MENU

14 de março de 2010 - 12:07Análises, Box

Rapidinhas: GP do Bahrein

- Depois de quase um ano e meio sem vitórias, Fernando Alonso reencontrou o alto do pódio hoje no Bahrein. Sua conquista foi praticamente decidida na largada, quando posicionou-se melhor que Felipe Massa na primeira curva e assumiu a segunda posição.

- Alonso foi perfeito durante toda a corrida. Na dificuldade em ultrapassar, mannteve-se próximo o suficiente do líder Vettel para tirar proveito de algum erro do alemão ou de algum problema mecânico. Deu certo.

- Sebastian Vettel, o pole, dominou praticamente toda a prova, mas foi traído por um problema mecânico. A 15 voltas do fim, o motor Renault de sua Red Bull passou a apresentar problemas de potência e ele foi facilmente ultrapassado por Alonso e, logo em seguida, por Massa. No entanto, conseguiu manter ficar na pista e ainda garantiu um quarto lugar, mesmo que rodando cerca de três segundos mais lento que seus adversários.

Alonso comemora sua vitória na estreia pela Ferrari. (Foto: AP Photo/Luca Bruno)

Alonso comemora sua vitória na estreia pela Ferrari. (Foto: AP Photo/Luca Bruno)

- Felipe Massa acabou em segundo e perdeu o primeiro duelo interno na Ferrari, mas não acho que tenha sido um mau resultado. Primeiro porque Alonso é um fora-de-série. Se Felipe andou próximo o tempo inteiro, é porque está em ótima forma. Depois, porque o brasileiro volta de um grave acidente, que ameaçou a continuidade de sua carreira e até de sua vida. Se voltar a correr já era um prêmio, voltar tão competitivo quanto antes é melhor até do que o esperado. Podemos prever uma grande temporada de Felipe.

- Fechando o pódio, Lewis Hamilton. O inglês fez uma boa corrida com a McLaren e superou seu companheiro Jenson Button com alguma facilidade. O atual campeão do mundo fez uma corrida discreta, chegando apenas na sétima posição. Algo me diz que será todo o ano assim.

- O que não deve ficar sempre assim é a briga na Mercedes GP. Nico Rosberg levou a melhor sobre Michael Schumacher, chegando na quinta posição. O veterano que retorna foi sexto, um resultado um tanto apagado. Porém, certamente não vai ser sempre assim. Mesmo aos 41 anos, Schumacher vem aí. É questão de tempo.

- Mark Webber foi outro que despontou. Talvez por causa de um problema de motor – soltou fumaça para todo lado na largada -, andou sempre no meio do pelotão e chegou apenas em oitavo. Pouco se comparado com seu companheiro de equipe, pole position e destaque na corrida.

- Destaque para Vitantonio Liuzzi, nono colocado com a Force India. A equipe até poderia ter um resultado melhor, mas Adrian Sutil se enroscou com Robert Kubica a largada e comprometeu toda a sua corrida. Sutil, por sinal, adora um enrosco. Terminou em 12º.

- Rubens Barrichello fez o que a Williams permitiu, marcando um ponto já na estreia na nova equipe, chegando na decima posição. Nico Hulkenberg, seu companheiro, protagonizou a saída de pista mais esquisita do GP, sambando para todo lado. O garoto é rápido, mas ainda inexperiente.

- Falando em inexperiência, a Hispania e seus pilotos fizeram aquilo que se esperava deles. Karun Chandhok bateu logo na primeira volta e deu adeus à prova. Bruno Senna fez uma corrida tranquila, aproveitando para dar quilometragem ao carro. Abandonou na 19ª volta, com problemas mecânicos.

- Entre as outras novatas, méritos para a Lotus, que conseguiu levar seus dois carros até quase o fim do GP do Bahrein. Heikki Kovalainen foi 15º e Jarno Trulli, 17º. O italiano parou na última volta, provavelmente com pane seca. Mesmo assim, foi uma vitória.

- A Virgin, como se imaginava, quebrou. Lucas di Grassi teve problemas logo nas primeiras voltas, Timo Glock conseguiu andar pouco mais de 15 voltas. A equipe precisa melhorar, e muito, a confiabilidade de seu equipamento.

