso, sobre a transmissão de F1 da Globo? http://bit.ly/anUkS7

  38. Rudah disse:

    RT @ivancapelli: Meu nome é Virgin! http://bit.ly/dgjIL6

  39. Fabião disse:

    Eu ia comentar sobre isso -> RT @rafael_gm: @morroida Você já viu isso, sobre a transmissão de F1 da Globo? http://bit.ly/anUkS7

  40. @morroida Você já viu isso, sobre a transmissão de F1 da Globo? http://bit.ly/anUkS7

  41. Bruno Peres disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  42. Fred Berli disse:

    Prezado Capelli,

    Xenofobismo. Isso é pior do que trocar nomes de equipes. Lionel Messi, craque do Barcelona, melhor jogador do mundo pela France Football e pela FIFA, tem seu título simplesmente ignorado pela RG. Continuam usando o adjetivo de “melhor do mundo” para Cristiano Ronaldo, título que esta temporada é de direito do craque argentino.
    É uma afronta à inteligência e ao bom jornalismo.

  43. Mário Salustiano disse:

    pessoal, foi hilário assistir hoje a corrida e observar como seria feita a narração sobre esse assunto, voces já sabem que Virgin virou VRT, agora o mais engraçado a HRT virou Hispania, sinceramente vou começar a desencanar sobre esse episódio pois a RG está se lixando para nossa opinião e o melhor que podemos fazer é sorrir mais e viver mais,e aproveitar e não assistir mais nada da programação da RG, vida longa a todos nós

  44. Quati disse:

    O povão adora a globo, fazer o que? Chamem a Virgin de “virgem racing“, kkkkkk!

  45. Você que está assistindo F1 leia por favor: Meu nome é Virgin! Não é VRT! http://bit.ly/dgFvq2 // Ótimo texto!

  46. Mais curioso ainda é que a Hispania Racing Team, cujo nome que aparece no site oficial da F1 é realmente HRT, é chamada de Hispania. Alô Globo, Hispania é nome de empresa também! Aff

    A César o que é de Cesar: o certo é Red Bull, Toro Rosso e Virgin, como os colegas falaram

  47. Paulo César disse:

    Descupe mas sua citação “….E a maior e melhor emissora de TV do Brasil, ao não fazer uso dessa mesma premissa, joga contra o telespectador. E cria confusão na cabeça de todo mundo. ”
    Baseado em que critérios ??? Tecnologia ??? plasticiadade de fotografia ???? Valor de conteúdo ????

    A maior, por ter afiliadas pode ser.

    Julgo por conteúdo, é extremamente superficial, não se aprofunda no razoável. Evidentemente não é falar da rebinboca da parafuseta para pós-graduado em engenharia, mas das evoluções entre o ultimo ano e a atual temporada, a dança das cadeiras( não vale o chavão ” …porque têm experiência…” ) a desistência da USF1, quais os desdobramentos, aerodinamica, pneus, quem será o próximo fornecedor, etc., etc.

    Teria inúmeros pontos para serem abordados. Sem qualquer ênfase comercial, apenas puro jornalismo.

    A globo não passa de espuma de chopp, muito visual e nada de sabor!

  48. Plínio disse:

    O mais estranho é que a Globo começou essa história de omitir nomes recentemente, a partir de 2005 mais ou menos (pelo que me recordo)

    Quem se lembra da “era de ouro” do futsal gaúcho, no fim dos anos 90, via times com nome de batismo: Enxuta, ULBRA, UPF, Atlântico, John Deere, e por aí vai. Agora, só vale nome da cidade (até a ACBF virou “Carlos Barbosa”, pra manter o absurdo)

    E pra comprovar que essa omissão gera desinformação, fica a pergunta: tirando os torcedores do Atlético Parananense, alguém aí sabe qual foi o verdadeiro nome da “Arena da baixada” entre 2005 e 2008?

  49. Rafael Cruz disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  50. felipe disse:

    chamando de VRT, a Globo está fazendo propaganda para uma TV belga… concorrente! será que, se descobrirem isso, inventarão um nome diferente pra VIRGIN?

  51. Marcio disse:

    Verdade e precisão

    Todos os Códigos de Ética do jornalismo incluem como valores e preceitos fundamentais do jornalismo a busca da verdade, a veracidade e a precisão das informações.

    No Brasil, o Código de Ética da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), estabelece, no art. 2º, I, que “a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários” e no art. 2º, II, acrescenta que “a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos”. Por fim, o artigo 4º afirma que “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação” e o art. 7º, que: “O jornalista não pode (…) II – submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação” [1].

    Por sua vez, a Declaração de Princípios sobre a Conduta do Jornalista, da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ ou IFJ, na sigla em inglês), afirma que “jornalistas dignos do nome” (art. 9) devem seguir fielmente o princípio estabelecido no artigo 1º: “O respeito à verdade e ao direito do público à verdade é a primeira obrigação do jornalista”[2].