Vettel dominou 2/3 da corrida, mas foi traído por problemas mecânicos. (Foto: Paul Gilham/Getty Images/Divulgação Red Bull)

Vettel dominou 2/3 da corrida, mas foi traído por problemas mecânicos. (Foto: Paul Gilham/Getty Images/Divulgação Red Bull)

- A prova apresentou uma nova Fórmula 1. A dinâmica da corrida, agora sem reabastecimento, mudou radicalmente. Se por um lado há menos alternativas e alternância de posições, por outro a leitura da corrida ficou mais fácil. E, melhor do que isso, as brigas na pista são sempre verdadeiras.

- Por mais que a ultrapassagem de Alonso sobre Vettel só tenha se consumado em razão de um problema mecânico – sem ele, dificilmente o espanhol conseguiria -, há quanto tempo uma corrida não era decidida com uma ultrapassagem na liderança? De cabeça, confesso que não me recordo.

- Não foi a corrida mais emocionante dos últimos tempos, mas não foi de todo ruim. O circuito de Sakhir é que é um saco. Acredito que a temporada proporcionará GPs bastante interessantes.

- Ferrari comprovou sua superioridade. Red Bull tem chances de encarar os italianos, principalmente por ter um carro mais rápido em classificação, podendo tirar proveito da dificuldade que é consumar uma ultrapassagem. McLaren e Mercedes parecem estar um passo atrás, mas devem encostar no pelotão da frente até o início da temporada europeia.

- Daqui a duas semanas, GP da Austrália, no Albert Park. Um circuito que sempre proporciona ótimas corridas, expectativa de uma prova emocionante.

Resultado do GP do Bahrein: (Fonte: www.formula1.com)

Comentários do Facebook

comentários

47 comentários

  1. shinaider disse:

    alguem me explique como é marcado o tempo de uma volta,como o computardor marca existe algum sensor no carro que determina o inicio e o fim da volta?

  2. Vinicius Vianna disse:

    Acho que a ultima prova em que teve ultrapassagem, briga pela primeira posição foi aquela de Spa, em que o Hakkinen passou o Schumacher na freada da Le Combes, com o Zonta no meio. Saudade daqueles tempos… mas vamos ver o que vai dar na Australia!

  3. mauricio disse:

    Schumacher vem aí? Questão de tempo? Não creio…
    Nas suas duas ultimas temporadas já vinha comendo poeira de Alonso, Raikkonen e até do Montoya. Depois de 3 anos parado então, pode esquecer.
    Quando ele estreiou na categoria, sem nunca ter sentado num F1 e após dar uma volta de bicicleta na pista, botou uma Jordan na 7a posição do grid. Mas agora, mesmo depois de fazer uma pré-temporada inteira, toma constantemente 4 décimos do companheiro? Não é o mesmo Schumacher.
    Pra piorar, o limite de testes na F1 acaba com qualquer expectativa de readaptação.

  4. Marcio de Paula disse:

    Capelli. ÚLtima ultrapassagem na disputa pelo 1° lugar foi de Massa sobre o filandes cachaçeiro, quando sua Ferrari apresentou um problema muito semelhante ao de Vettel no GP França 2008.

  5. Marcio de Paula disse:

    Capelli. Última ultrapassagem disputando 1° lugar foi de Massa sobre o Filandês cachaçeiro quando ocorreu o mesmo problema de escapamento em sua Ferrari.

  6. Marcelo disse:

    As Mercedes ficaram + de 40 segs do líder nas 49 voltas, quase 1 seg por volta é nítido que o carro é inferior a RBR do Vettel e as Ferraris, se alguém vai fazer esse carro Mercedes voar com o tempo esse é o Schumacher, Nico chegou menos de 4 seg a frente de Schumacher, isso não é absolutamente nada, dividam o números de voltas por esses 3.910 segundos e vcs vão saber a real diferença que Nico esta a frente de Schummy por volta, não chega a 100 milésimos e não aquela informação do imbecil Bueno dizendo que Schummy esta tomando meio segundo por volta do Nico! Com um carro que pouco colocou a mão até que Schumacher foi bem, andou junto o tempo todo de Nico, não errou e mais uma vez não jogou resultado fora e ainda andou a frente de Button que reconheceu que precisa se adaptar ao carro(e Schumacher que esta a 3 anos parado?), fora Webber que tem equipamento superior, mas vai andar atrás porque para a equipe ele não existe em 2010! Esperem alguns meses até Schumacher voltar afiado na pilotagem em treino e corrida e o mais importante, deixar o carro como ele gosta! Ele vai fazer o mesmo que fez na Benetton e Ferrari, mais uma vez vai calar o boca de balde do imbecil Bueno! Em 2011 Schummy vem com tudo, Nico não vai conseguir segurar o velho tedesco no final dessa temporada! De novo Schumacher com o passar do tempo vai fazer um carro inferior ficar veloz, chegar ao pódio, vencer para depois brigar pelo título, ele tem a capacidade, aguardem, ele só sai da Mercedes depois de ser campeão! RBR vai apsotar tudo em Vettel(mais fera), Ferrari em Alonso(porque não vacila) Hamilton(fera e queridinho da casa).Depois falam do eterno favorecimento que Schumacher teve na Ferrari, mas é nítido que os carros da Mercedes são idênticos, é até melhor que Nico se destaque a frente nas primeiras corridas, para depois não haver choradeira! Piloto não é escolhido número 1 ele se impõe e supera seu companheiro na equipe, viram Alonso como foi esperto, Massa admitiu que não largou bem, assim fica difícil superar o espanhol, depois reclamam que a equipe favorece determinado piloto! A cada dia dou mais valor aos títulos do Schumacher! Alguém se lembra das várias trapaças de Alonso e Hamilton nos últimos anos? As Mclarens nesse GP mais uma vez estavam com carro irregular e a FIA não fez nada(disse que no próximo GP o carro tem que estar dentro do regulamento),lembram-se dos amortecedores de “massa” do carro de Alonso? A trapaça de Singapura/08 favorecendo o mesmo, Hamilton trapaceando no GP AUS/09. Só tem esperto na Formula 1 então que vença o melhor/esperto ou trapaceiro como vcs queiram, Schumacher não foi tão vilão como todos dizem, basta lembrar que em 94 várias equipes estavam fora do regulamento. Senna e Prost jogaram sujo antes, nesse ano Alonso sera campeão com um carro “pronto”. Schumacher pela terceira vez e por equipe diferente vai desenvolver o equipemento para depois ser campeão, depois falam que ele só faz números…

  7. Vinicius Sposito disse:

    Eu não acho q a corrida foi ruim por conta do fim do reabastecimento. Antes as corridas estavam chatas pq os pilotos deixavam para passar nos boxes, fazendo voltas rápidas antes do pit e sem ter que ultrapassar na pista.

    Acho q essa primeira corrida foi de adaptação e, tanto as equipes quanto os pilotos, preferiram não arriscar muito, até por não saber direito como seria o desgaste dos pneus.

    Agora, se vocês repararem que o SUTIL fez a 2ª volta mais rápida da prova, vão ver que pra frente as corridas serão melhores. Lembrem-se que o Suti foi o único do Q-3 a largar com pneus duros. Resultado: no fim da prova estava com o carro leve e pneu macio.

    O que faltou foi coragem das equipes e pilotos, pq se fizessem uma 2ª parada faltando 15 voltas, por exemplo, com carro leve e pneus macios novos, com certeza passariam a andar uns 2 seg. mais rápidos por volta, então mesmo perdendo 23 seg. com a parada, ainda ganhariam uns 7 seg. no fim da prova, sem contar o tráfego, é claro.

    Aliás, lembro claramente de provas em que o Senna fazia uma parada a menos pra tentar ganhar tempo em relação aos carros superiores, como a Williams de Mansell, por exemplo, e o inglês ia lá, parava e punha pneus novos, e voltava andando 2 a 3 seg. por volta mais rápido que Senna, e aconteciam aquelas disputas fantásticas em que podíamos admirar um piloto com um carro inferior como Senna, segurando um carro muito melhor como a máquina que Mansell pilotava.

    Na minha opinião, resumindo, realmente precisamos esperar mais provas, com traçados melhor que essa, e que as equipes e pilotos arrisquem mais, para daí sim poder tirar conclusões reais.