  52. Marcio disse:

    Estou Put… com isso e mesmo sem gostar do blog do rafael lopes (blogvoandobaixo) da globo, vou passar a ser adpto, inclusive nos comentarios, reclamando de ele usar os nomes ridiculos que a globo lhe obriga, str,rbr,vrt… e quem quiser me acompanhar… sera bem vindo…
    Ah! vou no orkut convidar o pessoal tambem…

    • Mário Salustiano disse:

      caro Marcio

      não vai adiantar muito tua iniciativa de irmos ao blog do Rafael, já passei pelo blog desse rapaz e ele não publica nada que não seja elogios a emissora , postei varias criticas sobre esse tema e simplesmente elas não aparecem, agora para testar enviei elogios e todos foram publicados, inflizmente sem a autorização do proprietário os comentários podem ser eliminados

      • Marcio disse:

        Sua resposta mostra a todos o q é a Rede Globo, minha iniciativa tem como objetivo isso, mostrar a omissão da maior rede de comunicação do nosso pais em beneficio proprio.

    • ZÉ ALONSO disse:

      Márcio fui ao “voando baixo” (fraquinho hein) e segue a mesma linha da vênus empoeirada, omite informação que possa contestar o padrão de “jornalismo deles”. Elogios tem muitos, críticas só as que podem ser superadas com argumentos, vamos dizer, infantis.
      É assim que a bobo se mantém e tenta “formar opiniões” há décadas. Mas toda tentativa é mais que válida, vamos cobrar deles informação jornalística. Abraços.

  53. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  54. RT @marinaloren: quase não da pra acreditar. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  55. S. H. F. disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  56. m00w disse:

    Cada vez mais ridículo! RT @nuborghi A Globo e a F1, que ridículo. http://bit.ly/9nmMPd Aliás…Massinha amanhã. =)

  57. RT @O_Marcelo_: Sou Virgin! só que morei no Rio http://bit.ly/anUkS7 #mancadasdaRG

  58. Marcio disse:

    Ridiculo!
    Acho q a Fia deveria intervir, e obrigar q a tv credencia a transmitir a F1, não desrespeitasse quem banca o evento, a pena de perder o direito de transmissão.
    Pois a mesma Fia se omitindo a respeito disso esta concordando e avaliando o q esta errado.
    Acho tambem q o Lucas sempre q fosse entrevistado, deveria se referir ao nome da virgin racing a fim de desmascarar essa farsa ridicula.
    Ja envie email a red bull sobre o assunto, nunca tive resposta, mas informei este desrespeito a marca q mais investe no esporte mundial.
    Fui… Abaixo a rede BOBO….

    • Marcos Araujo disse:

      Esses pilotos atuais não tem coragem de peitar a Globo. Todos eles querem aparecer nos telejornais da toda poderosa. Queria ver o Nelson Piquet como piloto de uma equipe dessas e a Globo entrevistando ele. Aposto que ele diria o nome verdadeiro da equipe porque o Nelsão nunca babou ovo de rede de televisão nenhuma.

  59. Helô Lima disse:

    http://bit.ly/cyPLCn @joaosiqueira Realmente eles manipulam tudo!!!!! um absurdo!!!!

  60. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  61. Sillas Maciel disse:

    RT @logobr: Tinha que ser o Chaves de novo! RT @andrelsens: As táticas ridículas da Globo para não fazer propaganda gratuita… http://bit.ly/anUkS7

  62. marinaloren disse:

    quase não da pra acreditar. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  63. Felipe disse:

    Capelli, fugindo do tema do post, por que o ícone do delicious para compartilhar o post (entre os ícones do twitter e do facebook) leva para o digg?

  64. Gustavo Abreu disse:

    RT @tomazalvarenga: Que absurdo! A equipe Virgin é VRT? RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  65. RT @pensarics: RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7 // Que bizarro isso!

  66. mariana disse:

    RT @pensarics: RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7 // Que bizarro isso!

  67. RT @emersonpardo: O mico da Globo a cada competição: http://tr.im/RIbX Só faltou o @ivancapelli falar dos closes nas entrevistas. Dá pra …

  68. Raony Alves disse:

    (via @logobr) RT @andrelsens: As táticas ridículas da Globo para não fazer propaganda gratuita… http://bit.ly/anUkS7

  69. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  70. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  71. LolBytes disse:

    RT @andremarmota Via @ghedin, a velha polêmica global (que não vai mudar nunca) envolvendo nomes e patrocinadores: http://bit.ly/anUkS7

  72. Anderson disse:

    Alguém sabe qual o e-mail da área jornalística esportiva,sei lá o que da globo?
    Mandem e-mail reclamando,isso acaba confundindo o publico.
    E hj o Galvão ficou tão excitado com a volta do “Senna” que teve uma hora que trocou o nome acho que do Di Grasi pelo do B Senna,affffffff é muito noia isso!!!!

    • Filipe disse:

      Quem não lembra do Finasa, clube de vôlei que era chamado de Osasco, tinha muitas vice-campeãs olímpicas mas acabou fechando por falta de patrocínio.
      Isso é lamentável.

      • Diego Teixeira disse:

        Meu eu sou de do município vizinho a Osasco e sei como o Fisana investia não só no time principal mas também em toda as categorias de base…Lamentável! Hoje eu estava assistindo o jogo feminino na Bandeirantes e estava lá um patrocínio da “Dita Cuja!”..Sem noção total!

  73. Anderson disse:

    Alguem sabe qual o e-mail da area jornalistica esportiva,sei lá oque da globo?
    Mandem email reclamando,isso acaba confundindo o publico.
    E hj o Galvão ficou tão excitado com a volta do “Senna” que teve uma hora que trocou o nome acho que do Di Grasi pelo do B Senna,affffffff é muito noia isso!!!!