    Abrax

  8. Edward disse:

    Capelli, pra mim pareceu que o Rubinho tocou o Sutil na segunda curva (a mesma que Alonso passou o Massa), causando a Force India a rodar e assim rodando também o Kubica.

  9. Adriano Santi disse:

    A Lotus até que andou bem. Lá pro fim da corrida, Kovalainen estava virando em 2.5s acima dos líderes. Mike Gascoyne já disse que vem um pacote de upgrades aerodinâmicos pra Barcelona que deve fazer a equipe incomodar pelo menos a Toro Rosso. Pra uma estreante nesta F1 moderna, não fez feio.

  10. VIEIRA_BLU disse:

    Não sei o que foi pior, a corrida sonolenta em sí, ou ouvir as “pérolas” do Galvão Bueno … aliás, não poderia deixar de registrar aqui, a nova “vítima” da emissora, a ter desrespeitosamente o seu nome abreviado … “VRT” … simplismente ridículo e anti-ético … se tivesse condições, mudaria de país, para talvez ter uma narração de GP decente.

  11. Jonas Martins disse:

    Galera, o grid da F-1 têm 24 pilotos, e falar apenas em “Massa” pra lá, “Massa” pra cá é absurdo, todos os pilotos foram muito competentes diga-se, tirando o indiano Chandhok, que não tem culpa também… além do mais, supor que o Massa recebeu ordem pra tirar o pé é acreditar demais no Galvão Bueno e seu pachequismo ridículo e irremediável. A corrida foi sem graça mais pelo circuito do que pelas regras ou coisa do tipo. Esse ano temos a oportunidade de ver 4 equipes fortes, o que significa que são 8 pilotos brigando pelas primeiras posições, o que NÃO significa que o Webber vai tomar sova do Vettel, ou que o Button vai ficar sempre atrás do Hamilton. Alguém terá que ser primeiro, alguém terá que ser oitavo, mesmo tendo um carro tão bom quanto…

  12. Carlos disse:

    A corrida serviu apenas para as equipes entenderem o regulamento. Agora as estrategias poderão ser melhor traçadas. Na Australia a coisa muda, entretanto deu pra ver que Button e Webber são mesmo segundões em suas equipes. O carro é Red Bull e Vettel é o cara.

  13. Guto disse:

    Particularmente gostei da corrida… como disse o Capelli, as brigas por posições eram reais.
    Agora, esse povo fazendo previsão da temporada com base em uma corrida só……

  14. Tomás Motta disse:

    Olá Capelli e amigos.

    Minha opinião sobre a corrida é a seguinte:

    a) Massa largou do lado sujo da pista, portanto, normal que pudesse ser ultrapassado até por Rosberg, conseguiu evitar o alemão, mas, evitou disputar de forma arriscada com Alonso e recolheu na curva, poderia ter espalhado e jogado o espanhol para fora, mas foi cauteloso (não sei se acertou, mas demonstrou uma certa maturidade). De qualquer forma, foi definida a estratégia na Ferrari, quem largar melhor, vai ter preferência, chegando inclusive ao ponto do piloto que estiver atrás, ter de estranhamente “poupar” motor para não incomodar o da frente (não sei se isso seria aplicado caso Massa estivesse na frente, espero que sim);

    b) Se Massa for um cara inteligente, ele já entendeu o recado, a partir de agora, quando conseguir classificar à frente de Alonso, é melhor aprender com Hamilton como espalhar na pista, senão já pode dar adeus as chances de título;

    c) Alonso foi perfeito, grande performance, mereceu a vitória, fez tudo que dele se esperava, pintou um favoritíssimo ao título;

    d) Vettel não perderia a corrida de jeito nenhum, mas, infelizmente, ele e Newey estão desperdiçados na Red Bull, quando não é o péssimo motor Renault, é escapamento, assim fica difícil coquistar campeonatos, acendeu a luz vermelha na equipe que “te dá asas”;

    d) Hamilton, foi chegando, chegando, e beliscou o pódio, é um baita piloto e vai estar sempre mordendo o calcanhar das Ferrari, o que será importante em um campeonato equilibrado;