  74. Di Rodrigues disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  75. Andre Marmota disse:

    Via @ghedin, a velha polêmica global (que não vai mudar nunca) envolvendo nomes e patrocinadores: http://bit.ly/anUkS7

  76. Sou Virgin! só que morei no Rio http://bit.ly/anUkS7 #mancadasdaRG

  77. sou Virgin! só que morei no rio http://bit.ly/anUkS7 #mancadasdaRG

  78. RT @logobr: Tinha que ser o Chaves de novo! RT @andrelsens: As táticas ridículas da Globo para não fazer propaganda gratuita… http://bit.ly/anUkS7

  79. Rics disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7 // Que bizarro isso!

  80. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  81. Liber Paz disse:

    RT @andrelsens: As táticas ridículas da Globo para não fazer propaganda gratuita… http://bit.ly/anUkS7

  82. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  83. Everton disse:

    O mais patético é o que ocorre aqui dentro, esportes como volei e basquete sofrem com falta de patrocinio e quando estes aparecem o nome do clube muda e o nome do patrocinador simplesmente desaparece, e depois ainda reclamam de falta de patrocinio. Qual diretor de marketing apoiaria uma campanha esportiva aqui, se quando a marca fica exposta ela é omitida?

  84. Rita Soares disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  85. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  86. Miss Blank disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  87. pedro sergio disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  88. rudipp disse:

    RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  89. RT @vcunha: Veja como a Globo é ridícula: http://bit.ly/anUkS7

  90. Afonso Sousa disse:

    Na Volvo Ocean Race tb faziam o desfavor de chamar os barcos por Holanda 1 e Holanda 2, quando na verdade os barcos se chamavam Ericsson 1, Ericsson 2.

    Patético, mau caratismo e mais que tudo, cuspindo no prato que comem.

  91. RT: @bobagento: RT @PedroBayer: Meu nome é Virgin! Não é VRT! http://bit.ly/dgFvq2 // Ótimo texto!

  92. Por que não chamam a equipe do Schumacher de MB?
    Ou MBR?

    Ou talvez MBT?

  93. Eu mesmo disse:

    RT @PedroBayer: Meu nome é Virgin! Não é VRT! http://bit.ly/dgFvq2

  94. Gustavo Schroeder disse:

    Concordo em genero, numero e grau.
    Essa palhaçada da globo me dá nojo. RBR, STR e VRT. PALHAÇADA!

    Outro dia na copa de juniores tinha o time Pão de Açucar Esporte Clube, qualquer ser normal chamaria de Pão de Açucar. Mas a globo com essa diretriz ridicula, chamava de PAEC.

  95. Robson disse:

    logo mais algum iluminado da Rede Globo vai notar que Ferrari é marca e vai ordenar que se chame a equipe por SF.

  96. Rafael Arruda disse:

    RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  97. Max disse:

    Capelli, você sabe quando vence o contrato da Globo com a FOM? Seria ótimo outra emissora pegar esse contrato. Seria interessante se tivesse como fazer um protesto online sobre esse besteirol da Globo e enviar para FOM e outros entidades esportivas que perdem a divulação dos seus patrocinadores, pois esse é o retorno que uma empresa espera ao colocar dinheiro nos times, equipes, atletas e até espetáculos culturais.

  98. Assis Haubert disse:

    RT @perin1979 @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem 3 nomes: Manor, VR e… http://bit.ly/dgFvq2

  99. Geckodriver disse:

    Daqui a pouco a Globo coloca “blur” nas logos das empresas patrocinadoras. Patético!

    • Diego Teixeira disse:

      amigo não duvido…!pois isso eles já fazem percebi isso em uma entrevista que eles fizeram com um publicitário que é fã de automobilismo…O cara estava mostrando capacetes autografados que ele tem…e já havia alguns “blur” em alguns patrocínios de capacetes… Ridículo!

  100. Geckodriver disse:

    A Globo é uma M3rd4!

  101. Geckodriver disse:

    A Globo é uma [email protected]!

  102. Davi disse:

    Logo a globo vai querer desenvolver uma tecnologia que insira uma tarja preta em cima de qualquer propaganda que aparecer na corrida.

    • Bruno disse:

      Acho que a RedeTV já faz isso… Repare nas matérias da RedeTV que as logomarcas aparecem invertidas nas imagens…

      • FÁBIO disse:

        ocultar propaganda é ridicula, faz parte da imagem que o piloto carrega.

        vi um entrevista da bia no Rede TV, e borraram no boné onde tava escrito monange, só piora a transmissão, vira uma piada.

        quer dizer, quem pagou o patrocínio nem consegue expor mais a marca. dificil é fazer isso no time do corinthians…

  103. Davi Luciano disse:

    RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  104. Davi Luciano disse:

    RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  105. RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  106. RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  107. Renato40 disse:

    Não falta muito os caras vão chamar a Ferrari de FRR, ou a Reanult de RLT.

  108. Carlos Junior disse:

    Ah, quero aproveitar pra divulgar o meu blog também sobre FORMULA 1: http://cjkamillamuz.zip.net

  109. Atenágoras Souza Silva disse:

    Camaradas, o que esperar de uma emissora que noticia um protesto pelas Diretas já como: “1,5 milhão de pessoas foram à Praça da Sé para comemorar o Aniversário de São Paulo” ?

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
    Atenágoras Souza Silva.

  110. Carlos Junior disse:

    Capelli, concordo plenamente o que voce falou sobre os nomes da equipe. É um absurdo o que a RG faz. Nas transmissões, tem hora, que eu perco a paciencia quando GB (Galvao Bueno) no lugar de falar Red Bull e Scuderia Toro Rosso, falar RBR e STR. Parabens pelo blog.

  111. RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  112. Dani disse:

    RT @ivancapelli A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. http://bit.ly/dgFvq2

  113. RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  114. No Blog do @ivancapelli uma ótima matéria sobre essa bobagem da Rede Globo não divulgar marcas que apoiam os esportes. http://bit.ly/dgFvq2

  115. A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  116. Edison Luiz disse:

    RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  117. Jana Castro disse:

    RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  118. RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. http://bit.ly/dgFvq2

  119. RT @ivancapelli: A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  120. Capelli disse:

    A Virgin faz história. Nem estreou e, segundo a Globo, já tem mais 3 nomes: Manor, VR e, agora, VRT. Para quem não leu: http://bit.ly/dgFvq2

  121. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Na Rede Globo, só assisto F1, jogos do Brasil e do Flamengo (Deus me livre aturar Luciano do Valle e Neto na Band) e se tem algum filme que vale a penas assistir. Fora isso só Record. E essa estória de ficar mudando nome de equioes (de Virgin poara Manor), sopa de letrinhas (RBR, STR, VR, HRT, INSS, SPC, FGTS,… ) só poderia ser na Globo mesmo. Mas isso está encravado em nossa cultura: abreviar as coisas.

    Pra mim é Virgin e pronto!
    É Red Bull e pronto!
    É Toro Rosso e pronto!

    Abraço a todos…

    E pronto!!!

  122. Rodrigo Meira disse:

    Texto do @ivancapelli que merece reflexão, inclusive da RG – RBR, STR, VR Tambem vou chamar a venuis prateada de RG. http://bit.ly/dgFvq2

  123. Diego Teixeira disse:

    Capelli isso que a Rede Globo está fazendo não seria passivo de processo ou algo do gênero? Pois eles estão difundindo a informação Real ou melhor dizendo os Nomes Reais das equipes, alguém do blog poderia esclarecer que sabe mais de tramites jurídicos. Abraços Ivan Capelli acompanho seu blog desde 2007.

    • Rodrigo Saraceno disse:

      Eu estava pensando isso.

      As emissoras esquecem, mas rede de TV é concessão pública. Ela não pode, deliberadamente, mentir, em um teto jornalístico.

      Uma coisa, já reprovável, é chamar Red Bull de RBR. Outra, que representa vários passos a mais, é dizer que uma equipe chamada João se chama Carlos. Aí não é mais omissão, é falsear informação jornalística. É como dizer que um avião caiu em Santos quando em verdade caiu em São Paulo.

      Não é cara de pau não, isso aí é abuso no uso de uma concessão pública.

      Basta atiçar um membro do Ministério Público que, se ele estiver de bobeira, abre um inquérito civil. O pessoal do MP adora essas confusões.

      • J Tavora disse:

        Sera que algum membro do Ministerio Publico é fa de F1?

      • Marcio disse:

        Aqui vai parte do codigo de etica do jornalismo… eu parte, imagine ele inteiro.

        Verdade e precisão

        Todos os Códigos de Ética do jornalismo incluem como valores e preceitos fundamentais do jornalismo a busca da verdade, a veracidade e a precisão das informações.

        No Brasil, o Código de Ética da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), estabelece, no art. 2º, I, que “a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários” e no art. 2º, II, acrescenta que “a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos”. Por fim, o artigo 4º afirma que “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação” e o art. 7º, que: “O jornalista não pode (…) II – submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação” [1].

        Por sua vez, a Declaração de Princípios sobre a Conduta do Jornalista, da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ ou IFJ, na sigla em inglês), afirma que “jornalistas dignos do nome” (art. 9) devem seguir fielmente o princípio estabelecido no artigo 1º: “O respeito à verdade e ao direito do público à verdade é a primeira obrigação do jornalista”[2].

  124. Alexander disse:

    Excelente post/critica… Pago caro na tv a cabo mas pra minha alegria, praticamente nao assisto glogbo, infelizmente a F1 nao tem como fugir…

  125. Gilmar Oliveira dos santos disse:

    O pior é que, logo logo, nem VR eles poderão falar, por ser também a sigla para Vale Refeição. Sendo o pessoal da Globo, não duvido se passarem a chamar a Virgin de “donzela”…

  126. Julio Lima disse:

    Lembro que em uma transmissão no ano passado, o Reginaldo Leme fez um comentário e falo “Fiat”. O Galvão cortou na hora e disse “a montadora que controla a Ferrari”. Dava pra sentir o constrangimento do pobre do Reginaldo!

    É palhaçada mesmo. Das maiores que já vi.

  127. Anderson disse:

    kkk veja o que a RG publicou no seu portal G1http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1517324-15011,00-SAIBA+QUEM+E+QUEM+NA+TEMPORADA.html
    isso mesmo a globo divulgou um infográfico de todos os carros. O da virgem (ainda pior que red bull e toro rosso que trazem pelo menos o símbolo oficial) traz o nome Manor e símbolo da manor é mole?