    e) Rosberg surpreendeu, está dividindo a mesma equipe com Schumy e conseguiu superá-lo por pouco, mas é bom lembrar que Schumy estava parada a três anos, então, deve melhorar em uma ou duas corridas;

    f) Button decepcionou, foi burocrático, se não reagir, Hamilton vai destruí-lo;

    g) Essa ano acho que o Webber vai tomar uma sova homérica, tinha carro para mais;

    h) Notaram que entre os oito primeiros, nada de anormal aconteceu, sendo interessante constatar que os únicos que conseguiram chegar logo atrás de seus companheiros foram Massa e Schumy;

    i) Force India está se saindo uma ótima equipe, se tivesse pilotos melhores, talvez incomodasse alguma das grandes, mas está muito bem superando a Willians;

    j) Os fãs de Barrichello devem estar preocupados, para quem disse que tinha chances de título no início do ano, acho que ele viu que vai ter de lutar pelo 9º e 10º lugares com a Force India e Renault, bom, pelo menos ele superou o Hulk, o que, para ele, já é um grande feito;

    k) Koba ia indo bem, mas a Sauber era um blefe, vai lutar lá atrás;

    l) Petrov vinha bem também, a Renault consegiu a mágica de quebrar a sua suspensão no pit, erro grave, pois podia pontuar, aliás, parece que a briga do segundo pelotão será Renault e Force India, com Willians tomando pau das duas;

    m) As regras não ajudaram muito na dinâmica da prova, somente os problemas de Vettel deram alguma emoção a corrida, já é hora de abolir de vez os tais difusores, senão as filas indianas irão se eternizar na F1, os pneus, outro fator que podia trazer surpresas, não trouxe nennhuma, todos aguentaram até o final.

    Se formos ver friamente, a F1 continua chata, sem grande pegas.

    abraços Tomás, do Blog Fórmula 1

    • Adriano Santi disse:

      “Ele e Newey estão desperdiçados”? Ora, mas foi exatamente o Adrian Newey que desenhou o escapamento daquele jeito, pro ar quente que sai do motor não interferir com o fluxo de ar sobre a asa…

  15. Caio Bonafe disse:

    Esta da caixinha de leite foi demais, fora os trajes dos “representantes” que entregaram os premios; estava mais adequado para um para um churrasco. Se era para imitar a prova de Indianapolis entregando um produto local, era melhor ter entregue uma garrafa pet retirada do rio Tiete cheia da agua do mesmo.

  16. Luiz disse:

    A ultrapassagem de Alonso foi Limpa, mas a ordem para poupar equipamento enquanto o outro ferrari continuava acelerando foi esquisita.
    Odeio o banco que patrocina a Ferrari (eles destruiram um bom banco que era o Real) e achei vergonhoso a forma como o contrato foi feito, a demissão do Raikonen e a contratação de Alonso. Típico de Ferrari.
    A corrida foi muito chata. Dormi mais da metade. A pre temporada foi mais emocionante.

    Cadê o SLS que seria o safety car deste ano, o SC mais rápido da história da F!? No Brahrein so vi o velho SL.
    Nem pra isso serviu a corrida.

  17. Eduardo Casola Filho disse:

    A corrida foi muito boa, levando em conta que foi um Tilketródromo. O Alonso teve sorte e competência, afinal teve o problema do Vettel que tirou uma vitória certa da Red Bull. Sobre o Felipe, acho que foi prejudicado por largar na parte suja, ainda mais levando em conta os efeitos nos pneus após a mudança nas regras, mas faltou um pouco de combatividade depois, mas como a Ferrari não vai botar em risco perder pontos a coisa vai ficar por isso mesmo.

    A próxima corrida é na Austrália, onde acontecem umas corridas doidas, pode ser que a emoção finalmente apareça.

  18. ELF_TL72 disse:

    A RBR com um motor melhor seria favorita disparada, tanto em 2009 quanto em 2010. Chassis bom, piloto bom (Vettel) mas com um dos piores motores da categoria.
    Pergunta: o motor Ferrari de 2ª linha usado pela STR seria pior, igual ou melhor que o Renault da RBR? Um crossover seria impossível?