  128. Fausto Teixeira da Silva disse:

    a globo só chama a renault de “renault” porque é um dos patrocinadores dela: FATO

  129. João disse:

    Ótimo texto do Capelli sobre a tentativa frustrada da Globo de separar o lado comercial do jornalístico http://bit.ly/cwNR4m)

  130. RICARDO disse:

    Boa! vamos encher a caixa de contato da Virgin, da Redbull e da Toro Rosso avisando dessa palhaçada da Globo, quem sabe eles obriguem o Tio Bernie a fazer alguma coisa.

  131. marck grechi disse:

    RT @f1brasil: Meu nome é Virgin! http://migre.me/nKTb #f1

  132. Eduardo Casola Filho disse:

    Uma palhaçada essa história da Globo não falar o nome das equipes por ser nome de patrocinador. Por isso o Finasa deixou de apoiar o Osasco no volei, pois a Globo nunca falava o nome da empresa, assim muitos times de volei e basquete morreram por conta disso…

    • Rafael Barcellos disse:

      e depois que a finasa tirou o patrocinio e acabou com o time de volei a “venus platinada” fez uma baita reportagem dizendo que era uma grande perda para o esporte e bla,bla,bla…mas nao disse quem foi a real responsavel por isso.

  133. Felipe Mafra disse:

    Enquanto isso no programa do Jay Leno ele faz uma pergunta ao Michael Jordan que faz ele mencionar um monte de patrocinadores. Que diferença…

    Pra quem não viu é a 10a e última pergunta.

    Michael Jordan on Jay Leno show – 10 questions
    http://www.youtube.com/watch?v=qDHdXbG8z1M

  134. Acho que todo mundo tem que saber dessa safadeza! RT @f1brasil Meu nome é Virgin! http://migre.me/nKTb #f1

  135. @LucianoBurti avisa o pessoal ai RT @f1brasil Meu nome é Virgin! http://migre.me/nKTb #f1

  136. RT: @f1brasil: Meu nome é Virgin! http://migre.me/nKTb #f1 #FAIL

  137. @narcisaoficial @julianamo @LucianoBurti f1brasil

    Meu nome é Virgin! http://migre.me/nKTb #f1

  138. cabralada disse:

    Sensacional! RT @f1brasil: Meu nome é Virgin! http://migre.me/nKTb #f1

  139. andre esteves disse:

    RT @f1brasil: Meu nome é Virgin! http://migre.me/nKTb #f1

  140. Fernando Mozart disse:

    Outra coisa. Para evitar a narração horrível do GB pela RG, tem algum site que transmite a corrida só com o som ambiente?

  141. FabioKadow disse:

    RT @ivancapelli: Meu nome é Virgin! http://bit.ly/dgjIL6 Fantástico (sem trocadilhos) texto do Ivan. No blog tem Globo http://tiny.cc/j6LWS

  142. Fernando Mozart disse:

    Pô, mas VR é outra empresa. Vale Refeição agora tem equipe na F1. Meu Deus!

  143. Guito disse:

    Eu nem ouço a narração da Globo.
    Deixo a TV no mudo e ouço a corrida pelo rádio.
    Deviam fazer isso.

  144. Carlos disse:

    O pior é ter de aguentar isso também na TV fechada. Estamos pagando para assistir a essa palhaçada. Desinformação total.

  145. Ever Rupel disse:

    mas qdo eles falam de equipes como Ferrari, Mercedes e Renault, não tão fazendo propaganda gratuita dos carros deles tb? não dá pra entender!

  146. Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

    No Bom Dia Brasil de hoje (12/03) Bruno Senna foi chamado de piloto da “Hispania” e o Lucas di Grassi como piloto da “VR”. Aliás mandei um e-mail à Virgin tratando disso, mas os caras não retornaram o contato.

  147. ucá disse:

    Tem um blog do G Esporte chamado “Voando Baixo” – http://colunas.globoesporte.com/voandobaixo
    Entrei lá e escrevi um comentário onde usei o termo Red Bull, só pra testar. Adivinha se foi publicado…
    Sugiro aos blogueiros que façam o mesmo e encham de Red Bull e Virgin em comentários do site da G.
    Abraços!

  148. Não tenho esperança de que isso vai mudar, mas convém passar essas palavras do @ivancapelli pra frente: http://bit.ly/dkz7x2

  149. Atitudes ridículas como essas afastam e fazem com que o patrocínio de esporte no Brasil seja o que é: muito, muito atrasado. Fecha contratos de ocasião e a longo prazo o nosso esporte pena.
    Mas faço uma ressalva em relação à FOM e às próprias equipes: quem se dá ao desrespeito de deixar aparecer um “BMW Sauber-Ferrari” bem grande nos créditos oficiais, sites oficiais, etc (por pura burocracia), provavelmente não tem esse controle com o que as emissoras que estão sob SEUS contratos dizem. Ou não está ligando, ou é incompetência mesmo. Duvido que ocorra coisa sequer parecida nos EUA, com a Nascar principalmente.

  150. Vini Urbanek disse:

    Leiam este texto que eu publiquei no meu blog. Vejam o que a RGTV fez no perfil das equipes. Uma vergonha.

      • Mandruwá disse:

        A foto q vc pescou no site é impecável.. a globo escreve MANOR, e ao fundo está enorme o escrito VIRGIN… a mente humana capta muito mais fácil o que Vê, e não o que ouve… ou seja, além de mal caráter, os executivos da globo são também muito imbecis….

        • Thiago disse:

          pois é, é verdade, a equipe sem duvida é Virgin Racing (e assim tem que ser chamada), que torço muito para ir bem na F1,porem dizer que a “Manor não existe”, como foi falado no blog, é um grande erro, pediria pra tomar cuidado, se não, essa critica, que e valida, tbm vai se tornat injusta, A Manor Motorsporte existe, e uma grande equipe da categoria de base (F3 ing, F3 europa…), e torço pela VIRGIN RACING (assim chamada por causa da Virgin Group, por causa das financias). A Manor ja contou com Hamilton, Raikkonen, entre outros…A equipe da Manor é a VIRGIN RACING.

  151. Francisco Figueiredo disse:

    Isto é um pouco fora do tópico, mas uma vez que a situação se insere num contexto análogo gostava de citar o caso português. Em Portugal (o país onde vivo), não há transmissões de Formula 1 em canal aberto, para assistir às corridas é preciso subscrever um canal codificado ou então procurar uma transmissão pirata na internet (como é o meu caso). O facto do interesse económico levar um canal de tv a dar designações bizarras e enganadoras às equipas é caricato e preocupante. Não poder ver o desporto mais internacional do mundo por causa de interesses muito parecidos com esses é simplesmente abominável. Em Portugal só os “ricos” podem ver Formula 1.

  152. Vini Urbanek disse:

    Pra mim, é palhaçada a GloBosta não falar o nome das equipes. E se a Globo tivesse uma equipe de alguma categoria? Se alguém chamasse a equipe de RG, eles iriam processar na hora. Pra mim, não podem dizer que a Virgin era a “antiga” Manor, sendo que a Manor nunca correu na F1.

  153. Waters disse:

    Muito bom Capelli… em alguns casos isso é culpa, infelizmente, dos próprios times/equipes. No caso do Vôlei deveria constar no contrato que tem que chamar pelo nome. Se o cara que patrocina não aparece na tv, ele vai dar dinheiro pra que?

  154. Fernando disse:

    Somente assisto a Rede Globo para ver as corridas de F1 e nesse curto espaço de tempo (pois a duração máxima de GP é de duas horas), consigo ficar extremamente irritado, seja pelas gafes do narrador passarinho, seja pela palhaçada de abreviar os nomes oficiais das equipes. Os representantes destas marcas no Brasil deveriam ingressar com uma ação de reparação de danos contra a rede global, afinal de contas são elas que mantém o alto preço comercial do horário.

    • Rafael disse:

      Tente assistir a corrida atraves do site justin.tv

      BBC, Speed e ate’ a Shangai television sao mostradas nesse site.

      Ou entao deixe a imagem na globo e ouca pelo radio.

      Abracos

      • Tulio de Souza disse:

        Transmissão da BBC é simplesmente animal. Faz o preco do TV License valer cada centavo. E não tem frescura nenhuma de mostrar qualquer coisa. Cobertura impecável.

  155. RT @lbertozzi: RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  156. Huller Moreno disse:

    RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  157. Suiuk disse:

    Não é Manor mais não…agora a Venus platinada está chamando a Virgin de VR

  158. (2) RT @D_Maulana: Muito boa. RT @ivancapelli Minha coluna na @revistawarmup agora no blog. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  159. RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  160. RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  161. Guilherme disse:

    É o mesmo caso da Rede Globo quando chamava o estádio Kyocera Arena, do Atlético Paranaense, de Arena da Baixada. Talvez até por isso a empresa (e tantas outras) desistiu de anunciar no esporte.

    • Valesi disse:

      E é por isso que tento o Atlético quanto outros times não conseguem um patrocinador para vender as cotas de “naming rights” dos estádios, como é comum na Europa. Com isso, os clubes ficam mais ainda reféns da cota de televisão (paga pela Globo), e se sujeitam a esperar acabar a novela das oito prá poder começar a partida.

  162. Janus disse:

    Pior ainda é a cara de pau de dizer “A VR, antiga Manor”. Que antiga Manor? Nunca foi, nem antiga, nem nova.

  163. Leandro disse:

    As lojas da Virgin são muito boas !!!
    Podiam vir para o Brasil !! (e desistirem de F1…rs)

  164. Side Show Bob disse:

    Além dos já suso mencionados “close up” dermatológicos que a Globo faz com qualquer atleta, apenas para suprimir o nome dos patrocinadores, esta decidiu que pode re-batizar certas escuderias automobilística.

    Tenho em minha ignorância, que isto é deveras inadequado. Fico imaginando aquele garoto que adora F1, mas que não tem acesso à internet (se é que isto existe), fica imaginando que diabos significa RBR, VR ou STR. Por vezes em locais mais distantes nem sabe o que é Red Bull, apenas fica letárgico diante da tela vendo aqueles logos e ouvindo o Galvão gritar RBR. Em completo estado de ignorância.

    POr outro jaez, creio que a proposta da candidata do PT em estatizar a Globo seja um exagero.