    • Alvaro Junior disse:

      O motor não é o pior, visto que Vettel controlou a corrida numa boa, e não foi quebra do motor em si, o que quebrou foi o cano de descarga, que na RBR tem uma saída diferente de todas a outras equipes – a descarga sai bem baixa, entre os braços da suspensão traseira, pode ser que seja por isso, já que outros carros que usam o mesmo motor, não tiveram esse problema.
      Agora o motor mais forte atualmente é o Mercedes, a briga promete, já que o motor mais forte não está no melhor carro.

  19. Lucius disse:

    RBR do Vettel foi que teve a menor velocidade máxima da corrida. Para mim mostra que o carro é bom.
    Massa deu bobeira na curva, deixando muito espaço pro Alonso.
    A grande vantagem do Massa ao longo do ano deve ser na classificação. Acredito que ele deve bater o Alonso nos treinos. Mas vai ter que garantir isso nas largadas.

  20. Gustavo disse:

    É a ultima vitória do alonso foi no Gp do Japão em 2008, boa corrida para ele, fez boa manobra na largada e deu sorte na corrida com o problema do vettel com o carro felipe também foi bem, mas não entendi a mensagem da ferrari para ele diminuir para poupar o motor para a próxima corrida! será que eles também disserão isso pro alonso? acho que não.
    Vai ser uma briga interna muito boa entre os dois da Ferrari, na Mercedes Rosberg foi bem mas nem tanto, acho que é só o começo ainda tem muito pela frente será bem legal ver a briga, na mclaren o hamilton se deu bem e andou muito mais que o Button e mereceu chegar onde chegou, provavelmente será assim sempre com o hamilton andando na frente do button.

    Abraço, visite meu blog: http://ultima-curva.blogspot.com/

  21. Eder disse:

    Péssima corrida. A briga pelo título deve ficar entre Vettel e Alonso. Mercedes beliscará algumas vitórias durante a temporada. Felipe Massa, provavelmente estará em outra equipe em 2011, a não ser que queira cumprir o papel de escudeiro que cumpriu por 49 voltas hoje. O mesmo papel que Barrichello fez pro Schumy. Olhando pelo lado técnico, uma chatice e pelo lado de torcedor brasileiro, mais um ano que não veremos nada. E como nota maravilhosa da corrida, talvez o melhor momento, foi o Galvão narrando a vitória do Alonso na penultima volta.

  22. Cairo disse:

    ALONSO chegou e tratou logo de colocar ordem na casa. Para vcs brasileirinhos, acho bom torce para massa encontrar outra equipe.

    • Ricardo Matos disse:

      Calma filho. Isso foi apenas a primeira corrida. Muita coisa ainda vai acontecer. E se você tivesse olhado, o ritmo do Felipe era praticamente o mesmo do Fernando. Lá no final, tinha mais era que poupar equipamento mesmo, afinal o campeonato é longo.

    • Nóbrega disse:

      Eita.. até que vc escreve bem português para quem não é brasileiro. Usou o google tradutor? Parabens!!

      Quanto ao “profeta G”… UAL!!!

  23. Luiz G disse:

    Previsões 2010.

    -Alonso campeão.

    -Massa é ótimo piloto, mas Alonso é acima da média.

    -Vettel pode tirar o título de Alonso se o motor Renault permitir, mas não creio que isso acontecerá neste ano.

    -Hamilton vai aparecer esporádicamente.

    -Schumacher vai fazer boas apresentações na segunda metade da temporada, mas nada além disso.

    • NETO disse:

      Ainda é muito cedo para falar que vai ser campeão. E Chorão do Alonso não é nenhum bicho papão. É um excelente piloto, mas não inbativel.

  24. Klauss Tofanetto disse:

    A corrida pode não ter sido nenhuma maravilha, mas foi o melhor GP do Bahrein em 3 anos e, ao menos, foi uma corrida honesta. Os melhores andaram na frente e é o que importa. Não é um começo de ano artificial como no ano passado com as equipes inferiores começando na frente por sorte de mudanças esdrúxulas do regulamento que permitiram uma “revolução” temporária. Nem artificial como aquela vez que proibiram a troca de pneus durante a corrida (2006, certo?).