    Já não basta tantos serviços públicos de qualidade lastimável, agora a té os canais televisisos virarão estatais para serem preenchidas por indicações partidárias.

  165. Fabio de Deus disse:

    Hj na transmissão do treino livre no Sportv, que é a mesma porcaria da Globo, eles tavam com uma dificuldade tremenda pra nomear a Virgin… Ouvi o Lito Cavalcante(péssimo) e o narrador chamarem a Virgin de “VR, VRT Manor, Manor, eh…eh…eh…” de td, menos de Virgin, e isso aparecendo nos creditos bem visivel “Virgin Racing”… hehehehe
    Ja to até ansioso pra ver como vai ser q o Galvão vai se virar com isso…

  166. bruno disse:

    E ainda fica pior Capelli, até em reportagens normais dos jornais da globo, eles nunca falam “assaltaram o Bradesco”, falam “assaltaram banco na avenida tal”, como se geralmente só existisse uma agencia de banco no lugar, e são capazes de borrar as imagens durante a exibição da reportagem.

  167. Junior disse:

    Eu se fosse o Seu Virgin, colocaria o nome MANOR escrito no carro, e do lado escrito FALSE em vermelho. Abaixo colocaria VIRGIN RACING e um TRUE em azul.

    Ou então simplesme escreve “NÂO SOMOS A MANOR”, em português mesmo, para todo mundo daqui do Brasil entender.

  168. Ricardo Grana disse:

    A hipocrisia jornalística da Globo, trocando os nomes de equipes/clubes e confundindo o público. FIque atento: http://bit.ly/9534Yc

  169. Ricardo Rossi disse:

    Olá Ivan

    Agora se por um acaso, algum especialista descobrisse que a bebida Red Bull causasse qualquer doença ou estivesse envolvida em algum escândalo político / financeiro a Rede Globo com certeza falaria Red Bull no Jornal Nacional, não IBERD (Indústria de Bebidas Energética Red Bull)
    Aí seria imformação, como no caso do escândalo da ULBRA (devio de dinheiro pelo reitor). Na ocasião a Globo não se referiu como a Universidade de Canoas.

    Abraços

    Ricardo Rossi

    • JCMATTIOLI disse:

      Observem: quando a Globo divulga alguma coisa positiva da FIAT esta empresa é chamada de “a montadora de Betim “. Quando é algo negativo, lá vem ” FIAT é condenada, pelo governo, a pagar multa por defeito de fabricação no seu modelo Stilo”

  170. charly disse:

    O Eurico Miranda dispensa comentários sob a sua conduta, isso todos sabem, mas o que eu gostei dele foi quando na final da Copa João Havelange ele estampou a logo do SBT, e a RG foi obrigada a fazer propaganda pra rede de Silvio Santos. Mas o fim de Eurico todos sabem, né? Pisou no calcanhar de algum Marinho tá ferrado.

  171. charles disse:

    porque será que citam nomes das montadoras (ferrari, mercedes, renault)e de patrocinidores não.

  172. Mandruwá disse:

    A rede globo de televisão é um lixo

  173. André Gps disse:

    Red Bull, Toro Rosso e Hispania são chamadas de RBR, STR e HRT pela própria FIA no site oficial e nas transmissões, então não acho tão revoltante. Mas “VR, antiga Manor” é inaceitável.

    • Flavio disse:

      Isso não quer dizer nada.
      Nas abreviações aparecem FER (Ferrari), MCL (McLaren) WIL (Williams), e ninguém chama a Ferrari de FER (éfe-ê-érre) numa transmissão. É Ferrari, assim como é Red Bull, Toro Rosso, Hispania e Virgin.

    • Guito disse:

      è uma questão de espaço.Quando tem espaço aparece Red Bull Renault e Toro Rosso Ferrari

  174. Julian Tavora disse:

    Chamar a Toro Rosso de STR é ainda mais ridículo. Não existe produto algum no mundo chamado ‘Toro Rosso’.

    Essa politica ridícula da Globo já não é mais sustentável na era da internet. O nosso papel é esse, de pressiona-la. O único mal e que, fazendo isso, estaríamos a ajudando.

    Eu prefiro ficar de longe, assistindo ela afundar assim, devagarinho.

  175. RT @rodrigodjodi: Porra, Globo! Meu nome é Virgin! | Blog do Capelli – Automobilismo, Fórmula 1 e mais um monte de patacoadas http://bit.ly/dgFvq2

  176. Rodrigo djodi disse:

    Porra, Globo! Meu nome é Virgin! | Blog do Capelli – Automobilismo, Fórmula 1 e mais um monte de patacoadas http://bit.ly/dgFvq2

  177. RT @lucmonteiro: Sobre os nomes das equipes de F-1, palavras simples e sábias do @ivancapelli em seu blog: http://bit.ly/dgFvq2

  178. Davi Luciano disse:

    RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  179. Davi disse:

    Concordo com o Andrews, com certeza a globo vai encher a boca pra falar “aí vem o carro do corinthians” porque isso é do interesse deles, agora, o que custa falar Virgin?? E se é assim, porque eles estão falando Hispania? Será que ainda não perceberam que Hispania também é uma marca? A rede Globo é ridícula, ainda mais com galvão bueno narrando a corrida, pena que não temos outra opção para assistir a F1. E também acho q o Di Grassi deveria chegar na entrevista e falar “Nosso nome é Virgin”, assim acaba com a graça dessa porcaria da globo.