    No ano passado muita gente comemorou o começo de temporada e eu, assim como o Capelli, lamentamos que, apesar da competitividade inicial, a coisa parecia ser artificial por um acaso, mas que até a metade da temporada a ordem (e a chatice) voltaria ao normal.

    Esse ano, mesmo sem essa “embaralhada”, uma previsão para o meio da temporada é menos provável. Ao contrário do ano passado, não sei se é mais fácil Ferrari e Red Bull serem superadas por outras como Mercedes e McLaren até o meio do ano, ou se podem aumentar a diferença de rendimento – e acho isso bom!

    E também achei os carros desse ano, de traseira maior, muito mais bonitos! Na pista, com as novas cores e tudo o mais, a coisa ficou mais charmosa.

    • Conrado Freire disse:

      De acordo!

      Incrível como a corrida em Sakhir teve um aspecto estranho – no bom sentido. Entendi como a Legitimidade. A corrida foi legítima! E isso é ótimo! Assim como o qualify, que foi excelente tambem.

      Acho o traçado do Bahrein bem interessante de ver (os pilotos conduzindo). Alonso, de McLaren, é um que tomou uma por fora de Nick Heidfeld, que foi espetacular em 2007. Mas com certeza, o novo traçado dificultou ainda mais as ultrapassagens. Uma pena, pois, circuitos longos tendem a ter corridas mais interessantes, levando em conta só esse aspecto. Acho que a mudança na pista foi uma boa intenção, pelo menos.

      Sou Ferrarista e torço pelo Vettel. Torci pelo Vettel, que andou demais antes e durante os problemas. E como andou com os problemas, hein!? Os onboards do Vettel estavam absurdos naquele segundo setor. Acho que é o piloto mais interessante do grid. (Mas as Ferraris estao lindas… rsrs)

      Essa corrida tambem foi a síntese – na minha humilde opinião – sobre o que acho sobre Massa x Alonso: Massa, de repente, é mais rápido que Alonso. Ele sozinho “contra a pista” é lindo de ver. Anda muito e um dos mais interessantes! Mas quando aparece alguem no retrovisor dando pinta de que vem forte… ele tende a cometer uns deslizes. Quando vem pra atacar tambem.
      Alonso é mais competitivo, e decisivo em ultrapassagens e defesas; tem um repertório maior em ambos âmbitos; sabe variar mais a pilotagem e também sabe ser rápido. E além de tudo, é praticamente um relógio suíço em termos de constância.

      Falta ao Massa acreditar um pouco mais nele mesmo pra ser um Ace. Já é um baita piloto e desde 2006, em uma evolução como nunca presenciei na F1 – o que me leva a crer que esse desfecho contra Alonso, será incrível. Não tomou tempo de Raikkonen, nem de Schumacher, como quando Rubens estava por lá. E andou muito mais que Lewis em 2008.

      Vou torcer pro Massa ter percebido que não pode dar mole pra ninguem. Aquela primeira curva define campeonato e ele tem que aprender logo isso. Tem que ser mais duro mesmo. Mais incisivo nos duelos e continuar andando rápido como ele costuma fazer.

      Forza

  25. Quati disse:

    Pelo amor de Deus! Entendam que a corrida foi razoável por causa dos carros serem novos, treino não é corrida, então o pessoal(equipes e pilotos) precisam se acostumar ainda ao ritmo de corrida. Fora que a pista de Bahrein é um verdadeiro Bah!! Como várias pistas ultimamente construidas!!!!! Fora a narração de Galvão Bueno! Abraços!

  26. Felipe Fugazi disse:

    Corrida em Tilkodromo é assim mesmo…sempre sonolenta. Quanto ao problema do Vettel foi uma pena, acho que haveria uma briga entre ele e o Alonso no finalzinho, ou não, quem sabe…
    Para terminar fica uma pergunta sobre uma questão levantada durante a transmissão da prova, falaram que a FIA considerou o difusor da Mclaren irregular, permitiriam ele no Bahrein, mas a partir de Melbourne teriam de altera-lo, essa informação procede?