  180. Sobre os nomes das equipes de F-1, palavras simples e sábias do @ivancapelli em seu blog: http://bit.ly/dgFvq2

  181. Daniel Jeronimo disse:

    Concordo que oq a RG faz omitindo os nomes de quem tanto gasta para ser divulgado não está certo, mas os próprios gráficos das transmissoes da F1 mostram: RBR Renault e STR Ferrari, poderiam mudar a partir daí nao acham?

  182. robson disse:

    Quem tem os direitos comerciais da F1? Bernie e a FOM? Então isso deveria chegar até ele. Sim, porque se a Globo compra o pacote da F1, ela tem que tratar todas as equipes e pilotos segundo o pacote, chamando pelos nomes oficiais. Não dizer tais nomes implica em desrespeito ao contrato, certo?

    O Sportv também mantém essa história de chamar Red Bull, Toro Rosso e Virgin de RBR, STR e Manor?

    E a Hispania? Será HRT?

  183. Andrews disse:

    Capelli, você verá exatamente o contrário de tudo isso, na própria emissora, nas transmissões da Copa Caixa, vulgo Stock Car. Embora o negócio não tenha envolvido dinheiro, o Corinthians é o patrocinador/nome da equipe de Ricardo Zonta. Tenho certeza absoluta de que eles encherão a boca para falar “aí vem o carro do CORINTHIANS!!”

  184. As babaquices comerciais inventadas pela Rede Globo nas transmissões de F1 http://migre.me/nHuG

  185. Rommel disse:

    Capelli, a Globo agora tá chamado a Virgin de VR. Isso é uma palhaçada. Nas coletivas do Futebol a Globo dá um super close no rosto do entrevistado pra não mostrar o painel com os patrocinadores ao fundo, lembro de que em uma coletiva do Renato Gaúcho que foi exibida no Globo Esporte, quando este ainda era técnico do Fluminense, o zoom foi tão grande na tentativa de esconder o painel ao fundo e o nome da Unimed no microfone, que praticamente só apareceu a boca e um pedaço do nariz e óculos escuros do Renato. Era melhor ter colocado na legenda: “boca do Renato Gaúcho” pois foi isso que apareceu na tela. Sem contar o vôlei, onde todo mundo sabe que os times são chamados pelo nome do patrocinador master e a Globo insiste em chamar as equipes pelo nome da cidade. Depois reclamam que ninguem patrocina o esporte…

  186. ren4n disse:

    RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  187. Edu disse:

    Alguem podia avisar o Richard Branson disso, não que isso tire o sono dele, mas como é bem humorado, com certeza faria alguma graça nos carros com isso…

    • Caio disse:

      Além do bom humor o cara pode ganhar uma graninha. Por que não o Lucas di Grassi fechar um contrato com a VR (Vale Refeição)? Ao menos para o GP do Brasil. Isso sim seria uma boa jogada de marketing.

  188. bodemorto disse:

    RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  189. Valter Araujo disse:

    ótimo texto! RT @ivancapelli Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  190. Leo Rezende disse:

    brilhante RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  191. Desde tempos remotos a Rede Globo tem uma premissa de que se ela não fala, o Brasil não fica sabendo. Por isso não fala o nome das concorrentes, por exemplo. Considerar propaganda gratuita o nome de certas equipes é uma extensão dessa premissa, já um tanto ultrapassada. Numa época de internet, de reconfiguração dos meios de comunicaçã de massa, ela corre o risco de ser passada para trás.

    Apenas um parentese: acabo de ver o final dos treinos livres no Bahrein pela transmissão da Sportv (mesmo grupo da Globo). O Lito Cavalcanti, comentarista, chamou duas vezes a Toro Rosso de…. Toro Rosso! E, ao que parece, a narração optou por chamar a Virgin de “VR”. Vamos ver se as diretrizes se mantém amanhã, na tv aberta.

  192. Elder Dias disse:

    RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  193. Rodrigo disse:

    Capelli, o que a Globo faz é não prestar um serviço de acordo com sua obrigação. Agindo dessa maneira, ela deixa de informar corretamente ao telespectador, inventando um nome para a Virgin, por exemplo, agora chamada de VR (tão fazendo comercial gratuito do Vale Refeição??). A Globo tem uma concessão pública, e não pode “desinformar” a audiência.

    E não fica nisso: a dona da verdade se acha no direito de chamar clubes tradicionais italianos pelo artigo masculino: Roma, Inter e Juve, por exemplo, vem antecedidos por “o” Roma, “o” Juventus… graças a Deus que tem ESPN pra não precisar passar por isso…

    []s

  194. Texto claro e didático do @ivancapelli sobre a confusão que é transmitir um evento esportivo na Globo: http://bit.ly/dgFvq2

  195. Danilo Santos disse:

    RT: @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  196. Arcadio disse:

    Mas nao é VR?

    rsrss

  197. RONEI RECH disse:

    RT @ivancapelli: Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  198. Diego Maulana disse:

    Muito boa. RT @ivancapelli Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

  199. Capelli disse:

    Minha coluna na @revistawarmup agora no blog, para abrir a discussão. "Meu nome é Virgin!" http://bit.ly/dgFvq2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>