  27. ELF_TL72 disse:

    Já a dúvida que eu tinha nos últimos meses foi esclarecida.
    Peter Sauber usou seu velho truque de início de temporada: nos testes a Sauber voou baixo, junto com as favoritas. No GP, caiu lá para o pelotão do fundo.
    A explicação é simples: os testes devem ter sido realizados com carros fora das especificações aerodinâmicas e com configurações “suicidas” de motor e câmbio. Tudo para atrair a atenção e conseguir investimentos de patrocinadores esperançosos ao ver os baixos tempos.
    Quando foi para valer, o carro tinha que estar de acordo com o regulamento, aí o rendimento foi péssimo.
    Triste, porque eu torcia para a Sauber realmente surpreender. Equipe com espírito de garageira, design fantástico (limpo, parece uma dobradura de avião de papel), com um japonês arrojado que prometia…
    Pena.

    • NETO disse:

      Esse japa vai ficar sóna promessa mesmo!! Enganou muita gente com dois bons resultados, só isso e nada mais.

      • Roberto Abe disse:

        O q esse japa pode fazer nessa corrida,ele fez,uma largada sensacional,mas o carro apresentou problemas hidraulicos e vc diz q isso eh demerito do piloto???
        Vai se informar melhor,meu amigo!

  28. Junior disse:

    Antes só haviam ultrapassagens nos pits stops e por erros do piloto que vai na frete. Agora é só por problemas do piloto que está na frente, ficou pior ainda.

    De positivo o bom retorno de Massa e a estréia com vitória de Alonso, mas esportivamente a corrida foi péssima.

    A turbulência continua não deixando os pilotos ultrapassarem, a aerodinâmica tem que ser revista novamente, pois as últimas mudanças não ajudaram. Quem sabe ano que vem sem difusores duplos, triplos, etc, a situação melhora.

  29. fabricio stein disse:

    Um VERDADEIRO LIXO de corrida, uma das piores que já vi, tanto que fui limpar a casa e durante 30 minutos e NADA aconteceu…. Lamentável….. que volte o reabastecimento.
    O que será que acontece quando os mais rápidos largam na frente? Será que a FIA espera algum milagre com os carros durante a corrida?
    Como será no premio da europa? e monaco?
    Capeli, é por estas bobagens que a F1 perde cada vez mais publico, que quer ver emoção e não facilidade para os jornalistas.

  30. Bernardo Magalhães disse:

    Esperava um pouco mais da corrida porém não foi das piores, acredito que vá melhorar muito durante o decorrer da temporada. Ainda creio que será uma temporada incrível.
    Foi bem legal ver o Alonso voltar a vencer e o Massa a correr. Schumacher ainda vai melhorar…
    Talvez os pontos fracos ficaram para a Virgin, que eu achei que ficaria mais tempo na pista. Em relação a Lotus fiquei surpreso por ter completado a corrida com os dois carros e até a Hispania me surpreendeu, achava que não duraria umas 5 voltas, porém até durou “bastante” com o Bruno. Em relação ao Rubinho, a Williams ainda vai evoluir um pouco…com muita sorte pode rolar um pódio.

  31. Fred Berli disse:

    Eu sinceramente lamentei o problema com Vettel, acho que Alonso estava poupando pneus e iria par ao ataque no final da prova. As voltas voadoras que deu pouco antes de Vettel ter problemas, era uma prova de que a Ferrari do Espanhol tinha reservas para atacar a posição.
    Já Massa, creio que teve que gastar o jogo de pneus duro um pouco mais que o español para descontar a diferença que tomou no pit.

  32. Ótimo assistir uma corrida de verdade depois de tanto tempo. Ainda esperando a F1 chegar em uma pista de verdade.

    A volta do Massa foi fantástica, bom saber que ele continua o mesmo. E é preciso admitir que o Alonso é um dos melhores pilotos do grid, senão o melhor. Há quem não goste dele, mas era lamentável ter de ver o espanhol desperdiçar seu talento em carros sofríveis nos últimos anos.

  33. Arnold disse:

    Pode falar o que quiser mas achei a corrida um lixo e estou até agora tentando entender como o Massa perdeu a posição naquela curva, faltou agressividade…sei lá…bora pra Austrália!

  34. Capelli disse:

    Pitacos bestas sobre a prova barenita, lá no blog: http://bit.ly/9Zxl6W .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>